Ilustríssima > Como em enredo de peça grega, Lula volta para salvar democracia Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 3 Próximas

  1. Tânia Cabrera

    Goste ou não de Lula,em um discurso de 73 minutos de um sindicato em SBC,causou um tsunami no Planalto, nos editoriais dos jornalões, Pazuelo perdeu um salário, os minions foram pra rua se contaminar, a esquerda viu luz no fim do túnel e as forças de centro entrou em parafuso.Realmente Lula é um cara qualquer...

    Responda
  2. José Oliveira

    Papel aceita tudo mesmo. Algum fã-nático, já comparou processo do grande Lula ao processo do Caso Dreyfus. Agora esse outro, compara, Lula, ao herói, Filoctetes, de Sófocles. E tantos outros...fora a autocomparação a Vargas etc. Mas nessa sanha comparante e despropositada, e buscando em Homero, o herói que mais se assemelha a esse nacional é Ulisses ou Odisseus, cognominado, o ardiloso. Não precisa dizer mais nada. Em breve aparecerá um autor, para a tragédia, Lulisseia, ou seria uma comédia?

    Responda
  3. marenildes silva

    É de arrepiar o prognóstico que faço para o brasil. O que dá a entender, é que o sistema não quer perder o possivel poder e como em desespero lança mão de todas as pedras, enquanto o povo esperando um auxílio se curva para que o jogo continue. Alguns sugadores saíram de cena, mas deve agir nos bastidores. Democracia com corrupção pode ser mais nefasta que ditadura.

    Responda
  4. marenildes silva

    É de arrepiar o prognóstico que faço para o brasil. O que dá a entender, é que o sistema não quer perder o possivel poder e como em desespero lança mão de todas as pedras, enquanto o povo esperando um auxílio se curva para que o jogo continue. Alguns sugadores saíram de cena, mas deve nos bastidores. Democracia com corrupção pode ser mais nefasta que ditadura.

    Responda
  5. Valtrudes Martins

    Daqui uns dias o André Singer vai fazer uma materia dizendo que a terra é plana e o sol gira em volta!

    Responda
  6. Carlos Sotomayor

    Ressurreição, salvação, parábola, mitologia, épico, Churchill, promessa (dádiva). Interessante construção de falácias utilizando linguajar religioso e mítico. Total abandono de capacidade analítica/crítica em loas a líder carismático. Cientista político??? Será que é isso o colapso da Razão?

    Responda
  7. José de Paula

    Petista ok. Bolsonarista ok. Terraplanista ok. Petista, Bolsonarista e terraplanista = not ok. Essa gente deve estar in.alan.do coisa estragada.

    Responda
  8. Paulo Roberto Fernandes

    Cada vez mais me convenço que as ideologias são nefastas. Elas não contemplam as mudanças sociais porque seus adeptos são cravados em sistema ultrapassados e assim elas envelheceram e só servem para alimentar posições retrógradas. À direita falta sensibilidade social e à esquerda falta a criatividade que surpreende e renova. Os sistemas precisam focar mais a consciência e ajudar a entender que é muito mais inteligente ser fraterno do que focado nos seus interesses pessoais.

    Responda
  9. Miro Costa

    O sufixo está pronto, como sempre esteve: "lão". Falta apenas o prefixo. Mensa-lão, petro-lão... qual vai ser o próximo, hein professor-cientista-político?

    Responda
  10. Euclides Torres

    Grande Singer! Gosto de lembrar de outra tragédia grega: a trilogia de Orestes. Fala sobre os efeitos de se levar a vingança pessoal em vez de um julgamento justo. Orestes, no fim, é absolvido de ter assassinado sua mãe, Clytemnestra, vingando o assassinato de seu pai, Agamêmnon, assassinado por sua mãe em um golpe de Estado. Atenas dá o último voto do julgamento público. O ciclo de vingança levado pelas Deusas Fúrias é interrompido, a ira se torna em um princípio fiscalizador democrático.

