Ilustríssima > Atraso em vacinação no Brasil não é apenas culpa de Bolsonaro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 Próximas
A responsabilidade pelo genocÃdio é sim do presidente da República. Negacionista, chamou o vÃrus de "gripezinha", não usa máscara. Diz que é mimimi e coisa de maricas. Quem tomar vacinas vai virar jacaré, etc. O verdadeiro lÃder deve dar bom exemplo ao povo. No futuro próximo ele vai responder por esse crime. São mais de 300 mil mortes e ele não muda o discurso. Faz comÃcios o tempo todo e nao comprou as vacinas no tempo certo. Mortos não votam, nem compram.
A opinião tenta amenizar a responsabilidade do presidente. ecisamos de bom senso em avaliar. Qdo a maior autoridade do paÃs chama o vÃrus "gripezinha", convida à população p aglomeração, ridiculariza o uso de máscaras, prescreve medicação, utiliza termos chulos para quem respeita o distanciamento social: "mimimi, maricas e covardes". Um lÃder dar o exemplo aos cidadãos menos esclarecidos. A responsabilidade pelo genocÃdio é sim do presidente da República.
A vacina só surgiu como 'salvação' porque falhamos completamente em conter o vÃrus com isolamento e distanciamento social. Bolsonaro não é o único culpado, mas é o maior deles. Aqui em SP não podemos tirar o olho do Dória, que já começou a maquiar os números que estão enormes.
"Ele desqualificou algumas vacinas". É verdade, pois do ponto de vista lógico, se ele desqualificou todas (o que é o caso), isso implica que ele desqualificou algumas. Interessante o contorcionismo dessa gente. Quanto será que a Secom paga por esse tipo de "opinião" (nós pagamos!). Inacreditável
Lamentável um artigo desses. Como os autores se propuseram a propagar mentiras como o número absoluto de vacinação? Desnecessário e desrespeitoso
Lamentável. Análise rasa, partidária e criminosa. Decepção com a Folha de São Paulo. Meu esposo faleceu devido a esse vÃrus, cujo comparsa é o Bolsonaro . Vocês não imaginam a dor, o medo e a revolta que estamos passando.
É verdade. O jornal não devia estimular isso, como aquela carta dos "médicos" defendendo cloroquina e Tamiflu e ivermectina. Isso não é democracia, isso é espaço pra desinformação.
Concordo, colocaria apenas metade das mortes no colo do Bolsonaro. Ele só matou 150 mil até agora, seria um exagero dizer 300 mil. E 150 mil não é nada, não é? Um dia iam morrer mesmo, todo mundo vai morrer um dia. Sério: 150 mil indivÃduos que poderiam ser salvos até agora com máscara, distanciamento, sem cloroquina e com mais vacinas. Quanto à economia que ele tanto defende eu daria uns 75% de culpa, pois com medidas sérias tudo seria menos traumático. Genocida!
Que falácia. Que falta de caráter dizer que é culpa da demanda mundial sendo que milhões de doses foram oferecidas ao Brasil e esse presidente recusou. Autores de má fé.
Justificativa pÃfia para rejeitar a oferta da Pfizer, rejeição baseada numa cláusula normal nestes casos. Restou também explicar porque o governo Bozo optou por 10 por cento da oferta do covax facility. Também poderiam tentar explicar porque o governo cortou em agosto as despesas com kit intubação. A culpa não é "apenas" de Bolsonaro, isso é uma obviedade, ela é principalmente dele, pois ele é o principal responsável, quer queira, quer não. Artigo ridÃculo.
Quem escreveu esse texto esqueceu um monte de coisa. Primeiro, traz uma novidade: particularmente nunca vi ninguém dizer que é culpa só do Bozo. Mas esqueceu de dizer que foi o Desgoverno brasileiro que rejeitou 70 milhões da Pfizer em agosto de 2020 e 40 milhões da Coronavac; e que foi esse também que rejeitou porcentagem maior no Covax, pedindo que viesse dose apenas para 10% da população.
O texto aborda esses pontos sim.
Bolsonaro é culpado pelos excessos de mortes pela covid e é culpado pelo atraso da vacinação por não querer comprar vacinas da China, por motivos ideológicos, e da Pfizer por que não queria mesmo vacinar a população.
