Ilustríssima > Atraso em vacinação no Brasil não é apenas culpa de Bolsonaro Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 4 Próximas

  1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    500 anos de falta de estrutura e agora , em pleno caos do Bozo, ela lembra de consertar a estrutura. Esquece o secundário, primeiro tira o Bozo. Com ele lá , não sobrará nada pra consertar depois.

    Responda
  2. Miro Costa

    Tão simples, tão claro e tão verdadeiro. Mas de que importa a verdade? Importa mesmo é tocar fogo no país.

    Responda
  3. Carlos Thadeu Couceiro de Oliveira

    Minha nossa! Quanta as.nei.ra escrita. A FGV deveria proibir esses dois de mencionarem a instituição. Os caras não juntam lé com cré. Comparam banana com laranja, constroem falácias q até um bebê desmonta, erram em fatos e datas q até Tiririca acertaria...

    Responda
    1. Carlos Thadeu Couceiro de Oliveira

      Miro, faz um flashback nos seus mêmes aí, vai... duro ter que mastigar alfafa pra gado, aí já é pedir demais!

    2. Lourenço Faria Costa

      Miro, já o fiz nos comentários abaixo

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Miro, o texto manipula dados. Por exemplo: Ãndia vacinou proporcionalmente menos. Sim, é fato, mas vacinou 50 milhões, o que significa 25% da nossa população. A China o mesmo pois tem mais de bilhão de habitantes. O espaço é pouco para apontar tudo mas leia muitos dos comentários abaixo e verás.

    4. Miro Costa

      Se discorda, então mostre seus dados. Estamos aqui para apreciá-los. Vamos, traga-os, de forma civilizada, e não como mais um Bolsonaro. Ou o senhor se acha superior? É nada.

    5. Lourenço Faria Costa

      de fato...é uma vergona para FGV...não há uma linha neste texto que não seja passível de uma análise superficial crítica.

  4. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Isto e ração para o gado. E alguns já se mostram satisfeito com o cocho.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Miro, o texto fala que a Ãndia vacinou proporcionalmente menos. É verdade, só que vacinou mais de 50 milhões, o que é mais de 25% da nossa população alvo. Com a China ocorre o mesmo, tem mais de bilhão de habitantes. É esse tipo de manipulação de dados e omissões diversas que denunciam a ma-fe desses autores.

    2. Miro Costa

      Caso o senhor se preocupasse em checar as informações, não falaria como mais um Bolsonaro. Leia apenas: Diário de Notícias (Lisboa), The Times (Londres), Le Figaro (Paris) e NYT (NY). Vai ficar sabendo o que se passa no mundo, e então poderá falar com propriedade, não com baboseiras.

  5. Antonio Ivair Arrais

    Parabéns aos autores do artigo. Mas eles só falaram o que todo mundo já sabe! Bolsonaro tem suas responsabilidades sim, Mas não é o único culpado. Como disse o artigo, a Europa comprou vacinas bem antes do Brasil, mas como vemos todos os dias na imprensa, tem países lá que estão com inveja do nosso ritmo de vacinação! Os estúpidos só falam de Israel e Chile, mas já vacinamos mais que a população deles juntas. Esse artigo é um tapa na cara desses torcedores organizados do caos!

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Trata de números absolutos pra comparação é chama os outros de estu.pidos? Patetico

    2. Daniel Liaz

      Desculpe, mas "inveja do nosso ritmo de vacinacao" vc exagerou demais

    3. Lourenço Faria Costa

      quem é o estúpido colega? o nível da sua *argumentação* já responde por si só

  6. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Primeiramente o q faz este artigo na ilustríssima?! Evidente enxerto. O editor não nega o DNA.

    Responda
  7. Lourenço Faria Costa

    *Questiona-se, também, por que o Brasil não desenvolveu sua própria vacina* Resposta: porque o governo não investe em ciência e tecnologia, porque o governo odeia universidades, porque o governo promoveu cortes massisos de bolsas, porque o ministro astronauta da CIência e Tecnologia é adpeto de curanderismo....Vocês de fato acham que não houve desenvolvimento de vacinas aqui porque não se quis? Responda só essa pra mim...só essa.

    Responda
  8. Vinicius De Azevedo Andrich

    A culpa não é toda dele, apenas uns 99%.