    Responda
  11. Antonio Pimentel Pereira

    Desde 1988 esperávamos muito mais dos presidentes civis, mas por incompetência e mt falta de civismo todos falharam em entender o que representa o governo federal, lá se estabeleceu uma elite viciada em dinheiro público capaz da fim a cada centavo arrecadado sem dá nada em troca ao contrihuinte. Se não fosse os governos estaduais e municipais nossa federação seria uma ruína. Ainda esperamos um homem de bem

    Responda
  12. José Carlos Cardoso Fernandes

    As peças gregas costumam terminar em tragédia. Édipo cego, Medeia acaba com os sonhos de Jasão matando- lhe os filhos, e a princesa sua futura esposa, e por aí vai. Exceção a Aristófanes, que era um tirador de sarro, mas comédia no caso aqui, estaria mais para humilhação. Se comparado a Odisseu depois de 10 anos retorna para "casa", está quase nisso o retorno.

    Responda
  13. leonardo oliveira

    A saúde do alcoolatra em breve vai falhar,40 anos de pinga sempre cobram um preço.Um dependente não pode governar um país.A compulsão demonstra um perfil psicológico frágil.Questão de tempo.

    Responda
    1. leonardo oliveira

      Vestiu a carapuça do Lula ,caro José.O melhor caminho para o Brasil é a moderação o entendimento e o equilíbrio.Alguém de centro, que venha uma terceira via,tem chance.

    2. José Carlos Cardoso Fernandes

      Antes dele, tem uns e outros que gostam de aglomerações, execra máscara, e é metido à auto medicação. Oremos!

  14. ingo collischonn

    Seria oportuno, que este Senhor (Lula) canalizasse suas energias para o que importa neste momento, impedir Bolsonaro, ao invés de fazer campanha para 2022

    Responda
  15. JOSE ANTONIO RIBEIRO PEREIRA

    Sou assinante da Folha desde 2005. Aprecio o debate político, às vezes, mesmo não concordando, mas, afinal, vivemos uma democracia. Não de extrema direita, muito menos de extrema esquerda. Mas, reconheço que esta matéria, devido ao momento, é uma das mais sensatas que já li neste periódico. Parabéns ao autor e Folha!

    Responda
    1. JOSE ANTONIO RIBEIRO PEREIRA

      Não existe democracia sem oposição. Infelizmente, faz um tempo que não temos oposição. Todos ficam na posição para garantir sua teta. Lamentável!

  16. Daniel Soares

    Sei lá...País estranho né ?!

    Responda
  17. Rogério Araújo

    Lula presidente em 20222......

    Responda
  18. MARCIO Gionco

    LA - LA - LA DR Ã O ! Nunca mais !

    Responda
  19. Luiz Pinheiro da Guia

    Mas uma palestra de Lula no sindicato, por favor!

    Responda
  20. Luciano Napoleão de Souza

    Cadê meu comentário, Foice? Porque o retiraram? Censura das braba, hein!!!!!

    Responda
    1. Marisa Coan

      Luciano, boa tarde! Vc pode sempre separar as palavras, por exemplo, assa sino, ban di do, etc. Talvez vc esteja mandando o texto da maneira que o censor bloqueia.

  21. Val Batista

    GERALDO , querido você não leu as aspas. eu não escrevi só citei.

    Responda
  22. Brízido Galeano

    Fala sério!!!

    Responda
  23. celso bittencourt

    Nas Inolvidáveis palavras de Dilma, Podemos Fazer o Diabo quando é hora de Eleição”. A máquina Lulopetista de Destruição de Reputações era mesmo Diabólica. Com razão, os eleitores demonstraram o desejo de Dar um Basta em tanta Desfaçatez e passaram a Castigar o PT nas urnas. O recado foi claro: em política, mesmo que alguns considerem válido Fazer o Diabo, não se pode fazer coisas que Nem o Diabo Faria. *O Estadão/Editorial **O Diabo Tem Ética! Rararaaaaaaaaaaaaáááá!

    Responda
    1. Marisa Coan

      Celso, acho que só vc e eu para lembrar destas palavras ditas por Dil ma qdo era presidente. O resto do que vc publicou é verdade cristalina, as pessoas como eu votaram não em Bolso que foi o que sobrou no segundo turno, mas contra o PT.

  24. celso bittencourt

    Memórias de Obama: conclui apontando para Relatos sobre Corrupção no Governo e Falta de Escrúpulos de Lula. Constava também que tinha os Escrúpulos de um Chefão do Tammany Hall [organização política fundada no fim do século 18 e Associada a Corrupção e Abuso do Poder de meados do 19 até início do 20 em Nova York], e circulavam boatos de Clientelismo Governamental, Negócios por Baixo do Pano e Propinas na Casa dos Bilhões! *** O Cara Era Apenas Mais um Carinha! Rararararararaaaaaaaaaaaaaaaaaááá!

