Elio Gaspari > O novo Lula é o mesmo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Escrevo-lhe, incomodado com parte do seu artigo acima publicado, que reproduzo a seguir: "A edição do seu debate com Fernando Collor foi editada com viés contra Lula, mas foi ao ar depois da transmissão da versão integral, ao vivo. " Acho que seria prudente e, jornalisticamente, correto, evidenciar as diferenças entre a "transmissão da versão integral, ao vivo" na sexta, no final da noite e sua edição, levada ao ar no Jornal Nacional, em horário nobre, tendo a famÃlia brasileira à frente da TV.
Independente de competência e suspeição da vara e do juiz, o que a Lava Jato mostrou é estarrecedor. E olha que nem tudo foi mostrado. Se os brasileiros querem a volta do Lula só para tirar Bolsonaro, sem tentar algo novo, que assim seja. Cada povo tem o governo que merece.
Na Vaza Jato também, nem tudo foi mostrado. Ainda assim, é estarrecedor!
Meu caro. Lula discursa de improviso, coisa da natureza polÃtica do indivÃduo. Quando ele referindo-se a Fachin, diz: "reconheceu que não houve prática de nenhum crime", além de reafirmar a própria inocência (coerente), juridicamente está a dizer que, afastado o elo com a Petrobras, não houve crime que ensejasse ação penal (argumentação repisada desde 2016), de modo que, acaso validadas as provas, incorreria em possÃvel improbidade administrativa, respeitado o prazo prescricional.
Sugiro que faça teste neurológico urgentemente
Élio, é hora de comemorar um discurso polÃtico, verdadeiro, em contraposição ao ambiente negacionista em que estávamos. Tenhamos a humildade de comemorar muito isso.
Em sendo que foi um presidente que deixou o poder com 87% de popularidade e o paÃs como a sexta economia do planeta, é bom que Lula continue o mesmo. Já sobre Elio Gaspari não se pode dizer coisa igual. Afinal ser o garoto de recado dos Frias não enaltece ninguém. É o Merval Pereira da Folha. Lula colocou mais verdades que dúvidas, coisas mais importantes, mas isso Elio não leu nem ouviu. Só o que o que lhe interessava e requentar velhas falas. Coisa de jornalista decadente.
Lula nunca deve ser subestimado: é um gênio da polÃtica, com um faro notável para o poder. Infelizmente, incorporou parte dos vÃcios do nosso caudilhismo, inclusive, uma renitente recusa em reconhecer o óbvio, que todos os governos cometem erros. Sua aura de infalibilidade - afirmada com impressionante desfaçatez na menção à "boa gestão" da Petrobrás - é de uma pretensão quase doentia. Mas é repetida sem cessar pela claque petista, com exageros evidentes na exaltação da administração petista.
Um partido e seu ditador mor que justifica o assassinato de jovens por outros em funcao de um celular atraves da pobreza merecia a guilhotina....
Se o Lula é o mesmo, o Elio Gáspari é o mais do mesmo: incapaz de fazer uma análise isenta quando se trata do PT. (Quando se trata dos quadros do PSDB, ele não costuma ser tão rigoroso...)Inacreditável que ele selecione pequenos trechos do discurso do Lula, totalmente desimportantes se comparados com cerne da sua mensagem, para tentar ridicularizar o ex-presidente. Até jornalistas de um viés mais conservador do que o do Gáspari, analisaram o conteúdo que verdadeiramente importa da fala do Lula.
E o que importa na fala desse espertalhao ? Nao he diferente de JB, apenas seu negativo, ambos se merecem, e o pt nao existe, um bando de oportunistas incompetentes vivendo sob as asas de um ditador do partido. Espertalhoes demais vivendo do trabalho do povo.
Elio Gaspari, Josias de Sousa, ambos são arautos do PSDB, partido dos impolutos Serra, Aloisio e muitos outros.
Lula não exagera. Ele inventa mesmo! Nada do que diz pode ser levado a sério por alguém sensato. Aliás, uma das pérolas dele nesta nova fase refere-se a papo de botequim: "O povo pecisa, sabe, voltá a tumá ceveja alegui". Pelo que sei, cerveja sempre se bebe com alegria. O que se toma triste é remédio!
E bolsonaro em 2018, hoje e em 2022 também continuará a ser o sujeito tosco e autoritário que a imprensa brasileira achou que seria o melhor para o paÃs! O resultado: quase 2000 mortos todos os dias e fanáticos gritando por um golpe militar que o desqualificado está mais do que disposto a fazer. Mas quem ameaça o Brasil não sabemos, pois chamar Rafael Greca (DEM) de comunista é o cúmulo do delÃrio autoritário da extrema direita.
