Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo Renato Nunes de Oliveira

    Nunca ouvi o Governador de São Paulo, em quem jamais votaria, provocar aglomeração, demonizar o uso das máscaras, defender remédio pra verme e pra malária contra a COVID (alguns pacientes que usaram o kit Covid estão na fila de transplante de fígado), chamar de gripezinha, dizer em rede nacional que ele, Doria, era um atleta e que se pegasse nada sentiria (teve um genocida aí que ficou internado no Hospital das Forças Armadas em Brasília ou não, tomando antibiótico pro pulmão detonado ou não?) .

    Responda
  2. José Augusto Bernabé

    Temos um "Genocida" Paulista aí ou não? ou agora os Jornalistas ativistas vão por a culpa no Caim. Vocês brincaram e surfaram na Onda da Pandemia e esse Vírus vai matar as "Esquerdas" no Mundo inteiro, seus Manuéis.

    Responda
  3. Lygia Barros

    O tal do Colombo poderia comparar os dados de SP com os dados de RJ e DF que são dominados pelo exterminador do presente !!

    Responda
    1. José Roberto Pereira

      Esse robô não foi programado para esse tipo de função. Não consegue "comparar", apenas reproduzir fake news.

  4. COLOMBO MELO

    Peço desculpas pelo erro que cometi, numa das mensagens que postei. Em algum lugar, ouvi 79 mil mortes em SP, e provavelmente devo ter ouvido mal, Parece que são "apenas" 68.000, o que dá uma média de 1500 mortes por milhão. A média nacional é 1404, obviamente turbinada por SP. Sem SP, a média nacional seria 1367 mortes por milhão. Enfim, mesmo com meu erro, SP está 10% pior do que o Brasil.

    Responda
  5. Isidro Oliveira

    Os sentimentos deste humilde leitor às famílias das vítimas! Já que o PR não faz, nós fazemos. O nome disso, se quiserem passar para assessoria do PR se chama empatia. Agora, eu não tenho como impedir mortes, exceto fazendo que já faço, que é seguir todas as medidas científicas sobre a Covid. O PR pode, e não faz. E não está nem aí. Vocês não perceberam ainda, podem morrer milhões, para ele é só achar outro culpado perto da eleição de 2022! Mas não vai, o capitão não é mito, é "mato"

    Responda
    1. Alexandre Miquelino Levanteze

      Falou e disse Isidro!!

  6. Renato Coletes

    Primeiro faço a sugestão de pauta, para a Folha averiguar onde foram parar todos os equipamentos adquiridos para os hospitais de campanha montados pelo governo do Estado de São Paulo e que depois acabaram sendo desmontados. Depois, apesar de abominar o governador paulista, tenho que admitir que ele supera em muito o Capitão Cloroquina, pois, sem ele, estaríamos até agora sem vacinas, uma vez que a preferência do Capita é pelo Kit Covid. O desrespeito às restrições em SP, muito se deve ao Cap.

    Responda
  7. COLOMBO MELO

    No meio do caos na saúde pública do Amazonas, em janeiro passado, o governo federal , a pedido do governador, tomou as rédeas no combate ao coronavírus no estado. Em pouco tempo, com a ação do Ministério da Saúde comandada por Pazuello, o Amazonas se transformou no estado modelo para o país. Há 8 semanas que o número de mortes diminui. E a economia está voltando a funcionar a pleno vapor. Grande trabalho, presidente. Parabéns, ministro Pazuello.

    Responda
    1. Carlos Simaozinho

      Você só deve estar brincando. O cara deixou faltar oxigênio, distribuiu cloroquina dizendo ser tratamento precoce, foi responsável direto por centenas de mortes...

    2. Isidro Oliveira

      Dá um lustro aqui no meu sapato também Colombo...

    3. Dionisio DeBarros

      Governo federal? De onde vc tirou essa estoria fantasiosa?

  8. Isabele Haruna Ono Zamaro

    Alguém sabe por onde anda a Regina Duarte ? Eu queria dizer pra ela que estamos com medo !!!

