Hélio Schwartsman > No mundo de Bolsonaro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Mutatis Mutandis nenhuma diferença do cérebro de Lula então, quanto aos episódios do Mensalão e Petrolão em seu governo. Numa visão espiritualista que deve ser respeitada, em face do já gigantesco número de humanos que a adotam ao redor da terra, Cérebro é apenas Hardware o software é de nosso espÃrito imortal, que viaja por várias existências entre seu tempo de plantar no qual é livre e o da época da colheita que é obrigatória. Namastê!Deus nos ilumine, um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
GE-NO-CI-DA! Pena Brasil.
Uma babá que decapitou uma criança e andou pelas ruas exibindo a cabeça de vÃtima gritando eu sou terrorista, foi declarada curada pelos psicólogos e já esta em liberdade. Lula já esta livre para voltar, dizem que Bolsonaro é pior que lula. A filha de Beira-mar é vereadora pelo MDB. Não existe ditadura, é a psicologia
Não sou psicólogo, mas arriscaria dizer que seu cérebro não é trapaceiro. Acho é simplista e linear, ele ouve e responde aos seguidores, formando um conluio auto realimentado (tem funcionado aparentemente), e tenta se comunicar com o resto do mundo dentro do espÃrito de cooptação. Mas sem se importar se ofende, se constrange com a falsidade, se gera ódio etc. É necessário mudar a estratégia de comunicação, não focá-lo, mas dirigir os temas simultaneamente a Bolsonaro e seus apoiadores.
O mundo de Bolsonaro é surreal. Sua imaginação e persistência para se manter fora da realidade e chamar a atenção de todos agrega uma doença muito esquisita. Tenho dito aos meus amigos: as pragas do Egito foram sete, as nossas vamos contar quando esse cara for embora.
Oportuno se faz lembrar Chomsky e Talkien. O primeiro avisara ao inÃcio da pandemia: 'As pessoas já não acreditam nos fatos'. O segundo alertava quando o porvir pode ser pior: 'As esperanças falsas são piores do que os medos'. Essas percepções geniais da realidade concreta deveriam inspirar 2022 para não repetir 2018. Doblete Messiânico de AntÃpodas? São Tragédia e Farsa em dose dupla! Nem o Velho previu tal situação no 18 de Brumário. O paÃs não suporta 'ocasos' de salvacionistas bonapartistas!
No mundo de Bolsonaro, suas assimetrias mentais garantem que ele não diferencia a coisa percebida. Fixo que nem um poste dentro do seu enquadramento intelectual, não consegue desvendar, absorver ou dar significação real aos horrores da pandemia. Vale a guerra aberta contra a razão sem exigência de sentido ou compaixão. Loucuras que induzem a erros de julgamento trazendo sofrimento, dor e morte aos brasileiros. .../Claudia F.
Todos conheciam o "mundo de bolsonaro" antes de votar nele. Ele nunca enganou ninguém. Ocorre que ele representa, fielmente, a Ãndole dos que votaram e, também, de todos aqueles que colaboraram para chegarmos onde estamos. Mentira, ódio, ignorância, intolerância, falta de escrúpulos, preconceito. Olhem-se no espelho, o bolsonaro é vocês
Esse tipo de posicionamento é semelhante, mutatis mutandis, ao cérebro de Bolsonaro. À evidencia que 58 milhões de brasileiros não são homofóbicos, nem racistas etc. Sabiam que do outro lado de Bolsonaro tinha uma organização criminosa, que, até hoje, não assumiu a verdadeira identidade que é a de Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros e nem por isso devemos pensar que seus eleitores sejam todos "Mensaleiros" e "Petroleiros". Deus nos ilumine, abraço fraterno em agnósticos e ateus. Namastê!
Havia pelo menos 8 candidatos de "direita" no primeiro turno. 8 opções para tirar o PT do poder. Porém, quase metade do eleitorado preferiu votar no candidato que pregava a violência contra adversários, homossexuais, negros, indÃgenas e mulheres. Que desprezava o meio ambiente, que defende a tortura e o armamento da população. Ou seja, votou em Bolsonaro quem concordava com suas ideias, porque havia outros (todos os outros) mais qualificados ou menos es,cro.tos
Queria o quê? Uma reedição do desastre petista? Quem induziu voto em Bolsonaro foi o pt. O partido traiu seus ideais e se lambuzou (disse Jaques Wagner) . Veja se consegue olhar no espelho e enxergar mensalão, petrolão, aparelhamento, recessão e pixulecos variados voando no céu de BrasÃlia. O Bolsonaro é seu tbm. Só não é daqueles que votaram em branco ou anularam o voto no segundo turno, - por não conseguirem votar em nenhum dos dois .Objeção de consciência, sabe? .../Claudia F.