    Responda
  9. PEDRO AUGUSTO CARNEIRO L NETO

    Entendo que esse artigo não ajuda o país a sair dessa crise pois ajuda a confundir a opinião pública. Pelas decisões erráticas tomadas em 2020, e não vale listá-las nesse comentário, o maior responsável pela situação em que nos encontramos é sim o governo federal, representado pelo seu lider, o Presidente da Republica.

    Responda
  10. Lourenço Faria Costa

    *O plano das clínicas privadas de adquirir a Covaxin na Ãndia ilustra bem o problema.*...se a Covaxin fosse a única fabricante de vacinas no mundo, sim, seria um problema alheio a qualquer governo...mas não é o caso como vocês bem sabem! Me espanta isso, vindo de pessoas bem formadas...vocês escreveram esse texto em dupla?

    Responda
  11. Carlos Thadeu Couceiro de Oliveira

    A frase "Se o Brasil tivesse a população de Chile e Israel (...) teríamos 70% e mais de 100% dos brasileiros vacinados com o número de doses já aplicadas aqui" é digna de Bolsonaro e Pezadello. É como dizer q nosso PIB per capita seria o mais alto do mundo. Retórica e idiotice puras!

    Responda
  12. Marcos Targino

    O artigo fala que o acordo com a OMS só garantiu 9 milhões de doses, sendo que isso foi uma escolha do próprio governo que não quis comprar mais. Fala também que compra antecipada não garante a entrega, mas é melhor o risco de receber atrasado do que não receber nada, que é o que está acontecendo. Difícil levar a sério um texto escrito claramente pra passar pano a um presidente que tem, sim, toda a culpa em suas costas.

    Responda
  13. Antonio Ivair Arrais

    Aqui só vale artigos que desçam a lenha no Bolsonaro. Qualquer um que ousar a escrever alguma coisa que pareça um elogio, mesmo sem ser, é tratado como co- autor de genocídio!!

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Acontece que o texto manipula números e dados para se justificar. Por exemplo, diz que a Ãndia vacinou porcentagem menor da sua população mas não diz que já vacinou mais de 50 milhões de pessoas, o que representa mais de 25% da nossa população vacinavel, o mesmo ocorrendo com a China. Tampouco menciona que o que conseguimos não se deve ao Bozo mas a nossa estrutura de vacinação, obra de muitos governos, e ao BozoDoria, que nos garantiu o que temos de vacina.

  14. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    A Ãndia já vacinou mais de 50 milhões de pessoas o que é proporcionalmente pouco mas representa mais de 25% da nossa população vacinavel. A China tem situação similar pois tem mais de bilhão de habitantes. A Rússia não vive o nosso caos e adotou precocemente medidas de contenção da epidemia, como testagem em massa. Só temos uma vacina, graças ao BozoDoria e ao Butantã, que foi boicotada até recentemente pelo Bozo, que só adquiriu a vacina quando percebeu que ficaria sem nenhuma.

    Responda
  15. Carlos Thadeu Couceiro de Oliveira

    A conduta errática deste governo ñ se resume a fanfarronices nas redes e falas estapafúrdias. Mas, exatamente à falta de investimento na saúde! Milhões em cloroquina e zero em armas eficazes. Somos capazes de muito mais q EUA, Chile ou Israel. Estudem nosso PNI. Em 1975, com Dr. Leser à frente da Secretaria de Saúde de SP, 23 milhões de crianças tomaram vacina contra meningite em 2 semanas! Foi só vitória: sarampo, varíola, polio etc. Obra de servidores sérios. Não parece o caso dos dois

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Recentemente vacinamos mais de 80 milhões de pessoas contra a H1N1 em dois meses.

  16. João Larizzatti

    O presidente, no mínimo, é responsável pelos atuais acontecimentos nas áreas citadas como solução para o problema. Como estão os investimentos em pesquisa, educação, ciências?

    Responda
  17. Lourenço Faria Costa

    *Cabe notar que a vacina da Pfizer usava uma tecnologia inédita (mRNA) e, portanto, cercada de incertezas sobre o sucesso nos ensaios clínicos*...quanto mais leio, pior fica...colunistas, se as agências de regulação sanitária aprovam, não há incertezas! Realmente, falta vocês dizerem que havia dúvidas sobre essa vacina transformar as pessoas em jacarés!

