Luiz Felipe Pondé > Qualquer rachadura no capitalismo e voltamos aos delírios da era neolítica Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Mas o q o Capitalismo tem com isso? Faltou o elo dos antigos costumes com a " rachadura" do capitalismo.
Kkkkk Histeria é mesmo um termo da psicanálise. Freud explica bem. Pergunte ao teu grande lÃder, se podes ler o mal estar da civilização. Talvez ele te conceda essa graça. E somente para que saibas, eu jamais fico nervoso com situações risÃveis provocada por outros/as, a isso costumamos nominar vergonha alheia
Não esqueça que esse palco é nosso! Estou interagindo com vc. Sozinha não faço ninguém rir. Mas o leu de tudo é que eu estou divertindo. Não acredito que guarde tanta raivazinha no coração de mim, por tão pouco!
Carolina Figueiredo, pela última não te dou o direito de ficares fazendo ilações ao meu respeito. O ódio que tanto citas está no espelho no qual te miras. Procura tua turma! E cada vez que fores ofensiva e/ou fizeres julgamentos sobre minha opinião e dos demais aqui, eu farei denúncia. Vai fazer meditação para dormir como pedra como sabes fazer desde criança, é isso não sou eu a dizer, foi escrito por ti! O pavão não olha para o próprio pé.
Eu me senti importante. Vc segue meus conselhos. E vai além Fica lendo todos meus comentários pelos artigos da folha. Só não esqueça que todo que vc sabe de mim é porque eu divulguei aqui. Vc não foi o primeiro nem o único a ler e julgar minhas postagens. Vc sabe disso né?
Tu queres dizer aqui é o espaço que tomaste posse. Trimmm trimmm trimmmm Ouça!!! Corra lá que é o mestre chamando
Aqui é um espaço para compartilhar ideias, cara! Pega leve com vc mesmo! E daà se alguém julgar sua opinião ou a minha? Seja leve e durma pesado feito pedra! Kkkk...
Enquanto vc se irritar com minhas opiniões eu vou me dar o direito de divertir com isso. Pode censurar. É sinal de que está funcionando, kkkkkk.... Mas eu não estou sentindo nenhum ódio no coração. Eu te garanto isso. É tão legal histeria masculina!
Meu Deus, a que ponto chegamos! É muito ódio, que triste!
Um ódio totalmente desnecessário,Maria! Só pode ser esse ódio produto de delÃrio porque é totalmente sem cabimento. Já cheguei a pensar que as pessoas criam delirantemente uma expectativa superior do Pondé e do espaço dos comentários e como o Pondé é um ser humano igual todo mundo e os comentários é um espaço de troca de ideias simplismente, à s pessoas ficam raivosas. Mas num mundo normal isso não justifica! É chato vc não pode escrever nada!
A Pondemia grassa pelos trópicos.
Tu queres palco. Tu pegas esses argumentos na lixeira do computador do Luis Felipe Pondé? Fica com tua turma. E faça um curso de interpretação de texto, sobretudo sobre uso de figuras de linguagem, eu fiz uma ironia com o Luizinho como historiador. E tens razão, viva a liberdade de expressão, e o que fiz foi exatamente isso, O que não quer dizer que tens o direito de dizer que esse ou aquele é um psicopata, delirante, ou outros desqualificativos.
Pode me censurar eu brinco com sua raiva fazendo dela além de limonada, picolé de limão! Kkkkkkkkk...
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
O tÃtulo nada tem a ver com o texto. A não ser uma defesa do capitalismo que não é a única coisa relacionada ao progresso. O nazi fascismo também é uma obra do capitalismo. A revolução russa não deixa de ser, afinal foi negar o mÃnimo de condições para a maioria que gerou o caldo de cultura para a revolução.
Instrutivo, oportuno, divertido... show de bola!
Todo esse ódio destilado ao autor é o próprio delÃrio. Isso aqui parece tão pessoal que parece briga entre vizinhos! Aposto que a maioria aqui assim como eu nunca esteve olho a olho com Pondé. É um verdadeiro delÃrio alimentar tanto ódio e tanto amor ao ódio assim como qualquer amor exagerado por Pondé. Não sinto motivo para nada disso. Devo ser desprovida de emoções desta natureza.
realmente os atuais "sapiens" petistas e bolsonaristas e o resto vivem em delÃrio, pois já não sabem mais diferenciar o mito da realidade.
O Marcuse escreveu uma vez que a sociedade industrial é uma articulação de racionalidades parciais, imersas numa irracionalidade que as engloba. E não é só o "capitalismo". Na antiga União Soviética um fÃsico de ponta como Landau a muito custo manteve sua cabeça colada ao pescoço, por ter ousado comparar Stalin a Hitler durante a década de 30. A racionalidade também lá era submissa ao irracional.
