Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. GERALDO OLIVEIRA

    São ideias de difícil implementação porque, antes de tudo, temos que tirar o ge-no-ci-da de lá! Congressistas: impeachment já! Mas ao mesmo tempo não podemos mais ficar inertes esperando acumular 500 mil almas. Governadores/Prefeitos: façam valer o consórcio para compra de IFAs, vacinas prontas, kit intubação, oxigênio entre outros. Empresas: comprem e doem vacinas aos brasileiros. Posto Ipiranga: Libere os recursos necessários. Ernesto: fique em casa.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Se já se foram mais de 500 mil americanos....

  2. julio c s barbosa

    acho louvável a atitude dos professores da USP, mas não surtirá efeito, pois o presidente tem prazer no sofrimento alheio e é um grande sabotador.

    Responda
  3. Tersio Gorrasi

    Como acelerar a vacinação se a entrega de vacinas prontas e insumos está atrasada?

    Responda
  4. celso bittencourt

    Após 1 ano de Pandemia, quase 300.000 Mortos, será que Há Alguém que Ainda Acredite Ser Uma Gripezinha! Misericórdia!

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Impossível. Cuide-se. Distanciamento social, uso de máscara e higienização. Não vacile. Mesmo vacinado!

  5. Waltovânio Vasconcelos

    O tratamento da Covid-19 em pacientes doentes não foi pontuado pelos Titulares da Medicina da USP e a necessidade de padronização dos procedimentos e a unificação dos protocolos de atendimento, tendo em vista os melhores conhecimentos da Ciência e experiência já consagrada pelas equipes de saúde em outros países. Será que os médicos brasileiros ainda não tem acordo sobre isso? Se é o Presidente que vai conduzir a saúde, como disse o novo ministro médico, onde vamos chegar?

    Responda
  6. Leonardo Berlese de Matos Dourado

    Nunca haverá coordenação nacional. Já passou da hora. São Paulo, governadores do Nordeste, prefeitos com coragem para lockdown de verdade devem partir para uma coordenação paralela. STF já liberou compras estaduais de vacinas. Junto com um gabinete de cientistas e contatos humanitários internacionais vamos bypassar esssa anomia que provocou o caos.

    Responda
  7. Eduardo Benedito

    Só isso aqui já teria ajudado MUITO - 6) realização de uma estratégia de comunicação social capaz de promover uma cultura de prevenção que oriente e estimule as pessoas ao uso de máscara, higiene das mãos e a evitar aglomerações; - acabou ficando a cargo da imprensa que muitas vezes é criticada por.

    Responda
  8. Rafael Moraes

    Não sei que tanto se discute... Não temos uma coordenação nacional da pandemia desde a primeira onda, com muitos chefes de estado subestimando o vírus e dando exemplo errado. Até quando seguiremos passando pano? Elite brasileira, hora de agir senão afundaremos todos juntos.

    Responda
  9. mario josé corrêa de paula

    Nesse mar de imbecilidade que assola o país, temos que lembrar que temos grandes mentes e pessoas altamente capazes. Precisamos dar mais voz a elas, e menos atenção à imbecilidade (coletiva ou individual).

    Responda
  10. Hernandez Piras Batista

    Enquanto médicos da USP falam da importância de aumentar a testagem, o Ministério da Saúde, sob a direção do Gênio da Logística deixava vencer sem uso mais de um milhão de testes. Crime!

    Responda
  11. Alexandre Miquelino Levanteze

    Então apesar de tanto sofrimento ainda tem saída, agora estamos vivendo momentos únicos de decisão entre vida e morte, a ciência e a medicina estão apontando o caminho, quem não fizer isto está condenando a população da qual é gestor.

    Responda
  12. Ricardo Knudsen

    Os titulares da USP listam em 2ª prioridade testagem, rastreamento de contatos e isolamento de casos. Ao lado do lockdown e outras medidas de isolamento, o rastreamento de contatos foi um grande diferencial para reduzir a mortalidade na Ásia e Oceania. Aqui, médicos em posição de liderança, como Mandetta e Uip, desdenharam da testagem e do rastreamento, afirmando q era desperdício de dinheiro público testar pessoas sem sintomas. Bolsonaro é o maior culpado de nossa mortandade, mas não é o único.

    Responda
  13. José Flávio Viana Guimarães

    Parabéns eméritos professores da FMUSP. Manifesto sem ofensas, sem imputamento de responsabilidades quanto a caótica circunstância sanitária do Brasil. Os senhores fizeram mais pelo Brasil do que o Conselho Federal de Medicina, que lavou as mãos e se apequenou ao não se engajar no projeto de coordenar ou pelo menos ajudar na gestão da crise. Há luz no final do túnel.

    Responda
  14. Marta Carvalhal

    Será que enquanto discutiram o manifesto tiveram um tempinho para fazer autocrítica por terem apoiado a eleição de um facista autodeclarado?

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Todos eles? E quem deu acesso a você dos votos de cada um deles? Que eu saiba este colegiado nunca dei apoio a Bolsonaro. Que tal deixar o patrulhamento político-eleitoral para outra hora?

  15. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    A pandemia demonstra o baixo nível cultural do brasileiro. De uma senhora: “No meu bairro ninguém acredita nessa doença. Não acreditam porque não querem”” Pancadões na periferia da área metropolitana de São Paulo já é uma verdadeira religião. Livrarias fechando. A metáfora de Braudel. “E La Nave Va” de Fellini sobre o devir. Fellini retratou em seu filme uma sociedade em decadência. Tal como o Brasil de hoje.

    Responda
  16. Wagner Castro

    O cenário assustador tem nome e sobrenome: Jair Bolsonaro. Assim, não adianta listarem quaisquer medidas urgentes se a primeira delas não for o afastamento do atual presidente da República.

    Responda
  17. Rogerio Cerqueira

    Faltou incluir neste manifesto a saída de nosso presidente de seu posto, acho que, inclusive deve ser a medida número 1, antes de qualquer outra. Sem isso, nada de sensato e de grande impacto positivo poderá ser posto em prática, infelizmente.

    Responda
  18. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Eles não podem dizer claramente, mas os políticos , e juízes, se não estivessem atrelados aos ditames do capital financeiro poderiam, e nos podemos, só a interdição do Bozo pode começar(e só começar!) A dar andamento num projeto humanitário.

    Responda
  19. Eveline Peters

    Primeira coisa acreditemos nos ditames da ciência, sem isso, o restante é ineficaz e ficaremos sempre a mercê do "achismo".

    Responda
  20. VALTER MENDES JUNIOR

    PRezados e tão necessários Doutores, enquanto este psicopata estiver na cadeira da Presidência, nada disso será possível!! Veja sua colega que se negou a ser Ministra da Saúde ( por não aceitar manter esta política sanitária de morte) foi ameaçada e até tentaram invadir o hotel em que estava ... o Brasil está nas mãos de Milicianos ...

    Responda