Leio. Como que os EUA nada tiveram a ver? Snowden foi uma fantasia então?. Como bom sabujo do mercado finananceiro que sustenta seu jornalzinho, vocêmanipula bem as palavras em favor da mentira.. arschloch
Seria oportuno, que este Senhor (Lula) canalizasse suas energias para o que importa neste momento, impedir Bolsonaro, ao invés de fazer campanha para 2022
Neli, minha cara Neli. Lula nunca comemorou a Covid19. Na verdade, falando à imprensa e de improviso (como costuma ser) ele fez uma colocação infeliz no começo da pandemia, e assim que percebeu o seu equÃvoco, retratou-se com a população, como deve ser a atitude de quem está na vida pública. Isso não se espera, por exemplo, da famÃlia Bolsonaro, que negligencia a saúde, debocha de uma tragédia mundial, e se refere ao luto do povo brasileiro como "mi-mi'mi".
Mas, ele só pensa em seu projeto pessoal de poder. Quem comemorou a existência do Covid19 quando haviam mais de 17 mil brasileiros mortos, não se deve esperar nada!
Lula deve se proteger. Há muita bala perdida por aÃ. Reapareceu armado com 'Volta Lula', após a trucagem de Fachin. Uma imensa tempestade caia sobre Ãtaca quando Ulysses procurava abater, a flechadas, todos os pretendentes. A República das MilÃcias do Jair não é Ãtaca de Homero. Lula não é épico-trágico. Getúlio só haverá um. Ulysses voltou a Ãtaca, a ilha que tudo lhe dera. Lula não tem uma Ãtaca para chamar de sua! Há mais caçadores de jararaca do que imagina a vã filosofia!
Elio dá a entender que se Lula tivesse dado uma 'passadinha de pano' para a imprensa e para a Justiça, causaria menos turbulências. ImpossÃvel discordar. Mas a atitude de Lula convoca essas forças a reagir com mais desenvoltura no debate (É bom isto! São atores importantes). Exige, no entanto, uma autocrÃtica, atitude que demonstra fez bem a ele. Conciliador por essência, põe em risco a 'barbada' em nome do hábito... Ainda 'faz' História. ;)
Precisava exagerar sim !!!!
Muito engraçado o datilógrafo fazendo malabarismo atrás de sua Olivetti para desqualificar o discurso que Lula aponta o caminho da salvação nacional. Pura diversão!
Eu li, mas cutoa a acreditar, " lula aponta o caminho da salvacao nacional ".....pqp, um pais q ta cheio de gente procurando salvador da patria ate q ta bem kkkkkk, triste....
Uma coisa é discursar de improviso sob o peso da perda de sua esposa, de seu neto e de seu irmão proibido de ser velado, do confinamento de mais de 500 dias, outra coisa é escrever no conforto merecido de seu lar com a devida reflexão e pesquisa. Elio Gaspari não precisava ter exagerado.
Que melodrama barato! Estes fatos dolorosos já aconteceram há algum tempo e Lula durante o discurso estava fazendo algo que sabe fazer muito bem: polÃtica! Não era psicodrama familiar. Por outro lado, imaginar que Lula não preparou muito bem o discurso em sua mente é ingenuidade.
O jornalista tem direito a opinião, mas ele também participou e participa ainda da distorção de fatos promovida pela Lava Jato...ele foi um dos que participou do conluio da Lava Jato com a imprensa, inclusive proposta no artigo do sapiente jurista Moro sobre a operção mãos limpas...conhecida tática de um jornalista metido a historiador da ditadura militar...
Obrigado, Gaspari, pela leveza, objetividade, e imparcialidade de seu artigo. É o que falta para nos leitores: um escriba que tenha conhecimento da nossa historia e do mundo, e que tenha gosto pela leitura; o que destoa de nossos Lula e JB.
Me parece tão evidente que esse homem se beneficiou do cargo público ocupado que meu voto não será dele, caso se candidate. A experiência que tenho é a de que criminosos em geral têm um ego tão grande (agem como se tivessem direito ao que estão fazendo ou usufruindo e como se não fossem ser pegos), que o superego não tem espaço na psique dessas pessoas. Lula é um ególatra, assim como Bolsonaro.
Me espanta lula e bolsonaro terem seguidores, como diz a musica........" malditos ou inocentes....." hehehe
Elio Gaspari segue sendo o cavalo do Caboclo Golbery.
Lula realmente é o mesmo, o que sempre foi, nos últimos 40 anos, um bufão. Mas é isso que o povo gosta, o outro que está aÃ, não é chamado de Bozo? No Brasil os circos jamais serão extintos. Na verdade, nós que não estamos no picadeiro, também temos a mesma forma, mas somos nós que bancamos o tragicômico espetáculo, há décadas e décadas. Hoje tem marmelada?
Lula aumenta, mas não inventa. O Brasil nas mãos de pseudo manipuladores da extrema esquerda e extrema direita. No meio? o Brasil.
