Demétrio Magnoli > Dantons de araque Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
item 4: violam
7- A pergunta que fica é: como vamos, como sociedade, tirar lições de tudo isso? Como votaremos nas próximas eleições?
6- As polÃticas empresariais de compliance, ou de integridade, não existem para proteger empresas que temem “ cair nas garras dos procuradores”. Essas polÃticas são fruto de uma pequena revolução cultural no mundo empresarial, que mundialmente chegou à conclusão de que não existe competição justa, se algumas empresas competirem corrompendo agentes públicos. Ademais, o risco de imagem implÃcito nas condutas anti sociais pode causar o fim da empresa, e portanto não vale a pena.
4- Os membros do Ministério Público que atuam arbitrariamente expondo a honra das pessoas na imprensa, e usam meios ilÃcitos para combater o ilÃcito, atraiçoam a sua Instituição e violão as suas funções constitucionais. 5- Os juÃzes devem ser imparciais. Mas, como são humanos, a sociedade deve se proteger com o Juiz de Garantia. Ou seja o juiz que preside a investigação e a produção de provas, para lhes assegurar legalidade, não é o mesmo que vai julgar o caso investigado.
3- O Ministério Público deve, constitucionalmente, exercer duas funções simultâneas : a) fiscalizar o cumprimento da lei, entre as quais obviamente se inclui a Constituição que assegura a todo cidadão os direitos à dignidade, ao devido processo legal, e à presunção de inocência entre outros; e b) o dever de processar os que violem a lei em prejuÃzo do interesse público
Fatos objetivos: 1- Os crimes apurados pela Lava Jato, que se concentraram na Petrobras, e os outros crimes de fundos, estatais e empresas privadas realmente ocorreram, são enormes e não desaparecem como fatos sociais caso os respectivos processos judiciais sejam anulados. 2- O PT, embora tenha se destacado entre os primeiros da classe dos imorais, não inventou a corrupção. Esse cancro é da natureza humana e foi , e ainda pode estar sendo, praticado por quase todos os partidos polÃticos.
Os Dantons da vida se acham oniscientes, estão acima de tudo e de todos. São os deuses da justiça, acreditam piamente que suas leis são máximas, não existe outra a ser seguida. Podem fazer o quê e como quiserem, através da manipulação. Mas, cometeram um vÃcio, grave por sinal, SOBERDA.
A diferença entre a França e o Brasil é que a Revolução Francesa gerou um grande general e estadista (Napoleão), enquanto aqui a nossa bagunça terceiro-mundista vai parir um ex-corru.pto de barba branca.
Esse não passou de massinha 1 em interpretação de texto.
A lava-jato e seus protagonistas nada mais foram do que marionetes da elite corrupta de sempre, que levou um conhecido genocida de carteirinha para o poder executivo com uma equipe mais podre que conseguiram reunir, no que tiveram um retumbante sucesso. O número de corpos que se acumulam são classificados como um pequeno efeito colateral. Os bolsos dessa elite continuam sendo abastecidos ininterruptamente.
Vale a Lei de Jucá! Estancada a sangria com Supremo com tudo. A boiada do tráfico com dinheiro público passou na janela em nome da 'ética na polÃtica' e só a Carolina do Demétrio não viu! Danton NÃO se aplica a heróis pÃcaros em democracias pornôs, NEM à burguesia nacional ignorante, cruel e corrupta. Benedito Valadares, SIM: 'Aos amigos tudo, ao inimigo a lei'. Magnoli elogiava paladinos. Agora fala como vaqueiro de Benedito: 'chegou a hora de vaca desconhecer bezerro'.
Magnoli, onde estavas quando a propinaria subiu de relevo? O ex-trotskysta via a boiada do tráfico com dinheiro público passando da Casa Grande aos militantes de fancaria eleitos em nome da 'ética na polÃtica'. Danton se aplica aos heróis pÃcaros da democracia picareta. Nem da burguesia nacional ignorante, cruel e corrupta. Benedito Valadares, sim: 'Aos amigos tudo, ao inimigo a lei'. Magnoli elogiava os paladinos. Agora faz como a vaca de Benedito: desconhece seus bezerros.
"Falta-lhes Direito. Sobra-lhes cara de pau." Perfeita sentença. Ótimo artigo.