Boa Samuel. Acertou na mosca. Brasileiro bonzinho e cordato revelando seu intimo. O veniz de civilidade de muitos derreteu com o calor da violência explicita do Bozo
Age por incapacidade, má-fé, super ego e por um descolamento intencional da realidade, sabendo que tem gente que acredita. Não é louco, não rasga nota de 200 dólares, nem se atira do precipÃcio. Age de caso pensado, mesmo nessa lógica distorcida. Louco pode não responder por seus atos. Espero que pague por tudo que faz. . A história dirá.
Um polÃtico democrata erra mas reconhece o erro, e nesse ponto é mais parecido com um cientista. Para os populistas como Bolsonaro, manter a condição de mito exige uma aura de infalibilidade. Pega carona no caldo de cultura de padres e pastores, que também alardeiam possuir uma verdade eterna. Além de se nutrir do medo do demônio, que no mundo da polÃtica, é o populista concorrente.
Posso imaginar a infância que teve Bolsonaro. Deve ter sido terrÃvel. O que uma criança passa dentro de suas casas não dá nem para imaginar. Familiares muitas vezes destroem a personalidade de uma criança , quando não a mata. Basta ver o que aconteceu com Henry, uma criança torturada e assassinada dentro de casa com a omissão do próprio pai, que ignorou a súplica do filho e o entregou aos seus algozes.
É chato e absurdo todos, todos os dias assistirmos ou lermos notÃcias sobre está figura mórbida e má. Ninguém faz absolutamente nada contra um louco que assaltou o poder de um paÃs totalmente obsoleto e inerte. Que povo é este ?
Tem uma boa parcela de brasileiros idênticos que o estão blindando
Este é o povo brasileiro que apoia Bolsonaro, 30% ótimo ou bom. Que bom!!
O problema não é que ele "não errou nenhuma" mas sim os que insistem em dizer que acertaram quando confrontados com a realidade que estamos enfrentando, o colápso da saúde com centenas de mortes nas filas de espera por UTIs. Queiroga Help !!!
Sr. Herculano, o produto de sua filosofia é de uma inutilidade hercúlea. Então a economia é nossa dom maior. Deveria saber, ao menos, que empresas ressuscitam mas pessoas não.
Não sabemos ao certo se ele pensa que "está certo" de fato ou, então, é mais uma de suas mentiras deslavadas, das quais até ele mesmo acredita, como foi dizer que ele "nunca" disse "gripezinha" quando existe, para todos verem, o vÃdeo dele dizendo tal palavra mais de uma vez. É uma pena que o Brasil tenha chegado a esse ponto da catástrofe. Esse PaÃs, tão abençoado, merecia muito mais do que um completo incompetente na Presidência e um monte de asseclas dizendo "Amém, Senhor Capitão".
O pior é ter dezenas de governadores que não conseguem controlar a pandemia nem seus estados, alguns com baixa população. Não vou nem citar os prefeitos.
Todos os artigos nessa Fsp são contra Bnaro. Tal unanimidade é bur++ ra ou interessada. E na minha opinião e estrategia infeliz, pouco lucrativa, isso porque 30%, pelo menos, estão com Bnaro. Sou pelo tratamento precoce, pelo isolamento seletivo e desconfio de vacinas apressadinhas e estelionatárias, e acho q ele deve mesmo pesquisar as curas, q o lobby de vacinas ñ gosta. ---Tenho recebido mensagens de jornal americano oferecendo imparcialidade como valor para propor assinatura, e baratinho.
Você é o cara . Já deveria ter assumido pelo menos o ministério da saúde e aplicar todo este conhecimento adquirido com seu mestre Bolsonaro .
Toda vez que leio um comentário tipo esse, penso comigo: ou esse sujeito está levando uma grana ou é muuuuuuiiiiito b.u.rr.o. Qual é o seu caso, Herculano?