Lula e o Hélio poderiam deixar a IIGG de lado. Hitler não foi contido em Stalingrado. Poderia ter desprezado a cidade e seguido adiante. Era o que queria o Alto Comando. Como felizmente perdeu a guerra, tornou-se inevitável que ele... perdeu a guerra. Na época, não se tinha tanta certeza.
Seu Elio, o Lula é o que é, mas tô entendendo que isso não está sendo visto como um problema, correto? Assim como o Bozo de máscara é exatamente a porcaria de sempre, só que com máscara. O papel que o Lula representará nas futuras convulsões polÃticas do paÃs é aquilo que importa: redivivo, energizará o debate e a reflexão polÃticas, e tá de ótimo tamanho. A nossa mediocridade cotidiana, com a Bozofrenia pautando incondicionalmente a vida e o debate, isso é inviável. Lula virou um refresco...
Uma voz serena no meio de um amontoado de artigos exaltados de colunistas politizados partidários. Trata-se de dois fanfarrões, sem dúvida. Bolsonaro mente, como de costume, descaradamente. Mentiras óbvias. As elucubrações de Lula, na sua ignorância, sobre a segunda guerra mundial são hilárias. Pescaria de última hora antes do discurso. Agora, louvar a gestão da Petrobrás durante o seu governo, chega a ser um tapa na cara do povo.
Perfeito, povo que usou qdo pelego do sindicato em sbc. Qdo o pessoal quis ganhar votos atraves de sua demagogia no sindicato, trazendo-o p/ o inicio do pt, deu um no em todos kkkk, e hj so existe lula triste hehehe. Na real, lula e pt sao piores que corruptos, pois sempre se venderam como os unicos honestos, mais uma das piadas de mal gosto desse pessoal....
Elio dedica-se a corrigir erros históricos como se historiador fosse. Não é. É um colunista da Folha e, na mesma linha do Estadão, vem com a estória de que Fachin não inocentou Lula, mas declarou incompetente o juÃzo plenipotente dda 13a Vara de Curitiba, sede da República de mesmo nome. Na edição de hoje da mesma Folha, consta que, por 10 vezes, o mesmo Fachin julgou em sentido contrário. Historiador é quem examina os fatos e suas circunstâncias. O que fez Fachin ler corretamente o Código Penal
Não concordo com o que o Elio escreveu sobre Stalingrado. Mas não é necessário ser historiador para dar pitaco sobre a IIGG, basta ser leitor. O material é imenso até em português. A IIGG é patrimônio da pessoa culta. Assunto inesgotável. O Homo Sapiens sem máscaras. Totalmente nu.
A declaração de Lula sobre a derrota alemã na segunda guerra foi imprecisa, mas não incorreta. Num discurso tais imprecisões são perdoáveis. Há historiadores que afirmam que se Hitler não tivesse investido uma porção importante do efetivo na direção dos campos de petróleo do Cáucaso, teria tido chances de derrotar o exército russo em 1942 (apesar da derrota à s portas de Moscou em 1941). Também é incontroverso o fato de que a escassez de combustÃvel foi um fator importante na derrota alemã.
Sigo sua opinião sobre Stalingrado. Hitler se achava um Napoleão e o Alto Comando se deixou intimidar. Não concordo que houve duas guerras, como o cidadão, que deu "carteirada" de historiador no Elio. Sinto que errei ao pedir que o Elio e o Lula deixassem a IIGG de lado. Somos todos Sapiens, a IIGG é nosso triste patrimônio como espécie. Um dos motivos porque acho que merecemos ser extintos.
Marcos. O que Gaspari quis salientar é que, com a entrada dos Estados Unidos na guerra e a derrota do Japão em Midway, o equilÃbrio de forças ficou tal que o desfecho da segunda guerra mundial estava selado independentemente de uma conquista alemã em Baku. A única coisa que poderia ter alterado este desfecho, teria sido se os alemães tivessem chegado à bomba atômica antes o que felizmente não aconteceu.
E o articulista ainda coloca a guerra de EUA e Japão no rolo, quando se sabe que eram situações totalmente distintas. Sou formado em História pela UnB e o Gaspari historiador não entra nas Ementas.
Lula e bolsonaro são mentirosos convictos e cotidianos.Descobrir a verdade das coisas e da natureza não é tarefa fácil.Mas viver para mentir e distorcer os fatos para adaptá-los aos seus interesses e circunstâncias é loucura e quando isto acontece com as lideranças maiores da nação é uma tragédia generalizada.Lula liderou com o mensalão e o petrolão e bolsonaro com a violência e sadismo.Mas ambos são grandes mentirosos e inúteis.
Entre o que diz e o que quer dizer.
Tá certo Elio. Mas as pessoas não vêem.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > O novo Lula é o mesmo Voltar
Comente este texto