Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Fauzi Palis Junior

    Excelente.

    Responda
  2. ricardo fernandes

    parabéns, bernardo. melhor texto do dia.

    Responda
  3. Antonio Lima

    Aplausos pela análise lúcida e certeira, Bernardo! O genocida fica salivando com a possibilidade de destruir de vez o estado democrático e para isso espera contar com o apoio de seu exército de arrivistas ressentidos e armados. Mas estamos e continuaremos aqui!

    Responda
  4. Igor Cornelsen

    O radar do articulista deve estar avariado. O governo britânico de Winston Churchil era um governo liberal, Bolsonaro tem muito mais a ver com aquele que o Churchil combatia durante a guerra. O estado brasileiro é intervencionista desde 1930, só teve lampejos mais liberais quando o marxista FHC foi presidente, e foi só. Bolsonaro é tão intervencionista e corporativista que em vez de governar demitiu o presidente da Petrobras para por em seu lugar um general. Radar avariado!

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Parece-me, sem querer ofender, que alguém tem algo mais que o radar avariado.

  5. MARCOS BENASSI

    Bernardo, caríssimo, você trouxe uma luz ao tema que eu ainda não havia observado com tal clareza. Grita-se muito sobre o estatismo Bozofrênico, muito embora ele tenha, em seu âmago, aquilo que o liberalismo mais insensato pregue como regra: o cada um por si. O aparente paradoxo reside na função das estruturas do Estado:controle e proveito pessoal daquilo que é público, não um estatismo voltado para o funcionamento do país. É essa a perversão: um estado que acolha meus amigos, inaptos como eu.

    Responda
  6. Jose Souza

    Há entre as hostes bolsonaristas uma franja importante da classe média ressentida: os que foram enganados pelo Aécio. Então é muito difícil para essa parte da classe média reconhecer que, depois de ser roubada pelo PT e iludida pelo Aécio, esteja sendo arrombada pelo Bolsonaro. Daqui seguirem repetindo: mito, mito...

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Classe média roubada pelo PT? Não conheço, nem pretendo, conhecer Miami, mas sei da quantidade de brazucas e muambeiros que andavam por lá naqueles gloriosos dias. A "leva" de brasileiros que vi turistando por Paris, New York e circuito Rubinstein não me pareciam gente assaltada não. Mas... sei lá, vai ver que o Brasil era um celeiro de ricos e milionários e eu não me dava conta.

  7. Alberto A Neto

    “Toffoli nos procurou e aí nos garantiu: ‘Fiquem tranquilos, enquanto eu for presidente do STF não haverá alteração da lei de anistia e outras coisas de caráter ideológico”, contou Villas Bôas. “Nos afirmou que até a eleição ele não ia pautar nada que alterasse a situação do presidente Lula do ponto de vista de punição de segunda instância e da questão da lei da ficha limpa eleitoral.”. A cumplicidade com a vinda do Messias foi ampla. A tolerância com sua permanência foi e é institucionalizada!

    Responda
  8. Devanir A Merengué

    Como sempre, um texto belíssimo, comovente!

    Responda
  9. Jorge silva

    Bozo psicopata . Doente

    Responda
  10. Jorge silva

    P s i c o p a ta

    Responda
  11. RILER BARBOSA SCARPATI

    Perfeito!!!

    Responda
  12. Antônio Carlos de Paula

    Parabéns pelo texto!! Bolsonaro já está tornando o Brasil um cemitério a céu aberto. Ele não mudará de conduta.

    Responda
  13. Emerson dos Santos

    Bernardo Carvalho, concordo em gênero e grau. Parabéns, pela coragem. Esse governo fascista, covarde e ressentido , infelizmente, vai afundar mais ainda esse país. Mas tudo isso não seria possível, sem a demonização da política através da mídia. E esta Folha, na maioria da vezes oportunista, deu à sua contribuição.

    Responda
    1. Helio Cardoso

      Pô mersin, você concorda, dá parabéns e depois mete-o-pé-no-balde com a "demonização da política pela mídia!" Tá parecendo o "fornecedor-de-funerária". Leia de novo "...implodir o Estado de Direito, o controle de armas, o meio ambiente, as multas, o SUS, a educação pública, a Justiça, a liberdade de imprensa." Se a imprensa não for livre como vais ler um artigo impecável como este?"

  14. Antonio Ferreira de Castilho

    Estamos na 25° hora. Não há mais volta, ou cai Bolsonaro ou morre o Brasil.

    Responda