Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. G C

    Dr. Drauzio é o brasileiro que o Brasil não merece, nem faz por merecer. Sua visão, sua coragem, inteligência e compaixão. Não merecemos, mas eu agradeço: muito, muito obrigada, Dr. Drauzio.

    Responda
  2. FREDERICO CARVALHO

    Contar com nós ? Leva um livro de gramática junto ! Olho vivo @

    Responda
    1. DANIELA SILVA Agendes

      "Quando, à frente do pronome, surgir qualquer palavra ou expressão que indique quem somos nós, não poderá haver a contração entre a preposição e o pronome, ou seja, deveremos escrever separadamente "com nós". As palavras que surgem à frente do pronome são: mesmos, próprios, alguns, todos, quaisquer, um substantivo, um numeral ou uma frase inteira. Por exemplo: Ele queria conversar com nós dois. Com nós mesmos é feita a inscrição. " fonte: vestibular u o l.

  3. Werner Koenig

    Em 1991 um renomado jurista escreveu um artigo no qual discorria sobre a gestão de Fernando Collor, fazendo uma auto crítica. Ele concluiu com dúvidas sobre o voto dele e vendo o estrago feito, assumiu a responsabilidade de ter votado errado, com os termos: " mea culpa, mea culpa, mea maxima culpa ". Creio que esse é o sentimento de uma parcela expressiva dos 57 milhões de eleitores que deram seu voto a Jair Bolsonaro, eu inclusive. Não vamos errar em relação à pandemia.

    Responda
  4. moacyr da Silva

    Como sempre muito lúcido seus comentários Dr. Drauzio . Escrevi para o painel do leitor e não foi publicado o seguinte:Espero que o novo ministro ,como médico cumpra o juramento de Hipócrates e não seja mais um ventríloquo d Genocida. ! Agora deu alguma satisfação sobre a vacinação mas não falou da obrigatoriedade do uso da máscara.

    Responda
  5. Adauto Lima

    Einstein definiu que louco é que repete algo que deu errado, na esperança que dessa vez dê certo. Isso é a estratégia comunicação errada que insistem em repetir. A população não dá ouvidos a autoridades políticas, coordenadores de comitê de pandemia, etc. Muito menos os jovens. Não os conhece e/ou os rejeita. Mudam de canal. Também não utilizam tanto a TV, veículo preferencial das autoridades.

    Responda
  6. Lucas Steiner

    É isso, Dr. Precisamos apontar o dedo e, infelizmente, tomar partido na pandemia, sem papas na língua, senão não há prosseguimento.

    Responda
  7. Tarcisio Mello

    A nossa realidade é desesperadora, não pela pandemia, mas por termos milhões de brasileiros que sofrem de um mal incurável, o cretinismo. Depois de tudo que estamos sofrendo ainda enchem o peito para esbravejar "votei e voltarei a votar nele". Nenhuma sociedade se sustenta com esse nível de estupidez.

    Responda
    1. Maria Lúcia Bergami

      Vdd, sofrem de cretinismo. Vc é a amostra grátis disso q estamos vivendo.

  8. jose celso righi righi

    Estou aguardando quem a elite conhecedora de tudo vai financiar para ser o presidente no próximo mandato! Será que aprenderam alguma coisa? Ou ainda pretendem buscar uma nova aventura,a história já nos provou que aventuras políticas sempre da em coisa errada: Jânio Quadros, Collor e agora esse governo atual , querem inventar quem agora? A presidência é cargo político precisa de pessoas com esse conhecimento de Brasil , não existe nova ou velha politica, o que existe é a política!

    Responda
  9. helena cristina ribeiro de oliveira lima

    Sim. Só podemos contar com nós mesmos. Mas quem somos "nós mesmos"? Os nós mesmos que permitiram o golpe engendrado pelos faria limers? Os nós mesmos que elegeram Bolsonaro que fez política de péssima qualidade por 30 anos e que como promessa de campanha previa a morte de uns 30mil? (Cumpriu, hein?) Os nós mesmos que estão amedrontados ou trancafiados em casa ou em uma Berlim caótica fingindo na noite que a morte não espreita? É mais do que hora de nos confrontarmos com "nós mesmos".