    Responda
    1. Lourenço Faria Costa

      Este texto é uma vergonha clamorosa para a FGV

    2. MARIA CONCEI O DA COSTA

      Eu tbem fiquei pasma com o artigo. Pensar que o Brasil investe na formaçao de "bons" pesquisadores que se pretendem especialistas em saude que sao capazes de enfaizar a necessidade de uma politica de farmacos como se a politica fosse cair do ceu, como se essas politicas nao fossem resultados de NAO politicas do mesmo governo que os "pesquisadores" querem inocentar... bah

  18. Andréia Chaieb

    É culpa do Bolsonaro sim! Vcs foram contratados pra passar pano no desgoverno? Vcs erram ao abordar apenas a vacinação, negando o incentivo às aglomerações, tratamentos milagrosos e demonização das máscaras! O desgoverno mantém o cruel teto de gastos, expulsou médicos cubanos, e montou uma política destrutiva de vidas, do meio ambiente (a destruição do mesmo fomenta pandemias!), e da educação. Texto raso e infantil!

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Perfeito todos seus comentários

    2. Andréia Chaieb

      Outro ponto: a guerra estúpica e Olavista com a China nos prejudica enormemente! O imbe cil Ernesto Araujo está prejudicando o Brasil! O outro imbe cil do meio ambiente idem! Ampliem a visão pelo amor de Deus e parem de passar pano!

    3. Andréia Chaieb

      Mais dois pontos, quando falamos na culpa de Bolsonaro, não falamos de um indivíduo como o texto coloca de forma infantil! Quando falamos no despresidente falamos tb das forças que o apoiam, na elite financeira, nos reacionários e nos extremistas.

    4. Andréia Chaieb

      Ah! E precisamos considerar tb que 70 milhões de doses da Pfizer foram negadas sim!

  19. Max Morel

    Excelente e esclarecedor texto. O título está bem colocado: O atraso em vacinação no Brasil não é apenas culpa de Bolsonaro. Não isenta o presidente de culpa, mas aponta diversas circunstâncias que impediram a obtenção de vacinas de forma oportuna.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Pena que a maioria das circunstâncias apontadas são falaciosas e muitas tem relação direta com o as atitudes ativas de boicote do Sociopata.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      A Ãndia já vacinou 50 milhões, o que representa mais de 25% da nossa população alvo. Só isso já demonstra a tendenciosidade desse artigo, que passa pano para genocida!

    3. Andréia Chaieb

      Esqueceu das 70 milhões de doses da Pfizer que o genocida Bolsonaro dispensou?

  20. Rogéria GUIMAR ES

    É preciso considerar sim, que, sei presidente da República tivesse um pensamento progressista, teria desde o início fomentado o setor de pesquisas, ciência e tecnologia. Ao contrário, ficou preocupado em aparelhar as Universidades com gente despreparada para tal função. Um governo que não pensa no melhor para sua gente!!!

    Responda
  21. Lourenço Faria Costa

    *Se hoje parece evidente que o governo federal deveria ter aceitado a oferta da Pfizer de agosto de 2020, isso não era tão óbvio à época*. Para Israel foi óbvio à época! Aqui, não faltou parecer de diversos especialistas para compra dessas vacinas. Não foi por falta de aviso. Ademais, a decisão do GF em não fechar negócio com a pfiser não teve na da a ver com dúvida, preocupação com a população ou algo do tipo...foi ignorância mesmo..foi com essa vacina que veio a história do jacaré

    Responda
  22. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    O artigo prova o contrário do que se propõe, o Brasil só está relativamente avançado porque conta com uma estrutura de vacinação sólida, ao contrário de países como os EUA, que não tem nenhuma e mesmo assim avança rapidamente, por uma simples razão, tem vacinas e um presidente empenhado em SSL ar vidas e acabar com a pandemia. Passar pano para genocida não irá suavizar a política genocida por ele adotada e que vem causando vim caos sanitário e uma mortandade due nunca vimos.

    Responda
  23. Lourenço Faria Costa

    *É também preciso atentar para o fato de que a compra antecipada não garante a efetiva entrega da vacina*...ei, colunistas, acordem! Hellooo! Não houve compra antecipada de vacinas por parte do governo federal! Onde vocês moram? Na lua?!

