Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. João Ivo de Carvalho Neto

    a decisão do Fachin que anulou os atos do Moro, após cinco anos de análise, deixou o próprio livre. É notório que tinha ciência que os processos já deveriam ser nulos no seu nascedouro, pelo saber jurídico que tem. Imagino a consciência do mesmo ao longo desses anos, sabedor do equívoco processual cometido pelo Ex Juiz. Agora, a ministra Carmen Lúcia, também terá a oportunidade de decretar a sua própria liberdade, fazendo a autorreparação, quando manifestar o seu voto.

    Responda
  2. Antônio Corrêa Custódio

    Com voto favorável ou não, em 2.022, no primeiro turno, o inimigo dos demagogos, corruptos e fascistas : Dr. Sérgio Moro.

    Responda
  3. LUIZ LEAL

    A absolvição do Moro pode prejudicar o Lula mas acabará prejudicando também a famiglia e os aliados do Centrão, a maioria dos quais já conseguiu escapar das garras de Curitiba, graças aos garantistas. Kássio Nunes espera, impacientemente, que Bolsonaro decida seu (dele Kássio) voto. É um dilema!

    Responda
  4. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Mônica, não está meio cedo para vc começar sua campanha para o Lula? Esquece um pouco o ex , obsessão faz mal e ideia fixa mais ainda. .../Claudia F.

    Responda
  5. Leandro Nem

    Veremos se o novo ministro é ou não garantista. Pelo que já foi divulgado, só uns submissos como o Fachin, Fux e Barroso (e parece que o Marco Aurélio - mais bolsominion do que morominion) ainda conseguem defecar com tanto louvor sobre os textos constitucional e legal (não incluí a Cármen porque 'parece' que mudou de lado... mas somente depois de tudo o que fez e deixou de fazer quando era a presidente do tribunal - vamos acompanhar).

    Responda
  6. Alexandre B

    Ministra Carmem vai mudar de lado, para o desespero de Bolsonaro...

    Responda
  7. Davi Moreira dos Santos

    E, por ventura, o pedido de vista não foi para consultar o padrinho e pagar o favor da indicação para a vaga? Por trás de cada decisão, de cada sentença das cortes superiores, sempre haverá um universo de brasileiros ignorantes acreditando que a justiça é igual é pra todos, acreditando, também, que há justiça nesse país. Outros, no entanto, apenas esperam em Deus!

    Responda
  8. Wil Prado

    Bolsonaro tá com medo. Mas não tem jeito: se correr, o bicho pega; se ficar, o bicho come. Agora é Lula-lá.

    Responda
  9. Joaquim Salomão

    Kassio tá sentado tranquilão em cima do processo, só esperando a ordem do Bozo.

    Responda
  10. Rafael Pimenta

    Bozó tá se borrando de medo do Lula. Ué, não cansou de berrar nas eleições que queria era debater com ele? Tá aí a chance, ou vai arregar?

    Responda
  11. Borges DJ

    Pelos conteúdos dos apartes feitos, a ministra Carmem Lúcia já sinalizou que vai alterar o voto para julgar suspeito o Serginho Malandro! A contundência das novas provas juntadas aos autos pela defesa, tornam insustentável dizer que o juiz ladrão era imparcial, a menos que queiram derrogar o art. 254 do CPP.

    Responda
  12. Getulio Cunha

    Monica faz uma ginástica para encurralar qualquer decisão que Kassio Nunes possa ter...

    Responda
  13. GUILHERME MIGUEL DE OLIVEIRA

    Sou leigo, graças a Deus, não tenho processos, mas, ser julgado por um Juiz, que faz aquilo que Moro fez, ainda bem, que abdicou da Magistratura as mensagens nos assusta, temos que apurar a veracidade ! O que foi aquilo ! Imparcialidade passou longe !

    Responda
  14. julio c s barbosa

    acho que o estardalhaço poderia ser menor, mesmo sabendo que o mal supera em muito o bem. triste é saber que este país está esquecido. até quando ?

    Responda
  15. Arthur da Silva Costa

    Quando Moro mandou prender os corruptos que estavam roubando o nosso dinheiro que chegou a incrível quantia de 1trilhão de reais,ele foi umherói,agora é um bandido.Votem em lula e depois vão chorar na cama que é lugar quente.

