Opinião > Moro parcial Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Dirceu Barros

    "O que a Folha pensa". Devia ter vergonha de admitir. Ataca Dória por ter criado uma vacina brasileira com item importado. Abriu campanha para o Lula. Não há homem aí, muito menos a admissão de pluralidade. É uma admissão de parcialidade. Sem autocrítica...

    Responda
  2. IVO CAETANO CALZOLARI

    Agora só falta julgar e prender o ex-juiz iletrado de Curitiba.

    Responda
  3. HELIO TAVARES LUZ

    Correto, a decisão da 2a. Turma ao decidir pela parcialidade do Juiz Moro ultrapassa o julgador e os procuradores da República que participaram. Visa antes, a credibilidade do Judiciário brasileiro. Dirige-se aos demaos membros do Judiciário e do Ministério Público. Não constituímos mais um país sob domínio de poucos. Nossa democracia está alicerçada em 1988 que elevou muito o nível dos agentes de Estado, em oposição ao existente nas ditaduras aqui vividas, no financeiro e na responsabilidade.

    Responda
  4. Max Morel

    Eu discordo. Não acho que o STF (3 ministros contra 2) fez bem em decretar a suspeição do ex juiz Moro no processo do Triplex. Acho que agora este caso deva ser apreciado pelo pleno do STF. O ministro Gilmar Mendes foi grosseiro com o colega novato e fez algo inimaginável: tomou a palavra por mais de 90 minutos após o voto contrário ao dele. Uma aberração.

    Responda
  5. ORLANDO FERREIRA BARBOSA

    Declaração de suspeição do juiz é inócua e prejudicada ante a já declarada incompetência do juízo para a causa. Se o juízo é incompetente, pouco importam os atos praticados pelo juiz, que não é o juiz para aquela causa.

    Responda
    1. José Cidade de Oliveira Filho

      De inócua não tem nada, visto que com a incompetência territorial (que é relativa) os atos (instrutórios) realizados pelo juiz (parcial, o que vicia todos os atos) poderia ser aproveitado pelo juízo agora competente. Seria como se em um jogo de futebol, após o juiz apitar 10 pênaltis inexistentes contra uma equipe, viesse um outro juiz apenas dar o apito final mantendo o resultado. Já ouvi falar de "lavar dinheiro", mas "lavar sentença" tinha de ser na lava jato.

  6. Wilson Oliveira

    Os critérios subjetivos que determinam a suspeição do juiz, conforme o artigo 135 do CPC, são: ser amigo íntimo ou inimigo capital, herdeiro presuntivo (tido como tal), donatário ou empregador de uma das partes do processo. Neste último quesito, para que os julgamentos se tornem realmente justos, a inclusão do item "ser indicado ao cargo por uma das partes do processo" seria muito bem vinda. Faria bem à nossa democracia, inclusive se olharmos para os casos do presente e também do futuro.

    Responda
    1. Max Morel

      Ótimo comentário.

    2. Wilson Oliveira

      Obs.: O ex-Presidente só teve a prisão ordenada pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região, em 2018, após ter habeas corpus denegado pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal. Então a maioria do integrantes do plenário também foram parciais na ocasião?

  7. edgard Reymann

    Vazamentos ilegais abundaram durante todo o processo que culminou com a prisão de Lula. A suspeição mostra a altura exata do ex-juiz Moro, hoje nos Estados Unidos, como era de esperar. Mas como disse o sociólogo Jessé Souza, a suspeição de Moro é também a suspeição da imprensa, este veículo incluído. Não era preciso nem ser jornalista para perceber a farsa que a Lava Jato armava: prender Lula. O resto já é história e os veículos de imprensa estão sendo julgados por sua participação conivente.

    Responda
  8. Igor Cornelsen

    Primeira coisa a fazer é por em cana o juiz ladrão e os procuradores. Depois devolver a todas as empresas e multinacionais que confessaram seus crimes o dinheiro recuperado. Pedir desculpas aos corruptores Marcelo Odebrecht e Joesley Batista, soltar o Cabral, sacanagem estar ainda preso, e finalmente parar de processar ladrões de colarinho branco! Prisão no Brasil é para pé de chinelo! Finalmente o Supremo recuperou uma das tradições mais caras ao Brasil, proteger os poderosos! Viva o STF!

    Responda
  9. Alison Sales

    É sempre bom lembrar, não só o Juiz de Curitiba foi parcial como também a Folha e a grande mídia que construiu o "herói - de barro - anticorrupção".

    Responda
  10. jorge chacha

    Não tem o que discutir.A Lava Jato foi TOTALMENTE PARCIAL, é só ver a quantidade de pessoas negras e pobres que eles mandaram pra prisão,Sem direito ao contraditório e tudo que orienta o estado de direito.E essa situação,de perseguir pessoas desprotegidas, é que levou a revolta e a indignação dos ministros do STJ e STF .

    Responda
  11. Claudio Belodi

    O desejo é alcance geral.