É um pouco pior que isso. A origem social dos chamados sangues azuis, os funcionários públicos de renda alta, os tornaram uma elite que se sente superior até mesmo aos demais funcionários públicos de menor remuneração. Ao longo do tempo os anti ditadura foram substituÃdos pelos que tem mais apreço pelos lucros no mercado financeiro.
O doutor Magnoli, como é apresentado aqui, apresenta uma análise triunfal da Lava Jato, como se cada palavra sua fossem as tropas soviéticas dizimando o nazismo em 1945.Esse ar revanchista até seria desculpável, esquecendo-se a titulação acadêmica da qual se vale, não fossem os argumentos sofrÃveis para alavancar sua tese. Qual instrumento psicológico o doutor utilizou para ingressar na mente dos procuradores e concluir que não tinham ideais? segue
5- de lugares comuns e conclusões grandiloquentes e se escreve um artigo. Que a Lava Jato, ou qualquer operação ou atuação de qualquer instituição, possa ser criticada, é inegável. O que um bom veÃculo de comunicação deveria fazer é trazer ao leitor artigos de qualidade, com substância, com análises inteligentes. Data vênia!
4-... joelhos para cumprir seus desejos? Infelizmente, qualquer um que tenha contato com a realidade da atuação do Ministério Público sabe que o mundo pintado pelo doutor é quase o oposto da realidade.Lamentavelmente, o crescente fanatismo polÃtico no Brasil parece ter atingido até o raciocÃnio cientÃfico de quem ganhou fama como doutor pela melhor universidade do paÃs. A discursos panfletários, os fatos parecem pouco importar. Junta-se um conjunto de ...
3-...e Ministros. Alguns foram acolhidos, outros rejeitados. Todos eles, na visão do doutor Magnoli, são retratados como meros carimbadores dos delÃrios de um procurador. Se o Ministério Público, o Comitê de Salvação Nacional, no dizer do doutor, tudo pode e a vontade dos procuradores se torna real, como o autor explica as cotidianas derrotas de Procuradores e Promotores junto ao Poder Judiciário? Tudo que o Ministério Público quer não se torna realidade? A instituição não coloca o paÃs de ...
2- Se havia um projeto polÃtico dos grupo, por que eles nunca saÃram do cargo para concorrer?Até mesmo uma aposentadoria legalmente concedida é alvo de chacota! O doutor também deveria esclarecer a bravata de que o Ministério Público não tem controle externo. Doutor Magnoli, escreve ao Conselho Nacional do Ministério Público dizendo desconhecer sua existência e pedindo esclarecimentos.Os pedidos do Ministério Público foram submetidos ao Poder Judiciário. Analisados por juÃzes, desembargadores...
le peuple brésilien a dû faire une jonction entre les jacobins et les gérondins comme cela a été fait en 1789. mais avec la nature caucasienne de ce peuple, ils peuvent oublier la chute de la Bastille. ils meurent comme des mouches mais personne ne sort dans les rues comme au Paraguay pour protester contre le manque de vaccins
"Quem te viu ,quem te vê ,quem não a conhece não pode mais ver para crer,quem jamais esquece não pode reconhecer."Pois é ,né seu demerito boca mole ,me lembro dos primordios da lava jato e voce parecendo uma cabrocha deslumbrada irradiava entusiasmo,o marreco para voce era um principe e a perseguedoria geral da banania uma corte de lordes,mas como dizia o zé da esquina,nada como um dia atras do outro com uma noite no meio.
Uma coisa para se pensar. Não existe mais burguesia e proletariado, como no tempo de Marx. Voltamos aos tempos clássicos de divisão entre pessoas ricas e pobres. Existem burgueses pobres e proletários ricos e por aà vai. As noções de oprimido e opressor não são mais as mesmas.
Atualize isso: hoje existem privilegiados do "estado de direito garantista" produzindo mais e mais garantias de que nada mude.... e o resto.
Bela coluna, Dedé! Meus parabéns! Mas sigo aguardando uma autocrÃtica sobre a defesa da Lava Jato e a atuação de Moro lá nos primórdios da Força Tarefa e das decisões da 13ª Vara Federal de Curitiba. Só para ficar claro, não espero uma crÃtica à atuação deles. Porque, sobre isso, já li inúmeras colunas suas. Espero mesmo é uma autocrÃtica sobre o apoio incontido dos primeiros anos.
Por outro lado, o marxismo radical na visam do processo histórico somente material e o objetivo e não também subjetivo e metafÃsico, gerou as excrescências humanitárias do stalinismo, apesar de este conter ainda uma subjetividade na teoria da vanguarda do proletariado.