Se o tratamento precoce funcionasse, os números no Brasil não estariam tão desesperadores. Principalmente, considerando a quantidade absurda que se distribuiu no Brasil. Segundo. Pertinente a sua desconfiança sobre as vacinas. Mas os números o desmentem. PaÃses com alto Ãndice de vacinação estão apresentando resultados concretos. Vide, inclusive, o Chile. A partir do momento em que se atinge um Ãndice igual ou superior a 70% de ocupação na UTI, só o Lockdown ou isolamento resolve. Vide a Itália.
Herculano Jr., você acaba de comprovar o texto de Hélio. Viver o mundo do imaginário é opção, claro. Ninguém te obrigará a sair das sombras... Paz e bem na desinformação! Só para que saiba: 54% dos brasileiros discordam da condução da pandemia do Presidente. Será que a maioria do povo brasileiro é contra o Brasil ou é o Presidente contra a vida de brasileiros? Reflita, filho!
Argh...
Enquanto faltam medicamentos e oxigênio nos hospitais, ao "gabinete do ódio" comandado pelo Carluxo não falta dinheiro para pagar seus acólitos, recrutando até mesmo semianalfabetos, que diga-se não é o caso do comentarista a quem respondo.
Acertou mesmo! Desde o começo a preocupação era como economia a verdadeira vida, aquela q nos alimenta, veste, da morada, da medicamentos, da saúde, q evita a violencia, q apazigua as pessoas, etc, e de quebra alimenta o estado pervertido, q alias Bnaro censura e me alinho com ele nisso também. Ate a Oms e contra Lockdowns, isolamento total e forma mais amena, afirma q produz pouco efeito empobrece ainda mais os mais pobres. Bnaro deveria publicar dados dos estragos da miseria.
Boa Herculano. Com certeza você acredita piamente que O Jair é o Messias que retornou a terra. Bravo!!!!
Sr. Helio gosto muito de sua coluna mas, acho que já chega de dar palco ao Inominável. Escreva sobre outras: você é capaz.
Passam desapercebidas DUAS ocorrências tão graves quanto a Pandemia. Esta passará, mais tarde do que cedo, após a pirâmide cadavérica empilhar mais de 500.000 vÃtimas, conforme Atila Yamarino previra em abril/2020. O Estado Policial e uma Autocracia Funcional se ergueram, em face de que o Aparelho Repressor e as Forças Armadas os garantem. Ambos involucrados na República das MilÃcias. Esta não passará tão cedo quanto a pandemia, porque não depende de vacinação, mas da concertação polÃtica.
Apesar de a pandemia e o comportamento psicopata de Bolsonaro tomarem conta do triste espetáculo em que se transformou a nossa vida, creio que não passam despercebidos os movimentos repressores e autocráticos deste abominável governo. Primeiro, pela composição governamental de militares que lhe dão suporte, depois pelos movimentos explÃcitos dos apoiadores fanáticos. E agora, a tentativa de repressão. Concordo, isso tudo vai além da pandemia.
Trocando em miúdos: ele não acredita que é um ge.no.ci.da mas nossa mente que é perfeita sabe que ele é.
Helio , o Governo Federal vai muito bem , obrigado , sem escândalos ou roubos nas Estatais Já na época do PT , era roubo todo dia ... São 6200 obras inauguradas , no Goveno do PT eram aditivos , obras inacabadas e roubos intermináveis ... . .
Jackson, você e o Herculano poderiam fundar uma igreja onde o Jair Messias seria o santo venerado, ou a própria encarnação de Deus. Nunca se viu adoradores tão fieis.
Bolsonaro vai agora acelerar a vacinação e promover novo auxÃlio emergencial. As reformas para acelerar a economia estão sendo discutidas e a partir de maio a vida começa voltar ao normal. Enquanto isto 30% do eleitorado avaliam o governo como ótimo ou bom o que garante a reeleição de Bolsonaro. Nada vai mudar esta realidade até 2022.
Esse papo que não é corrupto não cola mais, haja visto os casos de rachadinha na famÃlia e a união com o centrão, além do mais, incompetência e ignorância estão destruindo mais esse paÃs do que a corrupção. Bolsonaro vai ter que se esforçar muito para inventar algo para enganar o povo em 2022, pois a maioria que tem cérebro não votará nunca mais nele ou no PT.
Ao vivo e a cores a confirmação do que a reportagem se refere.
Helio , teu choro é livre , fim da mesada ....
