Hélio Schwartsman > A maldição do epidemiologista Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Ainda que a escalada do número de mortes possa ser atribuÃda em parte à imbe__lidade pura e simples da população, é inegável que 90% desse negacionismo irresponsável é consequência das atitudes e discursos incoerentes do minto que ocupa temporariamente o poder central. Há de responder por isso. Não são só os infectologistas estão sofrendo o mito de Cassandra, mas todos que defendem a vida. Bom-senso bastaria, não fosse o desgovernante; não é preciso estudar virologia para ver o desastre.
A pandemia demonstra o baixo nÃvel cultural do brasileiro. De uma senhora: “No meu bairro ninguém acredita nessa doença”. Não acreditam porque não querem”“ Pancadões na periferia da área metropolitana de São Paulo já é uma verdadeira religião. Livrarias fechando. Alunos de Escola Pública jogam livros novos em terreno baldio. Metáfora de Braudel. “E La Nave Va” de Fellini sobre o devir. Fellini retratou em seu filme uma sociedade em decadência. Tal como o Brasil de hoje.
Reportagem Folha dia 17/03. “Jair messias e o pai dos psicopatas” explica muita coisa
Parece, também, que a sociedade global não tem a capacidade de convencer o papa , que mesmo usando máscara, realizou uma missa em estádio em Bagdá no Iraque; onde muitas pessoas se aglomeravam e muitos não usavam máscaras. A visita papal aconteceu numa pandemia e as consequências estão aparecendo. A ciência é incapaz de convencer a religião? Galileu Galilei poderia ter convencido quem o acusava de anátema?
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Há certos eventos que são simbólicos. Lá para maio e junho de 2020, ficávamos vendo reprises de copas do mundo na TV. Na Europa os campeonatos pararam em março. A mensagem era: a coisa é mesmo séria. Com a queda no num de mortes, tudo voltou ao normal exceto pela ausência de público. Apesar da segunda onda ser pior que a primeira, a impressão que se tem é de normalidade. Nos acostumamos com a pandemia, o que não ajuda a combatê-la.
Perfeito. Há meses repito que é idiota e ridÃcula a noção de que se pode negociar com um vÃrus. Como se esse pequeno ser não vivo se lixasse para nossos anseios e necessidades. Não há negociação ou clemência. Devemos lidar com a realidade. A negação da realidade é, essa sim, um mimimi.
Vc pode até não ser elitista(?!) Mas seu discurso passa essa ideia. Tem muita gente das ditas elites(!?) Q protestam em carroes , q vão a praia, q participam de festas em clubes 'fechados'. Tem médico negacionista.
Cadê o Osmar Treva, oráculo do Bozo?
Onde está o Osmar Trevas?
Tá caindo a Ficha Helinho, essa "Cassandra" que você cita, comunicou ao Dpto de Infectologia Alemão sobre esse VÃrus, segundo documento público do Governo de lá, em 2013, Manoel, o que eles fizeram? Nada, absolutamente nada. Por que? ora, porque e simplesmente já estava naquela época, em Conferências do G20, um possÃvel "Reset" na Economia Mundial, possivelmente nos anos 20. Sacou Manoel. Nós aqui no papel eterno de "Cobaias da Humanidade" e Modelo de Corrupção, seguimos em frente. Manoel.
A informação veio dos reptilianos que habitam o centro da Terra, dos Incas Venusianos ou do grupo de Whatsapp?
Cuidado. Consumir cloroquina estragada produz desvarios.
O que não está funcionando são as recomendações usadas no momento para o combate à pandemia, pois o Ãndice de mortalidade só vem aumentando. Porque não param? E ficam incriminando o tratamento precoce que vem ajudando grandemente em muitos municÃpios. Ignorância total. Os prefeitos devem repassar suas experiências para outros municÃpios.
“Os prefeitos devem repassar suas experiências para outros municÃpios”. Está achando que é grupo de apoio, dos Narcóticos Anônimos? Os prefeitos, governadores e presidente devem promover as únicas medidas comprovadamente eficazes: distanciamento social e vacinação da população. Essa história de tratamento precoce é discurso polÃtico vigarista, de gente que tem que estar na cadeia.
Tá bom, lineu! Aponta uma cidade onde essa porcaria desse tratamento precoce deu certo! Uberlândia? Itaja� Onde? É só me falar uma e eu prometo me converter a um bolsonarismo pleno, com terraplanismo e tudo!
