Hélio Schwartsman > O custo de respirarmos mal Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Após o sequestro dos dois buldogues da artista norte-americana Lady Gaga ( aconteceu na California) fiquei sabendo que esses cães custam muito caro porque devido à sua cabeça muito grande frequentemente necessitam de cesariana para nascer.
Se houvesse algum problema maior com nossa respiração, a população mundial estaria diminuindo. Ao lado da batida do coração é o movimento oscilatório mais básico da vida.
"Se houvesse algum problema maior com nossa respiração, a população mundial estaria diminuindo. " Uau!
José: a população aumenta porque hoje temos antibióticos , vacinas e outros avanços medicos, mas respirar mal faz mal a saúde, assim como mastigar mal, comer alimentos refinados com excesso de açúcar, carboidratos, etc. Basta ver o número de pessoas com diabetes tipo 2, causada pela má alimentação e obesidade.
Essa doença existe. Chama-se velhice...
Brilhante raciocÃnio! Quer dizer que para fazer mal precisa matar? Uma doença que lhe permita sobreviver o suficiente para que procrie, por exemplo, não levaria à diminuição da população.
Infelizmente, já me habituei a procurar médicos quando não me sinto bem, mas isso pode me obrigar a ceder minhas opiniões que tenho contra todo tipo de charlatanismo! Médicos não cura ninguém , apenas prolonga nossas vidas doentes...
A ciência, e a medicina, não nos revelam a verdade, apenas nos permitem manipular a realidade de forma a obter alguns resultados que podem ser benéficos. Não espere dos médicos respostas para todos os seus supostos males, um mal estar não necessariamente significa estar doente.
Gostei ;-) Mas acho também que falta-nos um radar para detectar o médico ideal para nossa situação, à s vezes temos de passar por várias clÃnicas, de outras já dá certo de primeira.
Me parece tão evidente que Lula se beneficiou do cargo público ocupado que meu voto não será dele, caso se candidate. A experiência que tenho é a de que criminosos em geral têm um ego tão grande (agem como se tivessem direito ao que estão fazendo ou usufruindo e como se não fossem ser pegos), que o superego não tem espaço na psique dessas pessoas. Lula é um ególatra, assim como Bolsonaro. Ai, tô com falta de ar...
Sra. Paloma: Creio que muita gente ficaria grata se essas evidências às quais as senhora se refere fossem publicadas. O que parece?
Lindo.
Padilha, eu não estou suscetÃvel a sucumbir de alguma forma a ilegalidades ou irregularidades no ambiente em que atuo. Rodrigo, parece que eu toquei em algum ponto que não lhe agradou, não é mesmo? Talvez você seja tão inteligente, tão perspicaz que os outros que pensam diferente de você só podem ser robôs ou comentaristas profissionais.
Texto padronizado, postado em colunas aleatórias com o tÃtulo aparentemente crÃtico ao governo. Ou os robôs estão bugando ou os comentaristas profissionais precisam ser mais atentos.
Desculpe, mas perto do Bozo Lula é um grande benfeitor, o que não significa idolatria e nem perdão para seus erros. Aliás, há algum polÃtico que não se enquadra nessa sua descrição? E falo em polÃticos apenas porque estão mais propensos a determinadas condutas em razão da sua proximidade com o poder e pressionados pelo assédio dos interesses. Não são uma categoria a parte, qualquer um de nós estaria suscetÃvel a sucumbir de alguma forma no ambiente em que atuam.
É o que observo, Adenor, muitos leitores defendendo o ex-presidente aqui nesta Folha, muita gente querendo eleger uma pessoa que estreitou laços com empresários poderosos, um ex-servidor público de primeiro escalão que se tornou réu em oito processos (agora quatro). Sigamos a continuidade da história após essa reviravolta surpreendente. Espero poder respirar melhor sem Lula e Bolsonaro no páreo.
Pode ser que você tenha razão, mas a quantidade de charlatães que aparece na polÃtica, nos fazem nos apegar naquele que nos trouxe algum benefÃcio...
Tem razão, Adenor, não tiro o mérito do Lula como governante, destinando recursos para as pessoas em extrema pobreza e criando empregos, ampliando as vagas no ensino superior, criando o Fundeb, muita coisa boa.
Eu me satisfaço em respirar pelo nariz, sempre que este me permite. Excelente matéria! Vamos ao livro! Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!
Felizmente ainda temos a opção de respirar pela boca quando pelo nariz não for possÃvel devido a alguma obstrução
Ola Hélio!!!Esperava bem mais sobre o assunto que se resumiu a propaganda do livro , e a caracteres fisiológicos de algumas raças de cães , no mais , ficou devendo.
Faltou mencionar o efeito deletério sobre a respiração do stress. Estressados ficamos ofegantes e respiramos mal, a oxigenação, cai com efeitos perversos sobre o organismo. A Yoga tem sido ferramenta de alivio a essa reação natural q usada de forma errada nos dias atuais se tornou quase um doenca, q ainda prejudica o sistema imunológico e abre o organismo para virus e doenças. Parar para inspirar profundamente e soltar devagar e uma técnica d uso diário. Sempre uso, recomendo.
Olha, caro Hélio, sei quase nada dos impactos respiratórios da evolução. Mas os prejuÃzos olfativos, esses são notáveis: tudo, absolutamente tudo, nessa Herda de conjunto de indivÃduos que foi posto no trono, cheirava mal. Um terço do paÃs apoiou essa barbaridade, parte substancial dos quais ainda o faz, a despeito do cheiro de carniça que evola, e só piora. Mas garanto, por experiência própria, que se pode aprender a respirar melhor, polÃtica e fisiologicamente: há alguma esperança.
*Não experimentei nenhuma delas. Eu me satisfaço com os estudos médicos.* o problema de se ironizar o aie não se conhece é justamente este: preconceito. Os antigos yoguis têm uma frase bem arrogante, mas muito verdadeira: *faça yoga, antes que você precise*.
A frase iogue não é arrogante, não, Roberto: é a constatação sem meias palavras daquilo que é evidente para quem pratica. Não que eu seja um iogue, apenas aprendi a meditar. E tem outra vantagem em aprender a respirar: enquanto a liberdade mexicana para a Marofa não chega aqui, hiperventilar vai dando um baratinho...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > O custo de respirarmos mal Voltar
Comente este texto