    Responda
  10. celso bittencourt

    Ainda que Fosse Possível Vacinar Todos os Brasileiros Neste Fim de Semana, as M.ortes Continuariam a se Suceder da Mesma Forma, pelo Menos durante o mês de Abril e uma parte de Maio. ***Logo, BolsoNero Nos Legou Uma Tragédia Maior Que Seu Governo! Misericórdia!!

    Responda
    1. moacyr da Silva

      E o da Faria Lima, tão genocidas quanto resolveram uma pequena mea culpa com a carta! Por que somente agora? E o mísero auxílio emergencial, vão continuar assistindo de camarote o aumento de vítimas???

  11. Rafael Moraes

    Estamos por nós mesmo? Está doido? Isso é uma sindemia, não é problema médico pois não há cura, por isso hospitais lotados. Tem que mudar muita coisa, a começar por lockdown, ajuda e orientar a população. Bolsovirus favoreceu a disseminação do vírus desde o começo com desinformação. Não existe estarmos por nós mesmos. Exigimos a saída do Bolsonaro e um governo descente que seja pelos brasileiros.

    Responda
  12. Marcílio Gonçalves Filho

    E nossos investimentos em estudos científicos? Nossos pesquisadores tem apoio? Ou tudo se "transfere" à iniciativa privada onde o resultado é caro? Reconheçamos nossos laboratórios que trabalham em vacinas nacionais. Mas há a parceria estrangeira. Não é negativo, mas pode indicar dependência, o que, segundo alertas aqui e ali, sempre presentes! Por oportuno. Teorias liberais também reclamam a presença do Estado! E aqui é necessário! E melhor dependerem do que depender!

    Responda
  13. WILSON FILHO

    E aí Dr. Gripizinha, tudo bem? Não vamos esquecer que foi o primeiro, junto com o Mandetta sinuca sem máscara.

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Muda o disco! há muito tempo que ele teve a humildade de rever sua fala. Já o seu capitãozinho continua batendo continência para a cloroquina, usando a máscara possivelmente onde seu 03 orientou e tomando muito leite condensado na mansão do 02!

  14. Djalma de Almeida

    Senhores congressistas apertem o botão vermelho!

    Responda
  15. antonio santos

    Lira, aperta logo o botão vermelho. Tá esperando mais o que?

    Responda
  16. Breno Heleno

    Paulo Guedes nao tem paper publica nem no coletivo que fica na latrina. É ministro pq é amigo do memória de um sargento de milícias. Pessimo economista.

    Responda
    1. Lino Pakuschewski

      È assustador ! Resta a esperança de que em breve não haverá mais doenças . Apocalipse : 21: 3,4

  17. Marfan abib

    Infelizmente é a realidade. Ainda que parem o nefasto e cruel, as chances para o país se recuperar não existem mais. Mais um tempo perdido. Não existe mais o país do futuro. Parem o cruel para frear um pouco os danos causados ao país.

    Responda
  18. Marfan abib

    Infelizmente é a realidade. Ainda que parem o nefasto e cruel, as chances para o país se recuperar não existem mais. Mais um tempo perdido. Não existe mais o país do futuro. Parem o cruel para frear um pouco os danos causados ao país.

    Responda
  19. Maria Elisabeth Ferraz

    Até concordo que só podemos contar com nós mesmos, só quero sabe o que há de novo nisso. Algum dia não foi assim aqui?

    Responda
    1. Sandro Monteiro de Souza

      Nunca foi tão ruim como está. Jamais imaginei que poderíamos regredir tanto.

  20. Maria Lúcia Bergami

    Eu culpo 57mi que votaram e que, parte desses, ainda apoiam. Acho que a pílula amarga quem terá que tomar será o Congresso. Panorama óbvio demais desde 2017: Um político abobado fazendo arma com a mão; um juiz suspeito, claramente suspeito envolvido com uma promotoria ensandecida de ódio e ensandecendo a mídia. Estamos pagando pelos nossos erros. Falta ciência, falta decoro, falta rua.

    Responda
    1. Dulce dos Santos

      E não apenas os votos ao presidente , seria bom que todos nós avaliássemos nossos votos para Deputados Federais, Senadores, Deputados Estaduais, Prefeitos, Governadores, Vereadores. Não é possível que continuemos a eleger representantes que não nos representam. Não é possível que os votos continuem sendo pensados para garantir direitos de grupos específicos e não do coletivo, do todo. Muito triste.

