Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Hercilio Silva

    O bolsonarismo é o que há de mais próximo ao nazismo no país. Carrega junto as tintas do preconceito racial e a pureza do grupo de apoiadores, com forte carga de radicalismo religioso.

    Responda
  2. Ricardo Fernandes

    Pode-se até argumentar, que a política desgovernamental não tem o fito de eliminar os cidadãos improdutivos. Entretanto, a mensagem sub-liminar do Presidente e o resultado da inação governamental, aliada às políticas de saúde totalmente canhestras, levam-nos a concluir em contrário.

    Responda
  3. Leão Machado Neto

    O comentário do Luiz Kignel de que os campos de concentração eram para matar e o isolamento é pela vida é genial. O problema é que os bolsonaristas não sabem muito bem o que foi o Holocausto, assim como parte da esquerda nunca ouviu falar do Holodomor.

    Responda
  4. paulo pesce junior

    Não foi esse pessoal que cedeu palco lá no Rio para o Bolsonaro defender a ditadura?

    Responda
  5. Claudio Cordovil Oliveira

    O lIder do tal empresário teve acesso livre e entusiasmado a sinagogas quando de sua campanha eleitoral. Eu assisti àqueles episódios de acolhida hospitaleira estupefato. Era evidente onde aquilo tudo iria parar para qualquer pessoa com alguns neurônios. O choro é livre.

    Responda
  6. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Estamos assistindo ações que se assemelham áquelas praticadas pelos nazistas, repetição de mentiras para parecerem verdades, uma delas, a afirmação de que o fascismo era de esquerda, outra, a China é comunista e quer comprar o Brasil para torna-lo, comunista... são táticas de guerra virtual para confundir e enganar a população, é mais do mesmo, é o velho e carcomido irracionalismo voltando a cena,razão e ciência  o que desmoralizam o mentiroso!

    Responda
  7. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Estamos assistindo ações que se assemelham áquelas praticadas pelos nazistas, repetição de mentiras para parecerem verdades, uma delas, a afirmação de que o fascismo era de esquerda, outra, a China é comunista e quer comprar o Brasil para torna-lo, comunista... são táticas de guerra virtual para confundir e enganar a população, é mais do mesmo, é o velho e carcomido irracionalismo voltando a cena,razão e ciência  o que desmoralizam o mentiroso!

    Responda
  8. FLAVIO CALICHMAN

    A comunidade judaica, da qual faço parte, não tem posicionamento político homogêneo, único; cada um, evidentemente, tem sua preferência política e ideológica e vota de acordo com essa preferência e com suas convicções. Dito isto, eu pessoalmente não compreendo uma pessoa imbuída de valores judaicos votando em candidatos reacionários de direita ou de extrema-direita; as lição da História é absoluta e incontestável, o radicalismo de direita é antissemita. Ponto parágrafo.

    Responda
    1. Alexandre Matone

      Concordo, e acrescento que hoje em dia o radicalismo de esquerda é ainda mais antissemita! Não podemos esquecer das Ilhas Gullag, para onde eram enviados os refuzeniks, muitos judeus, que se recusavam a abandonar as suas origens. Não podemos nos omitir quanto aos campos de concentração, na China, onde agora estão internados os muçulmanos oygures, para lavagem cerebral marxista.

  9. Ernesto Pichler

    Os bozofascistas apoiam o nazionista Bibimann. O nazismo massacrou judeus, comunistas, ciganos, homossexuais, democratas. O holocausto não foi só de judeus.

    Responda
    1. Alexandre Matone

      The Jerusalem Post - "Israeli Arabs say no to Palestine" - By Daniel Pipes - Fev. 4,2020 - "Se a perspectiva de uma mudança na fronteira se tornar real, os árabes israelenses (do 'Triangulo da Galileia') podem e irão exercer seu direito como cidadãos de Israel de se retirar do Triângulo." - Prezados extrema-esquerda, parece que os palestinos não estão muito a fim de ser governados por grupos terroristas... Expliquem para eles como os israelenses são "maus"!

    2. Alexandre Matone

      The Washington Institute for Near East Policy - "Half of Jerusalem's Palestinians Would Prefer Israeli to Palestinian Citizenship" by David Pollock - Aug 21, 2015. Traduzindo: "Metade dos palestinos de Jerusalém iriam preferir a cidadania israelense do que a palestina". Militantes da extrema-esquerda, expliquem para os palestinos como os israelenses são maus para os palestinos. Eles não estão entendendo!

    3. Alexandre Matone

      The Times of Israel - "1 in 3 Arab Israeli voters want Netanyahu to remain PM, poll finds" - Toi Staff - 13/3/2021. Traduzindo: de cada 3 árabes israelenses, 1 votará em Bibi Nethanyahu, segundo pesquisa recente. Ernesto Pichler e demais militantes da extrema-esquerda, expliquem para eles como Bibi é "mau"! Eles não estão entendendo!

  10. rubens goncalves

    Daqui há pouco os bolsominios ir ao dizer que "o trabalho liberta " .falta pouco

    Responda
    1. Ricardo Fernandes

      Já estão dizendo, vide o texto!

  11. Aguinaldo Pedro

    Vindo da latrina de onde veio, é o mínimo que pode se esperar.

    Responda
  12. Adalberto Belgamo

    É uma vergonha alheia atrás da outra. Discursos que mostram o cognitivo limitado. Não é falta de informação, é a demonstração mais pura do (mau) caráter de alguns apoiadores do desgoverno. Bra"z"il...um pesadelo sem fim...