É bom lembrar que a cada 10 vacinados no Brasil hoje 9 tomou a vacina da China que se dependesse do Bolsonaro não estaria sendo aplicada.
Os autores comparam a qualidade e a capilaridade do SUS do Brasil com os 3 paÃses à nossa frente, principalmente em campanhas vacinais, o que é um equÃvoco. Bolsonaro tem em seus auxiliares e ministros de estado a extensão de seu ego. Esse é o problema. Hoje, sem Bolsonaro, estarÃamos à frente do mundo na vacinação, eis o fato!
Não há necessidade alguma de dar aos extremistas argumentos, ainda que falaciosos, que justifique ou pelo menos atenue a responsabilidade de seu mito: de qualquer forma, eles acreditam que ele esta sempre certo e engolem tudo o que ele diz.
A velha falta de sentido de urgência e prioridade.Tentando,sem preconceito,verificar os argumentos e ponto de vista. No final, dois pesquisadores FGV (onde estudei) com a visão "equilibrada" da Fiesp/Febraban/Insper de "teto de gastos antes de teto de mortes", atropelando experiências de epidemiologistas, virologistas, especialistas em campanhas de vacinação da Fiocruz, do Butantan, USP, UNESP, Unicamp.Até coordenadora do PNI do Min. confirmou que já pudemos vacinar 80 milhoes em 90 dias
Excelente artigo ! Tem conteúdo , referências e é bem técnico . E ainda , desprovido de viés ideológico . Pena que os equinos com as suas viseiras ideológicas não conseguem entendê-lo.
Daqui a uns dois meses, vamos ver como fica essa posição. Daqui a uns dois anos, vamos saber o grau da responsabilidade desse Bozo em todos os crimes cometidos na pandemia, também do santinho Paulo Guedes e toda a sua "equipe de economistas". Daà nós vamos ter a dimensão de tudo, inclusive da manifestação dos opinadores opiniáticos de plantão.
É verdade: a culpa deve ser também do TarcÃsio Meira. Professores de b...
Mas se foi o TarcÃsio Meira que mandou! Ele e o Paulo Gracindo, eu vi no terça livre. Ernesto Caramujo também concorda. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!
Já sei a culpa eh da Dilma.
Que chatice essa mania democrática de mostrar a complexidade das coisas; é por isso que tanta gente prefere as versões simplistas do poder...
Enfim, o equilÃbrio.
Bom artigo, sem apologias, o fato como ele é. Concordo. Buscar eficiência, não culpados. Paupiteiros não solucionam problemas.
Que artigo engrassado. Faltou comparar o número de mortos no Brasil com paÃses com a população três ou 4 vezes maior e com número menor de mortos como Ãndia e China. Focar só na vacina e achar que só ela vai resolver.
Com certeza, não é apenas culpa de Bolsonaro. É culpa total de Bolsonaro e de sua (o termo preciso é este, não é, Guido Palomba?) condutopatia.
Bolsonaro esta certo e o mundo inteiro errado, e a prova disso é ele estar cada dia mais isolado internacionalmente. Olha, chega a ser inacreditável que os tais autores tenham dito que 'a prioridade neste momento (...) é pensar uma agenda ampla de fomento e de investimento em ciência e tecnologia"! Como assim, cara-pálida? A prioridade agora é prover os serviços de saúde de oxigênio, medicamentos, insumos, vacinar o quanto antes a população! Investimentos dão resultados depois de meses ou anos.
"Pau piteiro" é um pau que pita? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! Madeira fumante, peroba, do óleo que tem na cara do "presidente" e da camarilha toda, mais os "cientistas" que escreveram esta jossa.
Palpiteiros se escreve com 'l', Ana Maria, e estamos falando em centenas de milhares de vidas perdidas e que clamam aos céus por justiça e reparação, para o que é necessário apontar os culpados. E lembre-se: o texto é todo ele uma apologia em defesa da tese dos autores. Vamos ver, no dicionário, o significado de apologia: 'retórica (oratória) discurso ou texto em que se defende, justifica ou elogia (esp. alguma doutrina, ação, obra etc.)'. Volte para a escola.