    Responda
  9. Durval Orlato

    Qual o problema em ficar 15 dias sem caminhadas ou ir a parques? Ou ficar 15 dias sem ir ao shopping ou supermercado? Seria impensável ficar 15 dias sem ir a algum churras "cozamigos"? Ou ficar 15 dias sem ir a uma balada ou festinha? #COVID19 veio forte! Mascaras cirúrgicas descartáveis custam R$ 0,85 cada (um maço de cigarro compra 6 máscaras). Máscaras PFF2 ou N95 custam R$ 5,00 cada (reutilizáveis 2 a 3 vezes adequadamente, o preço de um maço de cigarro)... quanto vale sua vida?

    Responda
  10. Durval Orlato

    Quanto comentário bobo sobre a pandemia. Brasileiro tem um misto de crendices com masoquismo misturados. Um problemão novo, mundial, difícil de prever, e ficam defendendo um presidente que não comprou vacina no tempo certo, não incentiva o uso da máscara, um boçal. Não prevê insumos, não articula o país, só sabe jogar para 1/3 dos brasileiros que querem ouvir o que ele fala. Os outros 2/3 ele não liga. Isso é um lider nacional???

    Responda
  11. COLOMBO MELO

    O estado de SP tem 44 milhões de habitantes. Hoje, o estado conta 79.000 mortes por covid19. São quase 1.800 mortes por milhão de habitantes. No Brasil inteiro, são 295 mil mortes e 210 milhões de habitantes. São 1.404 mortes por milhão de habitantes. Há algo muito errado em SP. A média de mortes no estado é 28% maior do que a média nacional. SP é o verdadeiro vexame do Brasil. Se fosse um país, seria um dos primeiros no ranking de mortes por covid.

    Responda
    1. ADELCIO SIMOES

      Esse Colombo Melo deve ter algum problema de visão ou então é má-fé mesmo. A notícia é clara informando que em São Paulo faleceram 68.623 pessoas. De onde então sacou 79000 mortes para fazer o tal cálculo? Então usando os números reais a média ficaria em torno de 1.559 mortes ou seja 11% acima da média nacional e não 28%. O que ele diria do Rio de Janeiro que tem uma população de 17.366.189 pessoas e tem 35.180 óbitos registrados atingindo a absurda média de 2.025 por milhão de habitantes??

    2. Afonso Expedito da silva

      Pq será? Será que é o estado mais populoso do país ?

    3. Luiz Alves

      Bolso-Dória nunca mais!! Duas tranqueiras.

    4. Augusto João Piratelli

      O erro começou bem lá atrás, com a eleição do Bozo e do Bolso-Dória, que vocês mesmos elegeram. É realmente um vexame ainda apoiar isso.

  12. LUIS ANTONIO NUNES DA HORTA

    1.021 óbitos, hoje, é a fatura que nós, paulistas, estamos pagando por apostarmos em um governador marqueteiro que defende a Faria Lima e não nossas vidas. Liberou aulas presenciais, quando o mundo retornava ao ensino remoto; liberou todas as atividades econômicas, quando o mundo restringia. No discurso defende a ciência, na prática se revela o que realmente é e a confirmação da imagem que utilizou para se eleger: BolsoDória.

    Responda
  13. João Leite Leite

    1.021 mortos em 24 horas só em São Paulo é muita gente sendo dizimada. Tem que mudar a estratégia de vacinação para diminuir o avanço da doença.

    Responda
  14. Augusto João Piratelli

    Difícil saber qual o pior pesadelo, o governo federal sabotando vacinas e as políticas estaduais e municipais de isolamento social, incentivando aglomerações, ironizando a doença e as mortes, pregando o caos, ou ainda comemorando o aumento de mortes em São Paulo, como uma vingança pessoal contra o governo do estado.

    Responda
  15. Sérgio de Almendra Cavalcanti

    Caros leitores deste espaço , parem de dar corda para Seu Colombo , nao passa de um pobre coitado , por ser um velha co de pijamas seu mundinho é aqui, por nao ter amigos na vida real .Tipico cara sem cultura e saber .Colombo , na boa, vá procurar algo de util para fazer .

    Responda
    1. Luiz Alves

      Verdade. Ele é um trapalhão como todos desse governo. Até mesmo nas mentiras. Diz que o STF impediu a atuação do governo federal nos estados e municípios. Agora diz que o governo assumiu o controle no Amazonas. Ridículo.

