Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Neli de Faria

    Acompanho futebol desde o início da década de 1960. Nunca, mas, nunca mesmo, ouvi alguém falar de Barbosa por ser negro.tanto que a mídia da época endeusava(com razão!), Pelé. A mídia sempre bateu que ele foi o culpado pela derrota.E, porque jogava nas costas de Barbosa? Porque pouco entende de futebol Alguém que conheça minimamente futebol jamais jogará uma derrota nas costas de um jogador. Futebol é coletivo. Olhar hoje, para o passado, dizendo que foi racismo contra Barbosa?

    Responda
    1. Neli de Faria

      Falar que Barbosa foi apedrejado por ser negro?Tá! Na Copa de 14, o Deus do Futebol fez justiça a ele e para a Seleção de 50. A mídia que massacrou Barbosa e a Seleção de 1950,durante 64 anos, silencia no vexame de 14. O Deus do futebol puniu pelos gastos em estádios que poderia ter sido carreado para saneamento básico. E também o Deus do Futebol fez Justiça a Barbosa e para a Seleção de 1950. Viva Barbosa! Viva Bigode!

  2. Nilton Silva

    Brasileiro tem memória curta pras vitórias, quanto mais pras derrotas. O Juca tá procurando chifre na cabeça de cavalo, como diria minha saudosa avó.

    Responda
  3. Rogerio Machado

    Tivemos laterais direitos negros antes de 2006: em 1974, Zé Maria; em 1978, Toninho.

    Responda
  4. Guilherme Augustus Oliveira

    No Brasil muitas pessoas foram beneficiadas pela lei da anistia. Mas esqueceram de anistiar Barbosa e Wilson Simonal, Barbosa passou a vida como culpado e a mídia contribui muito para isso. A

    Responda
  5. Marcelo Rod

    Nao precisa ser homenageado. O que nao pode é ser avacalhado e deposito das magoas e culpas do mundo, como foi Barbosa. Que honraria daremos a Doriva, vice na copa de 98, qdo fizer 100 anos?

    Responda
  6. Antonio Pimentel Pereira

    Em todo sentido da vida pelo menos aqui no Brasil se busca sempre um culpado, incompetência, ineficiêncua levam a derrotas em esportes coletivos ninguém é culpado, todos perdem acabou. 1950 creio que o já ganhou da imprensa aliado à festa antecipada da CBD isso sim tirou o caneca, em 1982 tentaram jogar em Cerezo tbm quando a defesa por duas vezes deixou Paulo Rossi em condição e o último a sair foi Junior, mas Cerezo por não está no circuito carioca sofre. Em derrotas, o vitorioso foi melhor

    Responda
  7. Jackson de Moura Ferro Silva

    Mas a imprensa sempre ajudou a deixar a culpa somente no Barbosa . A mídia nunca disse que , sendo um esporte coletivo , todos têm responsabilidades sobre as derrotas.

    Responda
  8. Ricardo Ferrer

    Futebol, novela, BBB, carnaval - Ópio do povo!...

    Responda
  9. PAULO Andrade

    Mas o Brasil mudou muito (pra pior!!!). Os pernas de pau do 7 x 1 com a Alemanha (preservado seu rei, a calopsita das falsas quedas, num lancde mais que duvidoso) seguem nas paradas de sucesso... Oh tempora, oh mores!!!

    Responda