    Responda
  25. Rodrigo Ribeiro

    Tragédia é o termo adequado para uma eventual candidatura do Lula. O que ele faria agora que não fez em oito anos de mandato?! Aumentar o auxílio emergencial? Este é o problema do Brasil? É com isto apenas que a esquerda se importa? Pobre país!

    Responda
    1. Paul Muadib

      Em 8 anos conseguiu elevar todos os indicadores sociais e econômicos nunca conseguidos na história do país. Alçou o Brasil ao cargo de grande player internacional.

  26. Rodrigo Ribeiro

    Tragédia é o termo adequado para uma eventual candidatura do Lula. O que ele faria agora que não fez em oito anos de mandato?! Aumentar o auxílio emergencial? Este é o problema do Brasil? É com isto apenas que a esquerda se importa? Pobre país!

    Responda
    1. Antonio Carlos Orselli

      E essa direita extremista, negacionista, e queimadora de florestas, se importa com que mesmo? Com os quase 300.000 mortos pela Covid 19 é que não é!

  27. Hernandez Piras Batista

    Que se guarde um mínimo de pudor.

    Responda
  28. Hernandez Piras Batista

    E olhe que o Prof. Barros também mostrou alguma simpatia pelo papel de Lula, mas, entre simpatia e adoração irrestrita há um oceano.

    Responda
  29. Hernandez Piras Batista

    Do mesmo modo como aplaudi com entusiasmo a brilhante análise do Prof. Celso de Barros, intelectual independente o bastante para manter o mínimo de distanciamento, deploro com pesar esta bajulação barata.

    Responda
  30. Alberto A Neto

    Ulisses retira o disfarce e recupera a aparência normal. Telêmaco e Eumeu aproximam-se, armados com dardos. Uma imensa tempestade abate-se sobre Ãtaca, bem no momento em que Ulisses, ajudado pelos devotos, abate a flechadas todos os pretendentes. Ãtaca tornou-se uma República das Milícias. O romantismo idealista de Singer é puro delírio mitológico. Lula jamais será épico ou trágico como Getúlio; apenas pícaro.Ulysses volta à Ãtaca que lhe dera tudo. Lula não tem mais nenhuma Ãtaca para voltar!

    Responda
  31. ZUAMY BEZERRA RIBEIRO JUNIOR

    Deste que eu nasci nos meus primeiros raciocínios percebi o Brasil um lugar estranho, com pessoas sem caráter, muitos preconceitos só que tem valor aqueles que detém de muito dinheiro e famílias tradicionais. Percebi também um Judiciário com muita falta de inteligência e meios de comunicação dominando a população, Pastores Evangélicos Corruptos enganadores da fé alheia, um verdadeiro balaio de gato essa nação, Deus nos ofereceu a ultima oportunidade da volta do PT ao poder e a paz voltar.

    Responda
    1. Helio Lobo

      Estava indo bem até o último raciocínio. Não sou daqueles que acham que o governo do PT foi o inferno (o do Bolsonaro merece o título), mas esteve muito longe de ser um bom governo. Além de corrupto, retrógrado e com uma política externa embaraçosa (ainda assim, muito melhor que a atual), não conseguiu implementar uma agenda de Estado com a sociedade civil, em seus segmentos organizados. A redençao não virá pelo PT.

    2. Helio Lobo

      Estava indo bem até o último raciocínio. Não sou daqueles que acham que o governo do PT foi o inferno (o do Bolsonaro merece o título), mas esteve muito longe de ser um bom governo. Além de corrupto, retrógrado e com uma política externa ridícula (mas muito melhor que a atual), não conseguiu implementar uma agenda de Estado com a sociedade civil, em seus segmentos organizados. A redençao não virá pelo PT.

  32. geraldo magela sobrinho

    Um grande intelectual progressista!, Nos orgulha que tenha feito parte do governo do PT.

    Responda
  33. geraldo magela sobrinho

    O país quebrado e turminha da Faria Lima fazendo a farra na BV. A partir de 2022 eles vão ter que trabalhar para ganhar dinheiro.