    Responda
  13. M Rodrigues

    A máscara (ops) do "apoio a Israel" dos bozolinos finalmente caiu. Todo bozolino é nazista na alma e inimigo do povo Judeu e de Israel. Não é a toa que Duduxo bananinha, Carluxito, e o amigo deles Roberto Jefferson defendem os Nazistas e negam o Holocausto contra o povo Judeu. Hora do povo Judeu unir seus esforços mundialmente pela prisão, julgamento e execução dos bozos e de todos os bolsonaristas como aconteceu com os idolos deles, os Nazistas em Nuremberg!

    Responda
  14. orlando gomes de freitas

    Ratos saindo de seus esgotos, marchando a céu aberto, destratando as pessoas, falando besteiras, sendo grossos, mal educados, bestas em profusão, onde estavam ? onde sempre estiveram, em nossa sociedade, praticando pequenos pecados, até que surgiu um líder que os fez dar as caras.

    Responda
  15. Antonio Ivair Arrais

    Sou radicalmente contra essa política do fique em casa, de lockdown, pois acho inúteis. Mas comparar essas restrições impostas pelos governadores como nazismo, é criminoso. Só quem não sabe o que foi o nazismo para fazer tal comparação. No nazismo, crianças eram encaminhadas para câmaras de gaz porque o governo as julgavam inúteis. Assim como idosos e doentes. Essa advogada tem que ter no mínimo o registro cassado pela OAB. Tem gente que não sabe o que foi o nazismo, ela sabe!

    Responda
  16. Alberto Henrique

    Bolsonaristas K gando pela boca.

    Responda
  17. José Freitas

    Eu fico me perguntando onde estavam estes seres mac.abros??? Como o Brasil não tem nada de amistoso e civilizado, país de pouca educação e de poucos seres pensantes. Humanista aqui é tachado de comunista, miliciano e arma como humanista é correto. Como o Brasil virou o por país do mundo????

    Responda
  18. Luiz La

    “Arbeit macht frei”; O Trabalho Liberta! Essa é a frase fixada na frente dos campos de extermínio nazistas! O "trabalho" nos campos de concentração era trabalho escravo e a "liberdade" para os trabalhadores era morrer! Como disse a senhora no vídeo, os alemães vão entender... E se enojar! Só mesmo os seguidores de Bolsonaro conseguem aprender alguma coisa com os nazistas e o nazismo!

    Responda
    1. Ricardo Fernandes

      Aprenderam direitinho: que a mentira repetitiva toma ares de verdade; que a demonização de quem não concorda com suas práticas, fotalece o regime; que todos que não se submetem aos seus delírios, são inimigos da Nação, que os fins justificam os meios, etc e tal!

  19. Leonardo Trindade

    A gente nunca deve esquecer quem é o empresariado brasileiro. Basta lembrar que tinha empresário apoiador da ditadura com fetiche em acompanhar as torturas praticadas na época. Não mudaram nada. Hoje, uma grande parte do mercado assiste o povo morrer sufocado e pede mais.

    Responda
  20. Vanderlei Nogueira

    A Alemanha com seu laboratório BioNTech não deveria ter prioridade na vacinação? A Alemanha ainda está presa?

    Responda
    1. Luiz La

      O que ?????

  21. Rodrigo Ribeiro

    Lema nazista é "o trabalho liberta". Em meio à pandemia, surgir esta frase, é muito sintomático. Há ainda dúvida sobre o genocídio estimulado pelo neandertal?

    Responda
  22. Erica Luciana de Souza Silva

    Na matéria q abre esse jornal, hj, tem um camarada pedindo Auschwitz para o colunista.

    Responda
  23. Pierre Laville

    A grande vitoria do nazismo e ter conseguido relativizar todos os outros crimes.

    Responda
  24. Tersio Gorrasi

    O isolamento pode ser uma medida eficaz no mundo civilizado, mas não aqui, porque jamais será levado a sério ou respeitado por boa parte da população. As realidades são totalmente distintas, não permitem qualquer comparação

    Responda
    1. Tersio Gorrasi

      Ricardo, são apenas uns 20% ou menos de apoiadores que tem esse guia cego. O restante age mesmo é por conta própria. Não há como mudar isso, está no DNA miscigenado do brasileiro. Somos uma quimera de diferentes povos e culturas

    2. Ricardo Melo

      Temos um retardo social, agimos como moleques, somos cúmplices de nossos algozes. Quanto gente esclarecida sendo guiada por um cego!

  25. José Adolfo Mota de Almeida

    Alguns setores da comunidade judaica aplaudiram esse desgoverno. Jamais vou esquecer das risadas e aplausos que Bolsonaro escutou quando comparou os quilombolas a gado. Depois de eleito o presidente só destilou ódio contra a comunidade judaica. Espero que tenham aprendido alguma coisa!

    Responda
    1. geraldo sanches

      E de quebra Bolsonaro trouxe ao cenário político duas figuras de fazer corar qualquer judeu que preze pelos dogmas de sua religião: Weintraub e Wajngarten.

    2. Marcelo Caleffi

      Perfeito o seu comentário

    3. jane oliveira

      Muito bem lembrado. Todos os envolvidos nesses episódios são ignorantes e desprovidos de humanidade.

  26. Lorenzo Frigerio

    País de gente sem-noção. Periferia do mundo.

    Responda
  27. Sérgio Pombo

    Existe uma similaridade entre os dizeres do portão de Auschwitz e a utilização do lema "o trabalho liberta" contra o isolamento na pandemia. Em ambos os casos a frase é um engodo que conduz à morte.

    Responda