Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Leonilda Pereira Simoes

    O governo está com o senado e a câmara no bolso, os líderes não falam por si nem pela população, apenas apoiam o presidente. Se os seus eleitores morrerem todos, vão arranjar outros, é simples assim para eles.

    Responda
  2. Paulino Fernandez

    O Brasil está doente, de um adoecimento que já se fazia notar por volta de 2014/2015. Como roteiro de cinema, um vírus devasta a Terra e põe a ciência em pânico. Por aqui, se discute esquerda ou direita. Pessoas morrem nas portas de hospitais esperando por vaga de UTIs. Marchamos para 300 mil mortos, empilhamos cadáveres, e seguimos discutindo esquerda ou direita. Temos uma aberração política na presidência, porque, talvez, sejamos também uma aberração como povo e como nação.

    Responda
  3. Ana Ferraz

    Não bastasse todo o processo de destruição do esboço de país civilizado impresso na constituição de 88, bolsonaro promove o genocídio do povo brasileiro e é uma figura incômoda: grotesco, grosseiro, estúpido, abjeto, sem qualquer educação. Apenas a sua face e sua voz são capazes de despertar o mais profundo asco! Parabéns aos 57.000.000 que votaram neste ser, conseguiram colocar o país no mais profundo poço do atraso civilizatório!

    Responda
  4. rubens goncalves

    Ontem faleceu um senador em exercício do mandato vítima da sarscov 2 . E com as novas cepas p1 p2 n9 o Rodrigo Pacheco vai esperar morrer quantos senadores da República? Para instaurar a CPI da pandemia para verificar responsabilidade e fazer medidas efetivas contra o vírus.

    Responda
    1. niemeyer franco

      "... esperar morrer quantos senadores...". Somente o ex-senador Olímpio merece referências? E os outros quase 300.000 senadores mortos nesse país, antes?

  5. Helio Cardoso

    O cara continua aglomerando. E sem usar máscara. Reune com ministros, com seu staf e todos sem máscara. Mas uma coisa ninguém fala (nem ele). O segundo sargento do Exército Silvio Kammers, ajudante de ordens do gabinete pessoal do presidente, morreu de covid-19 no dia 10/03/21. Bolsonaro costuma repetir em lives e discursos que nenhum funcionário da sede do Executivo precisou nem mesmo de internação. Neste pior momento da crise ele insiste em discurso negacionista. Pelo menos cai nas pesquisas.

    Responda
  6. Clovis da Silva Leitão

    Sempre tivemos muitas críticas á atuação do congresso nacional, sobretudo em relação à CD, mais próxima do nosso dia a dia. Mas confesso, que o atual CN se superou e a CD se nivelou aos tempos do furador de poços ou ainda se meteu a cavar buracos mais profundos.

    Responda
  7. Adriano Ferreira

    E eu votei nesse banana desse Rodrigo Pacheco. Nunca mais.

    Responda
  8. Daniel Bovo

    Excelente texo, quase irretocável, apenas essa parte: "As lideranças do Congresso estão à beira de se transformar em cúmplices de Bolsonaro." Com isso eu não concordo, já são, sempre foram, e dão risadas da situação. Se reuniram sem máscaras para laurear os eleitos a presidente, todos apenas se importando em se salvar da cadeia, como foi a PEC da impunidade, pra isso foi rápido. A população realmente não importa.

    Responda
  9. Sergio da Silva Soares

    A culpa disso tudo é JB e 57 milhões de votos, parece que nossos deputados e senadores, são indiferentes ao que ele faz, desde que venha favores,um ministério aqui ou uma verba ali, como se não bastasse tem uma PGR que impede tudo, e um exército de estimação, daqui não saio e ninguém me tira, e ainda tem a capacidade de dizer que o melhor é se todos pegasse covid para sermos auto imunizados, mas não conta com os possíveis mortos imagina se o Brasil todo pegasse se já não tem leitos

    Responda
  10. Otto Cabral Mendes Filho

    O congresso nacional é cúmplice de bolsonaro nesse genocídio que está acontecendo no brasil

    Responda
  11. João F Arantes

    Quem mata é o vírus chinês meu caro, canhoto e agressivo colunista. Concordo que o PR deveria vir a público e expor a situação e anunciar medidas efetivas no combate à pandemia, ao invés de falar besteira. Entretanto faço duas perguntas : vc faz o que ele manda ? com esse povo ignorante, indisciplinado, irresponsável e suicida, dá para fazer alguma coisa ? Em tempo, 9 meses de auxilio emergencial equivalem a 9 anos do bolsa família ./ João Arantes

    Responda
    1. Zizi Paul

      Que grosserias,aprendeu com o bo zo?