    Responda
  34. francisco aragão

    esquerda e direita.... ambos PÉSSIMOS... mas enfim é o que nos resta

    Responda
  35. Val Batista

    "Uma crise nos obriga a voltar às questões mesmas e exige respostas novas ou velhas, mas de qualquer modo julgamentos diretos. Uma crise só se torna um desastre quando respondemos a ela com juízos pré-formados, isto é, com preconceitos. Uma atitude dessas não apenas aguça a crise como nos priva da experiência da realidade e da oportunidade por ela proporcionada à reflexão".

    Responda
    1. Francisco Solt Sorroche

      Lembrei agora do ovo de Colombo, era tão fácil e ninguém sabia.

    2. Francisco Solt Sorroche

      Lembrei agora do ovo de Colombo, era tão fácil e ninguém sabia.

    3. geraldo magela sobrinho

      Val! Vc entendeu o que escreveu? Nem eu.

  36. Joabe Souza

    Bravo!

    Responda
  37. Valdeci Gomes

    Excelente texto. Politica nao e a realizaçao de desejos, mas a realizaçao do possivel, a possibilidade hoje e Lula e tera meu apoio

    Responda
  38. Antenor Silva Neto

    Singer loko para voltar a mamar na teta do contribuinte

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      "Em que pese a sintaxe presidencial estranha...". Sintaxe?... Meu Deus!... Deve ter dado um nó na cabeça dos bolsominios.

  39. Cristiano Penteado

    Lula 2022 a 2030

    Responda
    1. leonardo oliveira

      A saúde do alcoolatra em breve vai falhar,40 anos de pinga sempre cobram um preço.Um dependente não pode governar um país.A compulsão demonstra um perfil psicológico frágil.Questão de tempo.

    2. JOSE WILSON RESENDE

      Aí o país não aguenta... Haja dinheiro para alimentar essa turma

  40. Caio Cunha

    Lula vem com tudo que tem direito: controle da imprensa, devolução da máquina pública ao projeto petista de poder, socialismo bolivariano-chavista, ....... preencha os pontinhos você mesmo. Desolador, porque se a final que se antecipa realmente ocorrer... se um dia a motivação para o meu voto foi por chutar o ex, por coerência vou votar para chutar o atual.

    Responda
    1. Antonio Carlos Orselli

      Devia ter raciocinado assim antes do voto em 2018., né? E o atual todos os não alienados e bem intecionados sabíamos de quem se tratava, inscrito sob o número 17. Um pila ntra que nada fez de útil na vida.

    2. Francisco Solt Sorroche

      Eu sei, quando não há mais argumentos que te coloquem como um lunático alienado, invente. Quem sabe cola?

    3. Eduardo Rocha

      Quando controle de imprensa no governo Lula? Quando fomos socialistas? Não está cansado de mamadeiras de p!rocas? Quem tal discutir política com um pouco de senso de realidade no lugar dessas fantasias de zapzap?

  41. Daniel Marotti

    Que texto absurdo. Quando a esquerda vai perceber que foram eles que criaram Bolsonaro? Vão insistir no erro. Pobre povo brasileiro, seguirá refém do populismo.

    Responda
    1. Antonio Carlos Orselli

      A esquerda criou Bolsonaro? Não foram Moro e Adélio Bispo?

    2. Eduardo Rocha

      Terceirizando a culpa, gado? Quem criou o Bozo foram os reaças, os milicianos, os farialimers, os terraplanistas, os olavistas, os membros da Republica de Kuritiba, os "cidadãos de bem", etc. Culpar a esquerda é tão baixo quanto o estuprador que culpa a vítima. Tenha coragem de assumir o erro.

  42. Romeu Temporal

    André Singer foi perfeito na descrição " a tragédia política brasileira ", Lula já mostra a sua força: "Diante da possibilidade de alternância do poder em 2022, os ocupantes do Planalto perceberam que não podem fazer qualquer coisa. Ficam limitados, o que é a essência da democracia moderna. O governante de hoje estará na planície amanhã. Por isso, precisa ter medo."

    Responda
  43. Samuel Gueiros Jr

    Singer é um dos "ressentidos do lulismo". Mostra porque o lulopetismo não faz qualquer autocrítica. O fanatismo sectário os fazem ver Lula como um Cristo que estaria ressucitando e de volta para salvar a humanidade sem nenhuma culpa ou dolo. São vítimas e agentes de um lavagem cerebral permanente que os impede de ver Lula sob a real perspectiva do mensalão e do petrolao. Foram crimes e culpas que agora nenhum Manifesto de um fanatico os deixará prescritos.