Quais recomendações não estão funcionando? As que você e seu lÃder passam o dia todo sabotando? Ao final desse caos vamos recuperar as declarações e atitudes de todos e responsabilizar criminal e politicamente quem de direito.
sua melhor coluna continua sendo aquela: Por que torço para que Bolsonaro morra. Faltou combinar com Cassandra.
Vivemos a epidemia das Casandras loucas e perdemos a capacidade de acreditar
A versão do artigo não bate exatamente com a realidade. Esse vÃrus surpreendeu a todos, inclusive os epidemiologistas. No dia 26 de Janeiro de 2020, o Dr. A. Faucci, um dos mais renomados epidemiologistas dos EUA, deu a seguinte declaração ao jornalista John Catsimatidis de NY: "O povo Americano não deveria estar preocupado ou amedrontado com isso; o risco é muito baixo." No Reino Unido não foi diferente, pois a risco foi considerado moderado e comparado ao da influenza pelo NHS.
O problema de sua opinião, Cloves, é fingir que o vÃrus evoluiu mas as opiniões não evoluÃram. Faz tempo que as pessoas sensatas entenderam a gravidade da situação. Faucci, do seu exemplo, luta faz tempo contra a ignorância. Bolsonaro, por sua vez, nega até hoje.
E vc ainda está em janeiro de 2020? Desde esta data muita informação nova e mais condizente com os imperativos da pandemia já foi falada, esperneada, gritada e ninguém da a mÃnima. E aÃ? Acordou?
Hélio , pede para a Cassandra explicar e prever o que ocorre e ocorrerá na Ãndia, Suécia e Paquistão e diversos paÃses africanos. Na Ãndia onde é impossÃvel qyualquer lockdown na segunda onda de lá calcule o desastre humanitário que ocorrerá lá.
Alves, coitado pensa que o próprio umbigo é o centro do mundo ou melhor do universo
Em particular, em moro no Brasil.
Onibus, aviões, fabricas e tudo q se fala é viavel se ocupado em cerca de 70 a 80%. P. ex. uma fabrica tem empregados pra produzir 1000 carros tem q ser ocupação 80% media. Se a demanda cair ela manda gente embora p se ajustar e manter os 80% médio, se aumentar faz o contrario, mas preserva a ocupação. O mesmo deve se dar com Uti's, ñ se vai mante-las ociosas, por isso 80% ñ é excepcional mas normal. O q faltou foi a reação a demanda por estupidez ou safadeza, pois hospitais foram fechados.
Pior que o corona vÃrus é o vÃrus da ignorância. E a desonestidade argumentativa. Por exemplo, mentir que leitos de UTI foram fechados. Mas não se preocupe, Herculano. É só uma gripezinha.
Ate as pedras do mar sabem q isolamento ñ imuniza e feita no inicio qd havia pouca contaminação, simples/e adiou. No inicio vacina, mesmo emergencial, era hipotese tardia, adiar era gde bobagem, feita em nome de escassez de recurso medico mas com tempo de serem criados. A menos q os gabinetes estivessem tramando algo q ñ sabemos afinal, o Covax foi feito em abril, rapido ñ? Nada estranho a ñ ser as novas cepas talvez criadas pelo alongamento devido a agentes mutagenicos, algo q ñ se fala.
Seus textos são sempre esquisitos e sem sentido, mas esse superou. Você tem alguma ideia do que queria falar ou é só viagem de ácido lisérgico com cloroquina?
Consumir cloroquina estragada produz desvarios.
Hein?
???
Olha, até tentei, mas não consegui entender patavinas do que você escreveu. Nunca li algo tão confuso.
É muito fácil dizer isso (excluindo-se os negacionistas baladeiros e outros) sem levar em conta que ao contrário do primeiro mundo, que tem um elevado padrão de vida, com auxÃlios generosos de seus governos, comparando com este candidato fracassado a esse clube privilegiado, tendo que trabalhar furo para o seu sustento e dependendo do precário transporte público aglomerante
Você tocou num ponto importante Tersio: transporte público. Os donos das companhias de transporte terão que responder, em algum momento, por seus atos. Nego está tirando carro da rua, mesmo recebendo subsÃdios municipais e, com isso, aumentando os nÃveis de contaminação da população. É muita ssafaadeza, adicional à de base da categoria, que sabidamente não é pouca, via de regra.