    2. Tarcisio Mello

      A nossa realidade é desesperadora, não pela pandemia, mas por termos milhões de brasileiros que sofrem de um mal incurável, o cretinismo. Depois de tudo que estamos sofrendo ainda enchem o peito para esbravejar "votei e voltarei a votar nele". Nenhuma sociedade se sustenta com esse nível de estupidez.

    3. WILSON FILHO

      E vamos continuar votando nele, apoiador de corrupto.

    4. Jesse G

      Como, estamos pagando pelos nossos erros? A maioria dos eleitores não votou no Bozo e os que votaram o fizeram ou por preconceito (alentado pela mídia), ou por interesse egoísta, ou (principalmente) por ignorancia.

  21. João Melo

    Caro Dr. Varella, concordo com parte de sua análise. Mas, falta ponderação. Há um ano estávamos muito dispostos ao isolamento e se tivéssemos vacina à época, hoje seria bem diferente desse cenário tétrico, apesar da negação e a sabotagem central. Portanto, hoje, como ontem, mesmo que contemos apenas conosco, Bolsonaro continua aí.

    Responda
  22. Sandoval junior oliveira

    dr, estamos num navio furado sem timoneiro num mar de corona

    Responda
  23. FLAVIO CALICHMAN

    Dr Dráuzio, gosto da sua pessoa e admiro o seu trabalho, porém o senhor prestou enorme desserviço em suas declarações iniciais sobre a pandemia, ao minimiza-la e trata-la como doença banal, em vídeos até hoje reproduzidos por negacionistas mal intencionados. Peço que ponderar muito bem antes de falar para não se arrepender depois e para não prejudicar sua reputação; as vezes me parece que o senhor fala demais.

    Responda
    1. Maria Lúcia Bergami

      N vejo assim n. Podemos nos enganar e reparar nossos enganos.

    2. Daniel Alvares

      Ainda repetindo isso? Troca o disco

    3. Cristiano Alexandria

      O vídeo veiculado por ele não contém nenhuma inverdade. Ele disse que 80% dos contaminados teriam sintomas leves ou seriam assintomáticos, o que está de acordo com as estatísticas atuais. Mesmo assim, ele se desculpou e passou a alertar a população sobre a necessidade de distanciamento e máscaras. Acontece que, naquela época, se as recomendações fossem seguidas, não teríamos chegado onde chegamos. O Dr. Drauzio não tem culpa de nada do que aconteceu.

  24. Valdeci Gomes

    O maior erro e pensar que a soluçao medica vai resolver para uma doença que nao tem cura. Certo fez o Biden, assumiu a crise e definiu a soluçao politica, distanciamento social, mascaras e vacinas, alem de auxiliar todos com um programa financeiro robusto.

    Responda
  25. LIANIR ADESIO DE FAVERI Faveri

    Não entendo o Dr. Drauzio, no inicio o mesmo afirmava tratar-se de uma gripezinha, e agora vem com esse alarde todo.

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Ainda tem gado repetindo isso, Deus do céu...

    2. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

      Vc está equivocado. Ele nunca disse isto. Prove o que vc falou. Coloque o link .

    3. José Bueno

      Alarde todo!?! Acha pouco!? Se você se faz de cego e surdo, aproveite para ficar mudo. Obrigado, Dr Dráuzio por tanto que tem feito por nós!

    4. Jardel Turgante

      Isso é o q vc diz... Leu no WhatsApp?

  26. Pedro Cunha Jr Cunha

    Texto perfeito!

    Responda
  27. NELSON PRADO ROCCHI

    Quase todos os países, menos a Índia, Paquistão, Suécia, países africanos, asiáticos, vão atingir 2.000 mortes por 1 milhão de habitantes . O Brasil está com cerca de 1.450 mortes/milhão. Aqui a pandemia praticamente terminará quando atingirmos 400 mil a 450 mil mortos. Comparando com os USA, Inglaterra, Espanha, Portugal, Itália, França, Bélgica em mortes por milhão eles estão com mais de 1.450 M/1 milhão. Sou contra Bolsonaro e a favor do impeachment dele e da Dilma

    Responda
    1. NELSON PRADO ROCCHI

      Rosa, então devemos nos espelhar na Índia, Suécia, Paquistão, e diversos africanos. Álvarez Lies os números são esses. Bolsonaro é uma josta e deve cair por impeachment, mas lockdown temos na Europa. P 450 mil é tirado de 2 mil mortes por milhão - ciência da OMS? O templo da ciência médica? só rindo, coitado.Leiam  Vanden Bossche - infelizmente está em inglês que vai dificultar muito para vocês. Pena! 12 páginas.