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      Autocrítica nunca foi bem a praia da esquerda brasileira e latino-americana. E olha que lhe caíram vários muros (e escândalos) na cabeça, mas a vocação messiânica está ali, dizendo que caminham sempre ao lado e/ou à frente da história - foi o que Marx lhes prometeu no século XIX...

    2. Guilherme Torres Godoy

      Vamos dividir o termo "ressentidos", nos, os que temos sede da verdadeira democracia, democracia que o Bolsonaro quer tirar de nos para continuar com a destruição de nosso país, e os "ressentidos" que não ocultam a frustração de ter acreditado nas mentiras de um pseudo estadista, nos temos esperança de voltar a viver sem ouvir mentiras, o Sr, não tem esperança, tem a dor de quem vê o dono de seus sonhos fracassar.

    3. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      "Em que pese a sintaxe presidencial estranha...". Sintaxe?... Meu Deus!... Deve ter dado um nó na cabeça dos bolsominios.

  44. Romeu Temporal

    André Singer foi perfeito na descrição " a tragédia política brasileira ", Lula já mostra a sua força: "Diante da possibilidade de alternância do poder em 2022, os ocupantes do Planalto perceberam que não podem fazer qualquer coisa. Ficam limitados, o que é a essência da democracia moderna. O governante de hoje estará na planície amanhã. Por isso, precisa ter medo."

    Responda
  45. André Silva de Oliveira

    "Aí, Lula deu uma de Churchill". Really? Esse panegírico ridículo à figura do Lula demiúrgico me remeteu ao livro "O Cavaleiro da Esperança" no qual Jorge Amado louva Luís Carlos Prestes e Stalin. André Singer precisa dar uma volta por aí, ver o mundo; se não puder, poderia conversar pelo menos com Fernando Gabeira, também de esquerda, mas um intelectual de verdade, não um serviçal atrás de líderes messiânicos.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      "Em que pese a sintaxe presidencial estranha...". Sintaxe? Meu Deus! Deve ter dado um nó na cabeça dos bolsominios.

  46. André Antonio Santos

    Na história do Brasil Lula está, assim como Getulio Vargas, em "outro patamar". A reação desesperada do governo mostra que eles não só sabem disso, como temem!!

    Responda
  47. Fernando Antonio

    Ultimamente a Folha tem dado espaço a textos fracos e obtusos. Mas desta vez se superou. Vade retro!

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Por discordar, trata o texto de "fraco e obtuso" e nada mais argumenta. Talvez por ser fraco o obtuso o comentarista.

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      "Em que pese a sintaxe presidencial estranha...". Sintaxe? Deve ter dado um nó na cabeça dos bolsominios.

    3. André Silva de Oliveira

      De fato, texto horroroso. Mesmo em nome da diversidade de pensamento, é preciso ter critério.

    4. marcos Toffoli

      A esquerda é fraca e obtusa, estão seguindo a linha...

  48. A R Souto

    O caboclo deveria estar em uma penitenciária e agora passa a ser dominante nas mentes dos formadores de opinião e demais condutores do processo político. Sem ilibada conduta, comprometimento com a liberdade, vocação para a verdade e conhecimento, como aspirar a prioridade para Educação, prevalência da justiça, melhor distribuição de renda, redução dos fossos sociais e ampliação da produtividade corporativa? Não conseguimos ser melhores do que Miamar. Pelo menos fazemos comédia da tragédia.

    Responda
  49. Paolo Valerio Caporuscio

    Título da reportagem mera propaganda enganosa e fabricar falsos salvadores da pátria que nunca teve no brasil da fantasia.

    Responda
    1. Paolo Valerio Caporuscio

      Caro José Padilha: o título acima e de reportagem, para induzir.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Isso não é uma reportagem, é uma coluna de opinião!

  50. roberto oliveira melo filho

    Ao mesmo tempo, o artigo serve para desmistificar e mitificar também. Está claro que esta decisão, diga-se, tardia, pois apenas tratou da competência jurídica de quem abriu e conduziu (sic) o processo, é precária. Aliás, como tudo em nossas instituições. Não há solidez em nossa democracia, sempre capenga. Os militares deixaram, há muito, de serem meros servidores públicos, para tornarem-se, pelas armas, os eternos condutores da nação (em projeto). São os reacionários de sempre. Logo...

    Responda

1 2 3 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.