Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. DANIELA Krause

    E morrem de covid, como muitas e muitos. Bela homenagem. Mas realmente nao tem a ver com alma. Elas fazem o que tem que fazer. Porque é o certo. Enquanto muito ficam escondidos disseminando o odio e as trevas atraves de seus comentários, elas estao lá, cuidando de todos.

    Responda
  2. Conceição Gomes

    Dr.Drauzio sempre acertivo nos seus artigos,um estímulo à reflexão sobre as desigualdades que precisamos combater.Quem conhece seu histórico sabe o quanto ele já esteve na linha de frente.Infelizmente sempre haverá os ignorantes prontos a criticar sem conhecimento.

    Responda
  3. José Cardoso

    Quanto ao último parágrafo a resposta é dinheiro. Pode ser pouco, mas é o que dá para conseguir.

    Responda
    1. Marcia Herrmann Ferrari

      Não, não é por dinheiro. Ganha-se muito mais e mais facilmente trabalhando fora da área da saúde. É que algumas pessoas gostam de gente. E fazem esforços para facilitar a vida ( ou amenizar a morte ) de GENTE. Sou aposentada. Enfermeira aposentada, após 30 anos de trabalho. Daria para ter conseguido mais dinheiro em outra área, mas me sinto bem com a diferença que sinto ter feito para algumas pessoas...

  4. Tersio Gorrasi

    E o caro colunista, está nos hospitais atendendo às vítimas da pandemia, ou só sentado confortavelmente em sua casa digitando estas críticas? Algumas vidas ainda poderiam ser salvas por vc, que é médico, não é mesmo?

    Responda
    1. ALBANO SILVEIRA MACHADO

      O competente e sensível médico Dráuzio Varella sempre esteve na linha de frente de diversas ações de saúde , pelo Brasil afora. Na sua idade, com quase 80 anos, creio que seria de alto risco estar atendendo na linha de frente. Mas, contribui e muito, com seus textos e reflexões, com seu profundo conhecimento sobre a sua profissão de médico, do nosso sistema de saúde e a desigualdade no tratamento e reconhecimento dos demais profissionais de saúde, principalmente da atuação das mulheres.

    2. Tersio Gorrasi

      Marcia, vc está completamente cega por sua ideologia. Aonde está vendo algum elogio ao presidente neste comentário? Não estou desqualificando ninguém, pelo contrário, estou sugerindo que um médico com a expertise deste colunista seja mais útil prestando seus serviços na linha de frente contra a covid e não na retaguarda atuando como garoto propaganda. Pelo amor de Deus!

    3. MARCIA Carvalho

      Vc vê Tercio como vc tenta desqualificar Drauzio Varela? Então, meu comentário usa exatamente seu método.

    4. MARCIA Carvalho

      Tercio, o grande apoiador do capitão que passa seu dia inventando maneiras de elogiar o presidente em seus comentários na folha. Mas que não gosta de ler a verdade. E denuncia qdo alguém saca a sua jogada e a coloca nos holofotes.

    5. MARCIA Carvalho

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    6. Eduardo Antunes

      Sujeitos como você vão voltar para o armário em 2022. Aproveitem e levem junto o ódio ao próximo e o desprezo pelo sofrimento alheio.

    7. Juliana Piunti

      O caro colunista está realizando perfeitamente sua função: divulgando conhecimento científico, solidariedade e respeito. E você? O que tem feito?

    8. Eleonora Gutierrez

      Você certamente não conhece Drauzio Varella. Informe- se antes de jogar crítica irresponsável! O texto homenagia as bravas mulheres da saúde! Vc não deve ter entendido.

  5. simone costa

    Parabéns pelo artigo. Esse é o retrato perfeito da inconsequência de um governo. Concordo e reitero a homenagem aos profissionais da saúde, são heróis lutando a favor da vida e sendo desrespeitados por pessoas que colocam a sua própria vida e a dos outros em risco, por não seguir orientações da ciência.

    Responda
  6. Cláudia Martins de Lima

    Obrigada Dr. Ler sua coluna todo domingo e ver seus posts no Instagram me dão força para seguir. Muita saúde à você. Gratidão

    Responda
  7. Leandro Sauer

    Parabéns pela homenagem, o que sempre me encanta na sua fala é a clareza, simplicidade e a precisão na argumentação. Um prazer ler suas considerações e seus livros.

    Responda
  8. Luciana magri

    Sou fã do Dr. Drauzio e de seus escritos. Muito obrigada pela homenagem e pela sensibilidade.

    Responda
  9. iara fernandes

    Linda homenagem

    Responda
  10. RODRIGO DORNELLES

    Concordo com quase tudo. Apenas não me parece adequado reputar isso à "alma feminina". Certamente não se trata disso. E essa explicação, tal como a "heroicização" dos profissionais de saúde, ao mesmo tempo que, contribui para uma naturalização dessas atividades, também é causa da manutenção de "salários baixos, condições precárias de trabalho e de assistência social". Pois, se a dedicação se deve à "alma feminina" e se são heroínas, seguiremos naturalizando sua condição.

    Responda
    1. Laio Magno Santos De Sousa

      É isso! Poderia finalizar o texto sem naturalizar o fenômeno. Não se trata de “alma feminina” e nem de “heróis”. São trabalhadoras exploraras por esse sistema capitalista e machista. As enfermeiras, por exemplo, não possuem piso salarial e são exploraras ao máximo, com alta carga horária de trabalho. E a sociedade não se mobiliza, pelo contrário, aplaudem “os médicos”. Não se trata da “alma feminina” delas Drausio! Mas da necessidade de ter recursos para alimentar sua casa.

  11. MARCIA Carvalho

    O texto de Drausio Varela da vontade de a gente enfiar o rabo entre as pernas e morrer de vergonha.

    Responda
  12. Elizabeth Lannes Bernardes

    Texto excelente, viva as enfermeiras e as técnicas de enfermagem pela dedicação e carinho aos seus pacientes. Viva o SUS. Vacina para todos!

    Responda
  13. daniela veit barreto

    Sou médica e tenho o prazer de compartilhar o meu trabalho com essas guerreiras admiráveis, mais sacrificadas do que nunca nesta terrível pandemia, tão pouco reconhecidas social e economicamente. Lutemos por dias melhores e mais justos.

    Responda