    2. Severo Duarte

      Mas o estrupicio governamental sempre renegou as vacinas,a ciência, portanto ele é cúmplice sim das.mortes pelo vírus chinês ou que quer seja isso....

    3. Humberto Giovine

      Marcia. Quem mata as pessoas de coronavírus, é realmente o vírus (ele não tem nacionalidade, apenas surgiu na China), mas quem tem a obrigação de combatê-lo, salvando vidas, é a União, representada pelo ministério da saúde e principalmente pelo presidente da república, que nada faz, muito ao contrário.

  12. Antonio Ferreira de Castilho

    São coniventes com o genocida do planalto e portanto serão julgados pela população e pela justiça!

    Responda
  13. Antonio Marcos Mendes Augusto

    A situação é gravíssima e os poderosos deste país não fazem nada para mudar o rumo deste desastre. Em abril teremos cadáveres apodrecendo sob o sol da pátria amada.

    Responda
    1. Neusa Maria Equi

      Ismael, esqueceu do aecim o minerim.

    2. ismael campos

      Essa conivência vem desde o famigerado TEMER que junto com a GLOBO E A FOLHA implantaram a mentira a perseguição e o ódio nesse país gerando essa coisa cruel que está ai.

  14. Cloves Oliveira

    Dizia o Goethe, saber não é suficiente, é preciso aplicar; disposição não suficiente, é preciso fazer. No NYT de hoje o P. Krugman explica a atraso dos Europeus em administrar a vacinação, sendo o principal deles a burocracia de Bruxelas e o puritanismo das autoridades que receavam estar sendo manipuladas pelos produtores das vacinas. Não é muito diferente do que acontece no Brasil onde é preciso passar por umas vinte camadas até que as decisões tomadas cheguem em quem realmente faz acontecer.

    Responda
  15. Lineu Saboia

    O que não está funcionando são as recomendações usadas no momento para o combate à pandemia, pois o índice de mortalidade só vem aumentando. Porque não param? E ficam incriminando o tratamento precoce que vem ajudando grandemente em muitos municípios. Ignorância total. Os prefeitos devem repassar suas experiências para outros municípios.

    Responda
  16. Alessandro Santos

    A Folha poderia dar destaque ao fato de que o Artur Lira determinou, em janeiro, o retorno dos funcionários ao expediente presencial. El País tem matéria denunciando o número de mortes no serviço público federal, inclusive por força desse retorno obrigatório. Poderia nomear, realmente, os que fazem carreatas, ´manifestações´contra lockdown, e dão apoiam ao genocida. Quem são essas pessoas? Que extrato social representam? Qual interesse escuso a esse comportamento?

    Responda
  17. Isabele Haruna Ono Zamaro

    A minha sensação é que depois de toda política externa mequetrefe de afastamento mundial e do negacionismo e pouco caso com a pandemia e as vacinas, o mundo nos enxerga como pessoas desnecessárias neste planeta. Governos ditos amigos disponibilizarão vacinas por piedade, em conta gotas, nada mais. Pensam claramente de devolver este país a natureza e as capivaras e remover esta sociedade que não deu certo. Bom dia.

    Responda
  18. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Querer alguma coisa decente desses comandos é de uma ingenuidade absurda. Foram buscar apoio da turma do ódio e conseguiram. São mais uma das excrescências que nós bovinamente aceitamos no corredor do matadouro.

    Responda
  19. Jair R Maria Maria

    Não só o congresso, mas também os militares são cúmplices.

    Responda
  20. Ramiro Batista

    Com o respeito de sempre pelo colunista, a imprensa está toda ensinando o que é preciso fazer, mas ninguém sabe de fato, a não ser que, a essa altura, é preciso entregar vacinas, não deixar faltar suprimentos e fechar as cidades. Não dependem de um governo central. Como se disse após o terremoto de Lisboa, enterrar os mortos e cuidar dos vivos.

    Responda
  21. Carla C Oliveira

    Todos os que tem poder para fazer alguma coisa, como dar inicio a um processo de impeachment, investigar os Bolsonaro, etc, e nao o fazem, sao cumplices.