MagnÃfico artigo. Prá quem não acreditava em Ciência, e queria o obscurantismo medieval de volta, com inquisidores e bruxas armadas de cloroquina, uma lição primorosa. Cruel, mas primorosa. Só faltou dos cientistas o c.q.d. o conforme querÃamos demonstrar dos teoremas de matemática, assinado embaixo. Na indecisão de governadores e prefeitos o que pesou foram as turbas de comerciantes bolsonaristas, em obediência à ordem de comando do Mito. Todos deveriam tocar piano na datiloscopia das DPs.
O flautista de Hamelin levou os ratos que infestavam a cidade a se afogarem em um rio. Porque não foi pago pelo serviço atraiu todas as crianças da cidade, e escondeu-as, deixando-a triste para sempre. O flautista de BrasÃlia hipnotizou pessoas que foram levadas a se aglomerar e a não usar máscara. Esses aà mataram ou morreram de Covid. Os infectologistas não têm o poder de hipnotizar imbecis. Sem contar que muitas pessoas são vÃtimas da ganância necropolÃtica que as manda ao matadouro.
Enir, devo discordar: o Bozo não é nenhum encantador que "tira de si" pessoas normais e as leva a desatinos. O que temos é uma quantidade enorme de pessoas estupidas e truculentas, impermeáveis a qualquer argumento cientÃfico ou mesmo razoável. O Bozo simplesmente facilitou suas respectivas "saÃdas do armário". Decididamente, o "melhor do Brasil" não é sua gente, há demasiadas restrições para generalizar mas.
Que texto primoroso, Jornalista! Só não ganha pra o que foi processado pela liberdade de expressão! Triste fim de Hélio Schwartzman, eis o tÃtulo do livro!
A cidade de SJ Campos venceu na justiça o direito de abrandar o isolamento, dia 03 de março. Hoje, 19/03, registra 89,5 % de aumento nos casos de óbito na semana.
Os gregos, caro Hélio, em tudo são mais avançados do que os brazucas. Peguemos a estética, por relevante e óbvia: mito de Cassandra, mito do Bozo. Um lugar onde um estrupÃcio completamente desprovido de atributos bacanas, vira mito, já sifú por princÃpio. Olhemos de perto uma "mita", a prefeita de Bauru: mulher, negra (meio de direita, vá lá), achei de bom augúrio sua eleição. Que nada, bozofrênica, só fez KHda, aglomerou junto do véio da Havan. Cassandras, epidemiologistas? Que nada...
Não procura na cabeça, a resposta está no bolso.
Cara, eu não se conformo: mulher, de origem humilde, preta, tudo o que esse povo abomina e vem malhando faz décadas. A troco de quê vai no papo dessa galera? Como o Nneggão da Palmares, onde já se viu aquilo, o cara despreza preto e a cultura criada pelo seu povo! É muita falta de senso de noção. Agora, aglomerar institucionalmente e desprezar proteção individual, propagandeando estes atos, isso é criminoso, vai muito além da falta de reflexão sobre gênero, cor, o que quer que seja...
Artigo primoroso, comentário da Benassi, Coments Corporation, idem. Essa prefeita de Bauru, parceira do Véio da Havan, há muito já tá na mira do meu cuspe. Pretinha de direita é o fim.
De fato, até alguns dias, anunciava-se nesta mesma Folha que os assessores cujo prestÃgio crescia junto ao Governador eram aqueles que subestimavam o progresso da pandemia e a necessidade de adotar medidas mais restritivas de isolamento. O Secretário da Saúde, por sua vez, estava em baixa, já que demasiado "alarmista". No fundo, o Secretário era a Cassandra.
O triste é que os conselheiros que, geralmente, riem das Cassandras nunca são punidos por seus prognósticos complacentes. Não importa que eles tenham errado feio, o que importa mesmo é que disseram o que o governante queria ouvir. Só por esta, digamos, prova de bom gosto, eles sempre serão favorecidos. Dizer a verdade, mesmo se os fatos o demonstrarem de forma eloquente, nunca é popular no mundinho da "Corte".
Não fosse a pandemia, provavelmente Bolsonaro figuraria nos livros de história futuros apenas como mero candidato a ditador de estrema direita e total incompetente, mas a sorte de uma pandemia pode finalmente alça-lo a condição de um legitimo genocida. Não é pouco para um incompetente do quilate de Bolsonaro.
Calma lá Jesse, não vamos iniciar uma nova caça as bruxas, isso com certeza não agrega, é sabido que a democracia possui vários defeitos.
O quê dizer dos que votaram nele? E da midia que o apoiou
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > A maldição do epidemiologista Voltar
Comente este texto