Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alberto A Neto

    A oposição é invertebrada e fragmentada. Não foi por outra razão que dois filhotes da ditadura ganharam a eleição e se empoleiraram no Alvorada e no Jaburu, com o auxílio luxuoso de Lula e do PT que jamais se descolariam do catastrófico legado de Dilma. Há uma nova ilusão de cunho sebastianista na praça, que atende pelo bordão de 'Volta, Lula'. Sabe-se que a falsa esperança é pior do que o medo. Sabe-se que o único político que voltou, saiu da vida para entrar na história com um tiro no peito.

    Responda
  2. Luís Carlos da Silva

    Pindorama é um deserto de homens e ideias, o articulista não esconde sua "queda" pelo sindicalista cleptomaníaco, lula (em letras minúsculas mesmo) tal como Getúlio Dornelles Vargas é a mãe dos pobres e pai dos ricos. Pesquisem o hiato do montante do dinheiro investido com o bolsa família e o bolsa empresário.

    Responda
  3. Ayer Campos

    Há líderes e ideias; só não há seguidores 'articulados', que a hora não favorece.

    Responda
  4. CLAUDIO L ROCHA

    A elite brasileira que antes escravizava é a mesma que hoje explora o trabalhador, retira direitos saude/educação etc da sociedade, condena aposentados a penuria. Mas para prosseguir dando certo, é preciso que a classe média, continue reproduzindo os ideais da elite, A classe media, parte das instituições, exercito e outros funcionam como uma espécie de ‘capitão-do-mato’ da elite. Poristo essa classe é trabalhada para ter “ódio de pobre”, se acharem superior, ver negro como inferior etc...

    Responda
  5. eli moura

    O governador do RGS boss tinha que ter mostrado alguma coisa antes de parecer ser o escolhido da rede Globo e mídias seguidoras (FSP, Estadão, Veja Antasgonistas). Mais uma aposta sem qualquer estória de superação ou resultados. Governador de um estado quebrado que só não eh pior que o RJ, sem mostrar até agora a que veio. Este cara ou o Huck eh a mesma melda.

    Responda
  6. Ednaldo Miranda de Freitas

    Quando a pandemia der uma trégua não há o que segure as grandes manifestações contra esse desgoverno. Porque até lá, não vai mudar nadica de nada. Desemprego, fome e morte. Não por acaso, o mico e o seu entorno ministerial desejam ardentemente que passemos esse resto de ano com pessoas morrendo aos montões. Que se dane a vida humana. A economia vale mais (?) o dinheiro vale mais, o mercado, os negócios, o scambal. Só que não. O voto, em 2022, valerá muito mais. Pra tirar o país desse atoleiro.

    Responda
  7. CLAUDIO L ROCHA

    Para a elite nacional pouco importa quem governe o Pais, desde que nao ameaçe a manutenção da expoliação de uma das elites mais perversas do mundo com seu povo. Os descendentes dos coroneis, que desde capitanias hereditarias, atraves dos capitaens do mato, controlam e garantem os destinos de uma das sociedades mais desiguais do planeta. Os Capitaens do mato hoje estão na midia tradicional/corporativa, na classe media, nos poderes Republica como judiciario, instituição como exercito, etc...

    Responda
  8. CLAUDIO L ROCHA

    Para a elite nacional pouco importa quem governe o Pais, desde que nao ameaçe a manutenção da expoliação de uma das elites mais perversas com seu povo do planeta. Os descendentes dos coroneis, que desde capitanias hereditarias, atraves dos seus capitaens do mato, controlam e garantem os destinos de uma das sociedades mais desiguais do planeta. Os Capitaens do mato hoje estão na midia tradicional/corporativa, na classe media, nos poderes Republica como judiciario, instituição como exercito, etc.

    Responda
  9. Nestor Bercovich

    A elite reagiu não porque se importe com os 300 ou 500 mil mortos, nem porque Bolsonaro seja fascista e genocida demais. Tudo isso para eles não é problema nenhum, sempre que consigan fazer negócios, baixar salários e gastos sociais. O que realmente desespera a elite é a possibilidade de Bozo perder para Lula em 2022. Por isso querem aumentar a tutela sobre o cavernícola (para além da tutela econômica do Guedes), e se isso não funcionar, vão promover um outro candidato mais ao centro.