    Responda
  24. Ricardo Simões

    Aos opinadores. Bom dia. Duas coisas. Não é possível atribuir a responsabilidade total ao presidente, ok. Mas é possível imaginar o quanto tem de responsabilidade nisso tudo? 2. Matéria bem legal. Muitos dados importante e a lembrança de que nós estamos enfrentando com muita dificuldade mas de igual maneira a outras nações. Não nos diminuamos tanto com a velha e ignorante frase: "só no Brasil mesmo."

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O artigo prova o contrário do que se propõe, o Brasil só está relativamente avançado porque conta com uma estrutura de vacinação sólida, que não é obra do Boz, ao contrário de países como os EUA, que não tem nenhuma e mesmo assim avança rapidamente, por uma simples razão, tem vacinas e um presidente empenhado em salvar vidas e acabar com a pandemia. Passar pano para genocida não irá suavizar a política genocida por ele adotada e que vem causando um caos sanitário e uma mortandade sue nunca vimos

    2. Felicio Antonio Siqueira Filho

      Creio ser esta a principal intenção do artigo. Dar argumentos à negativistas, tratando-os como "relativistas". Depois é importante deixar claro que pensar que a culpa é só do ocupante do planalto acontece somente em "apoiadores" na desesperada busca por alguma razoabilidade no comportamento do desgoverno. Mas é válido porque mostra que os argumentos dos defensores do mito são pífios e até ofensivos à inteligencia dos leitores.

  25. Lourenço Faria Costa

    *falta transparência nos contratos e há um grande atraso nas entregas*...especificamente, em quais pontos há falta de transparência. Ainda: se há atraso nas entregas, foi porque houve atraso so governo federal para negociar com os fabricantes...portanto, temos que pegar o fim da fila!

    Responda
  26. Lourenço Faria Costa

    Hummm, então quer dizer que podemos aliviar pro lado do Bozo e esquecer que o mestre em logística, sob ordens do bozo, recusaram acordos com a pfiser (de 70 milhões de doses) a partir de agosto de 2020. Podemos esquecer também que as tratativas para compra de vacinas começaram (por parte do GF) em dezembro de 2020, e que houve propaganda negativa contra vacinas...e que mais de 80% das vacinações decorrem das tratativas anteriores do governo de SP...fala sério!

    Responda
  27. matheus novaes

    A culpa deve ser do Lula que transformou o SUS em referência mundial.

    Responda
  28. Wallace marques

    Que piada! Piada! A questão principal é que a vacinação que temos, temos por causa da vacina "chinesa do Dória" que o Bolsonaro não queria, como ele não é culpado? Se não tivéssemos a "vachina" não teríamos vacinado nem 2 milhões, texto péssimo pra tentar tirar a responsabilidade desse governo ridículo!

    Responda
  29. Carlos Augusto Borges

    Lamentável que a essa altura com 300 mil mortos tentem isentar a total responsabilidade do Bolsonaro já demonstrada em toda sua trajetória diante da pandemia. Poderiam ter ficado quietos.

    Responda
  30. Daniel Liaz

    Não é 100% mesmo. Concordo. Mas é culpado na grande maioria. Isso não apenas pelo que deixa de fazer. Mas pelo que faz ativamente para atrapalhar e boicotar outras ações (inclusive aquelas pras quais os autores chamam a atenção).

    Responda
  31. Katia FIGUEIRA

    Texto ruim, com premissas falsas, induz ao erro e é irresponsável. Lamentável. Os senhores precisam sair de sua bolha e ver o que ocorre nesse país. Somente agora, um ano depois, com 300 mil mortos o governo criará um protocolo para lidar com todas as fases da doença. Lembrei da música Você é que está certo, quem está errado é o papa, vai se...

    Responda
  32. Rafael Gómez

    A culpa não é só do Bozo, segundo o artigo, mas também não mostra quem mais é culpado, então. Quem é? Não podemos comparar o Brasil com o Chile, mas com a Ãndia, com 1,3 bilhões de pessoas, vale? Todos ficamos menos inteligentes lendo essa passada de pano de comentarista de Facebook com graduação. Inacreditável!

    Responda
    1. Neli de Faria

      A Culpa além dele, capetão,é do Congresso Nacional e do STF que não deram um basta para que o velho-adolescente na Presidência parar de sair sem máscara, fazer aglomeração, receitar remédio como se fosse médico, e deixar o Ministério sem ministro durante 10 meses(quem cumpre ordem não é profissional! E o Doria jogou os idosos , abaixo de 69 anos, para vacinar nas calendas.Furou a fila,infeliz! O idoso nessa faixa é imune ao Covid19? Fiquei depri mida ao  ser tratada como uma nonada.

