Opinião > A triste solidão da educação brasileira Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Gildázio Garcia

    Eu, depois de mais de 38 anos dedicados ao Magistério, estou desistindo, não aguento mais tanta improvisação e falta de compromisso dos poderes públicos com a Educação. Já sentenciou, no final da década de 1980, o grande Roberto Freire: "Sem Te são Não Há Solução".

    Responda
    1. Gildázio Garcia

      Esta Folha, que eu tanto amo, há tantos anos, censura títulos de livros. Credo!

  2. Herculano JR 70

    A intervenção do estado na escola degenerou a escola, vulgo e mal chamada educação. Alimento, medicos e dentistas são a degeneração dentro da degeneração, atrativos alheios ao ensino pra atrair o povo pobre e justificar essa aberração inútil. O país promove a escola ñ o contrario. Que faz inclusão social é o capitalismo pq produz renda, o estado exclui, afinal para manter a aberração custa caro e certamente é um dos obstáculos ao desenvolvimento, junto com a Saude, outra aberração.

    Responda
  3. André Jalles Monteiro

    A educação é a base de tudo. Viver em um país milenar, como o Brasil, tendo que falsamente comemorar 500 anos de existência é lamentável. Precisamos nos resgatar enquanto seres pensantes.

    Responda
  4. Cloves Oliveira

    Seria um equívoco atribuir à pandemia os problemas da educação uma vez que a pandemia apenas acelerou e ressaltou problemas já existentes. O maior desafio da educação no Brasil é sair da situação subalterna que nos encontramos em relação às economias mais importantes, e mais, como fazê-lo com a estrutura existente, indolente, incompetente e ideologizada. A educação sofre do mesmo problema que outras áreas: o excesso de centralização. Precisamos sair do jugo do MEC e seus "especialistas".

    Responda
  5. Hernandez Piras Batista

    Primeiram, parabéns à professora pelos muitos méritos. Quanto ao abandono da escola pelo ministério "competente", não me causa espanto. Boa parte dos funcionários do atual governo no campo social só tem dois interesses: os benefícios do poder e as guerras culturais.

    Responda
    1. Herculano JR 70

      O anseio inicial da rev francesa, a escola universal para todos, era mais alfabetização. Infeliz/e foi pedido ao estado democratico, seja, estado de poder limitado, q realizasse esse *direito*. Como acontece qdo o estado se mete a coisa degenerou. Os *interessados* do mundo, como bom salarios, quiseram e querem ensinar o povo e a escola se estendeu ate a idade adulta para tentar ensinar inutilidades, ja q 90% do trabalho realizado e simples. Fechar a escola e melhor q engordar a aberração.

    2. Hernandez Piras Batista

      Leia-se "primeiramente", não "Primeiram".

    3. Hernandez Piras Batista

      Leia-se "primeiramente", não "Primeiram".

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.