    Responda
  10. CLAUDIO L ROCHA

    Os descendentes dos coroneis, que desde capitanias hereditarias, atraves dos seus capitaens do mato, controlam e garantem os destinos de uma das sociedades mais desiguais do planeta. Capitaens do mato hoje estão na midia tradicional/corporativa, na classe media, nos poderes Republica como judiciario, instituição como exercito, etc. Para a elite nacional pouco importa quem governe o Pais, desde que nao ameaçe a manutenção da expoliação de uma das elites mais perversas com seu povo do planeta

    Responda
  11. eli moura

    Aqueles economistas da Carta dos 300 mil mortos, pensam dentro de uma caixa liberal e cujo único mercado a considerar eh o financeiro. Mais do que isto estão dentro da caixa mofada, cheia de fungos, cheia de baratas.

    Responda
  12. Fernando Novaes Barros

    Bolsonaro é um presidente que parece ser claro e objetivo, seu plano é prestigiar a ditadura e o autoritarismo...mas os países Europeus e os EUA são contrários à essa posição...fato que num futuro próximo eles podem dar as costas para o Brasil...e.agora? Continuar com a Ditadura ou seguir os exemplos democráticos? Bom...em 2022 teremos condições dessa escolha.

    Responda
  13. João Perles

    Sim, a elite brasileira, a mais vulgar do mundo, nos concedeu Bolsonaro e, dele, herdaremos um país em frangalhos. Espero que o próximo governo tire dos bolsos dessa elite o dinheiro necessário à reconstrução do país.

    Responda
  14. Hernandez Piras Batista

    Por isso, as reformas de que o País precisa para devolver vigor a sua economia não serão realizadas por Bolsonaro e, sim, por Lula, Ciro ou qualquer candidato de centro- esquerda que aparecer até lá. Da direita brasileira só podemos esperar autoritarismo e atraso.

    Responda
  15. Hernandez Piras Batista

    A verdade é que, no Brasil, a direita é tão atrasada que até o seu trabalho - estabilizar, privatizar e abrir a economia - teve que ser feito por gente de esquerda e centro-esquerda. No Brasil, a direita não quer diminuir o Estado, apenas monopolizar seus benefícios.

    Responda
  16. David Silva

    Sempre falei que o melhor cabo eleitoral do Lula era o Bolsonaro! Taí o resultado! O desastre desse governo vai certamente recobduzí-lo ao cargo! E não adianta espernear! Culpa do pior governo de todos os tempos!

    Responda
  17. Rivaldo Otero

    A volta do Lula ao palco da nossa politica criou uma nova realidade para a sucessão do Bolsonaro. Se o petista conseguir se entender com os setores de centro-direita e de centro-esquerda , a reeleição ficará complicada para o capitão direitista.. Alie-se a isso as barbaridades que o Bolso já cometeu na direção deste país, dentre as quais a morte das mais de 300 mil pessoas com a tal "gripinha" covid-19,o futuro dele será negro !!!

    Responda
  18. Otto Cabral Mendes Filho

    bolsonaro e seus ministros, militares e apoiadores, principalmente empresários e ruralistas devem ser es ma ga dos e tri tu ra dos pelo bem do brasil. mor te a eles!

    Responda
  19. VITOR SOARES

    Como não existe oposição ao governo atual? Meu caro, o que mais tem é oposição ao governo Bolsonaro. E, segundo pesquisa recente, Bolsonaro perderia para Ciro, Lula e Haddad num 2º turno.

    Responda
    1. CLAUDIO L ROCHA

      A elite brasileira que antes escravizava é a mesma que hoje explora o trabalhador, retira direitos saude/educação etc da sociedade, condena aposentados a penuria. Mas para prosseguir dando certo, é preciso que a classe média, continue reproduzindo os ideais da elite, A classe media, parte das instituições, exercito e outros funcionam como uma espécie de ‘capitão-do-mato’ da elite. Poristo essa classe é trabalhada para ter “ódio de pobre”, se achar superior, ver negro como inferior etc...