Hegel quando, segundo a lenda, elegeu Napoleão como a encarnação do Sujeito Absoluto, salvador da pátria, contrariou a sua visão metafÃsica do conceito e influenciou o bonapartismo e nazi-facismo redivivos nós polÃticos personalidade da nova direita atual. Por outro lado, o marxismo radical na visam do processo histórico somente material e o objetivo e não também subjetivo e metafÃsico, gerou as excrescências humanitárias do stalinismo, apesar de este conter ainda uma subjetividade na
Micael, como você adivinhou?...
Tomara que esse artigo seja o recomeço de um novo ciclo de produção literária de qualidade, como é próprio do Demétrio Magnoli. Brilhante, adornado com uma extensa cultura e, principalmente, conduzido por uma lógica luminosa. Gostaria que essa verve gestasse artigo sobre o alcance da lei. Ao olhar para as revelações estarrecedoras, obtidas com abusos, fico pensando até onde as leis brasileiras, rigidamente cumpridas, permitiriam ir. A questão é: será que temos leis capazes de frear a corrupção?
O Sujeito Absoluto só se justifica em Deus, não em pessoas, apesar da subjetividade na medida que interage com o dado objetivo caminha para esse objetivo maior, na busca de uma parusia final, isso a própria seleção natural objetiva do darwinismo comprova as espécies e seres procuram formas mais adaptáveis e perfeitas para eternizar a existência. Buscam o Ser.
Quem é hegeliano, a verdade e essência das coisas está no processo histórico e dialético, que implica também a consciência, mas tanto a consciência quanto o dado objetivo não são unilaterais e absolutos. Essa foi a luta do filósofo para superar o paradoxo kantiano e cartesiano que privilegiou o sujeito em detrimento da realidade objetiva cujo radicalismo gerou o negacionismo atual (de novo o espaço está exaurindo...
Quem é marxista não sai procurando quem é salvador da pátria, nem quem é bode expiatório para condenações. Tem um processo histórico que é maior que a consciência. Isso é coisa de mentalidade pequeno burguesa. O cristianismo também fala a mesma coisa na questão da transformação do coração de pedra dentro de um processo de salvação o que não dá pra saÃr fazendo julgamento sumário das pessoas. Não tem espaço, mas é preciso desenvolver a análise por esses aspectos.
Via de regra sou um crÃtico ferrenho de Demétrio Magnoli, mas sou forçado a reconhecer que não teria escrito um artigo melhor. Meus sinceros parabéns!
Eu também tenho sido crÃtica. Finalmente posso parabenizar o colunista.
Concordo em parte. Mas e o ativismo do Judiciário e do STF? É só o MP que degenerou fazendo polÃtica? Essa merrrrrrdddaaaaa do STF não pára de ativismo e de falar demais fora dos autos.
essa merrrrrrdddaaaa esta impedindo outra merrrrrrdddaaa de tomar o poder .
Ah se o comentarista se dedicasse ao fim e não aos meios.... A corrupção do establishment contra os cidadãos: como extirpar e corrigir? Prendendo Moro e Deltan? Usando o flash que apaga a memória do povo sobre o petrolão e seus comandantes?
Não sei. Mas sem dúvida o caminho não é o desrespeito à ordem legal, à constituição e fundamentos legais da democracia
BelÃssimo texto de Magnoli. Lógico, fortemente embasado em dados histórico e elegante.
Não Existem Fatos, Apenas Interpretações [Narrativas]. F. Nietzsche
"Dai a César o que é de César. Esse texto é muito bom.
Texto providencial. Parabéns ao colunista. Para supostamente ter a pretensão de combater a corrupção, os Daltans de araque precisam combater as próprias contradições do Estado brasileiro. Como justificar uma pequena elite fura teto do funcionalismo publico cooptar desproporcionalmente as riquezas do Estado em detrimento do restante da população? Um passo importante seria combater a corrupção que o próprio Poder Judiciário torna legal.
"Danton viveu e morreu por seus ideais". essa é a raiz da ilusão do geógrafo, quando aventura-se pela história - confundiu o personagem factual com aquele encarnado por gérard depadieu no filme de andrzej wajda (sendo que o da ficção era uma parábola sobre a realidade polonesa da época do cineasta).