Estão falando das universidades criadas pelo Lula. Mas pergunte a qualquer "doutor" formado por uma universidade "do Lula" a raiz quadrada de 25, que eu duvido que tenha algum que saiba! Agora ideologia polÃtica, eles aprenderam direitinho. Aliás, esse é o objetivo dessas " universidades." Criar seguidores para seguir a cartilha do abc do Lula!
Antonio Bos Taurus, esse é o discurso anticiência que nos trouxe até o precipÃcio. Vc é mesmo um ungulado, bosteira e adora Taurus. Nos exames de admissão de universidades, sejam as criadas por Lula, FHC, Sarney, antes deles ou por Bozo (ops, ele ñ criou nenhuma, só trocou reitores!) não há prova de ideologia. Todos que tiverem condições, são admitidos. Isso é público Bos Taurus. Vc cursou alguma? Aprendeu o q nela? Aahhh... fugia das aulas, né?
Não! não é apenas culpa do Bolsonaro, o alienado, e sim da forma como seus ministros conduzem a máquina pública, um bando de incompetentes negacionistais alienados! O que é pior, é que todos veem, e não fazem nada. Estamos vivendo um verdadeiro apocalipse sem precedente, com certeza teremos mais de um milhão de mortos pela covid 19 até o final do ano. Alguém vai ter que se responsabilizar por todas essas mortes. A sociedade e empresários, ponham as mãos na conciência. A História irá dizer!
Defender o indefensável fica difÃcil!! Bolsonaro não trabalhou um minuto a favor da vacinação e nem do isolamento social. Suas atitudes perversas atrasaram sim, é muito a vacinação dos brasileiros.
Todo governo incompetente tem pessoas que passam o pano, esse artigo é um exemplo, não fosse o esforço do governo de São Paulo com o Butantan...estarÃamos em último lugar na vacinação MUNDIAL!
Muito boa análise, pena que se perderá no radicalismo esquerdista quase unânime dos colunistas da folha.
DeverÃamos, como bons macaquitos, como dizem os argentinos, copiar os EUA, trocaram Trump por Biden e vejam quanta diferença, foi da água para o vinho! Fora Bozo genocida, é a solução inegável!
Informação correta: os EUA, uma democracia, realizaram eleições, e ganhou a oposição. Aqui pode acontecer o mesmo, ou não, mas será a vontade da maioria. Mas que tal esperar as eleições?
Quem ficou desmoralizado com esse artigo, foram os colunistas esquerdista dessa Folha!
Falta muita inteligência aos eleitores bovinos. Nada no texto tira a culpa do Geno Cida no governo. Isto está escrito de forma explÃcita, mas a lÃngua portuguesa é desafiadora para cerebros menores.
Da uma lidinha nos comentários e verás que foi o contrário!
Somos referência internacional em vacinação. A estrutura, e apesar das dificuldades, foi elogiada pela OMS recentemente. Eles sublinharam a surpresa pelo caos instalado, uma vez que o SUS tem capilaridade especialmente na baixa complexidade. Esse tipo de artigo, sob uma falsa perspectiva de ouvir todos os lados, é um desserviço que a Folha presta num momento crucial da crise sanitária, social e econômica em que vivemos. Vide a atual situação dos EUA antes, com Trump, e agora, com Biden.
Finalmente um posicionamento sensato no meio de tanta polarização e discursos inflamados!
Por que toda vez que a Folha entra nas cruzadas neoliberal e anti-esquerda, ela convoca analistas da FGV?
Mistério...
Desejo o Brasil mais amoroso e inclusivo na diversidade de opinião.
Alessandro, opiniões devem se pautar em fatos, não em ideologias destrutivas, ou nos próprios interesses de grana e poder. E hoje, no Brasil, a discussão não é mais polÃtica, opinativa, mas entre os que apoiam a democracia e à queles que cedem à barbá.rie!
Alessandro, opiniões devem se pautar em fatos, não em ideologias destrutivas, ou nos próprios interesses de grana e poder. E hoje, no Brasil, a discussão não é mais polÃtica, opinativa, mas entre os que apoiam a democracia e à queles que cedem à barbárie!