    2. CLAUDIO L ROCHA

      Não amigo, não existe oposição, existe falação e exposição das falhas de um governo autoritario; agora a oposição é feita por politicos que são os preparados para o embate e para falar com o povo. Veja que foi so o Lula, passar a ter espaço para falar as coisas começaram a mudar dentro do desgoverno bolsonaro. Até um globo apareceu nas live, bolsonaro passou usar mascara, etc. Antes so bolsonaro, tinha palanque, tanto para o bem como para o mal

  20. noel neves

    Impossível "tutelar" Bolsonaro. O cara é falso demais! Dá uma de "manso" de manhã e a tarde solta a "verborréia". O detalhe é que o povo não pode sair na rua e gritar bem alto Fora Bolsonaro! Acredito que a oposição sentirá o apoio do povo e acordará na hora "H" e no dia "D".

    Responda
    1. José Freitas

      Mas é burrão! Cava a própria cova e nem se dá conta. Sua sorte é que os demais atores são tão ou mais falsos e interesseiros que ele.

  21. Lineu Saboia

    Bolsonaro é líder nas pesquisas 30% ótimo ou bom. Pode subir ou descer um pouco mas nada que abale sua vitória em 2022.. Impeachment ou controle do Presidente é total besteirol e nonsense. Portanto parem de mentir e de tentar criar clima contra o PR sem apoio popular. Vejam como o povo se aglutina feliz quando Bolsonaro vai a qualquer lugar público. Isto se chama apelo e apoio popular. Esta realidade é o que interessa. Mídia e políticos sem propostas não irão alterar este quadro nem em 20 anos.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Realmente há uma parcela da população que se aglutina em torno de Bolsonaro aonde quer que ele vá. Só essa ação nos informa o quanto de ignorância e imbecilidade há nessas pessoas para se aglomerar e se aglomerar em torno de Bolsonaro. O fato é que ele perde pra qualquer um no segundo turno. Sua rejeição é imensa.

    2. VITOR SOARES

      Lineu, não sei se alguém te informou, mas existe 2º turno. Em um cenário de 2º tuno com Lula, Ciro ou Haddad Bolsonaro perderia. De nada.

    3. Rangel Angelotti

      Rapaz, é só tirar o zoom dessas aglutinações para aparecer a realidade.

    4. Luiz Fernando

      Sério?

    5. José Freitas

      No mundo da terra plana, Wilson. Na década de 1950 quando existia Pacto de Berlin e Otan, muro de Berlim, essas coisas que ninguém mais se lembra, só eles, que ficaram perdidos no tempo e no espaço.

    6. wilson kfouri

      Saboia, nem a morte de 300 mil brasileiros,UTIs lotadas,falta de oxigênio ( até a Venezuela ajudou), falta de remédios para entubação,vacinação lenta , ajuda ínfima emergencial que não chega etc colocam na sua cabeça que Bolsonaro,além de miliciano psicopata com 30 anos inúteis de vida pública, se porta como genocida e é um pária internacional considerado um genocida,pária na Economia,pária na defesa do meio ambiente,pária na defesa dos direitos humanos etc. Em que mundo você vive..

    7. José Fernando Schuck

      Isso se chama apenas populismo, insano e suicida. 30% é um número considerável. É a soma de torcedores, alienados, ou engajados membros de seita, que se recusam ver a trágica condição em que nos afundamos cada vez mais. Quando os 70% for razoavelmente canalizado para um "basta", toda essa euforia populista vai para o lugar que lhe cabe: o aterro sanitário da história.

    8. José Freitas

      Lineu: Impeachment ou controle do Presidente é total besteirol e nonsense? E o tal sinal amarelo aceso por Lira? E a chefia do tal Comitê, que deveria ser feita pelo Presidente, mas que, de fato, está no colo do Presidente do Senado? Tutelado! E por pura falta de capacidade. Aliás, sobre esse povo que o cerca tem alguém que se destaque por alguma coisa? Alguma personalidade? Não! Só gado, gado e mais gado. Igual aos seguidores do outro.

