Sérgio Rodrigues > Bolsonaro é genocida ou não é? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Pra mim já se enquadra como um genocida de carteirinha.
Não me sinto capacitado a dirimir a questão. Limito-me a torcer para que ao menos uma das novas cepas da Covid-19 se abolete na carcaça do genonaro bolsocida e lhe cause falência múltipla de órgãos. Todo esse destemor e intrepidez perante o inimigo oculto e que o levam a circular por entre as gentes sem máscara devem servir para alguma coisa.
Pelo seu linguajar já se percebe o nÃvel de leitor. Não tenho nada a ver com você, minhas palavras eram dirigidas ao Sergio Rodrigues. Com certeza, ele reprovaria seu estilo e dispensaria sua defesa, coisa que ele sabe fazer muito bem. Bye, bye.
Quanto ao argumento central da coluna de que só haveria crime quando voltado contra determinado grupo étnico, ficou caracterizado desde o momento em que o insano passou a tomar medidas contrárias à saúde dos Ãndios deste paÃs, incentivando a contaminação através de atividades ilegais em suas terras durante a pandemia, sabendo que esses grupos têm o sistema imunológico muito menos desenvolvido que os demais cidadãos, resultando em mortes entre essas pessoas.
Mesmo que se diga que a caracterização exige dolo, este é inegável, pois o risco assumido foi consciente, até por ter sido alertado por médicos, cientistas, antropólogos e pelos próprios Ãndios. Tanto houve perseguição à s etnias que até água potável chegou a lhes ser negada, na certeza de haver contaminação dos rios. Tudo está perfeitamente documentado em áudio e vÃdeo.
Amei a parte final. Alguém que sabe da letalidade do covid19 , anda sem máscara, faz aglomeração, deixou o ministério sem técnico, deu uma humilhada no General quando este disse que iria comprar a vacina(que agora protege a mamãe do capitão!) é o quê? Não está instigando o povo? Se os seguidores dele pegassem o covid19 e morressem ou ficassem com sequelas, nem isso iria querer, afinal sou Cristã!, Contudo, são vidas inocentes que se perdem. Minha irmã Clemeci é uma delas.
O Ataturk teve o lado positivo na Turquia: separou o estado da religião. A pessoa poderia seguir qualquer religião. Hoje parece que seu princÃpio foi modificado.
GenocÃdio configurado, dentre as elementares do tipo penal consta "no todo ou em parte, contra grupo nacional", Bolsonaro sempre disse que só os fracos iriam morrer, velhos, idosos, etc., e fez tudo ao seu alcance para que essa realidade fosse acelerada em prol da economia. Bolsonaro é genocida, e como tal será julgado.
Sinto muito, peço desculpas pela indelicadeza, mas é inevitável: que saudade do professor Pasquale, nunca esqueço dele quando leio o Rodrigues. O professor era técnica e poesia, ensinava. Rodrigues é politiqueiro, banal. Pasquale, volta!
Gilberto, Gilberto, que azedume..!
Pode sentir muito, não lhe desculpo a indelicadeza. Externar sua opinião aqui, e desse modo, é grosseiro e desnecessário.
Seria, portanto, um Brasileirocida? Já estou no aguardo de ser investigado por usar esse termo.
É Gênio...Cida!!
Ri muito da conclusão. De fato, duvido muito que qualquer dos genocidas citados quisesse ser confundido com uma pessoa tão inculta, primitiva e claramente despreparada como o Messias da Morte.
Realmente, o parágrafo final valeu pelo texto inteiro! Hahaha
Apenas uma correção histórica. Mustafa Kemal Paxá, o Atatürk, militar brilhante e criador da moderna Turquia, após Primeira Guerra Mundial, não tem qualquer relação com o genocÃdio armênio. Essa tragédia foi perpetrada antes, no final do Império Otomano. Atatürk buscou criar um estado laico e moderno, embora o atual presidente, Recep Tayyip Erdoan, um proto-ditador admirado pelo seu congênere nacional, venha tentando enterrar a sua herança.
Vá lá que a palavra genocida em sua origem teve o propósito de designar um certo tipo de criminoso. No entanto, o sentido da palavra evoluiu para abrigar outros tipos de assassinos. Bolsonaro não gosta de ser comparado a um Hitler por, exemplo. Afinal o número de judeus mortos no holocausto superam os atualmente mortos pela pandemia. O problema é que não há no nosso repertório verbal outra palavra que expresse tão bem o Ãmpeto criminoso de Bolsonaro. E o número de mortos continua a aumentar.