Os degustadores dos o.v.o.s. do Lula, dizem que eu uso números absolutos em meus argumentos, pois vamos lá. Vcs apreciadores do a.s.n.o.barbudo sabem que na Inglaterra onde tem um lockdown quase eterno, tem um número de mortes por um milhão de habitantes, superior ao nosso? Lá morrem 1.850 por um milhão de habitantes. Aqui, 1.425. Isso é estatÃstico!!
Quem primeiro ofendeu os dissonantes aqui como seguidores do barbudo foi vc, bovino fa.ná.ti.co. Ninguém precisa ser lulista pra discordar desse desgoverno. Basta raciocinar com a cabeça, não com o fÃgado. Mas gente da sua laia tem permanentemente na cabeça o q o Bozo tinha no saquinho pós facada (sem uma gotinha sequer de sangue, né?). Mas Lula abriu universidades, não lojas de armas.
Este artigo é falacioso. 1- "Esquece" de informar que 90% das vacinas aplicadas no Brasil são Coronavac, desenvolvida por São Paulo, e que o processo de vacinação só se iniciou após a "verdadeira sinuca de bico" aplicada por Doria em Bolsonaro. 2- O próprio artigo aceita que as melhores performances foram aquelas de paÃses que apostaram em varias vacinas, e que o Brasil não teria condições económicas para participar desse grupo. Isso é falso. O Brasil tem orçamento para tanto.
3- Papel aceita tudo mesmo. O artigo propõe uma comparação com paÃses com mais de 100milhões de habitantes. Por será? Porque toda Europa (menos a Russia) fica fora da comparação. Vacinamos menos que: Reino Unido, Estados Unidos, Hungria, Marrocos, Turquia, Austria, Espanha, Italia, Polônia, Alemanha, Romênia, Portugal, República Tcheca, França, Bélgica, Croácia etc, na comparação por 1000 habitantes. Enfim, é um artigo falacioso, que faz uso errado de dados estatÃsticos.
Junto com bolsomÃnios e milicianos o que mais tem prosperado no Brasil são os faxineiros passadores de pano. Alguns até com doutorado.
Melhor mesmo é ler, se informar. Só assim é possÃvel debater, comentar. O senhor Felicio, por exemplo, deve ter dados muito melhores sobre a vacinação no mundo. Por que não os traz, ou indica as fontes? Seria ótimo. Falando da forma que fala, se iguala a qualquer um dos citados. NÃvel, nÃvel, nÃvel.
O texto esqueceu de dizer q a culpa é do Lula e do STF, pq distrairam o paÃs em 2020 e tiraram nossa atenção das falas e providências do governo Bozo. Esse raciocÃnio meu é semelhante ao dos autores, ou seja, somos um bando de es.tú.pi.dos. Só q não!
Sugiro que outros pesquisadores da FGV publiquem um contraponto a tal artigo, para que a Instituição não seja absolutamente desmoralizada!
Ademias, todos os dias são divulgados números fidedignos (que o Governo quis mascarar ontem)...os mortos, as vagas nas UTIs, os infectados, os vacinados (só 5%)...serve pra você Miro?
Miro, a responsabilidade é de quem trabalha na FGV. Se falam besteiras, isso incide na Instituição, ok?
Se a senhora tiver dados mais fidedignos, também pode trazê-los aqui, mesmo que em resumo ou informando as fontes. Por gentileza.
O médico francês (Didier Raoult) que defendia a utilização da cloroquina etc, abandonou o charla.tanismo depois de um ano difundindo bo.bagens. Depois se descobriu que cobrava $4mil euros por suas consultas. Agora aparece 2 criaturas a dizer que um presidente que rejeitou a compra de 70 milhões de vacinas (08/2020) deve dividir com outras pessoas a responsabilidade pelos 300 mil mortos. Todas essas pessoas, mais cedo ou mais tarde, serão julgadas pelos seus cri.mes. Geno.cÃdio é um deles apenas.
