Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alexandre Matone

    Renata Moro, na Finlândia também deve haver subnotificação, bem como nos demais países nórdicos, pelos mesmos motivos. Acho que o ponto é que é muito mais devastador ser infeliz onde todos são felizes!

    Responda
  2. Alexandre Matone

    Corrigindo uma informação equivocada que postei abaixo, a mortalidade relativa por suicídio na Finlândia é 260% maior do que no Brasil.

    Responda
    1. Renata Moro

      Dizem que nos países escandinavos é muito alta também. Porém, precisamos lembrar que deve haver muita subnotificação por aqui. Overdoses de medicamentos, por exemplo, são difíceis de computar como acidentais ou intencionais.

  3. Alexandre Matone

    "Apesar dessa queda impressionante, as taxas de suicídio da Finlândia continuam sendo uma das mais altas da OCDE. Em 2011, a taxa de suicídio por 100.000 habitantes foi de 16,4, com uma prevalência particularmente alta de suicídio entre jovens adultos do sexo masculino, em comparação com uma média da OCDE de 12,4. - oecd.org -els

    Responda
  4. Alexandre Matone

    Eduardo Veras, nov Brasil, que tem 210 milhões de habitantes, a taxa de suicídios por 100 mil habitantes é de 5.7. Na Finlândia em 2018, a mortalidade por suicídio ou o número anual de suicídios era de 15.

    Responda
  5. Eduardo Veras

    Esse comentario é uma piada? Você conhece algum finlandes? Ja morou la? Frio e Calor nao definem felicidade ou tristeza

    Responda
    1. Alexandre Matone

      Já ouviu falar em Google?

  6. Alexandre Matone

    Finlândia Dinamarca Suíça Islândia Holanda Noruega Suécia Luxemburgo Nova Zelândia e Áustria são os países com maior grau de felicidade, segundo o World Happiness Report. Não surpreende. São países ricos, cercados de água, sem conflitos armados ou ataques terroristas. O que surpreende é Israel ser o 12o colocado! E 20% da população são árabes palestinos! São mais felizes do que os canadenses e os americanos!

    Responda
  7. Alexandre Matone

    O suicídio na Finlândia ocorre a uma taxa mais elevada do que a média da União Europeia. O número de suicídios anuais atingiu o pico em mais de 1.500 em 1990 e tem diminuído de maneira relativamente uniforme desde então, embora tenha havido um ligeiro aumento recente em 2016 e 2017. Em 2018, 810 finlandeses morreram por suicídio. - 17 .12.2018 "Finlândia vê mais suicídios do que a média da UE." - yle.fi

    Responda
    1. Alexandre Matone

      Eduardo Veras, no Brasil, que tem 210 milhões de habitantes, a taxa de suicídios por 100 mil habitantes é de 5.7. Na Finlândia em 2018, a mortalidade por suicídio ou o número anual de suicídios era de 15. Então, corrigindo o comentário abaixo, há na Finlândia 2,6 vezes mais suicídios por ano do que no Brasil, por 100 mil habitantes (um aumento relativo de 260%).

    2. Alexandre Matone

      Eduardo, no Brasil há 210 milhões de habitantes! Na Finlândia há 5,52 milhões de habitantes. No Brasil temos 4,9% menos suicídios do que na Finlândia, por 100 mil habitantes.

    3. Alexandre Matone

      Eduardo, a referência bibliográfica está citada expressamente! Não é uma opinião. É um fato! É a Finlândia é o país campeão do mundo na incidência de diabetes mellitus tipo I. Provavelmente, devido à deficiência crônica de vitamina D, na população. Há muito pouca exposição solar.

    4. Eduardo Veras

      Ano passado 2020 foram 12.000 suicidios no Brasil......

    5. Eduardo Veras

      Essa opinião é uma piada? Você conhece o pais? Ja morou la? Acredito que foi algo bem infeliz. Brasilzao e que é bão....4.000 mortes por dia...mas tem sol!!!!