  22. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    É muito desolador contemplar o quadro que a incompetência deste governo vem pintando o nosso país. A pandemia veio completar todo sofrimento daqueles que buscam socorro nos hospitais. Até quando as Forças Armadas vão tutelar um homem que foi excluído de suas fileiras. O povo não aguenta mais esperar um futuro melhor. Entra governo e sai governo e as esperanças ficam sempre adiadas.

    Responda
  23. Carlos Simaozinho

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  24. José Freitas

    Fernando Collor, FHC, Lula, Dilma, quase Aécio e esse ser rastejante que nos governa. Demos oportunidade a tanta gente, porque não Ciro?

    Responda
    1. José Freitas

      Certo. Para um roceiro, se expressa muito bem, diferentemente dos terraplanistas que aqui frequentam. Tem razão quando Ciro atira no pt, isso talvez se chame ressentimento. Mas, se acompanhar suas entrevistas, ainda que raramente franqueiem o espaço, talvez em função desse temperamento, ele tem batido muito forte no bozo, arranjou até mais um processo. Só acho que, em função do desgaste, o pt também poderia ceder um pouquinho. Lembremos que Lula se associou até a Maluf em certo tempo.

    2. José Freitas

      Respondendo a Waldemar, verdade a vontade da população recaiu sobre um ser abjeto, rachador, psicopata, doente mental, incapaz de concatenar uma frase, conversador com emas, que não entende absolutamente de nada, terraplanista, etc...

    3. Luiz Fernando

      Então José... Na minha opinião o Ciro está agindo de uma forma incorreta. Veja, ele fez parte dos Governos do PT e agora fica atirando contra o partido tentando tirar os seus votos. Não vai conseguir! Teria mais êxito se concentrasse esforços contra este governo fascista, acredito eu! Mas ele é teimoso e continua seguindo este caminho. Até conseguiu recentemente um processo político contra ele, mas não convence. É só a minha opinião, sou um roceiro do interior de SP...

    4. José Freitas

      Então vamos de Lula x Bozo e veremos em que isso vai resultar. Com certeza em pacificação é que não vai ser. Bozo ganhando, continua, aliás, aumenta o inferno. Lula ganhando, enquanto não fizerem o que fizeram com Dilma, não há governo. E ficaremos mais não sei quantos anos nessa situação. Noves fora os erros cometidos, Lula se mostra estadista e mais preparado. Seu discurso de retorno fez meio mundo de gente tremer. Nisso ele, indiscutivelmente, é muito bom. Mas daí a transformar em votos...

    5. wilson kfouri

      Haddad em sua primeira eleição presidencial teve 30% no primeiro turno e Ciro na sua terceira 12%, ou seja, não precisa ser matemático para dizer que se houver uma chapa deveria ser Haddad/Ciro. Entretanto as críticas de Ciro ao maior partido de esquerda inviabizam esse tipo de entendimento.

    6. José Freitas

      Verdade Wilson. Ele não é perfeito mas pergunto: com o desgaste que o pt sofreu em função da lava jato, sem discutir méritos, porque a insistência em Hadad? Porque não uma chapa Ciro - Hadad? Creio que seria mais bem sucedida. Veja a Argentina.

    7. wilson kfouri

      Sua opinião e do Ciro que Bolsonaro e Lula são faces da mesma moeda é que levaram Ciro ter 12% na sua terceira tentativa de ser presidente.Com esse tipo de raciocínio,Ciro caiu para 4% nas pesquisas atuais e se tentar pela quarta vet a presidência,repetirá Marina e cairá para 1%. Ciro crítica Bolsonaro há mais de 2 anos e nada acontece, Lula com o seu primeiro discurso televisionado enquandra o genocida que passa usar máscara, a acreditar na vacina, demite Pazuello, vai demitir Araújo e Salles..

    8. José Freitas

      Porque não Dória? Indiscutivelmente, capitaneou os esforços pela vacina, é mais articulado e preparado (qualquer um seria) que o Bozo, mas jamais esqueçamos seu oportunismo indecente ao associar seu nome à peste. Então ele também tem parcela de culpa em eleger o câncer atual.