    2. NELSON PRADO ROCCHI

      Rosa, então devemos nos espelhar na Índia, Suécia, Paquistão, e diversos africanos. Álvarez Lies os números são esses. Bolsonaro é uma josta e deve cair por impeachment, mas lockdown temos na Europa. P 450 mil é tirado de 2 mil mortes por milhão - ciência da OMS? O templo da ciência médica? só rindo, coitado.Leiam  Vanden Bossche - infelizmente está em inglês que vai dificultar muito para vocês. Pena! 12 páginas.

    3. José Rosa

      Esse tipo de conversa, q, aliás, recebi parecida no meu watts up, serve para tentar aliviar para o lado de governando incompetente e que tem muita responsabilidade no caos a q chegamos. Faz tudo errado, depois fica buscando comparação com quem está em situação pior ou igual. O sensato já era seguir a ciência, no mínimo a boa de casa, além do q fazemos, até na vida pessoal, q é procurar se espelhar nas experiências, iniciativas e soluções dos outros e que deram certo, não ficar com absurdos.

    4. Daniel Liaz

      Amigo, além do já dito, ficar dizendo isso não muda em nada o fato de que Bozo está contribuindo e muuuito para a morte das pessoas. Se estamos nessa posição, poderíamos estar ainda bem abaixo! E cada vida importa.

    5. Daniel Alvares

      Ok, Mãe Dinah. Conta aí agora os números da mega sena.

    6. Alberto Silva

      O mago dos números diz que a pandemia acabará com 450 mil mortes? Tirou isso de um grupo de WhatsApp? Assume logo que é eleitor do genocida e que está tentando passar pano para ele. A Covid vai continuar a matar em massa enquanto não tivermos uma cobertura vacinal adequada. Até lá, novas variantes podem surgir. Respeite a ciência e o distanciamento social. Impeachment já!

  28. NELSON PRADO ROCCHI

    Quase todos os países, menos a Índia, Paquistão, Suécia, países africanos, asiáticos, vão atingir 2.000 mortes por 1 milhão de habitantes . O Brasil está com cerca de 1.450 mortes/milhão. Aqui a pandemia praticamente terminará quando atingirmos 400 mil a 450 mil mortos. Comparando com os USA, Inglaterra, Espanha, Portugal, Itália, França, Bélgica em mortes por milhão eles estão com mais de 1.450 M/1 milhão. Sou contra Bolsonaro e a favor do impeachment dele e da Dilma

    Responda
  29. CLAUDIO CARNIELLI

    Ontem, 26/03/2021, 3.600 mortes com CPF, hoje, 27/03/2021, 3.368 mortes com CPF.

    Responda
  30. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    Pensaram que o golpe de 2016 ia sair de graça?

    Responda
    1. Mateus Sá

      Parabéns Felício. Com poucas palavras você conseguiu sintetizar as verdadeiras razões da pandemia sem controle que vivemos.

  31. Richard Lins

    Finalmente, o último pedaço do Titanic Brasil vai afundar. Enquanto as pessoas se agarram a amurada. E o padre recita a extrema unção. Só restará a ajuda internacional... que chegue mais cedo que o Carpatia!

    Responda
  32. Tersio Gorrasi

    E a convocação dos mesários na qual vc foi garoto propaganda? 'Serão seguidos protocolos rígidos' como dizia, mas que na prática não se verificaram na grande maioria dos municípios, induzindo até idosos que não eram mais obrigados a votar a saírem de casa se expondo desnecessariamente aos riscos de contaminação só para cumprirem o seu 'dever cívico e democrático' E isso ocorreu em novembro em dois turnos em vários municípios, não é mesmo?