Brilhante.
Já que é pra usar a semântica , digamos que ele é um genocida de largo espectro.
Boa, resolveu o assunto. Hahaha!
Deveria ser proibido chamar o genocida de presidente!
Bolsonaro genocida, sim.
Como a população da soma da Alemanha, Reino Unido e França equivale à população do Brasil e como o número de mortos por Covid lá é próxima da ocorrida no Brasil, o Macron a Merkel e o Boris Johnson são genocidas? Falta coragem moral e ética aos formadores de opinião para fazer essa comparação. Na democracia, vale o primado da lei. Então, processo na Justiça contra aqueles que agridem, ofendem e xingam.
Sim, genocida, ecocida e abjetamente racista. Não ter sido ainda objeto de impeachment desmoraliza, envergonha e torna o Legislativo cúmplice desses crimes. Além de seus crimes contra a saúde pública, há que se lembrar os assassinatos de indÃgenas pelos garimpeiros e jagunços dos fazendeiros, que o genocida encoraja através de sua guerra à "indústria das multas". E seu racismo contra os quilombolas, atenta contra a Constituição. Impeachment já!
A ação de Bolsonaro permitiu o aparecimento, a proliferação e a ameaça que hoje a P1 é ao mundo - o 'VÃrus do Brasil'. A conspiração que evocam aqui, de que a China teria criado o vÃrus em laboratório, deve ser resposta ao meu argumento. Mas avaliemos, Bolsonaro criou a P1, usando de 'laboratório' a população brasileira, dando assim ainda cores de 'genocÃdio' (eugenia) à sua atitude. Julguemos todos , portanto. Mas a China tem um atenuante - controlou a pandemia em seu território... ;)
Pela explicação, é genocida. Gostei da comparação no final.
a comparação foi o melhor, embora o Bozo é muito experto e consegue influenciar uma massa de de bi l oi des.
Quando percebemos o inédito da nossa situação, a forma com que o governo federal não apenas deixa de agir para combater a pandemia, mas age no sentido de alimentá-la ("não use máscara", "se aglomere", "não se vacine"), não encontro palavras muito diferentes para qualificar jair bolsonaro.
Sai de cima do muro xará. O escrementissimo é exatamente isso. A pecha serve como uma luva!
O caos que essa pandemia esta fazendo no paÃs é assustador...Houve alguma medida tomada a tempo? O que vi: O Bolsonaro apoiou o não uso de mascaras, fez aglomerações, duvidou das vacinas e aà deu no que deu... Quem é o responsável? Ele não é milico? O governo não esta cheio de milicos... Então, quando algo acontece no quartel, o responsável é o comandante. No caso, quem é o comandante do Brasil? Bolsonaro! Cabe "genocida"? AÃ, cada um tem sua opinião.
Não, não é, ele é presidente do Brasil e deve responder pelo número de mortes por total falta de capacidade de liderar e encontrar as saÃdas corretas para a Pandemia. Não, não sei se a atuação dele é intencional ou não, se for intencional, é doloso seu crime, do contrário, é culposo. Assim por qualquer tudo isso, melhor seria renunciar ou um impeachement.
Definição do dicionário online DÃcio: Genocida = Pessoa que ordena ou é responsável pelo extermÃnio de muitas pessoas em pouco tempo. Outros dicionários oferecem definições similares, e o termo não se limita a grupos especÃficos, nem mesmo à intenção declarada. Basta ser responsável pela morte de muitos em pouco tempo. Achar q o presidente agiu irresponsavelmente na pandemia e é responsável por muitas mortes é opinião, não é difamação.
O maestro dos artigos admiráveis, Sérgio Rodrigues, levantou o tom “Afinal, Bolsonaro é Genocida?”. Se é ou não a história irá dizer. Mas, o fato desaba no juÃzo de Nietzsche “Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você.” Foi eleito julgando e agredindo verbalmente seus adversários, agora não adianta o mimimi. Engole o choro, Bolsonaro. Já é rotulado como tal. Compre Vacinas para melhorar sua história.
O importante é implementar as medidas de prevenção e dialogar com as pessoas,para que, possamos superar e derrota-lo em 2022.
Genocida ou fraticida?
Ora, patricida.
A resposta é tão evidente que essa pergunta se tornou retórica ...
Que final foi esse Brasil? Maravilhoso.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Sérgio Rodrigues > Bolsonaro é genocida ou não é? Voltar
Comente este texto