Ilustríssima > Bolsonaro expõe autoritarismo de neoliberais e nova 'jornada de otários' de liberais Voltar
Comente este texto
Leia Mais
roberto campos era desonesto e antipatriota. o apelido de bob fields não era por acaso. rui barbosa era outro, que mudava de lado a depender das conveniencias. na época da vacina de oswaldo cruz, era um negacionista. john stuart mill era um liberal. defendia o voto feminino e era contra a submissão da mulher ao homem. se paulo gudes fosse liberal ao menos no campo economico já teria caido fora desse governo, mas é outro oportunista.
Direita brasileira sempre foi otária e mesquinha mesmo. Sempre conviveu com apoio autoritários. Não é atoa que até hoje não fizeram autocrÃtica, que ele tanto pedem para outros fazerem. Existe muitos Carlos Lacerda por ai, principalmente naqueles que foram perseguidas pelo Governo Bolsonaro...
Sugiro ao colunista e aos assinantes a leitura do livro “”Por que as nações fracassam””, de J Robinson. Precisamos de revoluções criadoras, não das destruidoras.
A Social Democracia é a única ideologia polÃtico/so9cial/econômica que gerou riqueza sem aumentar a pobreza. Ospaises mais desenvolvidos do mundo tem ou teve o seu desenvolvimento em todas as áreas doque os conservadores. Esta onda direitista na europa é produto da polÃtica de refugiados estrangeiros causadas e alimentadas pelos dois paÃses mais beligerantes e imperialistas do planeta: Rússia e EUA. Daà aparece esta malta direitista vomitativa terceiro mundista praguejando seu mantra de 64.
Pobre trabalhador apoiar ditadura, conservadorismo e liberalismo econômico é o mesmo que as galinhas pedirem para a raposa tomar conta do galinheiro. Povinho tacanho este da extrema direita, não consegue enxergar quem fomenta sua desgraça. No meio deste caos, a justiça ressuscita outro cavaleiro do apocalipse e recomeça o mesmo circo, bandeiras vermelhas nas ruas, carros de som enchendo nosso saco, buzinaços e assim vamos cavando mais fundo nas nossas desgraças.
Lacerda, o Corvo era liberal? "Getúlio não pode ser candidato, se candidato não pode vencer, se vencer não pode tomar posse, se tomar posse não pode governar.".
Os liberais que o autor admira e reputa como autênticos não são otaros, são mal intencionados. Podem perder o poder polÃtico para os reacionários, mas continuam privilegiados, se servindo de empregados domésticos e tratando os pobres de cima para baixo. Isso é o fundamental para eles.
Análise histórica pertinente para lembrarmos de que quando se nega a polÃtica, a ciência, o bom senso e a humanidade uma nação leva a si mesma para o abismo. Não é culpa da covid, da China, ou de qualquer paÃs o que estamos passando: é culpa nossa.
"No Brasil, desde novembro de 1823, quando há golpe, o Parlamento é fechado, deputados são presos, exilados e, em agluns casos, mortos." Julio Vellozo. Quero só ver o tamanho da "jornada dos o tá ri os" em 2022 se por acaso o bozo fizer o que já vem prometendo há décadas e os "o tá ri os" perceberem que deveriam ter feito algo e não fizeram por comodismo.
Ou seja, se deixasse a máquina brasil funcionar no modo default, o neoliberalismo encontraria seu terreno de modo natural e traria como brinde o autoritarismo polÃtico. Vanguarda do atraso!
Ótimo artigo, parabéns! Só lamento que tenha ido lá pra baixo na página inicial da Folha tão rápido.
O Liberalismo enquanto ideologia, surge no contexto de crÃtica ao Feudalismo, em três dimensões, filosófica, polÃtica e econômica, seu conteúdo é progressista, porém, na prática vai sendo moldado em função dos interesses da nova classe que se torna dominante, a burguesia, daà sua plasticidade, autoritário ou "democrático", resguardando sempre de garantir a exploração do trabalho e a propriedade privada dos meios de produção!
O flerte, enamoramento e matrimônio da escola austrÃaca com ditaduras não é um acidente ou anomalia, a História é prenhe de exemplos, mais recentemente, no Chile de Pinochet e no Brasil de Bolsonaro, bem a gosto dos pastores bilionários felizes com o liberalismo econômico e o conservadorismo de costumes, quem se der Bem, foi Deus, com a devida mediação dos pastores, se se deu mal, foi a falta de fé, casamento perfeito da concorrência capitalista e do neo calvinismo!
Ótimo artigo, mostrando que o neoliberalismo é uma degenerescência do liberalismo clássico. O embarque dos neoliberais em projetos autoritários mostra que não é só a esquerda que precisa se qualificar melhor em nosso paÃs; a direita também precisa se reformular urgentemente.