    Responda
    1. Lucas Cansado

      Tersio, é isso mesmo! Muito bem lembrado. Para mim, Dráuzio Varella perdeu toda a moral ao se prestar a fazer aquele anúncio a favor das eleições.

    2. Tersio Gorrasi

      Felício, qual a população e a extensão territorial da Bolívia ou Equador, quando comparada ao Brasil? Nos EUA, a grande maioria votou remotamente num prazo muito mais dilatado do que apenas um dia como aqui. Aqui, além da obrigatoriedade do voto presencial existiram a aglomeração nos correios para justificar o voto e as campanhas eleitorais, com palanques armados e os puxa sacos nas ruas agitando bandeiras. Comparação completamente falaciosa

    3. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Na Bolívia houveram eleições. No Equador houveram eleições. Nem por isso explodiu o número de mortos e infectados. Nos Estado Unidos houveram eleições e partir da saída da saída do Trump as mortes e infecções começaram a baixar. O prezado pensa que pode subestimar os leitores do Dr. Drauzio? Ora...recolha-se à suas galochas.

  33. Marina Gutierrez

    No inicio da pandemia e após algumas declarações do atual "presidente" sobre o assunto, eu comentei aqui nesse foro que todos deveriam usar máscaras; lavar as mãos;evitar aglomerações; não sair de casa sem necessidade; cuidar dos idosos; estocar alimentos essenciais; racionar o número de refeições se necessário ( para não ter que sair de casa ) e não contar com o governo Bolsonaro.

    Responda
  34. Ana Ferraz

    O inominável tem um percentual enorme de aprovação entre os empresários, a elite tosca, cruel e perversa deste país que apenas agora acordou e fez uma cartinha para bolsonaro quando seus hospitais de luxo ficaram lotados e se tornou mais difícil sair do país porque nós brasileiros nos tornamos tóxicos no mundo inteiro. Se há alguma coisa boa nesta tragédia toda é que o governo do inominável conseguiu mostrar, sem máscaras e sem maquiagem, a real face das elites deste país: são genocidas!

    Responda
    1. N Folha SP

      Disse tudo, parabéns.

  35. Joao Vitor Demarchi Chuffe

    Falou tudo Dr!!!!

    Responda
  36. Moacir Antonio Dala Costa

    Palavras sábias do Dr. Drauzio Varella. Estamos em um barco, no alto mar, a deriva. Se Deus é brasileiro chegou a hora Dele salvar o Brasil.

    Responda
    1. RICARDO Moreira

      Rumo com força a 1 milhão de mortos.

  37. celso bittencourt

    Ainda que Fosse Possível Vacinar Todos os Brasileiros Neste Fim de Semana, as M.ortes Continuariam a se Suceder da Mesma Forma, pelo Menos durante o mês de Abril e uma parte de Maio. ***Logo, BolsoNero Conseguiu Uma Tragédia Maior Que Seu Governo! Misericórdia!!

    Responda
  38. maria lucia marques

    Nesta guerra biológica nós sabemos o que precisa ser feito para evitarmos que sejamos contaminados. Não aglomerar, usar máscara , lavar as mãos e qdo não der álcool em gel. Será que é tão difícil fazer isso? Se eu amo eu cuido. De mim. Dos meus. ! Nós podemos vencer a partir do momento que conscientizarmos que ontem foi um vizinho, um amigo, mas amanhã pode ser um filho, pais. E então Vamos fazer a nossa parte?

    Responda
  39. Humberto Ordine Graca

    O texto reflete a realidade da ignorância e perda, a primeira às vezes tem volta, na segunda sem nenhuma chance. Doutor, a flecha acertou bem no centro do alvo!!

    Responda
  40. guilherme amaral de lima e silva

    O desgoverno bolsonaro,mostra a que veio,morte é seu lema e destruição de tudo que foi construído com muito esforço de vários governos.

    Responda
  41. JOSE ADEMIR NUNES

    Concordo com tudo Doutor. Só uma perguntinha " O Dr. está cuidando da gripezinha em quais hospitais"?

