Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Graça Sette

    Cirúrgica, irrefutável. Texto necessário.

    Responda
  2. Adauto Lima

    Não querer ver o que vê é autonegacionismo.

    Responda
  3. José Oliveira

    Se o patriarcado foi ou é ruim, não o coloco no mesmo saco de batatas do racismo. E só o compreendo em sua historicidade, longa historicidade. E pelo trote da carroça em breve, teremos novas formas de opressão, e provavelmente aí sim, racistas: matriarcado e lgbtarcado.

    Responda
  4. José Oliveira

    No pós-abolição, mulheres negras não receberam terras e dinheiro, como os colonos europeus. Gostaria de saber onde e quando? Ou pelo menos um livro sobre o assunto: como os colonos europeus.

    Responda
  5. José Cardoso

    O que está muito perto fica invisível. Quando estive como turista na cidade do México, andava muito de metrô e via predominantemente aqueles rostos de descendentes de etnias originárias locais. À noite a TV mostrava rostos europeus em sua maioria. O contraste era o mesmo daqui, só que lá isso parecia até cômico de tão evidente.

    Responda
  6. Claudio Belodi

    Agora estamos indo longe demais. A escritora insinua que os olhos humanos deveriam ver os comportamentos dos estímulos elétricos neuronais para certificar-se que o racismo é real. Primeiro conserte seus neurônios.

    Responda
  7. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Excelente e sempre imprescindível seu texto. Se queremos uma sociedade melhor para toda(o)s temos que compreender e assumir a luta antirracismo!

    Responda
  8. osvaldo tavares

    Vejam a categoria e finesse de meu comentário e a podridão da resposta do tal Carlos Fernando e vejam quem é o ignorante. Coloca palavras escatológicas com erros em grafia para passar pela triagem. Típico de socialistas. Vá se educar......

    Responda
  9. Marlon Marcos Vieira Passos

    Antirracistas e Anticapitalistas!!!!

    Responda
  10. Marlon Marcos Vieira Passos

    Mais que procedente! Sejamos todes antirracistas! E anticapitalistas também,para que não haja a ultra exploração dos nossos iguais!!!!

    Responda
  11. Roger Z Moire

    Aquele que enxerga machismo e racismo em tudo e todos somente denota sua preguiça em pensar.

    Responda
  12. Hildebrando Teixeira

    #Quem não concorda comigo é um ig nor ante#. Claro! Também é fascista, machista, homofóbico... A que nível de intolerância chegamos!

    Responda
  13. osvaldo tavares

    Dja MIMIMIMIMI la Ribeiro monotemática só fala sobre pretos. Pobres negras linda e inteligentes que vivem sofrendo de racismo como Maju Coutinho, Ludmila, Preta Gil, Zezé Mota, Taís Araujo, Beyoncé e tantas outras. E Este Karnal é um chato de galocha; Djamila, aproveita as viagens que você tanto cita e vira o disco.

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Seu comentário só corrobora a fala da filósofa Djamila Ribeiro! Sua lista de negros que alcançaram visibilidade quase se esgotaria nele! Leia um pouco sobre o assunto, pode ajudar a rever seu preconceito!

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      A ignorância potencializada pela burrice, e alguma crueldade, é sempre um espetáculo chocante e deprimente de assistir. Pior que igual a esse sujeito existem milhões... e votam! Espero sinceramente que não tenha filhos, para que não possa influenciá-los com essas ideias que fedem a b osta.

  14. GLAUBER SERGIO DE OLIVEIRA

    Discordo. E se a pessoa for cega???

    Responda
    1. Gabriel Fernando Pereira de Sousa

      O racismo está nas estruturas, a pessoa não vê-lo ou enxergá-lo por uma deficiência física não o torna não existente para ela. O racismo vai continuar presente.

  15. ROBERTO de lima cruz

    Ótimo texto, perfeita a citação da fala de Karnal.

    Responda
  16. FRANCY LITAIFF ABRAHIM

    O racismo é um fato inegável, mas nem por isso podemos concordar quanto à existência de “racismo estrutural”. Há racismo no quotidiano idêntico em tudo ao racismo que há no mundo inteiro, pois o mundo e todas as suas sociedades são racistas. Mas nenhuma instituição brasileira é racista, o que é bem diferente.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Pretos anônimos, quis dizer.

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      Até há bem pouco tempo, os grandes veículos de imprensa do Brasil não publicavam fotos de pessoas pretas na primeira página ou nas capas de revista. Se vc perguntasse o motivo, ninguém assumiria que essa lei tácita existia. Porém, existia. Não sei agora como está.

  17. Max Morel

    A Sra. Djamila, a quem respeito as opiniões, não leva em conta a miscigenação que existe no Brasil. Somos um povo multicolorido, fruto de uniões entre brancos, pretos, mulatos, indios, caboclos, cafusos. Não somos apenas brancos x negros. A criação do 'negro' sendo a soma de pretos e pardos é uma invenção social.

    Responda
  18. Max Morel

    Sou branco. Meus avós vieram da Europa ocidental no final do século XIX. Devo pedir desculpas por existir ? Meus avós maternos vieram crianças, cujos pais foram direto trabalhar nas fazendas de café de São Paulo. Minha avó paterna também era lavradora na Europa e emigrou com filhas e netos. Não enriqueceram. Meus pais, brasileiros, trabalharam a vida toda, só nos legaram a honestidade e integridade.

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Todo(a)s que desejamos uma sociedade mais justa e melhor temos que assumir esta luta antirracista, independente se individualmente não sejamos racistas.

  19. Dirley dos Santos Guedin

    Como é dificil termos de admitir que somos tremendamente racistas. É um privilégio a cor da pele diferente de negro, mas a gente não percebe isso com facilidade. Obrigado por voce gastar seu tempo tentando fazer com que a consciência coletiva sobre o racismo estrutural evolua.

    Responda