  16. COLOMBO MELO

    Será que hoje o STF confirma que impediu o Bolsonaro de definir as políticas de combate à pandemia em 2020? Será que a corte vai manter o presidente de mãos e pés amarrados, sem poder fazer nada? Será que vai confirmar que somente prefeitos e governadores definem como agir? Se o STF confirmar, o bicho pega. Se não confirmar, o bicho come. Grande jogada do Bolsonaro, para tirar todas as dúvidas.

    Responda
    1. Edegar Faria de Oliveira

      Deixa de ser desonesto, isso nunca aconteceu. O que foi definido pelo STF é que o combate à pandemia deve ser uma prerrogativa da união, estados e municípios, assim como é o SUS. A questão é que o governo Bolsonaro não quer diálogo, pois o presidente negacionista só pensa em uma coisa: "vá trabalhar e cada um por si. Se morrer, paciência, vou fazer o quê?"

    2. Paul Muadib

      Ao contrário: o STF confirmou a liberdade dos estados e municípios de combaterem o covid, uma vez que o presidente desgovernado não queria (e ainda não quer) se mexer.

    3. Jose Souza Lopes

      Mentir é uma característica de falha de caráter. Acreditar na própria mentira é demonstração de desvio de conduta. . Trata-se de um mitómano. O STF apenas declarou que , governadores e prefeitos, estavam aptos a tomar medidas de combate à pandemia. O Governo federal nunca foi impedido de agir. Apenas não quis. Preferiu encaminhar a população brasileira ao abatedouro. Essas mentiras não prosperarão. O senhor Jair está a caminho de Haia!

    4. Edson Saito

      Comprar vacinas no ano passado quando ofereceram, dar o exemplo de usar máscara, não incentivar aglomeração, não colocar em duvida a qualidade das vacinas, fazer campanha de prevenção... Tudo Isto também o STF proibiu?

    5. VALMIR CINQUINI

      Robot

    6. Cesar Olivier Dalston

      Desculpe, mas o Sr. não tem a verdadeira informação sobre a decisão do STF.

    7. Hernandez Piras Batista

      Este festival de mentiras de hoje é desespero, Colombo. Sim, o País está percebendo o que vocês são de verdade. A falange da mentira e da morte está com os dias contados.

  17. COLOMBO MELO

    Impossibilitado pelo STF de conduzir o combate à pandemia no Brasil, o governo Bolsonaro criou o auxílio emergencial, que beneficiou 68 milhões de trabalhadores informais, o Pronampe, que garantiu a manutenção de 11 milhões de empregos, e distribuiu 822 bilhões de reais aos governadores e prefeitos, para que não faltasse dinheiro no combate ao vírus. Imobilizado, o presidente ficou só a assistir como agiam governadores e prefeitos. E assistiu a uma grande tragédia, com roubalheira e mortes.

    Responda
    1. jose Ferreira

      Meu caro , você está perdendo o seu precioso tempo discutindo aqui na fsp. Todos adoram o Lula e seus asseclas e torcem desesperadamente pra voltar aos tempos dos bilhões subtraídos da Petrobras e de outras contrações públicas . Os equinos não vão sossegar enquanto a trupe não voltar ao poder.

    2. Kauan Yago dos Santos

      Caro, o Sr. está enganado. O Presidente faz desdém com a morte alheia: "Não sou Coveiro" - "Gripizinha" "chega de mimimi" "Vai pedir vacina pra sua mãe" "Vachina do Dória". Esse desgoverno só afunda o País. Só para o Senhor, que parece ter memória curta, o auxílio emergencial só saiu com muita pressão do Congresso. O Presidente queria dar R$ 200,00, fato que está acontecendo neste ano de 2021. Só após muito esforço que o povo conseguiu elevar para R$ 600,00. Nem imagino o que será do País

    3. Jose Souza Lopes

      Já escrevi anteriormente. Mentiras e mentiras escrita por este senhor(?). Quem criou o auxilio emergencial foi o congresso na pessoa de Rodrigo Maia, Jair só aderiu quando viu alguma chance de aproveitar a popularidade da medida. Ainda sim queria dar apenas menos da metade do valor. O STF não impediu o presidente de agir. Apenas garantiu poder a quem teve coragem e humanidade para agir. Governadores e prefeitos. O senhor Colombo pode ser um bolsonarista, mas isso não o autoriza a mentir.

