Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rauland Borba Batista

    Acabou, a vaca foi para brejo, agora é sair do prédio e apreciar a demolição.

    Responda
    1. jose fior neto FIOR

      Meu compadre, quem está indo pro brejo somos nós. Essa súcia de criminosos estão é rindo de tudo. 3600 mortes hoje, algo que lembra a peste negra na idade média, e os genocidas festando, possivelmente em alguma churrascaria festejando. Será que merecemos isso? Onde anda o STF, Câmara, Senado, e outras autoridades? Será que estão também festejando?. Quando acontecerá a demolição?

  2. Plinio Góes Filho

    Quem estiver precisando de um torcedor, procure Hélio Schwartsman. Mas não se trata de um torcedor qualquer, desses que procuram ansiar pela virtude do bem, do belo, do bom e do justo. Não. Cuida-se de um torcedor do nefasto, do deletério, do caos. Só que o pretendente já deve saber de antemão que o poder de torcida de Schwartsman é fraca ou nenhuma. Quem não se lembra da torcida pela morte de Bolsonaro, por quem nutre desejos instintivos que só a psicanálise explica? Boa sorte aos valentes !

    Responda
    1. alessandra alves florentino

      Torcedor do nefasto? do maligno? Em que momento ele torceu pelo anti-presidente, ou pelo Governo Funeral?

    2. Fatima Marinho

      Foi uma pena o vírus não escutar o Hélio.

    3. fernando sciarri

      Só um bolsominion para ser otimista com esse desgoverno.

    4. Carlos Fernando de Souza Braga

      muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  3. Fernando Jose da Costa Brito

    Seus 58.000.000 de cúmplices estão satisfeitos

    Responda
  4. davi LORENZON

    uai mas esse é o cara que queria a morte do bozo e continua escrevendo sobre ele todo dia! larga do pé dele o chulé, vaza p sua turma oh tacanho, vai falar do lulla dr ao, seu idolo, vai cultuar sua turma oh b b ka

    Responda
    1. Fatima Marinho

      Uma pena que o vírus não escutou o Hélio. Ainda dá tempo com as novas variantes, quem sabe se teremos boas notícias no obituário de Brasília.

  5. benjamim picado

    "...é melhor ter um Bolsonaro pressionado, pelo centrão, por Lula, pelo PIB, pelas pesquisas de popularidade, do que um Bolsonaro solto para perseguir seus apetites naturais". pressão do centrão é não-evento, o PIBinho nunca assustou o PR, e os 30% de aprovação são suficientes para ele se sentir seguro. donde conclui-se que a única pressão real que sofre o capitão se origina daquele cujo nome ninguém ousa delinar. e mais não direi.

    Responda
  6. Ana Ferraz

    Hélio Schwarstaman o governo bolsonaro é obra da direita tacanha deste país que posa de centro e faz cartinhas depois que o caos sanitário está instalado. Com bolsonaro a crise sanitária não será resolvida! Ele não acredita e não promoverá as únicas medidas efetivamente eficazes: o distanciamento efetivo, o uso de máscaras e as vacinas. Enquanto ele estiver no planalto sem dar um apoio decente aos trabalhadores, as pessoas sairão as ruas e os irresponsáveis encherão as praias.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      É exatamente isso, Ana

  7. Maria Lúcia Bergami

    Não vejo outra solução q não seja anular, sei lá como, a interferência nociva de Bolsonaro na condução da pandemia no Brasil. Esse é entrave. Nada adianta "vender o sofá".

    Responda
  8. celso bittencourt

    Mais uma Década NatiMorta, Quiçá Não Será Mais Um Século Perdido! Misericórdia!

    Responda
  9. José Trindade

    Há uns 40 mil mortos que não comento nada. É terrível a mesmice das matérias e a indigência de alguns leitores. Não há nenhuma possibilidade de salvamento com esse desgoverno. Isso já era patente há 230 mil mortos atrás. Sem um ponto final nesse projeto de morte, negacionista, sem o centrão se dar conta que é conivente com o caos social, sanitário do mito... Estaremos aqui, chegando aos 500.000 dizendo palavras "mortas"

    Responda
  10. Sérgio Pombo

    Dará certo no dia que transtornos de personalidades for algo natural. Viva o caos generalizado!