  33. Katia FIGUEIRA

    Outra coisa: todas as discussões no mundo sobre Covid ocorreram em instituições em que há representação brasileira. A doença era nova, mas havia várias pesquisas em andamento, já na fase 3, o que significa que o sucesso estava em perspectiva. O governo sabia e optou por investir em remédios com soluções mágicas.

    Responda
  34. Neli de Faria

    Lamentável ter alguém que ainda defenda o capitão.O cara sai sem máscara,faz aglomeração,receitou remédio;deixou o Ministério da Saúde, dez meses sem Ministro(quem cumpre Ordem não é profissional!) , mais de 300 mil brasileiros mortos, e minha irmã Clemeci no triste rol, e ter alguém que defenda esse capetão cloroquina? Doria jogou os idosos , abaixo de 69 anos, para vacinar nas calendas.O idoso nessa faixa é imune ao Covid19? Fiquei depri mida ao  ser tratada como uma nonada.

    Responda
  35. SERGIO HENRIQUE ROSA VERCOSA

    Eu fico imaginando em que mundo esses dois responsáveis por esse texto vivem? Distorcem ou amenizam as péssimas e criminosas atitudes cometidas pelo Presidente em toda esse processo da pandemia. Falar que seria so uma gripezinha, que não mais de 800 pessoas morreriam por essa pandemia, vacinas recusadas em Agosto, vacinas ridicularizadas, incentivo ao não uso de máscaras, negação ao isolamento, tudo isso no texto foi no texto amenizado. Não coloquem a ideologia à frente de seus diplomas.

    Responda
  36. Jackson de Moura Ferro Silva

    Até que enfim um artigo de bom senso . Essa não depende da mesada , ou palestras pagas com o dinheiro público ....

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Bom senso = concordam com as vozes da cabeça do Jack

    2. Neli de Faria

      Ao digitar o voto não era para ter deletado o bom senso.O adolescente na presidência,sai sem máscara,faz aglomeração,receitou remédio;deixou o Ministério da Saúde, dez meses sem Ministro(quem cumpre Ordem não é profissional!),mais de 300 mil brasileiros mortos, e minha irmã Clemeci no triste rol,e ter alguém que defenda? E o Doria jogou os idosos , abaixo de 69 anos, para vacinar nas calendas.Furou a fila.O idoso nessa faixa é imune ao Covid19? Fiquei depri mida ao  ser tratada como uma nonada.

  37. Katia FIGUEIRA

    Os autores induzem ao erro, pois se o Brasil disponibilizou um número de vacinas que, em números absolutos, parece muito, quando se faz a proporção com o número de vacinados cai para a 60 posição. Isso significa que deve-se olhar para o seguinte: em cada 100 pessoas somente 4 foram vacinadas. E o que importa é isso, quantas pessoas foram vacinadas em um país com mais de 200 milhões de pessoas, e o percentual é baixo, quase nada. Não acho que há desconhecimento dos autores, há intencionalidade.

    Responda
    1. Andréia Chaieb

      Atualmente já está em 74ª

  38. EVELIZE BENACCI

    E as vidas salvas se a vacinação tivesse começado antes? Não importam? Os investimentos em ciência e tecnologia devem ser feitos pelo governo federal, não é mesmo?

    Responda
  39. Pedro Cunha Jr Cunha

    Talvez esses dois professores devem achar que Hitler não era tão ruim quanto pintaram.

    Responda
  40. JOSE NETO

    É muito texto para conseguirem defender o indefensável. Devem ser da turma que acha que devemos comparar as mortes por milhão, considerando até mesmo micro países onde morreram mil pessoas no total, mas na hora de considerar a vacinação devemos considerar somente números absolutos. Vergonha!!

    Responda
    1. Neli de Faria

      Eles têm razão. Não é somente ele o culpado. A Culpa é do Congresso e do STF que ficaram, de braços cruzados, vendo o moleque-adolescente,digo o capitão, fazendo aglomeração andando sem máscara, receitando remédio(qual faculdade de medicina estudou?)Deixou o Ministério da Saúde, 10 meses sem ministro(quem cumpre ordem é péssimo profissional!) 300 mil mortos (a Clemeci,minha irmã, no rol!) Doria furou a fila na vacina! Deixou os idosos abaixo de 69 anos, para as calendas.Somos imunes, Dória?