Reportagem oportuna e esclarecedora. Deveria ser lida por todos os gestores públicos brasileiros . Essa discussão medieval entre grupos que se acreditam de direita e de esquerda, requentada por dois lÃderes cujo único apreço que demonstram é por sua própria sobrevivência, é que entrava nosso efetivo progresso e verdadeiro reconhecimento de nossas potencialidades. Mais uma vez parabéns a Folha.
Aqueles se acreditando "de centro" e, entre um professor universitário com experiência em administração pública e um miliciano preguiçoso mamando com a famiglia 30 anos no erário público, votaram no capitão, são o quê?? Medievais ou neandertais?
Um governo com o maior e mais eficiente programa de vacinação do planeta, com ofertas de diversos laboratorios (que queriam aproveitar nossa capacidade de vacinacao para demonstrar a eficacia das vacinas), não é questao de estar ou nao atrasado.. é questao de que qualquer coisa que nao envolva uma vacinacao rapida e eficiente é sim incompetencia.. o PNI funciona praticamente sozinho.. era só comprar/investir em vacinas (pfozer ofereceu 70 milhoes, coronavac maia de 100 milhoes, jansen tbm)
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Ôô bovino? Como vc acha q os estoques são feitos? O ju.men.to criou mais de 17 universidades federais, mas não foi pra plantar alfafa, comer leite condensado ou se entupir de cloroquina. Foi pra produzir ciência. Vai ler um pouquinho. Ah, ñ consegue, né? Pelo menos reveja memes, q talvez estejam ao seu alcance.
Penso que a Folha de São Paulo deveria deletar este comentário...não propriamente pelo nÃvel intelectual, mas pelo nÃvel das ofensas proferidas
vejo um comentario estupido e idiota, com uma má fé impressionante.. antonio nao sabe que seu mico negou assinar qualquer contrato de vacinacao ate o doria sair na frente.. nao se apaga tao facil a imbecilidade do seu lider..
Não temos mais vacinas por causa do seu Minto!
Vejo comentários aqui estúpidos e idiotas dizendo que o Brasil tem condições de vacinar 2 milhões de pessoas por dia! É muito fácil vacinar quando se tem estoque de vacinas. Será que os adoradores do j.u.m.e.n.t.o. barbudo não sabe que não existe estoque de vacinas contra a covid? Contra a poliomielite, sarampo, febre amarela, se vacina a população rapidamente, porque as vacinas já estão no estoque. É uma má fé impressionante!!
não é fácil vacinar se não tiver uma estrutura para isso. Os EUA estão conseguindo porque são um pais rico, próspero, sem rincões, com um presidente determinado a combater a pandemia e salvar vidas.
Não temos mais vacinas por causa do seu Minto! Para paÃses grandes e com grande população n
Passando pano pro Bolsonaro? Quem é que recusou a proposta da Pfizer em junho/20, foi o Bolsonaro ou a estrutura da Saúde? Quem é que disse que quem tomasse a vacina da Pfizer ia virar jacaré e homem ia ficar com a voz fina, o Bolsonaro ou a esttutura da Saúde? Quem foi que proibiu a compra da Coronavac pelo Ministério da Saúde e fez comentários destrutivos sobre a Coronavac e sobre os produtos chineses? Quem foi que espalhou as fake news que a Coronavac poderia causar mortes, etc?
Quem ficou se indispondo e agredindo a China, o fornecedor de insumos para produzir vacinas e que em represália até segurou embarque de compras já efetuadas, ajudando a atrasar o inÃcio da vacinação? Os autores do texto escolheram e manipularam os dados que lhe interessavam.
Leia-se: Bolsonaro 2022, contra a ameaça comunista e atéia.
Que vergonha de artigo. Quando o argumento é rasteiro como "se o Brasil tivesse a população do Chile", a gente percebe que o buraco é mais embaixo mesmo. E as ofertas das Pfizer foram feitas mais de uma vez. O presidente - ELE E SOMENTE ELE - decidiu que queria a vacina de Oxford e ficou torcendo pras outras naufragarem para que ELE fosse o "dono da verdade" no quesito vacina. Enfim, mais que embaraçoso, esse texto é bem desonesto. Que vergonha, FGV.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Atraso em vacinação no Brasil não é apenas culpa de Bolsonaro Voltar
Comente este texto