  8. Luís Carlos da Silva

    Toda e qualquer sociedade possui as suas mazelas e a festejada Finlândia entre os séculos VIII e XI era o lar dos temidos Vinkings que ficaram famosos por promoverem violentos saques nas cidades europeias e asiáticas. Temos que ter em mente que sofremos ainda hoje o efeito de uma chaga de 350 anos de escravidão que ainda está aberta na sociedade sobe a forma de desigualdade social, sobre o tema trecho do samba enredo da Mangueira/1988. " .Livre do açoite da senzala , preso na miséria da favela"

    Responda
  9. Renata Moro

    Não conheço a Finlândia, espero um dia conhecer, porém uma amiga que esteve lá comentou que ficou assustada com a quantidade de pessoas jovens caídas de bêbadas pelas ruas.

    Responda
  10. Horacio Cerzosimo

    Alguns anos atrás estive por três semanas na Finlândia a trabalho, era janeiro no auge do inverno. Na época, me chamou a atenção e cheguei a comentar com vários amigos, o sorriso espontâneo que brotava no rosto da pessoas em geral. Realmente se percebia facilmente essa felicidade.

    Responda
  11. Galdino Formiga

    Crônica de humor e ficção. Precisa conhecer a Finlândia.

    Responda
  12. Cloves Oliveira

    Faz tempo que essa pseudo felicidade da Finlândia foi desmistificada. O povo mais feliz do mundo são os povos que habitam a região do mediterrâneo. Mas é preciso admitir que a Finlândia possui um título, esse sim verdadeiro, mas que é pouco conhecido: é um dos países mais racistas, senão o mais racista da União Européia. A informação consta do relatório Being Black in the EU, compilado pela EU's Agency for Fundamental Rights. A popularidade do Trump na Finlândia batia recordes.

    Responda
  13. Nilton Silva

    Ótimo texto. Não falou de C... nem de B... Melhor ainda.

    Responda
  14. Samuel Correa Duarte

    Adorei o texto... (aviso: o autor é reputado comediante). Lembrei-me do entusiasmo com que fui à divisa entre França e Suíça para ver e sentir a neve... me derreti pela beleza do local, mas meu entusiasmo tbm derreteu em 10 minutos, visto que, esse incauto leitor, estava a calçar um tênis Nike que nada ajudou a vedar contra o frio e umidade. Mas resisti bravamente. Finlândia? Ainda irei. Sem Nike.

    Responda
  15. Peter Janos Wechsler

    O artigo é divertido. Por outro lado não sei se, ao mesmo tempo, não é um caso de "wishful thinking" ou "sour grapes".

    Responda
  16. José Cardoso

    Esses países gelados são ótimos no verão para visitar. Mas neve só é legal no primeiro dia, como diz um amigo, que mora atualmente no Canadá.

    Responda
  17. Gilberto Rosa

    Que texto vazio. Imagina uma mãe com o marido desempregado, saindo cedo de uma favela, onde o vizinho foi baleado, pegando transporte por uma hora para ir trabalhar e receber um salário mínimo... a bolha insensível, de parte de nossa elite, não consegue entender mesmo a pesquisa.

    Responda
    1. Eduardo Rosário

      Quem critica o Gilberto Gilb ainda realmente não percebeu a gravidade do momento. Não sou a favor de piadas e crônicas « engraçadas » quando morrem 5000 pessoas por dia de Covid (5000, porque os números oficiais são subestimados) E se nós, brasileiros, ficássemos sérios e responsáveis pelo menos durante essa crise ? Vamos sair da infância, gente ! O Brasil tem síndrome de imaturidade.

    2. Gilberto Rosa

      Você tem razão Paulo, realmente eu não tenho o seu sendo de humor. Não achei divertido o texto, da mesma forma que não acho divertidas as piadas do Bolsonaro, o contexto não possibilita. Poderia ter sido divertido nos mostrando o pq da felicidade do povo filandês, talvez até porque não tenha o clima propício ao crescimento de tantos bananas, teria aproveitado para ser construtivo.

    3. Paulo César de Oliveira

      Caso vc não tenha percebido, Gilberto, o texto é humorístico. Deve ser muito chato ser um sujeito como você, desprovido de senso de humor. Se as coisas estão ruins com humor, sem ele ficam muito piores.

    4. Luiz Candido Borges

      É isso aí, Gilberto! Primeiro vamos resolver todas as nossas mazelas, depois podemos rir de alguma coisa. Abaixo as zelites intelectualoides e insensíveis ao sofrimento do povo!

  18. Iago M Zulu

    Prepare-se para o ataque. Minar o sonho de paraíso que a europa representa para esquerda brasileira ignara geralmente atrai ataques de fúria.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Errroooouuuu!