    Responda
  11. José Augusto Bernabé

    É "Manoel", de tanto malharem o "Presidente Tiririca" nesses 2 anos e com uma Peste séria e mortal no nosso quintal, vocês esqueceram, por lapso ou por interesses impatrióticos que o "Circo" não é só o Picadeiro, existem outro Setores nele e por esse "lapso intencional" de vocês os Leões ficaram soltos e vão comer a todos nós, Um pequeno "urro" já se notou nas "Sentenças" do STF Futebol Clube. "Manoel".

    Responda
  12. orlando gomes de freitas

    Parafraseando os estudantes da USP: Menos cloroquina mais Vacina!, assim como o esgarçamento foi radical e brutal, via informações incorretas e mentirosas, o contra ataque tem que ser, também, com campanhas maciças , seja estadual ou municipal, enfatizando o uso de máscaras ,distanciamento social, lavagem das mãos e muito cuidado ,bastante cuidado, principalmente com as inverdades vindas do planalto, nada se aproveita.

    Responda
  13. orlando gomes de freitas

    Parafraseando os estudantes da USP: Menos cloroquina mais Vacina!, assim como o esgarçamento foi radical e brutal, via informações incorretas e mentirosas, o contra ataque tem que ser, também, com campanhas maciças , seja estadual ou municipal, enfatizando o uso de máscaras ,distanciamento social, lavagem das mãos e muito cuidado ,bastante cuidado, principalmente com as inverdades vindas do planalto, nada se aproveita.

    Responda
  14. João Braga

    Vai dar certo. Independente de quem for o síndico o prédio não pode cair, estamos dentro dele.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Quando tudo o mais parece perdido, eis que o desejo se materializa do nada, como que por encanto. Eis o mistério da fé!

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Um prédio caiu aq no Rio de Janeiro porque o síndico resolveu retirar tidas as vigas mestras de um andar.... o prédio todo veio abaixo....

    3. Hernandez Piras Batista

      Como é o próprio síndico que está soltando os alicerces do prédio, acho difícil ser mais otimista que o colunista.

    4. MARCIO OLIVEIRA

      Eu torço para você estar certo, mas não tenho tanta certeza assim, até porque já está dando errado.

  15. Eduardo Giuliani

    Há a possibilidade de um Acordo Científico que é o ideal para o país e deveria unir os dois lados: Ivermectina, Máscara, Distanciamento e Higiene até a vacina. Kit com protocolo i-Mask+ da flccc: ivm quinzenal, Zinco, D, C. Nada de hcq e azt. Copiando Bangladesh, Zimbabwe, Índia, África do Sul, Argentina, Peru e vários outros países em desenvolvimento. covid19criticalcare, artigo A shield for those waiting for covishield. Dra Jackie Stone (Zimbabwe).

    Responda
    1. Herculano JR 70

      Eduardo, tem meu apoio irrestrito. Com tanto indicio, so louco nega com vigor. Eu, a qq sinal de covid tomo o pacote de tratamento precoce. Mesmo q seja jovem e supere pode ter alguma reação adeversa evitavel. Tive caso na familia.

    2. Eduardo Giuliani

      Estou tentando passar as fontes para vocês pesquisarem, a maior parte é de fora do Brasil. No Brasil temos a Dra Lucy Kerr, excelente, formada na USP, vem tratando pacientes desde maio do ano passado. Tem o vídeo dela no facebook, entrevista de hoje com prefeito Heraldo Trento do Paraná. Tem também entrevista da Dra Roberta Lacerda para rádio 98 de Natal. Dados de mortes internacionais no site worldometer.

    3. Jove Bernardes

      Sabe que este compliquês com termos em língua estrangeira e abreviações impressiona? Há os que adoram, os que acham que quanto mais complicado, mais profundo e inteligente, parece que você está entre eles. Sabe o destino que o bananinha mandou a imprensa dar às máscaras que ele não usa? Sugiro-lhe fazer o mesmo com este Acordo Científico.

    4. Hernandez Piras Batista

      Pare de apoiar o charlatanismo! Ele já está causando vítimas graves!

    5. Eduardo Giuliani

      Merck não ganha mais dinheiro com Ivermectina desde que virou genérico há mais de 10 anos. Eles possuem dois anti-virais caros para aprovação (MK-7110, molnupiravir) e não querem que a ivm estrague a oportunidade deles. Inclusive pagaram um estudo muito mal feito na Colômbia (mas largamente publicado no mundo) para mentir sobre a ivm. Veja o site médico covid19criticalcare e fique seguro nesta pandemia.