Hélio, David Hume foi muito preciso no Investigação acerca do entendimento humano, Origem da Ideias, quando apresentou os dois argumentos que sustentam sua posição em defesa do empirismo. Toda ideia complexa deriva de ideia simples que nasce na experiência e uma pessoa privada de um dos órgãos dos sentidos não forma ideia correspondente àquele órgão. É bem fácil aplicar o método de Hume para compreender o mundo fantasioso de Bolsonaro. A ideia dele de êxito não corresponde ao mundo dos fatos.
Ou seja, não basta apenas ser um genocida qualquer, precisa também ser um dem. ente.
Não temos um presidente, temos um psicopata egoÃsta e autoritário. E pior, cercado de bajuladores que confirmam suas opiniões e decisões esdrúxulas.
Hélio, o psicólogo, psiquiatra, juiz, jornalista filósofo irretocável, pois seu cérebro é assim condicionado à sublime perfeição não admitindo falhas, repetindo à exaustão o que todos já sabemos e vivendo em seu mundo paralelo livre de covids e de bolsonaros
Bolsonaro é psicopata, psycho Killer. A satisfação no sofrimento do outro e a necessidade de sempre estar correto e se dar bem. Não tem conflito de pensamento, Bolsonaro é um doente mental do tipo perigoso, mata e vai ao cinema.
Caro Hélio, acho que tem que ser enfatizada uma linha demarcatória entre aquilo que é funcional dentro de princÃpios de normalidade e o que é absolutamente disfuncional, operando no campo da doença mental. Aquilo que a pessoa normal faz para acomodar as pequenas dissonâncias do dia a dia e botar a cabeça no travesseiro e dormir, é uma coisa; o que o Bozo faz, é muito diferente, tanto no volume quanto na qualidade. A barbárie Bozofrênica contém a marca da doença mental, muito além do regulamentar
Interessante. Como diz o ditado popular, “de médico e louco todo mundo tem um pouco”. O problema nem é a loucura ou alienação do indivÃduo, mas o grau de perigo para a sociedade.
Caro Hélio, seu excessivo racionalismo (que em 2018 o impediu de enxergar algum risco na eleição do inominável) o impede hoje de enxergar que há um método nessa suposta insanidade: semear caos e conflito e manter suas hostes mobilizadas e cada vez mais armadas, a fim de justificar um futuro golpe.
Texto muito informativo, com a marca registrada de Schwartsman. Atenho-me ao campo literário para lembrar o poema de Pablo Neruda, "Muchos somos": "De tantos hombres que soy, que somos, no puedo encontrar a ninguno: se me pierden bajo la ropa (...) Cuando todo está preparado para mostrarme inteligente el tonto que llevo escondido se toma la palabra en mi boca ..."
Hahahahah, só você para tirar Neruda da manga quando a gente fala do Bozo, Ayer! Ele é Belo e poético, antÃtese do nosso Messias tosco, " feio, sujo e malvado". Enquanto o Neruda se espanta com o múltiplo, o Bozo insiste no uno: em todas as condições, é o mesmo burrro, mau-caráter, recalcitrante e contra-empático. Cereja do bolo: o Bozo é o anti-ggozzo.
Texto muito informativo e oportuno, com a marca registrada de Schwartsman. Atenho-me ao campo literário para lembrar o poema de Pablo Neruda, "Muchos somos": "De tantos hombres que soy, que somos, no puedo encontrar a ninguno: se me pierden bajo la ropa (...) Cuando todo está preparado / para mostrarme inteligente / el to nto que llevo escondido /se toma la palabra en mi boca ..."
O site C19study agrupa estudos sobre tratamento de Covid e nele há alguns trabalhos(p.ex. Lagier et al., Derwande et al., Procter et al.) em que o uso precoce de hidroxicloroquina mais azitromicina(com ou sem zinco) reduziu a mortalidade pela doença. Por enquanto, nenhum estudo em que o uso precoce de hcq+azi(com ou sem Zn) não tenha sido eficaz. O autor e os assinantes estão desafiados a citar ref. bibl. de algum estudo em que o uso precoce da combo não tenha funcionado.
Mais um neanderthal thinking...
Paulo César, comunidade aqui está curiosa, responda para nós ("está desafiado a"): você é mal intencionado, é burrro, está sendo pago para difundir mentiras, tem raiva do mundo e gostaria de ver as pessoas mortas, é masoquista e gosta de falar bobagems e ouvir réplicas duras, qual é a sua? Não precisa parar de falar essas besteiras, não, apenas sacie nossa curiosidade, como uma gentileza à comunidade.