    Responda
  12. Nivaldo da Costa Pereira

    Moro parcial. Insofismável. A Folha de São Paulo foi parcial em suas coberturas e editoriais sobre o mesmo episódio?

    Responda
  13. Paulo Silva Barbosa

    A conclusão que se chega os poderosos e políticos não podem ser contrariados e a vaidade de alguns componentes de um órgão governamental chega as raias da insensatez e mostra ao mundo que o país não tem segurança jurídica .

    Responda
  14. PAULA FARIA

    Só quero saber se o editorial da FSP vai algum dia se manifestar sobre a suspeição do ministro que se pôs em prantos apenas ao se lembrar do advogado da defesa do réu. Dá pra ver que a FSP é tão parcial quanto ele.

    Responda
  15. José Cardoso

    Ninguém é perfeito e o Moro cometeu erros, como ter aceito ser ministro do Bolsonaro. Mas usar isso como pretexto para anular um julgamento que passou por 3 instâncias é um erro dos 3 juízes do STF. Pode-se dizer que em relação à lava jato, o Bolsonaro é o assassino, e alguns ministros do STF os coveiros. É sintomático que hoje, em vez dos poderosos se sentirem ameaçados, eles ameaçam os cidadãos com censura, processos e prisão.

    Responda
  16. Hilton Japyassú

    Agora só falta a Folha fazer um mea culpa, público e envergonhado, por ter apoiado Moro intensamente durante o impedimento de Dilma, e durante a eleição, ajudando a colocar este país nas mãos de Bozonazi, o pior presidente de nossa história

    Responda
  17. João Leite Leite

    Esse julgamento prova que o STF é uma instituição que custa uma fábula que poderia ser eliminado sem causar nenhum prejuízo ao bom funcionamento da justiça.

    Responda
  18. Luciano Vieira

    Esse editorial é totalmente míope. Está muito preocupado com a forma. E o conteúdo.? Quem mais sofre com a corrupção? Foram mais de 170 condenados. Quantos morrem nas filas dos hospitais todo dia por causa da corrupção. A Folha é mais um que ajuda os que podem pagar advogados caríssimos. Se stf está certo porque não o TRF e o STJ? Como disse só enxerga o q quer.

    Responda
  19. KARIN CORREA FOGGIATO

    Pra que assinar um jornal que apoia a perpetuação da corrupção e impunidade no País, que apoia o uso de material obtido de forma criminosa como prova ( nao periciada) para julgamentos parciais? Por que não apoiaram a pericia do material? Esse discurso de que os julgamentos foram injustos e poderiam afetar qualquer cidadao eh balela. A PF nao bate a minha porta as 6h00 da manha. Por que será?

    Responda
  20. KARIN CORREA FOGGIATO

    Se o ex-juiz Sergio Moro é parcial e a Lava Jato um mal ao País, sugiro que cada centavo recuperado aos cofres brasileiros pelas acoes da Operação Lava Jato seja devolvido aos seus " proprietarios" e delatores, que volte aos bancos suíços e outrem. Ah, e que todos os que estão presos " injustamente" sejam imediatamente libertados, para resgatar a ordem e a justica no nosso País. Querem a suspeição do ex juiz fundamentados em material de criminosos nao periciado e " nao utilizado como prova".

    Responda
    1. Max Morel

      Perfeito, seus dois comentário são a expressão da verdade.

    2. KARIN CORREA FOGGIATO

      A Marluce, aqui embaixo, é a favor de deixar roubar e quebrar a Petrobrás. O Sergio Moro e Lava Jato mostraram o que a tchurma estava fazendo. Com certeza, os prejudicados pediram indenização sobre o que foram lesados. E o seriam ainda mais, se nao fossem estancados. Simples assim.

    3. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      4 bilhões "recuperados", 8,5 bilhões de multa pagos aos EUA pela petrobras, e cerca de 2 bilhões quase foram para fundação dallagnol! Qual o saldo disso?

  21. KARIN CORREA FOGGIATO

    Se o ex-juiz Sergio Moro é parcial e a Lava Jato um mal ao País, sugiro que cada centavo recuperado aos cofres brasileiros pelas acoes da Operação Lava Jato seja devolvido aos seus " proprietarios" e delatores, que volte aos bancos suíços e outrem. Ah, e que todos os que estão presos " injustamente" sejam imediatamente libertados, para resgatar a ordem e a justica no nosso País. Querem a suspeição do ex juiz fundamentados em material de criminosos nao periciado e " nao utilizado como prova".

    Responda
  22. jose vanzo

    Pobreza e corrupção sempre andaram juntas na história humana.A LAva Jato foi um movimento no sentido de eliminar a causa que alimenta este binômio:-:instituições fracas à serviço de grupos privilegiados enquistados nos três poderes.O recado que o STF deu aos juízes e promotores foi para não atacarem os poderosos que fazem da corrupção sua forma de enriquecimento.Deste ponto de vista o STF colaborou para manter o ciclo perverso de pobreza e corrupção.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.