Excelente artigo! O liberalismo no Brasil e seus dilemas. Muito bom!
Muito bom texto e muito boa análise! Bem embasado e articulado, algo raro de se ver em textos sobre o tema. Parabéns!
recomendo a marcos lisboa ler este artigo sentado, sem esquecer de dobrar sua dose de rivotril.
Ótimo texto! Se discordam, q apresentem fatos, pois td q li no texto são os fatos, incluindo os recentes os quais basta olhar.
Instigante. Replicando. MAM
liberalismo e socialismo são delÃrios com sinal trocado; ou faces da mesma moeda falsa. MAM
UERJ é come e dorme, petralha ou a fim de. MAM
marcio, vc é ridÃculo e, por óbvio, um tremendo come e dorme. Entrar aqui para dizer essas bobagens não é coisa de homem. Se a Uerj fechar amanhã só sobrará grana e não nos faltará nada. MAM
É, mam, adulta deve ser a piadinha sem graça que vc fez com o Benjamin! Que verve, hein, amigo, que brilhantismo, acabou com o cara... E que tipo de ego tem um sujeito que assina com iniciais todo comentário que faz, como se tivesse acabado de produzir uma obra de arte? Menos, mam, bem menos...
daniel, adulto não escreve cergadinho, nem sequer como tentativa de ironizar ou fazer trocadilho, de resto infame. E mesmo que assim o fosse vc deveria tratar bem a criança; como não o fez ,só demonstra o velhaco que é. Em tempo, não há adultos entre o seus, a não ser para meter a mão. MAM
Volta pro cergadinho que aqui a conversa é de adultos .
f* é ser picado e não inteiro. MNAM
Marcos Andrade, seu comentário também só consolida, confirma, comprova e exemplifica a argumentação desenvolvida pelo autor do texto. Vc poderia sofisticar uma pouco mais a apresentação de sua visão. Nesse sentido, somos novamente gratos pela sua singela crÃtica disfarçada de manifestação.
marcos deve ter sido reprovado por lá. ressentimento é f*.
Bom resumo histórico. Para mim o clima iniciado com os motins de 2013, que puseram em cheque o centrão polÃtico e viabilizaram a lava jato, não tem a ver com liberalismo ou neo-liberalismo. É uma demanda popular por lei e ordem, e nesse sentido mais próxima do autoritarismo que do liberalismo. Onde há demanda surge a oferta, seja de milÃcias nas comunidades ou de Bolsonaro na presidência. Se não fosse pela pandemia, a reeleição seria provável.
Cheque é ironia ou erro crasso? O resto concordo. MAM
Liberais de um jeito ou de outro são capitalistas. O socialismo ainda está por provar q pode evoluir, o capitalismo já demonstrou q eh um monstro indomável e destruidor do planeta.
O socialismo está por mostrar que pode evoluir?? Os experimentos da URSS, Cuba, Korea do Norte entre outras barbáries foram pouco para vc? Ai já virou doença.
Artigasso
Excelente artigo para ajudar a população a entender que neoliberalismo não é democrático, logo, fica fora do liberalismo polÃtico, que aceita tendências conservadoras e progressistas desde que democráticas, destinadas à busca por consenso, ao respeito ao estado de Direito e ao contrato social. O pecado do artigo é tratar o campo liberal conservador como "liberal" e o campo liberal progressista como "socialista".
Ótimas colocações Bruno. Desconhecia muitos aspectos. Precisamos falar mais sobre polÃtica! Não é por acaso que a elite financeira entoava o mantra: "polÃtica não se discute" e cá estamos...
Parabéns senhor Bruno. Gostei muito dos seus comentários.
Lembrando, Locke, o pai do liberalismo defendia que o acúmulo de capital deve se dar apenas no excedente, depois que todos tenham o mÃnimo. Detalhe que ele nao apresentou isso como regra moral, mas lógica, pois alguém situacao pior do que estaria fora do contrato social acaba se retirando dele, ou seja: tecido social se rasga e as pessoas deixam de seguir a lei e acreditar na sociedade. Em suma, acesso a bens primários não é algo do socialismo... é requisito para a democracia...
O liberalismo não é um centro, mas o tabuleiro democrático no qual diversos pensamentos polÃticos podem e devem dialogar. O problema é que pensamentos como o reacionário, o neoliberal e o socialista já têm verdades definitivas, então não estão abertos ao diálogo, portanto são iliberais, antidemocráticos. O erro é tratar o trabalhismo brasileiro como socialista. Getúlio não foi socialista nem mesmo quando ditador. PT cometeu erros, mas nunca usou PGR e AGU como capangas, tampouco foi socialista.
Do outro lado, parece-me injusto e impreciso tachar o campo progressista brasileiro, muito mais próximo do trabalhismo inglês do que de uma social democracia continental - ou seja, ainda mais centrista - como campo socialista. Outra questão é falar de ameaça autoritária da esquerda, que sempre é percebida em razão da tentativa de reformas e não de atos autoritários... é lamentável que o campo conservador brasileiro prefira dialogar com iliberais do que com o campo progressista.