    Responda
  22. Rodrigo Jambeiro

    Você usou os termos correto. É cumplicidade mesmo. Inclusive, é por isso também que Bolsonaro continua fazendo investidas para fazer uso político do vírus e atacar governadores, sabotando o combate a pandemia. Ele sabe que nada vai acontecer-lhe, pois os parças no Congresso estarão lá para suavizar seus atos e protegê-lo de abertura de impeachment e CPIs.

    Responda
  23. Ana Archer

    e ninguém reage. Até quando?

    Responda
  24. Carlos de Avila Goulart

    É muito triste que ainda vemos um monte de fanáticos ainda tentando defender o indefensável. Vamos aos fatos: 1 - O PT foi um desastre no enfrentamento da corrupção e não merece o voto de quem quer que seja. 2- Bolsonaro é um ignorante, incompetente, desqualificado e tem um nível de inteligência muito baixo pois é incapaz de entender o que está acontecendo. Tão inteligentes quanto o presidente parece ser os seus apoiadores.

    Responda
    1. Zizi Paul

      Tira o PT da boca moço,parece que está tentando justificar seu infeliz voto no geno cida.

  25. ADONAY ANTHONY EVANS

    O Estadão nos informa: No governo Bolsonaro os inquéritos com base na Lei de Segurança Nacional cresceram 285%, e em Uberlândia-MG, 25 pessoas foram ouvidas pela PF por ofensas à Sua Excelência, Presidente Jair Bolsonaro. Esses números agora vão disparar. Agora, responsabilidade por omissão e ação dolosa em quase 300 mil mortes, que podem chegar a mais de 500 mil, pela falta de vacina, oxigênio, medicamentos e ataques à Ciência e governadores na Lei de Segurança, nadinha, né?

    Responda
  26. Cristiano Esperança

    Bom dia, o amado Presidente Bolsonaro, pegou um país destruído pela Dilma. Quando ele estava acertando o país , veio a pandemia , uma pena , o caos , um Deus nos acuada. acredito que ele e a com união de todos , sairemos desta pandemia, kkka coisa mais fácil e defender o Bozo kkk Ge....da.

    Responda
  27. wagner da silva bento

    O nobre jornalista Red resolveu poupar os governadores, sabemos o porquê. Não conseguirão derrubar nosso voto. Tem muita gente ao lado dEle que não se deixa enganar por jornaleiros de pasquim. Aqui não.

    Responda
    1. Joaquim Salomão

      Precisa ser muito, muito, muito, muito sem-vergonha para continuar apoiando esse cabra à toa que não vale um pequi roído.

    2. Alaor Magno

      Wagnão. Precisa saber que você também pode morrer e seu voto não vingar. Não cante vitória antes do tempo.

  28. wagner da silva bento

    O nobre jornalista Red resolveu poupar os governadores, sabemos o porquê. Não conseguirão derrubar nosso voto. Tem muita gente ao lado dEle que não se deixa enganar por jornaleiros de pasquim. Aqui não.

    Responda
    1. Alaor Magno

      Hoje as chances de alguém morrer é de 25% e de ficar vivo 75%. Talvez seu voto no bozo não vingue.

  29. ADONAY ANTHONY EVANS

    A primeira medida coerente surgiu agora. O MPF e o MP do Acre entraram com denúncia junto à PGR por crime de responsabilidade contra Jair Messias Bolsonaro, Presidente da República, por visitar em fevereiro e aglomerar sem máscara o Estado do Acre, confrontando disposições sanitárias das autoridades do Estado e do Município. Por que tão tarde? Por que não de outros estados anteriores, como SC no Natal? Agora, toda pressão sobre Aras, o Escamoteador Geral da República.

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      OAB, onde estás? Consórcio de Governadores, Associação de Secretários de Saúde, Associação Nacional de Enfermeiros, onde estão? Presidentes do Congresso Nacional.Todo apoio aos MP do Acre!

  30. Tania Maria de Moura Pereira

    Presidentes do Senado e da Câmara se equilibram em retóricas vazias enquanto o Genocida engambela até eles. São cúmplices do morticínio. Dias piores virão.

    Responda
  31. EDUARDO LUIZ DA SILVA SILVA

    O Sr. Bolsonaro se compara ao estudante que passou o ano letivo, na ociosidade, fingindo estudar. Chegada a hora dos exames não adianta correr para os livros é tarde, mesmo assim o iludido aluno tenta fazer o exame. Então vem a realidade reprovado de ano. Este é o contexto teremos de sermos fortes e encarar a pandemia na nossa realidade com o desqualificado, e seus filhos ainda por cima se achando donos do país. Prezados força que ainda falta chão para terminar esta caminhada. Boa sorte à todos.