    4. Paul Muadib

      Mais um mentiroso do gabinete do ódio tentando livrar a cara do desgovernado.

    5. Edson Saito

      Não cola

    6. VALMIR CINQUINI

      Robot

    7. Carlos Bernardes

      Cinismo covarde e can alha.

    8. Hernandez Piras Batista

      Sua crença fanática na mentira despudorada e sistemática em plena pandemia revela bem o seu caráter, o que você é de verdade, Colombo. Um dia você será chamado a responder por tudo isto.

    9. Hernandez Piras Batista

      Mentira. O STF só limitou o poder do Presidente de impedir o distanciamento social. Soldadinho do Gabinete do Ódio, suas notícias falsas serão todas desmentidas.

  18. COLOMBO MELO

    Em 4 de fevereiro, o governo Bolsonaro publicou um decreto emergencial para preparar o país para a pandemia, que ainda sequer havia sido decretada pela OMS. Governadores e partidos da oposição entraram na justiça para anular o decreto, e o governo federal foi impedido, pelo STF, de qualquer ação no combate à pandemia. Só restou ao Bolsonaro enviar dinheiro a estados e municípios e criar o auxílio emergencial. E isto foi feito com muita competência.

    Responda
    1. VALMIR CINQUINI

      Robot

    2. Hernandez Piras Batista

      Mentira. O decreto restringia o poder dos governadores e prefeitos de promover o distanciamento social. Você é só um agentezinho do Gabinete do Ódio, Colombo. Um difusor descarado de notícias falsas.

  19. COLOMBO MELO

    O governo Bolsonaro assumiu o controle do combate à covid no Amazonas, e lá os números só fazem cair. Tudo está voltando ao normal naquele estado, que há dois meses vivia o auge do caos na saúde pública. Nos demais estados, governadores e prefeitos não deixam o governo federal interferir. SP é como se fosse um país diferente do Brasil. Lá, o Bolsonaro não pode sequer dar sugestões. Hoje, o STF vai confirmar que Bolsonaro não pode mesmo fazer nada. Está de mãos amarradas.

    Responda
    1. Augusto João Piratelli

      Falta de vergonha na cara mentir tão descaradamente. Não é a toa que é apoiador desse governo.

    2. VALMIR CINQUINI

      Robot dos infernus

    3. DANIEL SANTIAGO DE FIGUEIREDO

      Você deveria ter vergonha de mentir tão despudoradamente. Amazonas registrou uma quantidade de mortes brutalmente alta em janeiro e em fevereiro e agora diminuiu, mas continua em patamares altos. Amazonas tem uma das maiores taxas de mortes por 1 milhão de habitantes do mundo, senão a maior. E você mente também quando diz que Bolsonaro não pode fazer nada. Ele pode e deve, mas você e outros zumbis vão continuar espalhando essa mentira. É por isso que hoje o Brasil é um vexame mundial.

    4. Hernandez Piras Batista

      Uma sucessão de mentiras. O Gabinete do Ódio perdeu todo o pudor.

  20. Rafael Aires de Oliveira

    A doença já mata, é preocupante. Mas a tinta dos jornais é mais escura. Quando é final de semana os jornais destacam que o número é menor porque no fds alguns locais não passaram os dados. Aí na terças-feira, quando os dados represados são lançados, o jornal não fala isto, colocando um quadro pior. Falam do Bolso nazi mas isto também é desinformação. Citando Raul: "eu não preciso ler jornais, mentie sozinho eu sou capaz".

    Responda
  21. COLOMBO MELO

    Há dois meses, o ministro Pazuello assumiu o controle do combate à covid no Amazonas, diante de um ambiente caótico, com falta de leitos de UTI e até de oxigênio. Hoje, o Amazonas é o único estado brasileiro onde o número de mortes por covid só faz cair. A economia já está voltando ao normal. Nos demais estados, os governadores não deixam o governo federal meter o bedelho. Principalmente em SP. Pois bem. Vamos ver o que dá.