Lacerda era um conservador, assim como o próprio Raul Pilla e o seu partido libertador. Ambos apoiaram o golpe militar e isso é uma mancha histórica tenebrosa, mas mais relacionada ao oportunismo (Pilla achava que conseguiria o parlamentarismo com a ascensão militar) e à guerra fria do que ao gosto pelo autoritarismo que os neoliberais têm.
Excelente! Parabéns à Folha, por publicar tal artigo, que demonstra que os apoiadores da polÃtica econômica de Guedes (a própria Folha!) estavam, de fato, flertando e apoiando o autoritarismo destrutivo atual! Precisamos de mais textos como esse. O povo brasileiro tem o direito de conhecer a História do paÃs, que tal qual o conflito psicológico, tende a se repetir compulsivamente.
Pouco importa se o autor segue uma linha de raciocÃnio tendenciosa. Falar em liberalismo no Brasil é piada de mal gosto. Ideologia polÃtica em pais de segunda linha pouco importa. O que existe por aà é uma sopa de intelectuais de todas as vertentes a regurgitar bobagens, como o autor deste texto. Boa sorte .
Falou o "pouco importa" e "eu sei de tudo e ninguém sabe de nada"
Liberais de verdade no Brasil - que defendam a cidadania, as leis, as instituições e a democracia - não devem ser mais do que 0,1% da população...
É muito triste admitir, mas o Felipe tem alguma razão... eu acho muito mais fácil refletirmos sobre e estudarmos a democracia (liberalismo politico) e colocar em prática, do que olhar a nossa (falta de) tradição democrática e tentar buscar respostas nela. Nosso campo progressista sempre foi apenas um trabalhismo flertando com populismo... Nosso campo conservador é tacanho e sempre negocia com os reacionários e faz concessões a neoliberais... falta diversidade e profundidade de ideias...
Paradoxo dos paradoxos. Os liberais enxugam o Estado, vendem empresas, o trabalhador fica sem renda e....quem vai produzir e trabalhar em cima do vácuo criado no paÃs é o felizardo do trabalhador estrangeiro e o empresário estrangeiro! Me digam o que aconteceu com os trabalhadores de Rio Grande RS? São os fatos contra teorias muito mais afirmadas do que demonstradas!
Artigo brilhante, mas, infelizmente, tendencioso e es quer dista. Parece que só a es quer da é virtuosa. Onde fica o lu lismo e seus desmandos? E a autor tarismo ge no cida da URSS que influenciou a criação da “ jornada de otá rios”? Com meias-verdades nunca entenderemos realmente nosso paÃs. Sem isso, nunca acharemos uma solução para nosso subdesenvolvimento....
O artigo se propõe a fazer uma análise do liberalismo e do neoliberalismo. Está no tÃtulo inclusive.
Artigo brilhante, mas, infelizmente, tendencioso e esquerdista. Parece que só a esquerda é virtuosa. Onde fica o lulismo e seus desmandos? E a autoritarismo ge no cida da URSS que influenciou a criação da “ jornada de otários”?Com meias-verdades nunca entenderemos realmente nosso paÃs. Sem isso, nunca acharemos uma solução para nosso subdesenvolvimento....
O artigo sequer fala do centro ou da esquerda. É uma análise do liberalismo brasileiro, não uma comparação entre direita, centro e esquerda. É muito difÃcil entender isto?
Os fins justificam os meios? Os neoliberais acreditam no equilÃbrio econômico que emergiria dos jogos de mercado. Acontece que as reformas idealizadas e implementadas por eles nos trouxeram uma maior concentração de renda e poder. EquilÃbrio distante, quando o poder de mercado se alia ao autoritarismo, por conveniência, colhemos resultados nefastos.
O Brasil não é para amadores
Os neoliberais não defendem liberdade individual ou igualdade de oportunidades... Defendem os privilégios baseados numa ordem econômica pré-estabelecida e uma sociedade inteira na qual os indivÃduos servem ao Deus Mercado!
PolÃtica liberal no Brasil é utilizar o governo para enriquecimento, polÃtica pública no Brasil é para deixar pobre sempre pobre, ou empobrecer
Nunca existiu liberdade individual, brasileiro vive em um regime de tutela, e as melhorias, se é que existiu, acontecem pelo avanço tecnológico.
Prezado, parabéns pelo artigo e, obrigado pela aula de história polÃtica em poucas linhas. A história se repete por aqui, por que dificilmente temos conhecimento e empenho para retirar os ossos do armário.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Bolsonaro expõe autoritarismo de neoliberais e nova 'jornada de otários' de liberais Voltar
Comente este texto