    Responda
  32. Manoel Raimundo Alves

    Todos os três Poderes da República serão responsabilizados perante a história, por conivência, omissão, com relação ao homicídio coletivo de milhares de brasileiros. Afastamento já desse... que pratica politica genocida...

    Responda
  33. Mauricio Dias

    Estamos chorando leite condensado azedo. O desgoverno-mimimi-miliciano tem um congresso tão ruim quanto ele... Impossível não ter raiva dos brasileiros que votaram nesse ser inclassificavelmente estúpido e mau. Impeachment é pouco... Ele tem que ser preso por tanto estrago que fez nesse país. Seu congresso e seus ministros que o acompanhem.

    Responda
  34. RICARDO JOSE PICCOLO

    Não adianta esperar a coordenação ou qualquer medida coerente do Bolsonaro. O Congresso tem que começar a agir juntos com os governadores tomando medidas enérgicas e impopulares para conter a pandemia. A começar entrando com o impedimento desse sociopata que desgoverna o país.

    Responda
  35. Val Valente

    Jornalismo e crônica das melhores aqui e agora! Parabéns aos coveiros que trabalham como nunca sonharam um dia, ou sonharam, quando viram um genocida no poder!

    Responda
  36. isaque almeida

    inpitiman ja, lula vai voltar..............as mortes vao parar

    Responda
  37. geraldo magela sobrinho

    TPI nele já! Antes que seja tarde.

    Responda
  38. geraldo magela sobrinho

    E onde está o TPI que ainda não enjaulou esse genocida do século XXI?

    Responda
  39. geraldo magela sobrinho

    Não temos um presidente e sim um açougueiro no Palácio do Planalto.

    Responda
  40. ZUAMY BEZERRA RIBEIRO JUNIOR

    O Centrão já afundou faz tempo

    Responda
    1. Jesse G

      Será? Não convém baixar a guarda. A máfia não morre com a morte de mafiosos; ela se renova.

  41. Miro Costa

    O STF transformou o país em 5.200 republiquetas, onde cada um faz, ou não, o que bem entende. E com isso ainda facilitou todo tipo de falcatrua. É claro que está aí a receita do desastre. Mas disso o panfletista não fala.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      O SFT confirmou o que todos sabiam e o gado finge não ver: não temos presidente. O ignóbil no cargo sempre foi um preguiçoso inútil e mais bur.ro que uma ema. Uma faixa presidencial não mudaria a realidade. Continua bur.ro, preguiçoso e, agora, genocida. Não vale um pequi roído.

    2. geraldo magela sobrinho

      Mirinho! Vc tem consultado com um psiquiatra? Se não, faça isto logo! Pq o seu caso é grave.

  42. RICARDO ROMANELLI FILHO

    Não adianta reclamar dos atuais presidentes do senado e da câmara dos deputados (tudo em minúsculo mesmo). Eles foram eleitos para isto mesmo, isto é, dar cobertura a um sujeito que minimiza a pandemia, banaliza a morte, pois a consequências econômicas podem atrapalhar sua reeleição, como se o conjunto do seu governo já não a tivesse liquidado. Resta às vozes independentes do congresso, governadores e STF a saída, porque deles não virá nada.

    Responda
  43. Rui S Souza

    Esse congresso nacional vergonhoso e conivente vai entrar para a história como responsável por esta carnificina nacional. Como não cassar o mandato desse genocida miliciano?

    Responda
  44. eli moura

    E preciso tomar cuidado para comparar os números de mortos por habitantes sem ponderar pela densidade demográfica. E preciso comparar regiões com mesmas densidades. Este vírus mata por taxa de contágio.

    Responda
    1. jose fernandes de lima junior

      É preciso tomar cuidado com o vírus, com a milícia, com a PGR, com os presidentes da Câmara e do Senado é principalmente com o negacionista mor do país.

  45. Antônio Carlos de Paula

    Concordo plenamente!! Até quando continuaram omisso diante dessa matança?? Bolsonaro já sabemos que não mudará de conduta.

    Responda
  46. Rondinelli Borges Borges da Silva

    Eu pensei que o congresso tinha mais poder para confrontar, mas ficar desconfortável com o Executivo não é uma opção. Vergonhoso o que o congresso está fazendo, ou melhor, o que não está fazendo.

    Responda
  47. adenor Dias

    Uma pergunta! Culpando apenas Bolsonaro pela falta de ação contra a pandemia, não eximimos outras dezenas de culpados anônimos? Eu acho Bolsonaro pequeno de mais para tamanha responsabilidade!

