Opinião > O céu é o limite Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Carlos Telles

    Alô Terra, alô Terra, de onde vem essa gente? Parece um manicômio esse país.

    Responda
  2. Paulo Silva Barbosa

    Enquanto não resolvermos este problema gravíssimo do desmatamento e estes crimes ambientais, onde o governo federal faz vistas grossas e o país impor em aproveitar suas riquezas minerais, industrializando e agregando mais valor ao seus produtos, continuaremos sendo boicotados por uma gama enorme de países e seremos eternos fornecedores de commodities que praticamente pouco benefício em termos de rendas para o cidadão comum.

    Responda
  3. Cloves Oliveira

    O Brasil tem os mesmos problemas para exportar alimentos para a UE que outros grandes produtores como EUA e Ãndia. A UE não tem interesse em importar alimentos manufaturados ou semi manufaturados, pois possui um enorme, mas sub utilizado parque industrial de processamento, que é um importante gerador de empregos. O caso do açúcar é emblemático. Eles preferem pagar mais de 40 € pela tonelada de beterraba do que importar açúcar de cana do Brasil que custa em torno de 16 € por tonelada de cana.

    Responda
    1. Cloves Oliveira

      O Brasil se tornou um importante produtor de alimentos, mas precisa trabalhar melhor a imagem dos nossos produtos via ferramentas do Marketing profissional, como fez, por exemplo, a Colômbia com o seu café. O nosso suco de laranja é consumido na Europa sem que as pessoas conheçam a sua origem. Isso porque a Holanda, que provavelmente não possui um único pé de laranja no seu território, importa o suco do Brasil , reprocessa e exporta para a UE e outras regiões sob a própria marca.

  4. Cláudio Rodrigues

    A senadora parece que chegou de Marte hoje e ainda não se inteirou do que está acontecendo nestes dois últimos anos em relação ao desmatamento e ao relacionamento com a China. Acreditar em mudança de comportamento do Governo Bolsonaro ou é alienação total ou muita hipocrisia.

    Responda
  5. Henrique Marinho

    Um pouco de razão em meio ao caos. A senadora está correta quando diz que o meio ambiente pode ser um empecilho ao nosso avanço em direção a novos acordos. Com a nova lei de pagamento por serviços ambientais, com inteligência, disposição e coragem, podemos fazer desse limão (desmatamento e aumento de emissões) uma limonada (reflorestamento, manejo do solo, e fixacao de CO2). A China, maior poluidora do mundo há 30 anos, hoje é líder em energia renovável. Mudança de postura. É isso que precisamos

    Responda
  6. MARCOS BENASSI

    Dona Kátia, devo dizer que tenho uma desconfiança básica da senhora, como tradicional representante do grande agronegócio. Dito isso, é relevante reconhecer sua posição de ilha de racionalidade na Bozofrenia ao redor. E gostaria de desejar muito boa sorte na lida com o Itamaraty sub-intelectual e primitivamente católico com qual terá que lidar. Sugestão? Pegue uma bela peça de um trator clássico, presenteando-a ao Arnesto como se uma Relíquia fosse: esses primitivos gostam de dedinho de santo...

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.