    Responda
    1. Jose Souza Lopes

      O senhor sabe que é tudo o que escreve é mentira. Deve ser muito triste ser uma pessoa como você é. Meus pêsames.

    2. VALMIR CINQUINI

      Sai fora robot

    3. Luiz Alves

      Como assim 'assumiu o controle' !? vocês não dizem que o STF impediu!!! Não se cansa de postar mentiras??

  22. eli moura

    Ontem a chamada da folha era para uma pesquisa no data folha sobre moro e lula, nossa quanto desprezo pela vida. O inimigo esta aqui, dentro de nossas casas, destruindo nossas vidas e as de quem amamos. Somos responsáveis por ter elegido um desmiolado irresponsável, patrocinador, com seus generais, deste genocídio. Era importante afastar o outro candidato, agora estamos assim. Viva a lava jato, viva o centrão, viva os militares, viva a folha, viva o neoliberalismo. Viva não só mortes.

    Responda
  23. COLOMBO MELO

    Está faltando vacinas no mundo inteiro, exceto nos EUA. Na França, na Alemanha, na Itália, na Espanha, em Portugal e em todos os outros países da Europa não há vacinas suficientes para a população. Há um ano, o presidente Bolsonaro foi impedido pelo STF de interferir na condução do combate à pandemia. Apenas governadores e prefeitos podiam conduzir. Tudo de bom ou de ruim que aconteceu de lá até aqui, é por erros ou acertos deles, não do presidente.

    Responda
    1. VALMIR CINQUINI

      Robot do Carluxo

    2. EDUARDO GUILHERME PIACSEK

      Boicote ao uso de máscaras. Boicote ao distanciamento social. Minimização da pandemia (gripezinha). Gasto e incentivo com um tratamento ineficaz (cloroquina). Incompetência na compra de vacinas e questionamento de sua segurança. Quatro ministros da saúde em um ano sem a montagem de um gabinete de crise. Omissão criminosa quanto à falta de oxigênio em Manaus. Pare de passar pano para um psicopata.

    3. ROGER FRANCISCO BORGES

      Mentira. O presidente só não pode impedir a ação de governadores e prefeitos. Deveria, sim, atuar para impedir a propagação do vírus. No entanto, até hoje atua contra o isolamento social. Não minta, Colombo Melo.

  24. COLOMBO MELO

    No Amazonas, onde há pouco mais de um mês o caos estava instalado, o governo federal assumiu o controle e hoje o estado é o único em que o número de mortes por covid cai todos os dias. Em SP, onde só Dória e seu "gabinete científico de contingência da covid" ditam as regras e só criticam o presidente, o número de mortos é de quase 2.000 por milhão de habitantes. Se fosse um país, estaria no topo desse ranking.

    Responda
    1. VALMIR CINQUINI

      Robot do Carluxo

    2. VALMIR CINQUINI

      Robot

    3. Hernandez Piras Batista

      Sucessão de mentiras. Não há um dado nesta mensagem que seja verdadeiro.

    4. MARLUS GERONASSO

      Que comentário infeliz e equivocado! Não são números, analista de rodapé, são pessoas, Vidas em estado de penúria com histórias e famílias! Essa comparação é desnecessária sobretudo diante da realidade que entristece dia após dia - 300 mil óbitos -. Esse número não serve para a politização rasteira, serve sim para uma tragédia sem precedentes na outrora Ilha de Vera Cruz - praticamente 521 anos depois -!

    5. Gustavo Bocuzzi

      Esses apoiadores do Bolsonaro são uma piada de mau gosto. Especialistas em correlações estapafúrdias.

  25. Denise Grecco

    Fechem tudo e transporte público somente em emergência e para profissionais de serviços essenciais e para vacinar a população. Não vai ter jeito de controlar minimamente essa variante sem que as pessoas parem de circular de verdade. É uma tragédia!

    Responda
  26. COLOMBO MELO

    Se São Paulo fosse um país, estaria no topo da lista dos que têm mais mortos por covid-19. Quase 1.900 por milhão de habitantes, contra a média de 1.370 do Brasil inteiro. Bolsonaro não deu e nunca poderá dar pitaco em São Paulo. Dória e sua "equipe de cientistas" são os únicos responsáveis por tudo o que deu certo ou errado no estado no estado. E está dando tudo errado, muito errado. No Amazonas, onde o governo federal assumiu o controle, os números só caem.