    Responda
    1. Aleksandra Zakartchouk

      Além de perverso e incompetente, Bolsonaro é extremamente sabotador com os governos, prefeituras e a própria população. Se o presidente não tem capacidade de ser líder de um país em situações de guerra como a que atravessamos, q renuncie ou seja derrubado!

    2. jose fernandes de lima junior

      Negativo.. Ele promove e incita a ignorância dos demais. Ele deveria liderar a nação. Deveria .......Mas é ignorante e incapacitado demais pra isso.

  48. Antônio Corrêa Custódio

    Na minha ignorância política, gostaria de entender o motivo de centenas de parlamentares, em Brasília? E aonde chegaremos futuramente? A minha humilde sugestão, para diminuir gastos para os brasileiros, pagadores de impostos e sobraria mais verbas para a Saúde, Educação e outras despesas orçamentárias, a redução dos números atuais, em noventa por cento, da Câmara dos Deputados federais , por extensão às Câmaras estaduais.

    Responda
    1. Jesse G

      Diminuir o parlamento, desprezar o judiciário, reforçar o executivo e mamipular a imprensa é tudo que os fascistas querem.

    2. Adriano Gomes

      Em uma democracia representativa, para que o haja o máximo de representatividade, é necessário que haja um número de parlamentares que expressem a pluralidade da populacão. Reduzindo em 90% a economia sera de ~R$900 milhões de reais. economia enorme, mas nada em comparado aos gastos com Educacão e Saúde que um país tão grande demanda. O que o Brasil precisa não é de menos políticos somente, mas de políticas eficientes.

    3. Jesse G

      Diminuir o parlamento, controlar o judiciário. reforçar o executivo e manipular a imprensa é tudo o que o fascismo quer.

    4. José Ricardo Braga

      "O gado cresce sob o olhar do dono".

    5. José Ricardo Braga

      Diminuir o número de deputados não faria grande diferença orçamentária e imporia um deficit de representatividade monstro. Falta é o cidadão se sentir representado e isto se resolve sendo criterioso na hora do voto e diligente no acompanhamento e cobrança durante o exercício do mandato. O brasileiro aceita que o eleito se sinta um 'homem especial' e que não deva satisfações a quem o elegeu. Tem que vigiar e cobrar o cara e não reelegê-lo se decepcionar... ;)

    6. adenor Dias

      Boa ideia! Gostaria de ver no momento, pelo menos uma solidariedade dos nobres deputados, doando metade dos seus vencimentos para o povo que se quer pode trabalhar!

    7. Zulma Rejane Alves Rodrigues

      Goste -se ou não o Congresso Nacional é de direita neoliberal. Chegaram lá pelo voto popular. O projeto econômico que custou tanto para finalmente ser implementado a partir de Temer mantém o apoio ao Bolsonaro. Mídia Corporativa, Grandes empresários, Bancos e Capital Financeiro só enxergam privatização e reformas para reduzir ao máximo o Estado e reduzir os impostos dos ricos e especuladores. O povo deve prestar atenção no voto em deputados e senadores.

  49. Hernandez Piras Batista

    É difícil confrontar o Presidente no Brasil, especialmente uma pessoa autoritária, inescrupulosa e vingativa como o Tenente. Além disso, a alternativa à confrontação, que seria alguma forma de composição ou entendimento, praticamente inexiste, já que Bolsonaro não a admite. Então, o fato é que hoje não há caminho fácil. E nem Lira, nem Pacheco, tem muito envergadura para o caminho difícil. Um beco sem saída.

    Responda
    1. Roberto Gomes

      Discordo totalmente de você Hernandez. Bolsonaro cometeu uma lista enorme de crimes de responsabilidade. Seria muito fácil tirá-lo do governo nesse exato momento. Basta que congresso, senado e STF deixem de ser conduzidos por uma gangue de c a na l h as, criminosos, assassinos e genocidas cúmplices desse governo miliciano e nazi-fascista. Tirem Bolsonaro imediatamente do governo. Imediatamente. É isso o que deve ser feito. E depois, prisão por muitos anos.

  50. Vilarino Escobar da Costa

    Estava mais do que evidente que os atuais presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados iriam trabalhar para proteger bolsonaro . Uma orquestração que só não vai dar certo porque os mortos são muitos e a sociedade irá cobrar dos senadores e deputados federais uma posição de coerência, que talvez eles não estejam dispostos a tomar...

    Responda