Para o douto Ponte, mister se faz evitar qualquer rachadura no capitalismo, dado ser esse primor de sistema o último bastião a nos proteger do retrocesso dos delÃrios comuns aos homens e mulheres do neolÃtico. Viva a pós-verdade! Viva o articulista! Viva o Olavo de Carvalho! Viva a ausência de delirios no texto em apreciação!
Pondé hoje fincou os 2 pés na psicologia de Jacques Lacan, chegando a surpreender que ele não cite o psicanalista francês. Tenho minhas ressalvas a essa ideia de que todo mundo é delirante (Lacan) ou de que a realidade cotidiana e os mitos são indistinguÃveis (Pondé), embora nem sempre essas fronteiras sejam claras. Mas a diferença pode ser vista exteriormente pela atitude diante da vida, de que são exemplos os negacionistas da pandemia (esses sim incapazes de diferenciar mito de realidade).
Eu não concordo que o homem deixou de delirar, só trocou de delÃrios com o passar do tempo. Nunca tivemos uma geração tão emocionalmente fraca como a dos tempos atuais.
Parece que Pondé entende muito de delÃrio.
Excelente texto do Professor.
Risos risos risos risos risos risos Risos risos risos risos risos risos O cab otino escreve para a sua claque de be ócios! Desenterrar Fustel de Coulanges para fazer a ligação direta entre cidade antiga e as modernas, e pior, meter o neolÃtico nisso.... Ô Luizinho como filósofo, ops, cronista, és um péssimo historiador. Melhor voltar a criticar inteligentinhos pra continuar agradando a claque.
Ainda bem que Pondé fez psicanálise!
Pronto! Que num delÃrio fez se de Pondé um historiador! Péssimo diga se de passagem! Coitado do Vila historiador colega do nosso Autor! É viva a minha e a nossa liberdade de expressão!
Bom dia. Quando está espécie usou a razão mesmo? Se usou, perdeu o mapa e o caminho. Alguém tem que avisar o capitão que Houston tem um problema, ou um iceberg pela frente. Estamos perdidos em um mar de sandices e sem água no cantil e com alguns tubarões soltinhos por aÃ.
Pensar não eh o forte deste cara. A inteligência artificial, robótica e automação vai afastar a maioria do mercado de trabalho. Uma reedição do socialismo vai ser necessário para lidar com esta situação. Após a queda do muro o capitalismo ficou sozinho e não consegue entregar um mundo melhor. O fim dos tempos não chegou, parece mais perto de um apocalipse. Isto vai precisar ser redesenhado.
É difÃcil acreditar que a nossa espécie possa ter sobrevivido sem ter desde o inÃcio alguma capacidade de racionalização. A tomada de decisão é um processo complexo que envolve tanto a razão como a emoção. Mesmo a pessoa mais emocional usa pensamentos racionais quando tem que decidir. O oposto também é verdade, pois mesmos as pessoas racionais são afetadas pela emoção. Talvez a nossa força resida exatamente na capacidade de agir racionalmente ou emocionalmente de acordo com a conveniência.
Se vc ler o livro da neurocientista Gina Rippon - Gênero e os nossos cérebros como a neurociência acabou com o mito de um cérebro feminino ou masculino, vc vai entender como é impossÃvel vc separar emoções da razão e vice versa. Uma coisa não existe sem a outra. Toda decisão racional só é possÃvel devido à sua capacidade de sentir o mundo usando seus 5 sentidos= emoção.
Quem. ajudou preparar a chegada desse messias que ai está. não quer beber do cálice de cloroquina.agora é isentao neutro e descompromissado
Admiro a coragem do Ponde em ser “louco” e “reacionário “. Toda unanimidade é burra. Ainda dá tempo pra evitar os mesmos erros que cometeram lá no hemisfério norte alguns séculos atrás. Boa sorte para todos nós!
Não vi qqer relação entre o capitalismo e a sustentação de nossas estruturas, sejam quais forem. Deliramos hoje tanto quanto deliramos no passado, apenas trocando de mito, mas mantendo a estrutura psÃquica absolutamente a mesma. Inclusive, a crença no deus mercado é outra grande ilusão, absolutamente não mencionada no texto. Mas, paradoxalmente, o autor apresenta as trocas de valores entre a nossa sociedade e as antigas. Nada demais. Nenhuma novidade.
Não raro, tendo a crer que a diferença entre Pondé e Olavo de Carvalho está na coleção de diplomas universitários.
Texto frouxo, cheio de relações forçadas. A razão reacionária e seus limites.