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Comentário mais bovino, impossível. Tome aqui seu biscoito de alfafa

    2. José Rosa

      Não me recordo de ele ter feito equiparação simplista. Se a fez, foi com devidas ponderações e contextualização, como costuma fazer e muito bem. Problema é não acompanhar a evolução do problema, não se reposicionar, o q ele já fez faz tempo. Sabemos bem quem fez equiparação simplista com a gripe e da qual não dá para saber ainda se mudou mesmo de postura frente à gravidade da situação.

  42. Rafael Aires de Oliveira

    Que novidade neste Brasil. Tenho 38 anos e faz uns 30 anos que aprendi que no Brasil que governo não cuida da gente. Não importa o espectro político. Os governantes no Brasil só se interassam em arrumar a vida deles e da própria família. Vimos os filhos de Bolsonaro e de Lula como são esforçados. SQN

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Rafael: minha mãe dizia isso há uns 60 anos .

    2. Rafael Aires de Oliveira

      Caro Osmar e Dimas, faz tempo que nem compareço à votação. Os candidatos que sempre tivemos não vale o esforço. Só tive culpa na 1a eleição do Lula.drão e depois disto, sempre pago a multa. Cuide de vcs e parem de torcer pra quem coloca nos seus rab... fica a a dica.

    3. osmar pavani peres

      Sr Dimas , o Sr ainda tem dúvidas em quem ele votou? O Amoedo acho que foi tungado, todos esses agora dizem que votaram nele. SQN..SQN...SQN..

    4. Dimas Floriani

      Balela. O sanguinário é este que aí está. Espero que não tenha votado nele prá não se sentir cúmplice.

  43. Rafael Aires de Oliveira

    Que novidade nesye Brazil. Tenho 38 anos e faz uns 30 anos que aprendi que no Brasil que governo não cuida da gente. Não importa o espectro político. Os governantes no Brasil só se interassam em arrumar a vida deles e da própria família. Vimos os filhos de Bolsonaro e de Lula como são esforçados. SQN

    Responda
  44. Alberto Silva

    O desgoverno militar de Bolsonaro traz de volta tudo que havia na ditadura iniciada em 64. Autoritarismo, corrupção desvairada, mistificação e destruição do país. Os militares tentaram esconder um surto de meningite no país na década de 70 e formaram uma geração de deficientes físicos no Brasil. Depois entregaram um país falido, com hiperinflação, dívida externa gigantesca, descontrole fiscal, desigualdade social absurda. Não à toa, o Gen. Figueiredo pediu para ser esquecido. Bolsonaro é igual.

    Responda
  45. Ernesto Pichler

    A única dúvida: o genocida é genocida por ser fascista ou é genocida por ser psicopata?

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Ernesto: é um genocida psicopata com um agravante: é fascista.

  46. Sergio da Silva Soares

    Muita gente vai acabar fazendo isolamento social no cemitério, nota se praia cheias, festas, tudo selando seus destinos, e levando a morte a seus familiares, só vai funcionar aqui se for um Lockdown estadual esse negócio de um município e furada na praias cheias mercados cheios e gente sem máscara e depois vem a desculpa que e para ganhar dinheiro

    Responda
    1. José Bueno

      É só vermos como Araraquara enfrentou a surpresa do vírus de Manaus. Hoje já não teve nenhuma morte.

  47. Marcelo Silva

    Governo louco e seguidores loucos que inviabilizam qualquer estratégia racional! Se deus existe, já desistiu do Brasil!

    Responda
    1. José Bueno

      Deus não desistiu do Brasil, não. Só está faltando o exorcismo do capeta, possessão em massa via redes sociais. É hora de rezarmos.

  48. Graziano Pera

    Brasil, um país sem esperança abandonado ao próprio destino.

    Responda
  49. rubens goncalves

    voltamos ao velho sofisma. quem tiver que morrer vai morrer.

    Responda
  50. Valdeci Gomes

    Estudos do Imperial College de Londres, estimaram que com o colapso do sistema de saude britanico, para cada morte de Covid, aconteceria outra por outros motivos, 1,2 milhao de britanicos. Foi esse estudo que levou o direitista conservador Johnson a fechar tudo, salvando mais de um milhao de vidas. Por aqui todo sistema de saude brasileiro esta colapsado, ate o final do ano e estimado mais 300 mil mortes de covid e outra 300mil por falta de atendimento, 1 milhao de vidas que poderiam ser salvas

    Responda