Tostão > Torcedores não querem apenas torcer, querem também entender o futebol Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Adauto Lima

    Finalmente, desde que tentei descobrir o que é Líbero em 1986, alguém esclareceu. Até então só sabia que o Beckenbauer era líbero. Agora só falta descobrir o que é Quarto Zagueiro. Espero que não demore outros 35 anos, pois ou não estarei mais por aqui ou não terei condições de entender mais nada.

    Responda
    1. daniel Rodrigues Santos

      Seguindo a explicação do João, o beque central era o zagueiro do centro do WM, que hoje normalmente é o zagueiro pela direita. O termo centra vem do fato que no WM de fato ele era o zagueiro do meio.

    2. joão tubero

      O "quarto zagueiro" surge em uma variação do WM (3-2-5) para o 4-2-4 (esquema usado por Zagallo na seleção de 70, com Tostão). Ele é o "quarto" (normalmente, o zagueiro posicionado pela esquerda) porque ele é o quarto jogador a ingressar na linha de defesa (que, com o WM, tinha três defensores). Então, de uma linha de 3 defensores para um linha de 4 defensores, esse jogador que entra é o "quarto zagueiro".

  2. JOSE HAMILTON

    Mais do que entender o futebol, os torcedores querem espetáculo: dribles. gols, estratégias e surpresas no decorrer do jogo.

    Responda
  3. gabriel pitta

    Faz tempo que questiono o papel dos comentaristas esportivos. Dizer o que estamos vendo, analisar depois do apito final, é recorrer ao óbvio, queremos saber o que está acontecendo “no granado” em tempo real. Perfeito Mestre Tostão

    Responda
  4. Anderson Nunes

    O futebol pra mim hoje, depois da adesão ao miliciofascismo bolsonarista, salvo exceções raríssimas que de tão raras tendem a zero, é como um relacionamento que acabou, existiu, durou, deixou marcas, mas acabou!

    Responda
    1. Anderson Nunes

      Prezado Fábio, obrigado pelo seu comentário, mas esclarecendo vc, fui palmeirense por aprox.40anos, até dez de 2018 quando o palmeiras abriu as portas e aquele gramado que eu tinha especial estima por ter pisado Ademir da Guia e Djalma Santos, para que o mili.ci.ofasc.ista que hj está presidente tripudiasse da cara de muita gente e em especial da minha. A partir daquele momento cada mais via adeptos da figura no meio futebolístico e isso só me afastava naturalmente.

    2. Fabio Silva Neves Santos

      Espero que você volte a se entreter com futebol como antes Anderson. Não entendi como ligou bolsonarismo ao futebol a ponto de envolver a partida em si pois para mim é justamente o contrário: um escape dessa polarização chata e sem limites que é a midia como um todo, suas Tvs e alguns jornais que hoje nem consigo acompanhar mais. Abraço!

  5. FLAVIO ZOLETTI

    Ler seus textos me faz ainda ter esperança de gostar do nosso futebol. Obrigado mestre.

    Responda
  6. Rui S Souza

    O futebol brasileiro tá longe de ganhar uma copa do mundo. Basta ver os jogos da Europa. Mesmo com os jogadores da seleção atuando no futebol europeu.

    Responda
    1. Fabio Silva Neves Santos

      Já eu acho que podemos ganhar justamente por isso: jogadores atuando fora. Acontece que hoje não tem ninguém mais "bobo". Penso que os outros evoluíram e nós seguimos saudosistas, mas ainda assim, ganhamos uma em 2002

    2. Aroldo Zella

      O maravilhoso futebol brasileiro acabou em 70. Depois virou jogo de técnicos, as estrelas cultuadas pela mídia. Às vezes surge um Neymar da vida, que se destaca por ser um pouco diferente, mas nada de especial, mas a mídia, bem paga, trabalha pra dizer que ele é craque. O Futebol brasileiro hoje é o Palmeiras, ganha um título com dificuldade, sem brilho e perde de maneira humilhante fora do país. Tostão mais uma vez chega a uma conclusão brilhante, como analista profundo que é deste esporte.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.