    9. Waldemar Gomes

      A vontade da maioria não recaiu no Ciro, o ex parceiro do maior ladrão do cofres públicos,

    10. Dirceu Barros

      Por quê não Dória? Ele é o presidente de fato na vacinação do país, afinal.

    11. José Freitas

      Em 89, Lula era considerado maluco. É? Elegeram Collor, quer maluco pior? Comparar Ciro Gomes, um sujeito destemperado, mas claramente preparado, com Bolsonaro apenas demonstra um fanatismo que nos leva a uma dualidade que só interessa a dois atores, faces de uma mesma moeda, Lula e Bozo.

    12. José António Eleutério

      Porque e outro maluco... De esquerda, mas tão ou mais que o atual.

  25. José Freitas

    Vejo, aqui e em outros lugares, argumentarem que Ciro Gomes é afrontoso, coronel, vaidoso, dentre outras adjetivações. Demos oportunidade a Fernando Collor, Fernando Henrique, Lula, Dilma, quase a Aécio Neves, e, o maior dos absurdos, àquele que nos governa momentaneamente que além de possuir esses todos adjetivos supracitados, capitão expulso no lugar de coronel, agrega outros como a falta de coesão, de inteligência, de polidez, e de tudo que uma pessoa normal poderia possuir. Porque não?

    Responda
  26. Ernesto Pichler

    Há duas oposições de centro, Lula e Ciro, respeitáveis. Bolsodória vai tentar reeleição em São Paulo. A esquerda, como não tem nome próprio com força, apoiará o que for melhor contra o bozofascismo.

    Responda
  27. Waldemar Gomes

    The Capitain always rigth. Está na hora de mostrar quem manda por aqui. Chinês apita na China, por aqui o quadro de arbitragem é outro apesar dos capachos amarelos.

    Responda
    1. José Freitas

      Uau! Então viremos uma Coréia do Norte ou Cuba, onde há quem apite, totalmente isolado do mundo, independente e se apresentando como países desenvolvidos, verdadeira vanguarda mundial. O discurso bolsonarista é interessante: eu mando, faço e aconteço e f...o mundo. Depois vai para a porta de Biden mendigar vacina e, fato, depender do IFA da China, esses amarelos comunistas que de nada entendem...

    2. Waldemar Gomes

      José Freitas. Quem deve mandar por aqui é quem teve maior votação popular, o resto é tolerância indevida. Chinês apita em qualquer lugar em tenha febre amarela, não podemos tremer no nosso terreiro.

    3. José Freitas

      Quem manda por aqui deve ser a milícia. Por aqui nem tem VAR e o juiz é sempre comprado. E chinês, para os desavisados, apita no mundo todo. Basta dar uma olhadinha à sua volta. Em tudo, absolutamente tudo que nos cerca há uma mão chinesa. E vai aumentar.

  28. Pedro Cunha Jr Cunha

    Oposição só existe em regimes democráticos. Aqui temos um nazifascismo tabajara em que os intelectuais são vistos como seres exóticos e impatriotas cujas teses podem levar o Brasil ao terceiro escalão da América Latina. Negar a ciência é negar a própria vida, razão pela qual temos mais de 300 mil mortos. Nunca houve um regime autoritário que tenha passado ao largo da morte em larga escala. Vejo gente enrolada na nossa bandeira e sinto vergonha de ser brasileiro.

    Responda
  29. Humberto Ordine Graca

    A desordem gera desordem!! De acordo com a teoria das janelas quebradas, depois que a primeira foi quebrada, e não reparada, há uma forte tendência das outras serem também apedrejadas. Estamos nos acostumando a ver esse quadro bem à nossa frente, e cada dia aparece outra, outra e mais outra... até quando? Ninguém sabe! E por enquanto, nenhuma instituição, nem o legislativo, quis fazer o reparo. Assim, o perigo é real, e a destruição do prédio Brasil continua, talvez, nem termine em 2022.