    Responda
    1. VALMIR CINQUINI

      Robot

    2. Pedro Jose Pezzuto Gimene

      A media de São Paulo já com os números de hoje é de 1,490 , enquanto a do Brasil , apenas com os números de São Paulo de hoje, é de 1402 . Ambos catastróficos , num país que prefere mentir pra aliviar pro mito a resolver o problema. O Amazonas é o estado que mais vacinou (com Coronavac, aquela chinesa com chip), São Paulo é o terceiro que mais vacinou, Enquanto escrevi e calculei essa resposta , morreram umas 10 pessoas no Brasil. Alguém se importa ?

  27. Valdeci Gomes

    Culpa do presidente genocida que so atrapalha.

    Responda
  28. Sergio da Silva Soares

    O que vai impedir a disseminação do virus, hoje é somente lockdown, enquanto prefeito de SP sai atraz de combater virus vampiro so a noite logo estaremos a 2 mil só em SP, esse meio termo não funciona eu sou prejudicado tambem por essa paralização, mas prefiro ter vida, enquanto não faz isso quem respeita é que sofre, por ficar muito mais tempo confinado em sua casa

    Responda
  29. Adriano Santos de Oliveira

    Bolsonaro, cade as vacinas, cade o auxilio emergencial, cade a ajuda as empresas, desde começo voce e seus ministros do mal, zombaram, desdenharam, desafiaram essa doença grave, agora o resultado tá aí, deu as cosas pros brasileiros, e o povo esta pagando com a vida, voce é a maior vergonha do nosso país, o pior presidente que o país já teve, continue zombando e desfazendo da ciência, Deus está vendo tudo aos olhos de Deus voces não vão escapar.

    Responda
  30. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    A pandemia demonstra o baixo nível cultural do brasileiro. De uma senhora: “No meu bairro ninguém acredita nessa doença”. “Não acreditam porque não querem”” Pancadões na periferia da área metropolitana de São Paulo já é uma verdadeira religião da estupidez. . Livrarias fechando. A metáfora de Braudel. “E La Nave Va” de Fellini sobre o devir. Fellini retratou em seu filme uma sociedade em decadência. Tal como o Brasil de hoje.

    Responda
  31. Luiz Alves

    Quantas dessas mortes poderiam ser evitadas se, em agosto do ano passado, Bolsonaro não tivesse recusado comprar os 70 milhões de vacina da Pfizer, não houvesse o cancelamento da chamada “Operação Uruguai II” e se ele não ficasse o tempo todo sabotando o trabalho dos prefeitos e governadores? Estes e outros fatos têm que ser apurados. Cadê a CPI da Covid? É preciso pelo menos dar uma satisfação para todas as famílias que perderam entes queridos!!

    Responda
    1. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

      A pandemia demonstra o baixo nível cultural do brasileiro. De uma senhora: “No meu bairro ninguém acredita nessa doença”. “Não acreditam porque não querem”” Pancadões na periferia da área metropolitana de São Paulo já é uma verdadeira religião da estupidez. . Livrarias fechando. A metáfora de Braudel. “E La Nave Va” de Fellini sobre o devir. Fellini retratou em seu filme uma sociedade em decadência. Tal como o Brasil de hoje.

  32. flavio capez

    O bolsonarismo e seus 'soldados' do totalitarismo, alguns dos quais marcharam com suas roupas negras e grandes botas no Rio de Janeiro domingo passado, querem colocar SP de joelhos. Sem vacina, sem competência, agindo com extremo dolo eventual genocida, só pensando em dar sobrevida ao regime fas cista em 2022, não importando que milhares morram por dia, a sociopatia dessa gente não tem limites. Seus apoiadores se reduzem a cada dia mas não podemos esperar. Fim dessa autocracia miliciana já!

    Responda
  33. BRUNO JOSE FORTES

    Chega de medidas restritivas meia-boca. Lockdown nacional e auxílio emergencial já! Fora, genocida!

    Responda
  34. Alexandre Miquelino Levanteze

    Falar o quê? S O C O R R O !

    Responda