    6. ROGERIO CARVALHO

      Mas meu sr, até o laboratório que desenvolveu o vermífugo já falou que não há eficácia contra a covid e me vem a pessoa falar em Bangladesh, Índia, Peru. Sério, no meio disso tudo, o terraplanismo não surpreende em nada...

    7. Eduardo Rocha

      Na há "acordo científico" possível com terraplanistas. Sua sua sugestão é semelhante a admitir uma Terra meio plana meio geoide. Serve para pizza, mas não para a ciência. Ivermectina, como alertou recemente a EMA (não a do Planalto), não é recomendada para tratamento.

    8. Rafael Lopes

      Ivermectina? Gado precisa tomar vermífugo mesmo. Quanta besteira num comentário só. Tem gente aqui que se supera a cada dia.

  16. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    O texto reafirma a máxima de algo merece mudança para tudo continuar como está, quando o que está por vir é pior do que a realidade atual nos efeitos colaterais da pandemia.

    Responda
  17. Fernando Minto

    O "faisca" foi vacinado ou não?

    Responda
  18. Reginaldo Corteletti

    A qualidade de uma administração é medida pela velocidade e acertividade de suas decisões em ambiente nebuloso. O maior erro de Bolsonaro foi não comprar os 70milhoes de doses da Pfizer, que certamente impactou o número de mortes. Mas, prefeitos e governadores tambem cometeram erros como ouvir ao comercio em vez do pessoal de saúde (Manaus é um exemplo). Ou seja, todos incompetentes para os cargos que ocupam, juntamente com ignorantes imbecilizados e sem espirito de comunide da sociedade.

    Responda
  19. José Cardoso

    O presidente apostou no cavalo perdedor (que a doença era uma miragem). Outros que também apostaram assim no início assumiram as perdas e mudaram a aposta. Mas ele preferiu duplicar a aposta. Lembrei do verso do Chico Buarque: eu semeio vento na minha cidade, vou pra rua e colho a tempestade.

    Responda
  20. MARCELO DAWALIBI

    Mas é claro que não vai dar certo! Há 3 anos as lideranças políticas esperam o advento do ser mítico chamado Bolsonaro Moderado, mas em vão. Bolsonaro é o que é: uma pessoa instável e com personalidade distorcida. Em um mesmo dia, reúne-se com lideranças e cria comitês pela manhã e ataca o isolamento social à tarde. Num dia diz que vai comprar vacinas, no outro entra com ações no STF contra o lockdown nos Estados. É incapaz de honrar qualquer compromisso. Qual a chance de dar certo?

    Responda
  21. Fausto Faria

    Graças à incompetência sideral do governo de plantão, ao fim e ao cabo vamos passar 2 anos, ou mais, de nossas vidas em sobressalto permanente e alguns de nós perdendo a vida. "Vade retro satanás!!!"

    Responda
  22. Everson Ferreira Martins

    As pessoas não sabem nem qual o princípio ativo da Novalgina e agora querem entender de medicamentos complexos, interpretar estudos científicos. Defendem o que mal conseguem entender. Se o presidente não tivesse encampado a defesa irracional dessa besteira, essas pessoas nunca saberiam o que é cloroquina e não estaríamos aqui tentando explicar que não funciona para Covid. E ainda dizem que quem é contra é que politizou a questão.

    Responda
  23. Herculano JR 70

    Na duvida, ja q ñ ha outro remedio, a azt +azi q ñ fazem mal a pessoas normais, tomadas na dosagem adequada, deveriam ser recomendadas, no mínimo toleradas. A motivação para ser extremamente contra é política com certeza, e contra Bnaro. O jornalista deveria por a mão na consciência, pode estar matando gente. Será q tem tanta certeza assim? E o isolamento geral, ou lockdown, podem ser fatores geradores de cepas devido a exposição a agentes mutagenicos, alem de q, os pobres ficarão mais pobres..

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Ô, Herculano, na dúvida, já que não há outro remédio, por que o senhor não come cocô misturado com vidro moído? Mal não faz, dizem, se tomado na dosagem adequada. É bem tolerado, juro de pés juntos, não basta? Acredite. A alternativa são partidas de dominó e damas na praça, caminhadas pela manhã, e cuidados com tombo, catarro e defluxo. Só não se exponha tanto, o governo passa, a vergonha fica.