Fachin hoje no Estadão: ..." se continuar no caminho de entender que há suspeição (de Sergio Moro) a história da LJ será a história do que aconteceu com a Mãos Limpas na Itália .É a história de uma derrocada, em que o sistema impregnado pela corrupção, vence o sistema de apuração, de investigação e de condenação dos delitos ligados à corrupção". Diz mais: ..."ganhos institucionais que nós tivemos propiciados pela LJ, foram inegáveis". .../Claudia F.
Fachin é um tanto suspeito pra falar, não acha Claudia F
A frase "só estúpidos acreditam que os fins justificam os meios" poderia ser alterada para "a humanidade em geral acredita...". Como mostra a História, tudo depende da relação entre ganho com os fins e custo dos meios. Hiroshima e Nagasaki foram bombardeadas (os meios) com a justificativa de que as mortes decorrentes se justificavam pelo fim da guerra e por um grande número vidas poupadas (os fins). Lincoln subornou (meios) deputados para obter o fim da escravidão (fins).
A Folha merece os parabéns por ter em suas fileiras colunistas da envergadura de Demétrio Magnoli e Reinaldo Azevedo. As análises de Demétrio, tanto aqui quanto na Globo News, fogem das analises costumeiramente medÃocres, concorde ou se discorde delas. Igualmente quanto a Reinaldo.
Todas essas intrigas de poder deveriam levar descredito nos poderes. Cansa ficar vendo e assistindo essa encenação q da assunto pra midia se esbaldar. Torcer pra um torcer pra outro, se indignar, tudo e falso e surreal. O descredito deveria levar a uma rebelião contra o poder diminuindo drástica/e o estado , casa dos poderes. Espanta-me a omissão da classe empresarial para liderar uma rebelião produtiva contra o estado.
Não podemos nos esquecer da tal "Fundação" que queriam criar com o que foi recuperado pela pretensa Força Tarefa. Surrealismo jurÃdico-administrativo que passou e passa em brancas nuvens.
Perfeita sÃntese de um processo. Vem desde o nascimento dos tuiuiús até a barafunda atual com a perspectiva do que há por vir. Parabéns Mestre.
Comparar o trabalho de investigação da lava jato com a intimidação de opositores de Putin e Ping é delÃrio ou má fé. Um monte de polÃticos e empresários foram enquadrados em crimes previstos na lei, e tiveram amplo direito de defesa. Ver o dono de uma empresa, branco e de sobrenome ilustre, levado em condução coercitiva é chocante, afinal isso é só para os mais pobres e pretos..
Acho que Demétrio exagera. Houve uma superexposição dos procuradores e do Moro, a imprensa criou a imagem de uma batalha única contra corrupção, qdo na verdade ela ocorre em todo o PaÃs paulatinamente. Talvez na prática as coisas não tenham sido bem isso, mais como muito trabalho, estratégia, erros e acertos. Os sonhos Ãntimos de cada membro e do Moro, ninguém sabe, só se desconfia pelas condutas imediatas. A médio prazo nada pode ser confirmado, mas fica a versão atual. Pena.
Concordo..! Não há 'maus' e bons' ... o paÃs buscava, como sempre, 'salvadores', e a publicidade espetaculosa das 'operações' da PF fez o resto.. Ademais, o trabalho do Ministério Público não se resume a Curitiba..
O jogo foi manipulado pelo juiz e por um dos times, mas o campeonato não terminou e o VAR (STF) agora discute como deixaram o jogo correr até aqui. A dúvida é, todos os jogos serão cancelados ou só a partida principal?
Quem merece sentar no banco de réus é voce; analista mequetrefe.
A Lava Jato provou de forma inequÃvoca que o sistema polÃtico brasileiro é podre e que grande parte dos polÃticos é corrupta. O resto é conversa para boi dormir.
E a sanha em criar uma fundação para a apropriação da grana recuperada é o quê?
No Brasil, os ratos colocam a culpa no queijo.
Isso: Isentem-se da culpa de enriquecimento ilÃcito as empreiteiras, as suas investidas no Exterior, os seus financiamentos de campanha, as suas benesses a agentes polÃticos. Moro foi simplesmente usado por Bolsonaro. Magnoli, lulista como sempre.
