-
Marcelo Magalhães
Fui censurado porque escrevi que a realidade fantástica acontece para os cartistas, depois dos golpes e de algumas reformas, já com o m fluxo estabelecido do dinheiro do pobre para o rico, como descreveu Varoufakis, o technofeudalismo. A realidade fantástica agora é vão ter que abrir mão de tudo, senão morrem de COVID, ou o morro desce.
-
Marcelo Magalhães
Não tem nenhuma realidade fantástica, estourar a selic, plantar pautas bombas, comprar o Eduardo Cunha e tomar o poder. Daí viriam o Meirelles e o Guedes. Tudo sob controle até então. De repente a pandemia, algo já debatido, mas por meia dúzia dos bunkers e das naves espaciais. Agora sim, a realidade fantástica. O assalto ao dinheiro público terá que ser suspenso e o fluxo do pobre para o rico invertido, para não morrer de COVID, ou linchado.
-
Ana Ferraz
Não é lentamente, senhor Marcos Lisboa, desde 2013 que a extrema direita brasileira, que não ganha eleições, mas as manipula (collor, bolsonaro) e usa artifícios legais, ilegais e imorais para destruir seus adversários, o país está tomado por essa gente que prefere ver mais de 300.000 mortos a abrir mão de seus privilégios e suas fortunas para tirar o país do buraco. São cúmplices de bolsonaro no mortícinio, compactuam com seu plano de destruição e morte do Brasil. Essa gente nos envergonha!
-
Paulo Cesar
Alguém aí acha curiosa a perda de valor de mercado de grandes estatais brasileiras? Jogar lá embaixo, sucatear e vender baratinho? Já viram isso?
-
RODRIGO DORNELLES
Aurora acordou. Bom dia, Bela Adormecida!
-
Galdino Formiga
Hoje é domingo e o leitor necessita uma trégua. Literatura é muito bom. Política nacional é péssimo.
-
Stefano Domingues Stival
Galdino, tenho que admitir que essa é muito boa, o problema é que não nos darão trégua, venderão tudo e depois nos apresentaram nova conta, vai ser horroroso. kkkkkkkkkkkkkkkkk
-
-
benjamim picado
é curioso como certos economistas olham para peças como orçamentos: eles sabem tratar-se de objeto de negociação (portanto, regida pela arte política), mas parecem esquecer-se disto em dois momentos: 1. quando da finalização da peça (o que é ilustrado por esta coluna); e 2. quando estão diante da urna eletrônica, a cada 4 anos - quando se trata de escolher aqueles que vão elaborar orçamentos.
-
Antonio Pimentel Pereira
É na elaboração do orçamento é o que o pouco nais trilhão em impostos dos contribuintes são direcionados para os interesses das elites, na Inglaterra, EUA e países de pessoas republicanas, essa fase é a mais importante das discussões no congresso. Aqui só houve uma elaboração atendendo um clamor nacional na década de 80 e 90 quando os esforços para derrotar a inflação vieram em primeiro lugar. Depois foi só gasto corrente, sonho haver um esforço dessa no combate ao desemprego. Elite baixa
-
guilherme herzog neto
A situação me faz recordar a cena final do filme ET de Spielberg em que o menino e o extraterreno saem voando em uma bicicleta rumo as estrelas.
-
Mauro Tadeu Almeida Moraes
O senhor a ser servido é sempre o mesmo, independentemente do inquilino do planalto. As capitanias hereditárias, geográficas e/ ou políticas, são seculares. Qualquer desvio minimo requer declaração de comprometimento com o status quo, do contrário guerra. Nos tempos da Constituição dita cidadã, os desvios, antes nas armas, são corrigidos nas leis e nos corredores dos tribunais.
-
João A Silva
Caro Marcos, obrigado por lembrar Julio Cortázar e o realismo fantástico latino americano. Além Da Casa Tomada, do livro Bestiário, destaco A Porta Incomunicável e Final do Jogo [livro Final do Jogo], Recortes de Jornais e Grafitti [Orientação dos Gatos], A Alta Estrada do Sul e A Saúde dos Doentes [Todos os Fogos o Fogo], dentre tantas outras obras-primas do argentino Cortázar. De Borges, A Casa de Asterion [O Aleph] foi o que mais me marcou.
-
Cassio Vicinal
Partimos da arguição existencial para o campo das especulações fantásticas? Argumentos lógicos já não são muito úteis? Vários economistas sérios alertaram para as consequências das apostas neoliberais em terras de Banânia. A altíssima concentração de renda inviabilizaria desenvolvimento, negócios, empregos, etc. A chave de ouro foi priorizar ajuste fiscal enquanto as mortes subiam e cidadãos já não conseguiam comprar o gás para cozinhar. Então, só o mágico para dar conta disso tudo...
-
José Cardoso
O presidente pode ser trocado em 2022. Já o hábito dos congressistas em se apropriar do dinheiro dos contribuintes para propaganda direta (fundos eleitorais e partidário) e indireta (emendas) parece mais enraizado.
-
Gil Cabral
É a mesma gestão Centrão que levou Dilma ao Impeachment !!
-
Alberto A Neto
Rapidamente, a Casa Grande tomou nosso país. Melhor que Cortazar, Poe e Borges é Millôr: "O aumento da canalhice é o resultado da má distribuição de renda"! "Nunca tantos deveram tanto a tão porcos"! 13.000 super-ricos na Argentina vão pagar entre 2% e 3,5%, na escala progressiva, o Imposto sobre Grandes Fortunas em abril. Cinco cotas para arrecadar 1% do PIB. No Brasil, o tributo existe desde 89, jamais cobrado! Arrecadaria R$ 150 BILHÕES este ano!! O triplo da CPMF!! Igual a 3 Bolsas-Família!!
-
Herculano JR 70
O q nosso autor ve como fim eu vejo como meio. Falemos de idéias. Para se criar um novo sistema social, melhor dizer estado, é preciso q o atual desmorone, se corroa, se corrompa. Ñ é preciso fazer o q os revolucionários a Marx faziam q é destruir as instituições. Essas, obsoletas, se acabam sozinhas como atual/e. Depois d emissão d papel moeda e título moeda o q era perverso se tornou surreal, realismo fantástico, gastar mais q ganha se tornou possível. Bnaro é apenas um ator de trama maior.
-
Jove Bernardes
Sinto muito, senhor Herculano, tenho mais o que fazer além de ler a Folha e comentar os articulistas e comentaristas velhuscos. Parei aqui para comentar a analogia feita com A Casa Tomada, que maravilha!, que alegria imensa, que privilégio. Achei perfeita. Cortázar iluminou minha juventude, com Alan Poe, Hermann Hesse, Jimi Hendrix, Led Zeppelin e Millôr Fernandes. Volto agora para minha família. com quem passarei a noite silente, terna, amorosa, e ao meu trabalho gostoso, profícuo. Que alegria!
-
-
FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA
Vcs liberais sempre privilegiaram as ideias aos personagens. Deu no Bozo.
-
eli moura
Já deu pra estes caras, não vão sair da caixa de sapato nem se enche la de baratas. Assim como técnicos de futebol precisamos de economistas de fora.
-
Gustavo Carvalho
Não era só tirar a Dilma e entregar a chave do cofre para os neoliberais? Por que não saímos do buraco? Já se vão 5 anos.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.