Opinião > O holocausto social do negacionismo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Sérgio Carvalho

    Excelente artigo! José Romero, um profissional muito competente e com certeza uma mente brilhante nos dias de hoje.

    Responda
  2. Alexandre Matone

    Além dos critérios abaixo relacionados, um korban olah (sacrifício do tipo holocausto) só podia ser realizado no Templo, em Jerusalém, onde posteriormente foi construída a Mesquita de Al Aqsa; e não em campos de extermínio na Polônia e em outros locais da Europa.

    Responda
  3. Alexandre Matone

    Compreendo a interpretação do autor do texto, mas como judeu observante, sei que um sacrifício do tipo "korban olah" (holocausto) precisava ser de um herbívoro com casco fendido e ruminante. Deve ser degolado na presença de um cohen (descendente patrilinear de Aarão), e não asfixiado com cianeto (Zyclon B). Não acho que as vítimas da Shoá se enquadrem nos critérios acima. Por isso não me agrada o termo.

    Responda
  4. José Chiquinquira Romero

    Assim como o ferro pode ser derretido para dar origem as mais diversas peças, assim as palavras podem adequar-se dentro do contexto a seus mais variados significados. Portanto acho sim o termo "Holocausto" perfeitamente adequado para expressar o genocídio sofrido pelos judeus, e mais não há uma palavra que realmente expresse esse na sua grandiosidade esse monstruosidade.

    Responda
  5. José Chiquinquira Romero

    Acho pertinente expressar meu parecer aos leitores dos comentários do Sr. Alexandre Matone sobre o termo “Holocausto”. Toda e qualquer palavra podem ser tão abrangentes quanto seu significado original se refere, não podendo-as limitar como os antolhos que se colocam aos cavalos indicando uma só direção. Para isso existe a filologia que consiste o estudo das palavras na sua forma mais ampla.

    Responda
  6. Alexandre Matone

    O termo "Holocausto" é bastante inapropriado para descrever o genocídio nazista de 1/3 dos judeus do mundo, e quase todos da Europa. A palavra é uma menção ao "Korban Olah", o sacrifício que era trazido pelos judeus ao Templo e era totalmente queimado. Os nazistas não tinham nenhuma intenção de oferecer os judeus em sacrifício para alguma divindade.

    Responda
    1. José Chiquinquira Romero

      As palavras podem ser tão abrangentes quanto seu significado original, portanto podemos observar nos dicionários das reais acadêmicas das mais diversas línguas que os conceitos no se amordaçam a um só significado, elas podem expressar diversos contextos de acordo ao que se que expressar. Parafraseando uma famosa frase de Voltaire: Querer amordaçar um símbolo (palavra) qualquer a um só significado levaria a uma discussão onde ambas partes não tem razão.

  7. Alexandre Matone

    O Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos observa três eventos que levaram o Mundo Ocidental a adotar o termo "Holocausto": a tradução para o inglês da Declaração da Independência de Israel em 1948, que menciona o "Holocausto nazista"; as publicações traduzidas do Yad Vashem , o "centro mundial de pesquisa, educação, documentação e comemoração do Holocausto" em Jerusalém; e a cobertura do jornal inglês do julgamento do criminoso de guerra nazista Adolf Eichmann. Hitler nunca o utilizou.

    Responda
    1. José Chiquinquira Romero

      Realmente os nazistas usaram uma frase mais eufemística no lugar de "Holocausto" que era a "Soluça o final para a questão judaica" ( Em alemão Endlöosung der Judenfrage" Obrigado sr. Alexandre pela observação, muito agradecido.

  8. Valentina A Rodrigues

    É exatamente o que penso sobre o que está acontecendo em nosso país. Triste...

    Responda
  9. A A Iuras

    Ou melhor, ainda está!

    Responda
  10. A A Iuras

    Ainda é...

    Responda
  11. Jackson de Moura Ferro Silva

    São Paulo foi o Estado que mais fechou o comércio, mas é a província com mais mortes . Não adiantou nada

    Responda
  12. Jackson de Moura Ferro Silva

    José Romero, o Bolsonaro é o Presidente, aceita que dói menos...

    Responda
    1. José Chiquinquira Romero

      De que ele é o presidente, isso não se nega, isso se lamenta. Se lamenta a falta de empatia perante essa tragédia, se lamenta que se negue a pandemia, se lamenta que a estejam sabotando... com que propósito MEU DEUS! Lamentável!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.