    Responda
    1. Maria Isabel Martinez Pons

      Moro só perseguiu a quem lhe interessava. Pq "Justiça" para uns e outros não? Aécio Neves está vergonhosamente solto. Chorar é pra quem votou no g.e.n.o.c.i.d.a. achando que iam "moralizar" o país. Aí, nem o calor do colchão resolve. Pode chorar à vontade.

  16. LUIZ ANTONIO F GONCALVES

    Sem ideologia ou partidarismos, preocupa-me o julgamento. Nenhum juiz é neutro, enquanto pessoa, mas deve ser imparcial quando julga. Assim, se não cercou a produção de provas, garantiu o contraditório e a ampla defesa, fundamentando a sentença na prova dos autos, atuou de modo imparcial. Não vi menção a qualquer prejuízo nesse sentido e a decisão do Moro já foi substituída pela dos tribunais que a apreciaram. Anular o processo assim, não é garantismo, mas violência às regras processuais.

    Responda
    1. Christopher Wolf

      Acho que autorizar o grampo do escritório da defesa já é algo. Sem entrar no mérito dos vazamentos ("CPP russo"). Violaria as regras processuais o estabelecimento de saneamento de atos nulos absolutos por via recursal.

  17. Max Morel

    É inacreditável ! eu jamais esperaria ler algo assim na Folha de São Paulo. É espantoso ! A jornalista e colunista quer conduzir o voto do ministro Kassio contra Moro e a favor de Lula, e quer induzir os demais ministros a votarem contra Moro. Se isto não é imoral eu não sei mais o que seja.

    Responda
  18. jose Ferreira

    Acho também que todos os bilhões desviados por lula e os seus asseclas , inclusive a parte devolvida aos erário público pela trupe, deverão voltar para cada um dos inocentemente acusados . Afinal, se o moro sofre suspeição e tudo é anulado , então não há crime . Os acusados devem ficar com a grana e processar o estado por calúnia e difamação .

    Responda
    1. jose Ferreira

      XII! Os equinos ficaram furiosos . Tá difícil ! os bozominions mugem, os comunas relincham . Complicado torcer pra alguém !!!

    2. Gilmar Maghenzani

      José vc e o Max tem de estudar leis mais um pouco pq o processo não morre só tem de ser julgado de novo com ampla defesa, só isso, e ainda podem aparecer mais provas.

    3. eli moura

      Onde estão os bilhões desviados por Lula? Quem compartilha uma mentira eh um mentiroso.

    4. Afranio Andrade

      Estas coisas saem de você por onde, pela boca mesmo?

  19. mauricio silva

    Os maiores bandidos nessa história é moro e os procuradores. Se ladrões serão beneficiados é culpa deles, Que receberam muito bem pra fazer o trabalho e resolveram montar um partido político e condenar o opositor antecipadamente. Se houver prescrição ou anulação de processos, A respondbilidade é deles por misturar trabalho com ideologia política!Tem que ser julgados e condenados por desvio de função.

    Responda
  20. Max Morel

    Se isso não é chantagem, eu não sei mais o que é .

    Responda
    1. eli moura

      A nação precisa saber tudo que esta naqueles 6 terabytes, ainda não revelados. Parar com aquilo parece ser a verdadeira motivação do que ocorre. Deve ser muito mais que o exjuiz boca mole e seus promotores de política lha.

    2. Christopher Wolf

      Não é chantagem, é alteração de jurisprudência a partir de precedentes. Visto tudo o que Moro fez, quase o STF teria que explicar quando um juiz seria imparcial, porque não existe caso mais forte que esse. Se toda essa prática Lavajatista, de quebra de sigilos sem autorização judicial, cooperação internacional fora dos autos e, portanto, não controlável, todo como supostas medidas de "inteligência", se tudo isso não for reprovado, torna-se nova regra processual. E isso afetará FB, como outros

  21. Sérgio Barbosa

    V A Z A - jactum acabou com a Gang Cüri tibana e provou que o juiz é Lá DRA0

    Responda
  22. Roger Z Moire

    Kkkkk ... a jornalista, no afã de conseguir a condenação de um Juiz, tenta coagir um Ministro do Supremo.

    Responda
    1. Joaquim Salomão

      Coagir o pau mandado?

    2. Gilmar Maghenzani

      Que bom que vc pensa assim pq se isso acontecer veremos que ele não serve para ser ministro né?

  23. IAN SILVA GALV O

    Primeiro que o recuo do garantismo é uma perda para todos. Até o Flávio Bozo merece um processo justo. Segundo que o voto do ministro não é decisivo. Carmen Lúcia votará depois. Ela decidiu refazer o voto, e se houver voto de minerva, será dela.