Kkkk, é a ciência ao avesso. Tem que provar que não funciona
"Por enquanto, nenhum estudo em que o uso precoce de hcq+azi(com ou sem Zn) não tenha sido eficaz. O autor e os assinantes estão desafiados a citar ref. bibl. de algum estudo em que o uso precoce da combo não tenha funcionado." Mentira sórdida, divulgada por indivÃduo, que é useiro e vezeiro em divulgar notÃcias falsas com ar de discurso cientÃfico.
O site citado já foi mencionado até pela Unicamp como "fonte não confiável" sobre a Covid. É uma daquelas páginas criadas especialmente para divulgar artigos sem credibilidade suficiente para serem publicados em revistas ou páginas respeitáveis. Não acreditem nesta notÃcia falsa, incessantemente divulgada pelo mesmo indivÃduo.
Conclusão:com base nos estudos disponÃveis hoje, e até prova em contrário, é forçoso admitir que o tratamento precoce com hidroxicloroquina mais azitromicina(com ou sem zinco) reduz a mortalidade por Covid. Todos os estudos em que a combo foi usada precocemente mostraram eficácia; por enquanto nenhum estudo que o uso precoce desses medicamentos não tenha funcionado. Com base nos estudos existentes, não há outra conclusão possÃvel. Quem discordar tem o ônus da prova.
As pesquisas registram UM FATO incontornável. O GENOCIDA tem a favor 'além dos 30% de devotados eleitores, a máquina do Executivo, a maioria do Congresso e do Judiciário, as Forças Armadas, forças policiais e milÃcias que aterrorizam o eleitorado. Será reaquecida a narrativa anti-petista e a demonização de todos que defendem pautas identitárias e de costumes'. No DIA D, o centro geleificado e o centrão fluÃdo não se somarão a Lula ou ao PT. Sem concertar A TERCEIRA VIA, o GENOCIDA está REELEITO!
Neste caso, o cruel não tem cérebro. Simplesmente, é um sociopata, logo fora da realidade. Eletrochoque nele.
Caro Marfan, tenho a impressão de que você cometeu um deslize... Não terá pensado em eletrocussão, não? Porque eletrochoque é, a despeito do que se possa pensar, método terapêutico. Vosmecê acha que há terapia para o caso em questão? Vamos direto aos dois mil volts e à "terapia da torrada"...
Sociopata pode ser muito inteligente, é alguém com empatia e apego zero para desconhecidos, embora possa ter apego e até certa empatia cognitiva com familiares, é muito agressivo e narcisista. O mais perfeito sociopata é Lula. Bolsonaro é um pequeno sociopata. Lula é bem mais inteligente e genial no comportamento das massas humanas e sem nenhum caráter moral. O narcisismo de Bolsonaro é tosco e o Lula é super. É o nosso Macunaima. ECT não funciona.
Platão foi o primeiro que sugeriu esses conflitos na alegoria da "parelha de cavalos conduzidos por um cocheiro". O cocheiro é comparado a razão, um cavalo a energia moral e outro ao desejo. Tem-se então, talvez, o primeiro esquema tripartido do conduta humana. Freud colocou diversos módulos em conflito : ID, Ego, Superego e Ego Ideal. Sabemos hoje que temos uma multidão de Módulos de Self e Objetos Internalizados.Não é uma sacada da Neurociência.
Benassi, você leu o livro do neurocientista citado? Leia. Verá ele cheio de abstrações e metáforas. E os módulos citados, muitos em conflitos são módulos conscientes. Logo chegarão nos módulos inconscientes. Os que fazem de Bolsonaro um mito projetam seus desejos agressivos e toscos no Bolsonaro. Os que endeusam Lula projetam seus Eus Idealizados Grandiosos no Nosso MacunaÃma e gozam com ele. Mala andrinhos adoram o Mala andrão que deu certo. Cria esperança.
Mas ninguém precisa de Platão para saber que o cocheiro que compara Lula com o nosso mico, digo, mito, tem a carroça puxada por bu.r.r.o.s.
O mérito da neurociência está em encontrar indÃcios claros e replicáveis dos fenômenos, Nelson. Antes dela - e da tecnologia utilizada em seus estudos - tudo era absolutamente especulativo, tudo no nÃvel das abstrações. A neurociência avançou na direção de uma "concretude".
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > No mundo de Bolsonaro Voltar
Comente este texto