  41. Carlos Jaraquá

    Queridos professores, o fomento à inovação e de priorização do investimento em ciência e tecnologia em saúde é extremamente válido, mas deve ser pensado a médio/longo prazo. Não se discute isso em uma pandemia. Não há incentivo que crie uma mega estrutura do nada que ajude instantaneamente numa pandemia que surgiu em curto prazo. Há, sim, o planejamento e contenção de risco, o que nunca ocorreu no governo federal até então (depois de 300k de mortos). A culpa é do governo e de quem passa pano.

    Responda
  42. RODRIGO DORNELLES

    Não fosse o governador de São Paulo, não teríamos nem essas poucas vacinas já aplicadas.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Acho que o mérito foi do Instituto Butantã, do qual Bolsodoria se aproveitou para seu projeto politiqueiro qie passa por antagonizar frontalmente com seu não tão antigo aliado

    2. Neli de Faria

      O mérito que ele teve, pelo menos para mim. ao trazer a vacina, acabou! Doria jogou os idosos , abaixo de 69 anos, para vacinar nas calendas. Será que o idoso nessa faixa é imune ao Covid19? Falta de consideração. Fiquei depri mi da ao ser tratada como uma nonada.

  43. ISAIAS DA SILVA

    O que vale vem após o 'mas' ( todavia, nesse texto). Bolsonaro tem culpa 'mas' ... como sociedade todos somos culpados. Pessoal, eu não obriguei o Bozo a se candidatar, obriguei? Então assuma!

    Responda
  44. RODRIGO DORNELLES

    Esse artigo de opinião é um escárnio. Ninguém sério disse que ele é “o único” responsável. Quando foi, foi dito que Bolsonaro e seu governo são os principais responsáveis.

    Responda
  45. Carlos Alberto Custodio

    Não é culpa de Bolsonaro e seu Governo??? Os professores passam o pano ( bolsonaristas que sao) num cara que negou desde o principio a gravidade da situação!!!Se nao fosse Sao Paulo sair a frente( apesar de boicotado pelo genocida) nem vacina teriamos. Pelo amor de Deus professores... cuidado para nao emburrecer seus alunos por favor...

    Responda
  46. Katia FIGUEIRA

    Os autores induzem ao erro, a conta que importa não é o total de vacinas e sim QUANTAS foram aplicadas proporcionalmente na população. Isso significa que em cada 100 brasileiros apenas 4,6 receberam a vacina. Isso nos coloca em uma posição lá atrás de vários países. Ou é desconhecimentoou má-fé.

    Responda
  47. Ronaldo Araujo Junior

    E sobre os milhões de vacinas recusadas e desprezadas em agosto de 2020? Quantas vidas poderiam ser salvas se tivessem comprado?

    Responda
    1. Antonio Carlos Araújo Franqueira

      A pfyser oferereceu 70 milhões de doses para entrega em dezembro e o governo recusou alegando claudulas draconianas no contrato. Se compradas, seriam mais 35 milhões de vacinados hoje. Fato difícil de passar o pano

  48. Severo Duarte

    Não entendi como esses dois passadores de pano pro genocida,ainda não receitaram o kit covid pra população ....

    Responda
  49. Rodrigo Jambeiro

    Verdade, não é totalmente. Porém, em pelo menos 50% é. É mais que conduta erratica. É sabotagem. O que vimos, em boa parte do ano passado e já nos primeiros meses deste, foram inúmeras práticas de sabotagem. Inclusive, a Folha é testemunha disso. Na edição lançada hoje, os colunistas (e o editorial também) enumeraram as várias vezes que ele desprezou e sabotou o combate ao vírus.

    Responda
  50. Sergio Siade

    O artigo deixa de lado fatos importantes que ressaltam os erros do governo brasileiro. Em agosto de 2020 tinham aproximadamente 8 vacinas na fase 3 de testes. Isto é um indicador relevantes de sucesso da vacina. Alem do mais , o Min. da economia provaria que o custo nas vacinas era infinitamente menor do que tratamento da doença . Quanto ao Chile e Israel o indicador vacinas por 100.000/hab é mais adequado para avaliar eficiência e os outros não estão entre as 10 maiores economias.

    Responda

Anteriores 1 2 3 4 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.