    Responda
  30. Antonio Pimentel Pereira

    O governo federal sempre teve os cargos preenchidos pelo critério do compadrio, excetuando a equipe que derrotou a inflação e empresas como embraer, embrapa entre outras que essa metodologia não vingou. Hoje se destaca as secretarias municipais de saúde Brasil afora e dos estados, pois estão garantindo atendimento ao cidadão que nenhum plano de saude promove. Fazer oposição ao desgoverno desse de nada adianta, pois 2022 o povo terá nas mãos a melhor resposta. Agora é lutar pela vida sem o gf msm

    Responda
  31. marcos fernando dauner

    parabéns aos empresários ! - conseguimos ir da 6ª economia do mundo, para a 12ª . vocês merecem !

    Responda
  32. Gilmar pereira da silva

    Lula fará oposição a altura, para se contrapor a esse governo.

    Responda
  33. Stefano Domingues Stival

    Senhor Vinícius, não nos esqueçamos de completar o bordão: quem pariu Guedes que o embale. Sim, porque planejaram matar as pessoas, isso era necessário para atingir seus objetivos, e seu Paulo Guedes é cúmplice, e todos esse que escreveram esta asquerosa cartinha são cúmplices também, são comparsas. Aonde é que nós estamos?

    Responda
  34. Nelson Vidal Gomes

    Penso que, como nação precisamos sair do "blá, blá, blá" e partir para a ação em face da realidade que se nos apresenta. É evidente que temos um Presidencialismo insepulto. Que façamos o quanto antes seu enterro e instituamos por Emenda Constitucional , em caráter de urgência, o Parlamentarismo Clássico com voto distrital. Simples assim! Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
  35. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Em resumo, o número de morte é um efeito colateral de guerra. Que se amontoem os mortos como ficam animados a Faria Lima, Bolsonaro, Aras, Parte das Forças Armadas, Pacheco, Lira, FIESP e congêneres, Conselho Federal de Medicina com sua aprovação ao kit milagroso para a morte. Todos lucram, okai!

    Responda
  36. Djan Zanchi da Silva

    Quando os trabalhadores brasileiros vão entender que votar em candidatos da direita e do Centro vai contra os seus interesses de classe? São candidaturas que beneficiam os interesses da elite e do empresariado, mas, nas urnas, o povo trabalhador, que parece que desconhece e desrespeita a própria história, vota em benefício dessa gente. Só no Brasil mesmo.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Isso se chama alienação. Os corações e mentes do povão foram dominados pela indústria bilionária (em dólar) do antipetismo.

  37. Wagner Santos

    Para haver oposição é preciso haver um governo que não sabote o país e a si mesmo diuturnamente! Quanto a eleições, Bolsonaro governa para aqueles que o apoiaram desde o início e que não tem estrutura psicológica ou lastro moral para admitir o erro. Para aceitar o erro tem que se aceitar tolice extrema ou vilania imensa em cada um de seus apoiadores, e isso dói muito. E com essa chusma chega ao segundo turno confiando que o empresariado seja tolo novamente, ou ganancioso o suficiente.

    Responda
  38. Luiz Alves

    Com certeza há sim!! Lula e milhões de brasileiros que batem panelas e não saem as ruas, evitando com isso aglomerações.

    Responda
  39. ana maria fontana bernardi

    Caro Vinícius, acho que desta vez você errou feio ao afirmar que a Oposição não tem projeto de país. Além do programa muito bom, elaborado pelo PT e pela Fundação Abramo, ainda temos o programa de Ciro Gomes, também completo. O fato de a mídia inteira, de jornais a Tvs, não dar espaço para as posições da esquerda, não quer dizer que não exista programa. Isto Sim! Portanto, afirmar a inexistência de programa é no mínimo desinformação ou falta de honestidade intelectual.

    Responda
    1. Ana Ferraz

      É porque os tais planos não contemplam apenas os interesses da Faria Lima, para quem VTF escreve. Essa turma não se importa com a pilha de mortos, desde que os seus não estejam entre eles. O medo de uma quantidade ainda maior de vítimas do corona vírus diz respeito apenas a preocupação com seus possíveis prejuízos. O inominável destrói o país, mas para essa gente está tudo bem, desde que seus bolsos continuem cheios. São cúmplices de bolsonaro e toda a destruição que ele promove.

