Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Oliveira

    Esta semana assisti um dos episódios da série Small Axe [globoplay], Alex Wheatle, dirigido pelo britânico Steve McQueen. O diretor é negro, o protagonista é negro, assim bem como a maioria dos atores. Baseado numa história verídica de um negro numa Londres racista, a de Alex Wheatle, que passou por tudo de ruim que passam os negros, aqui e na Grã-Bretanha, mas superou, tornou-se um grande escritor. Ele fez as suas escolhas e não foi o primeiro fazer isso. Ele quis! Não culpou o passado.

    Responda
  2. MARCUS FABIO MAGALHAES FONSECA

    Muito inteligente nas colocações , ser feliz e ir em busca de sua felicidade é a maior militância que existe

    Responda
  3. TIAGO NEGREIROS

    Assim como Nego Di, Karol e Projota, Lumena foi uma das mais agressivas contra Lucas, mas o texto a esqueceu. Lumena fez um papel patético na casa e um desserviço ao movimento negro no Brasil.

    Responda
  4. MARCOS CAVALCANTE UCHOA

    Como professor, uma das minhas maiores angústias é ver o quanto a militância racial tem o poder de transformar um jovem como esse numa consciência negra, numa vítima. Como é difícil lutar pela autoestima da criança depois que ela viu as imagens dos horrores da escravidão como constitutivas da sua negritude. Colocar isso nas costas de um menino feliz só para fazer dele um prosélito militante é muita crueldade. Essa é a grandeza da consciência negra e esse moço infeliz é o retrato do que ela cria.

    Responda
  5. José Oliveira

    Tadim. E a primeira vez em que foi descancelado, não aproveitou. Se cancelou de novo.

    Responda