Eu realmente desejaria indicar um preciosismo acadêmico aqui, mas absolutamente patético - como todo preciosismo. Pondé me surpreendeu, mais uma vez. Talvez não goste de sua pessoa, talvez inveja inconsciente, mas admirei esse texto. Parabéns! Vamos devagar, homem moderno. Belo texto ao grade público.
O grande desafio está a robotização crescente,onde a IA é muito mais poderosa do que a nossa,seja em capacidade de memória , seja na velocidade das sinapses que em redes neuráis de sÃlica,enquanto as nossas em circuitos feitos de proteÃna.Como lidaremos com estes novos e mais poderosos "seres"?
A razão parece um ônus cada vez mais pesado nesse pântano de criaturas assombrosas. Mas se é pra delirar, prefiro um trago a um profeta do apocalipse.
Excelente texto. Descreve bem a mentalidade atual tupiniquim, principalmente nas ideologias polÃticas em que estamos eternamente presos ao passado, submissos aos Ãdolos e serviçais de ideias ultrapassadas.
Boa! Penso assim também. Resvalou, a gente regride, nem investimos no disfarce.
NeolÃtica é a era atual que o miliciano psicopata genocida nos colocou ,certamente, com seu voto. Agora posa de madalena arrependida fingida pois se Bolsonaro for para o 2º turno com Lula ou Haddad,o filósofo Pondé dirá que votará em branco mas vai votará mais uma vez no inominado...
Fumou um bom baseado e escreveu. Tudo associações frouxas. Sim, o sucesso é a doença do capitalismo burguês e provavelmente sem a busca do sucesso e de um viver para o futuro, o capitalismo perde uma tremenda alavanca. O delÃrio é a marcha do Exército de Brancaleone para o Eu Grandioso Idealizado.
Se vc perguntar amanhã ao colunista o que ele quis dizer, não vai entender nada pq ele delira o tempo todo. Cita historiadores, arqueólogos, psicólogos (sempre estrangeiros) para tapear os leitores, e estes nem suspeitam do quanto estão ultrapassadas as teorias citadas. Nem ele deve suspeitar.
O prazer do Pondé é humilhar o burguês que leu Paulo Coelho e acha que é intelectualizado, que acredita que o Universo conspira a favor dele, que Jesus é Deus sendo uma das 3 pessoas da SantÃssima Trindade, que o sucesso é essencial e lê um texto que cita autores que ele nunca leu e as vezes para maior gozação ele inventa um autor e passa batido.
Perdi meu tempo lendo
Perdi meu tempo lendo esse monte de bobagens. E senti vontade de pedir o dinheiro da minha assinatura de volta, francamente...
A Pandemia revela educação falida deste Brasil. Pergunta que não quer calar. O professorado tem culpa nisso? Em muitos casos lutaram para desmontar a infra estrutura do Sistema Educacional e dividir as verbas para os salários!?!? Não foi? Só que os centrões ficaram com a maior parte. As rachadinhas.
Sempre achei que este escritor narcisista. Escreve para ele mesmo. O tÃtulo de seu texto deve ter sido roubado de outra matéria, haja vista que a chamada nada comunica com o texto em si. Acho que enquanto escrevia devia estar admirando a sua intelectualidade introspectiva. Resultado: o que tem a ver os riscos iminentes do capitalismo com o neolÃtico? Afinal, quem no mundo capitalista está preocupado com o neolÃtico? Ao contrário, no capitalismo não existem passado e futuro; existe o agora.
Senhor articulista, por princÃpio, não sou leitora dos seus escritos nessa Folha, mas o tÃtulo esdrúxulo despertou minha atenção. Nem as citações no texto ocultam o conhecimento raso da importância do NeolÃtico na evolução (opa, posso escrever isso sem ser processada?) humana.
Sei não! Mas acho que a mente (a razão, a depender) vem desde sempre, e progresso, as vezes, combina com rabo de cavalo.
O reacionário Ponde sofre da sÃndrome do impostor.
Acabou de escutar o poder castigar da Tati- Meu inconsciente coletivo. Kkkkkkk...
Muito bom, Pondé. Pena que a perfeita compreensão dos seus artigos, em geral, é para poucos.
#### Acho que pra bem poucos mesmo! Na verdade só um: ele mesmo.
Maravilhoso, Pondé. Belo tema pra trazer para o domingo.
Ô luizinho, para de falar de coisas que tu não sabe nada. Chega de encheção de linguaça. Vai trabalhar, vai.
Esta é a verdadeira voz do além - a prova de que o neolÃtico continua vivÃssimo... Da próxima vez, que se lhe ofereçam pitadas de BBB.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Qualquer rachadura no capitalismo e voltamos aos delírios da era neolítica Voltar
Comente este texto