    2. Felipe Macedo

      O plano de desenvolvimento de Ciro Gomes é realmente muito bom, mas o povo não merece.

  40. Maria de Lourdes Vasconcelos

    Quem pariu que o embale? 300mil mortes! Estão embalando um bebê morto! Chega de loucura! É passada a hora de atitudes!

    Responda
  41. Maria de Lourdes Vasconcelos

    Quem pariu que o embale? 300mil mortes! Estão embalando um bebê morto! Chega de loucura! É passada a hora de atitudes!

    Responda
  42. Valdir Teixeira da Silva

    Pergunto-me se a elite não é exatamente igual a Bolsonaro?

    Responda
  43. Felipe Macedo

    eu quero ver cada vez mais o povo pagar por ter escolhido votar não apenas na direita, mas na pior opção q ela oferecia!

    Responda
    1. José Freitas

      E agora, que a morte bate no andar de cima, chega também o desespero. Tardio.

    2. Lucio Braz

      Eu tb, o povo merece!

    3. Felipe Macedo

      sabe pq, Rafael? pq eu sei que chega 2022 esses falsos arrependidos vão e votar em qualquer outra porcaria só para não voltar na esquerda. essa gente não aprende nunca.

    4. Felipe Macedo

      exatamente! um "eu avisei" tem um prazer inigualável. A gente se ferra, mas ver um pobre de direita se ferrando vale o preço!

    5. Rafael Pereira

      E aí quando tudo estiver morto e destruído, um país arrasado, você vai poder encher a boca e dizer: eu avisei. Não está muito distante do mote deste governo

  44. Eduardo Freitas

    A oposição ao desgoverno miliciano patriota de Brasília que apoia o coronavirus são 160 milhões de brasileiros. Será demonstrada nas urnas em 2022, não reelegendo Bolsonaro e sua trupe.

    Responda
  45. osmar pavani peres

    Oposição existe sim e ela se chama LULA.

    Responda
    1. Lucio Braz

      Oposição precisa existir sim, e esperamos que NAO seja Lula, pq senao o o bozo ganha de novo

  46. Wagner Castro

    Análise correta. E acrescento que toda essa elite empresarial e financeira foi e continua sendo cúmplice dessa ideologia macabra fundada sobre clichês cínicos em nome da privataria geral e do desmonte do estado social. Não foi pelo assombroso número de 300 mil mortos (10 mil já não era?) que fizeram uma carta-aberta hipócrita, mas pelo risco do boicote internacional ante a ameaça sanitária que se tornou o Brasil, paralisando seu projeto ultraliberal, vulgo 'reformas'. São cúmplices de genocídio!

    Responda
  47. rubens goncalves

    acho que o vinincius no fundo do fundo esta bolsonarizando. a oposição ao bolsocaro vira das forças armadas, quando ela se derem conta de onde estao.

    Responda
  48. jane oliveira

    Só o que a elite quer é manter seus privilégios.

    Responda
  49. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Oposição antiga e velhusca existe a de Lula com suas crendices ideológicas e colocado juridicamente/artificialmente para se contrapor a Bolsonaro. O que só demostra a desarticulação nas estruturas da oposição enquanto cresce a tensão inquietante. Nada de novo no horizonte politico brasileiro que continua à espera de uma nova configuração objetiva para se opor ao caótico governo de plantão. .../Claudia.

    Responda
  50. Carlos Simaozinho

    VTF, você anda inspirado, hein? É exatamente isso que temos. E a esquerda precisa acordar urgentemente. Tem que ter um projeto de poder e de país, de distribuição de renda e desenvolvimento sustentável, para se contrapor a isto que estamos vendo. Da direita e extrema-direita já sabemos o que nos espera: atraso econômico, injustiça social, fome e miséria.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      eu acho que a esquerda tem q sair de cena e deixar o povo se ferrar ainda mais com a direita. Quem sabe assim começam a dar valor né?!?!