    Responda
  24. eli moura

    Toffoli, Barroso, Fux, Carmen Silva, Fachin, Moraes e este Kassio, parecem o STF residual, não parecem a nível da grandeza que um juiz da alta corte teria que ter. Então acontece o que está acontecendo. Ora são populistas, ora são politicamente conveniente a alguns poderes, nem mesmo quando não são poderes constitucionais como o caso das forças armadas. As páginas da constituição são usadas nos banheiros do STF. Somos fáceis de sermos dizimados.

    Responda
  25. Daniel Pestana Mota

    Fatos incontroversos - como a ausência de imparcialidade - sequer precisariam ser provados. Veremos se os votos de Cássio analisam nomes ou condutas.

    Responda
  26. Samuel Fagundes

    Provavelmente, como da outra vez, a injustiça prevalecerá. Brasíl nas mãos de ba ndidos. Todo tipo de band ido. De toga e sem toga. Se o povo não se mobilizar vamos perder tudo. Já perdemos emprego, nossas riquezas, decência, dignidade.

    Responda
  27. Isidro Oliveira

    O voto já está pronto, mas como foi bolsonaro quem o escreveu, a demora está na revisão do português! Vergonha alheia!

    Responda
  28. S Barreto

    Cassio, o vassalo.

    Responda
    1. Isidro Oliveira

      ou o cavalo? bolsonaro gosta de fazer uns passeios, será que não era o kássio naquele dia que ele passou montado na frente do planalto?

  29. Joao Nash

    Jurisprudência lavajatista?

    Responda
    1. Joao Nash

      Entendi, a jurisprudência lavajatista foi rejeitada pelo Fachin. Mas por que demorou tanto e por que bem o Fachin que a própria Folha chama de lavajatista?

    2. Isidro Oliveira

      Pelo seu comentário, Johnny Nash, a Folha teria que desenhar. E ela ainda não faz isso. Tem que ter mais de 18 anos para ser assinante, embora pessoas com dificuldade de leitura, cognição e interpretação de texto, sejam aceitas...vou te ajudar. Claro que houve corrupção. Na Petrobrás até a lavajatobrás. Deve ter corrupção até na cantina dos fóruns. Mas, se LILS como a tchurma chama o Lula roubou, digamos, mas não da petrobrás, o juiz não é e não poderia ser o Russo, entendeu agora?

    3. Joao Nash

      Nossa, será que a Folha não poderia explicar melhor? Por exemplo, isso começou em 2014 junto com a operação ou estão adotando esses novos CP e CPP só para alguns casos específicos? Além disso, quer dizer então que na verdade não houve corrupção na Petrobras?

    4. Isidro Oliveira

      é, temos isso no Brasil. Aliás, temos um CP e um CPP que foi redigido em Curitiba, não sabia?

  30. Said Ahmed

    Quando Nunes deu seu voto na questão da reeleição no Congresso, o fez com ressalva, deixando Nhonho de fora. Pode ser que ele vote pela suspeição, mas com a ressalva de que cada caso é um caso, evitando a jurisprudência. Se votar pela suspeição, sem ressalva, abrirá caminho para uma revoada geral dos cor.ruptos. Se votar contra, estará em contradição com seus princípios. Decisão difícil.

    Responda
  31. Alberto A Neto

    O voto será alinhado de acordo com os vetores inclinados à reeleição do Messias. Não se espera que Nunes execute o papel desempenhado por Joaquim Barbosa e represente o script de Batman do Piauí. O STF tem revelado o perfil espaguete dos ministros, que amolecem com o tempo levando em conta a temperatura de cocção dos ingredientes. A conferir!

    Responda
    1. Isidro Oliveira

      Esperamos que Carmen Lúcia mude seu voto e tire a mancha de lama de sua biografia. Ainda dá tempo doutora. De fachin não se espera nada. Fico imaginando esse cara. O sujeito era advogado do MST, ou algo assim, certo? Um movimento social, alinhado com os desejos do povo. Basta vestir a toga, aparece a suástica...

  32. JOSE CAMPOS

    Confirmada a suspeita de voto vazado a desmoralização do STF estará sacramentado.

    Responda
    1. Isidro Oliveira

      O revisor (de português) do texto está tendo muito trabalho, já que kassio só assinou um papel em branco. Será que Bolsonaro sabe digitar, ao menos. tipo, abrir um word?