    2. R Alvim

      Você realmente acredita que temos em nosso país uma maioria de médicos de esquerda que está perdendo a oportunidade de salvar vidas humanas por causa das suas convicções políticas? Estes passaram incontáveis horas estudando e vivenciam o método científico diariamente mas ao seu ver estão deixando de adotar algum tratamento experimental por que estão de birra com o nosso governo atual. Talvez seja hora de parar para refletir o quanto este tipo de pensamento é nocivo para você e para os outros.

    3. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Doe então uma parte do seu fígado para o paciente q usou e adquiriu hepatite medicamentosa.....

    4. CARLOS EDUARDO GOMES

      Meus Deus! Herculano você deveria ser processado pelas besteiras que você está postando. Vai assistir ao vídeo #canceleacovid lançado esta semana pelos médicos do Albert Eistein, Sírio Libanês, USP, Hospital das Clínicas, Sociedade Brasileira de Infectologia entre outros para se informar melhor. Para de se educar pelo WhatsApp, pare de enviar fake news e não atrapalhe aqueles que estão tentando salvar vidas!!

    5. Hernandez Piras Batista

      Pare de promover o charlatanismo, diletante irresponsável! Ele já está causando vítimas graves.

    6. ROGERIO CARVALHO

      É isso aí... e a Terra lá, planinha, planinha!

  24. Tersio Gorrasi

    Ó vida, ó azar, isso não vai dar certo... Já vi isso num certo desenho animado, então caro colunista está violando os direitos autorais de Hanna & Barbera

    Responda
  25. Jackson de Moura Ferro Silva

    Hélio , a mesada acabou .... Que triste ....

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Em compensação a sua mesada deve estar bem gordinha. Pelo jeito faz parte da caterva da famiglia.

  26. Jackson de Moura Ferro Silva

    Hélio , o jornalista de um só discurso ...

    Responda
    1. davi LORENZON

      helio, o jornalista poeta para os devotos da folhesquerda e do lulla dr ao

    2. Jove Bernardes

      Jacson sendo Jacson, cada vez menos constrangido.

    3. CARLOS EDUARDO GOMES

      Jackson, o leitor da Folha de um so neurônio.

  27. JOSE CARLOS BETONI

    Enquanto o Sabotador Geral da Pandemia estiver atuando nada dará certo. O charlatão receitou a fosfoetanolamina (a famosa pílula do câncer) aprovada por um projeto de lei de sua autoria (aprovou 2 em 7 mandatos de deputado federal). Sabia que não tinha eficácia mas seus fanáticos a defenderam como forma de manipulação dos desesperados. Nosso netos vão estudar história um dia e não vão acreditar no tamanho da nossa ignorância.

    Responda
  28. adenor Dias

    Há tanta gente contrária ao uso da cloroquina no tratamento da covid-19, que eu chego a acreditar que o fármaco funciona! Bolsonaro não tirou o remédio da sua algibeira, alguém ligado a confiável ciência, lhes disse que funciona...

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      É um ótimo raciocínio, Adenor, para ser aplicado em medicações. Se há tanta gente contrária (cientistas e pesquisadores do mundo inteiro) é porque deve ser bom e funcionar. Acredito que vc deve ter aplicado a mesma lógica em relação ao estudo e à leitura.

    2. Jove Bernardes

      Pois que funciona, Adenor, você está certo, o seu presidente nunca tiraria isso da algibeira sem uma boa razão. Confie em Bolsonaro. Siga-o cegamente que ele sabe o que faz. Tome cloroquina como tratamento preventivo para covid-19, Adenor, de manhã, de tarde, de noite. Doses cavalares, com cachaça, rivotril, vinagre de maçã, Haldol e pólvora. E não pare. Se sentir dores, tremores ou suores frios, não se intimide, é o corpo se adaptando. Faça antes um codicilo doando seu corpo para a ciência.

    3. Fatima Marinho

      Cloroquina foi usada no início por ser um amtii-inflamatório usado em lúpus, artrite reumatoide etc infelizmente, foi provado que não tem efeito no tratamento da COVID e seus efeitos colaterais cardíacos fariam mais mal em muitos pacientes. Por isso foi desautorizado seu uso nos EUA e outros países.

    4. jose eduardo serrao

      Guarde seu achismo obstuso para você.

    5. Joaquin Cano

      O mundo inteiro comprovou que esse remédio não serve para a covid-19. Quer mais provas?

  29. João Larizzatti

    Quanto tempo conviveremos com os rastros funestos deixados por este desgoverno?