Empresas se corrompem, pagando, para produzir. Olhe a Odebrecht excelencia em organização construtora fantástica de pontes, hidrelétricas, e outras obras, q emprega milhares de pessoas, tratadas com dignidade, mas q a rigor deveriam ser consideradas cum+plices da arti+manhas. O fato e q o jogo estado empresas começou ha seculos com os banqueiros e um jogo q se joga ou outros jogarão. Eu apoio a rebeldia das empresas contra os governos
Texto muito bom. Parabéns.
Esse pessoal da lava jato ainda não entendeu que a farsa foi desmoronada!! Fizeram politicagem descaradamente, que pague pelos seus erros.
O articulista revela a lógica miliciana: cria-se um clima de terror e depois se aproveita disso para enriquecimento próprio.
A vida é muito curta e os desafios muito prementes para nos darmos ao luxo de esperar pela perfeição. Erros foram cometidos assim como resultados positivos foram obtidos. A melhor atitude a ser tomada é usar a LJ como uma curva de aprendizado e aperfeiçoar o sistema. É irrelevante o fato dos membros da LJ terem tido aspirações polÃticas. O que importa é se violaram ou não as leis, e se o fizeram, que sejam punidos como qualquer pessoa. Como dizia o Kundera, não existe perfeição, apenas vida.
Ai, ai, como é fácil embalar em pretensa erudição os juÃzos mais pobres, não? "Não existe perfeição, apenas vida"...
... que sejam punidos como qualquer pessoa, e com a revisão das condenações indevidas que tenham gerado, arcando com as custas processuais e eventualmente indenizações aos réus. Afinal, tinham e têm bons instrumentos legais para atuar, além de boa remuneração, e não poderia ter faltado, justamente à queles que é dado o poder de coibir e punir delitos e até mandar prender, honradez no exercÃcio das funções.
*É irrelevante o fato dos membros da LJ terem aspiração polÃtica.* Será? Aspiração e ambição andam juntas. Ambição oblitera a ética. A CF88 deu todo o poder ao MP para, como fiscal da lei, ser ao mesmo tempo pilar da ética legislada, ainda que imperfeita. Dos 7 Pecados Capitais, pelo menos um tomou conta do MP da LJ, a Soberba. E, sabemos todos, através deles age Lúcifer. Saldo final não será menos corrupção. Será corrupção aprimorada mediante cânones indicados pela LJ, agora em modo compliance.
Caro Clovis, por gentileza, imaginemos q vc tenha uma pequena empresa no seu bairro, uma mercearia ou supermercado ou farmácia ou padaria ou bar ou restaurante ou sorveteria ou hortifruti ou uma escola de idiomas. Aà inicia-se uma investigação sobre o seu negócio, movida por fanatismo religioso, ideologia esquerda-direita, o bem-e-o-mal, partidarismo. Imagine q isto caia nas mãos de um juiz com os mesmos qualificativos, acrescido de forte interesse de promoção pessoal e de ódio por você.
Sua forma de pensar justifica tudo de ruim.não precisamos de perfeição, somente ética. Deves ser advogado.
O que mais me indigna sobre o processo investigativo que culminou na prisão de Lula, é que a população ainda não foi informada de quanto custou em dinheiro público, todo este processo, que está fadado a dar em nada! Agora entendi a pressa de Sérgio Moro em aprovar a prisão em 2° instância! A esta altura. Lula estaria preso, e o farsante como herói!
O mesmo vale para o Lula Lula que nunca teve ideais e sim um projeto de poder que quebrou o Brasil e elegeu o Bolsonaro. Engraçado como esses colunistas se revoltam com os procuradores e com o Lula nenhuma palavra. Por que será ?
"dai a cesar o que é de cesar ". cumpanheiro , a lava jato elegeu o bolsonaro e nao ao contrario. o plano arquitetado pela republica de curitiba veio desde 2013 pelo mero protestos de 0,50 centavos na passagem de onibus em sp promovido pelo mbl vem para rua e revoltados on line. 2016 foi o apice desse golpe de estado promovido pelo poder judiciario pelo poder legislativo (com cunha e tudo ) e pela pressao verde oliva. feita por generais de pijama.
Quem elegeu o Bolsonaro foi quem votou nele.
O Brasil estava quebrado no fim do governo Lula? Em qual galáxia você estava no ano de 2010? Já sei, ainda não tinha nascido.
Como Lula quebrou o Brasil? O povo brasileiro incluindo os empresários, viveu seus melhores momento nos governo Lula, e ele quebrou o paÃs? Quebrou pra quem cara pálida
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > Dantons de araque Voltar
Comente este texto