  19. Roberto R

    Diferente do que diz a reportagem, a neve e o frio da paisagem são muito boas, fazem transparecer um calor que existe dentro da gente. Quem nunca experimentou ver a neve deveria ir, é uma experiência que nutre muito a pessoa.

    Responda
  20. Eduardo Rosário

    O Brasil finge que é feliz, como uma criança boba e imatura. Acha que, por ter um clima tropical, dispõe da chave para a felicidade. Ledo engano ! A Finlândia tem sim um clima difícil, uma língua complicada, e daí ? As pessoas são mais reservadas, sérias, compenetradas, e daí ? Nós, com nossa descontração, nossa « alegria de viver » achamos que isso é o supra-sumo da felicidade. E no entanto, nosso Brasil é terrivelmente triste. O que faz a felicidade de um povo é um governo honesto e são.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Temos muitos Brasis, alguns felizes outros bem menos. Os escandinavos possuem o senso comunitário, para eles é difícil ser feliz com a dificuldade do próximo, algo que falta a nossa feliz elite do 0,01%, insensível a tanta pobreza.

  21. Darcio Michele

    Eles sao muito felizes mesmo. A começar que nao tem que dividir espaço com nenhum brasileiro.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Imagino que você não seja brasileiro, ou se tenha como base.

  22. debora tavares

    Ricardo Araújo Pereira... bem-humorado seu texto, me diverti muito. A parte do diálogo entre pai e filho foi hilária. Sua intenção estava clara. Estou triste com os comentários que os leitores fizeram... Você é um moço massa, divertido e inteligente. Não fica triste com eles...

    Responda
  23. Ricardo Souto

    Respeite os finlandeses. Eles não tem um Bolsonaro pra governá-los. Vou pra Finlândia ser feliz.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Prefiro mandar o Bozo para a Finlândia. E não tenho pena do finlandeses.

  24. Joana C

    Não sei se nós, portugueses, não passaremos mais frio no inverno (por não aquecermos bem as casas), do que os finlandeses...

    Responda
  25. Roberto Gomes

    Quanta ignorância. Percebe-se que o autor do texto nunca foi a Helsinki. É um povo maravilhoso, extremamente bem educado. Tudo funciona, todos calam inglês. As decorações das casas são as mais lindas que já vi na minha vida: coloridas, alegres, elegantes. Felicidade nada tem a ver com temperatura externa. O mesmo vale para o Canadá, ao de já morei. Essa avaliação é extremamente rasa e ignorante, sinceramente.

    Responda
    1. RODRIGO NAFTAL

      Prezado Roberto. É um texto de humor, com uma ironia fina. Ele contrapõe a visão brasileira de felicidade, cerveja, praia, sol e churrasco, com as condições totalmente distintas que existem na Finlandia. E faz essa análise de forma divertida. Ele não ri da Finlandia, mas de nós brasileiros.

    2. Ricardo Ferreira

      Depende do gosto de cada um. Sabemos que os países escandinavos são os mais prósperos e de melhor qualidade de vida no mundo, mas eu por exemplo, que gosto de sol, praia e churrasco, prefiro a Austrália, ou mesmo a Flórida.

    3. Samuel Correa Duarte

      Bobby Gomes, raso é vosso discernimento. O autor é conhecido comediante lusitano. E acontece que, o humor de nossos patrícios, é quiçá requintado. Mentes obtusas tem severas dificuldades para compreender. Mas não desistas!

    4. Patricia Silveira

      Pelo comentário, percebe-se que você tambem não entende o que é um texto de humor...

    5. Barbara Maidel

      Pelo visto, você chegou do Canadá ontem e não conhece o autor do texto. Deixe-me apresentá-lo: ele é um humorista português, escreve coisas que são (ou pretendem ser) engraçadas, razão pela qual seus textos jocosos não têm obrigação alguma de espelhar a realidade, ou de terem o caráter formal que você exige. O Brasil vai mal no ranking da felicidade e, pelo que você demonstra, também no de interpretação de texto.

    6. George William

      Sinceramente esse seu comentário....

  26. Marcelo Rosa

    Muito bom! Adorei o diálogo. Como aqui ainda está claro às 18h30, já me sinto mais feliz que os finlandeses, apesar do confinamento e deste desgoverno...

    Responda