    Responda
  30. MARCOS BENASSI

    Prezadíssimo Hélio, hei-de concordar e discordar, para maior fruição de suas idéias (com acento agudo ficam mais vívidas, a nova ortografia embota as "ideias"). Realmente, tudo que haja em prol da percepção da dança de São Guido e do ridículo bozófilos, diverte e apraz. Mas a noção do desastre educacional, creio majorada: a educação pública, que já vem desgastada, subnutrida, insuficiente, não irá ter seus resultados implodidos. Já implodiu e já cria ruminantes. Presunto não morre duas vezes...

    Responda
  31. Paulo César de Oliveira

    Trat. precoce não é fantasia. O site C19study agrupa trabalhos sobre o tema e nele ha vários estudos(p.ex. Lagier et al., Derwande et al., Procter et al.) em que o uso precoce de hidroxicloroquina mais azitromicina(com ou sem zinco)reduziu a mortalidade por covid. Quem disser que não funciona tem a obrigação de citar ref bibl. de algum estudo em que o uso precoce de hcq +azi(com ou sem Zn) não tenha funcionado. O autor e outros assinantes estão desafiados a fazê-lo.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      É verdade, tratamento precoce não é fantasia. Ainda mais recomendado em textos complicados com termos em inglês, é tudo muito profundo e correto. Recomendo: tome cloroquina de manhã, de tarde e de noite, doses cavalares, com cachaça, Rivotril, vinagre de maçã, Haldol e pólvora. Se o senhor sentir sentir dores, tremores ou suores, siga adiante, é seu corpo se adaptando. Confio no senhor. E não se esqueça, doe seu corpo para a ciência e mande notícias.

    2. Hernandez Piras Batista

      Sujeito asqueroso! Também divulga como científicos artigos e teses de supremacistas brancos. As vidas que colocam em risco com suas mentiras nada importam para eles.

    3. Hernandez Piras Batista

      Este é o apoiador n. 1 do charlatanismo. Já deveria ter sido banido há muito tempo.

    4. Herculano JR 70

      Na duvida, ja q ñ ha outro remedio, a azt +azi q ñ fazem mal a pessoas normais, tomadas na dosagem adequada, deveriam ser recomendadas, no mínimo toleradas. A motivação para ser contra é politica com certeza, e contra Bnaro. Eu, ao primeiro sinal da tal peste, tomarei, sem duvidas. Obrigado pelas referencias.

    5. Eduardo Luiz De Faria

      Esse cara é um dos maiores divulgadores de fake news deste site. Estes sites que ele divulga são falsos. E como ele sabe disso, trata-se de um terrorista.

    6. Fatima Marinho

      Leia a nota técnica do FDA sobre o veto ao uso da cloroquina para tratar COVID fora do uso emergencial em UTI. Leia também o artigo dos colombianos, Navarro et al, no JAMA provando que o remédio para piolho, ivermecitina, não funciona contra covid. O site que vc cita só tem estudos falso, números errados para ludibriar os sem conhecimento sobre estudos científicos.

    7. Ayer Campos

      O desafio está posto: está morrendo gente 'matada' pelo uso precoce...

    8. MARCOS BENASSI

      "O autor e outros assinantes estão desafiados a fazê-lo." Caro Paulo, esta sua mensagem recorrente é impressionante. Será isso mostra de uma ingenuidade infinda? De uma fé daquelas que move montanhas? De uma burrrice extremada? Do mau-caratismo Bozofrênico mais típico? Do soldado que, como diz o nome, a soldo, combate irrefletidamente o inimigo? Note que não há ironia ou sarcasmo, nem um milímetro destes, nessa minha mensagem: é a límpida curiosidade de um bípede estupefato.

    9. Paulo César de Oliveira

      Também existem evidências em favor da eficácia da ivermectina(Schwartz, E., Sheba Ivermectin Project, Israel), colchicina e dos anticorpos monoclonais da Regeneron(infelizmente, vendidos a 2.000 euros a dose).

  32. Flávio Sasso

    Com sua mascara pau , atrasado 300 mil mortes .Muitos inocentes , vitimas dos que seguiram o exemplo do "mito".

    Responda
  33. Rodrigo Ribeiro

    Impeachment já!

    Responda
  34. Alex Viana de Brito

    É trágico e lamentável mas concordo com o Helio. Parece até o roteiro de um filme distópico que precisamos assistir. Precisamos tirar Bolsonaro para que tenhamos o retorno mínimo de civilidade e democracia. Ele é o vírus.

    Responda