Ilustríssima > Villas Bôas tenta apagar história ao negar sequestro de crianças na ditadura Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. orlando gomes de freitas

    Não tem como deixar de repetir: " Temos ódio da Ditadura, Ódio e Nojo "

    Responda
  2. Jean Geronimo

    Criminosos comemorando seus crimes. Só num país sem noção como o Brasil mesmo

    Responda
  3. Coinho Fonseca

    Se o general diz que nunca ouviu falar dessas histórias, das duas, uma: ou tá mentindo, ou não conhece o próprio exército que comandou.

    Responda
  4. Paul Muadib

    A ditadura torturou militares que não concordavam com a tortura, precisa dizer algo mais ?

    Responda
  5. Ernesto Pichler

    Os ratos fardados da ditadura patronal-milical de 64, que censuraram, mentiram, prenderam, exilaram, perseguiram, torturaram e assassinaram centenas de brasileiros e imigrantes, agora querem esconder a verdade e inventar mentiras. Dizem que lutavam uma guerra, mas contra cidadãos que nunca pegaram em uma arma (Herzog é um exemplo). São ban didos fardados.

    Responda
  6. Jesse G

    Está no you tube: "História Oficial", filme argetino sobre o sequestro de crianças pelos milicos de lá. Por que aqui seria diferente? O servidor público aposentado Villas Boas tem sido levado muito a sério.

    Responda
    1. domingos souza

      Coitado dele.

  7. Jesse G

    Está no you tube: "História Oficial", filme argetino sobre o sequestro de crianças pelos milicos de lá. Por que aqui seria diferente? O servidor público aposentado Villas Boas tem sido levado muito a sério.

    Responda
  8. Hernandez Piras Batista

    Alguém estranha o fato deste mesmo general ter sido um dos principais articuladores da candidatura de um "mau militar" à Presidência da República. Proteger "maus militares" deve ser um vício deste senhor.

    Responda
    1. Renato Botelho

      Este senhor é um dos maiores responsáveis pelas tragédias nacionais que nos afligem. A primeira é termos uma pessoa insana na presidência, a segunda, consequente, é o porte da pandemia por força de suas ações dasastradas. Afora isto este senhor mostrou sua personalidade ditatorial no comunicado ao STF sobre Lula. Um personagem a ser enterrado nos recantos sombrios de nossa história.

    2. Renato Botelho

      Este senhor é um dos maiores responsáveis pelas tragéfias nacionais que nos afligem. A primeira é termos uma pessoa insana na presidência, a segunda, consequente, é o porte da pandemia por força de suas ações dasastradas. Afora isto este senhor mostrou sua personalidade ditatorial no comunicado ao STF sobre Lula. Um personagem a ser entetrado nos recantos sombrios de nossa história.

  9. Andréia Chaieb

    Trazer o psico pata Bolsonaro para o poder arruinou vcs e expôs a negação e ignorância que alimentam. Contar a verdade é qualificar a democracia! Que a face cruel e sanguinária dos militares que participaram do golpe de 1964 no Brasil seja cada vez mais exposta. Que o livro seja estudado nas escolas e que tenhamos um Museu da Ditadura, para que não se repita!

    Responda
  10. Aguinaldo Pedro

    Ao General VB, desejo vida longa, muito longa — uns 70 anos mais, seria o bastante para quem sabe, tecer alguma reflexão justa e verdadeira sobre si mesmo. Afinal, quer carga pior, do que aquela a qual não pode se desvencilhar? Vida longa ao general!!!!

    Responda
  11. Antonio Benedito Alves da Silva

    Dignos de respeito, os irmãos Villas Boas, indigenistas, continuadores das idéias humanistas defendidas por Marechal Rondon, merecem ser lembrados sempre por suas ações patriotas e de amor ao próximo. Por esse Villas Boas atual, não tenho nenhum respeito e acho que já está fazendo horas extras demais em nosso planeta...

    Responda
  12. Alberto A Neto

    Lamentavelmente, Villas Bôas, também foi uma escolha de Dilma Roussef. Aplica-se ao juízo sobre o livro - manifestado pelo general que enquadrou o STF -, outra máxima conhecida de Nelson Rodrigues: ''O cinismo escorre por toda parte, como a água das paredes infiltradas''.

    Responda
  13. Marcus Vinícius Xavier de Oliveira

    A negação é o instrumento que a psique usa para não encarar a verdade, principalmente se ela for de um horror indizível, como é o caso da tortura, desaparecimento, execuções extrajudiciais e sequestro de crianças pelos aparelhos da repressão, e tudo sob a justificativa de combate ao comunismo. Villas Bôas afirma no livro ter sido criado com horror ao comunismo, o mesmo que moveu a ditadura militar. Só não aceita que esse ódio tenha levado ao horror ou, se aceita, tenta negar suas consequências.

    Responda
  14. Humberto Isidoro

    Esse General , tolhido por uma doença que lhe incapacitou a mobilidade, não foi capaz sequer de reconhecer a condição humana precária, em que mesmo com poder o individuo as vezes é incapaz de agir para modificar sua história pessoal. Ele que devia melhora-la, faz tudo para piorar, deve ser revolta com a própria situação. Ajudou a eleger essa coisa que nos desgoverna, e palpita sobre livros de história que jogam luz sobre as sombras. Deveria sim , se desculpar com o povo brasileiro pelo legado.

    Responda
  15. Alberto A Neto

    ''O maior dos pulhas se acha um santo de vitral'', dizia Nelson Rodrigues. Os militares que apoiaram a tortura e se esconderam sob o manto da anistia, não podem ser denominados de outra forma senão como covardes históricos. Diferentemente dos generais argentinos, uruguaios e chilenos, que se viram diante dos tribunais, os militares que sujaram as mãos ou consentiram com as mãos sujas, nunca dispuseram da coragem moral e virtudes cardeais para se responsabilizarem quanto às suas ações e omissões.

    Responda
    1. Alberto A Neto

      O livro merece ser lido e relido. Deveria ser roteirizado e filmado na senda cinematografia que apresenta a ditadura nua e crua com o rol das suas barbaridades sistematicamente praticadas durante os anos de chumbo. Argentina e Chile têm mais filmes e documentários do que o Brasil, porque, também, o comprometimento dos intelectuais portenhos com a questão é infinitamente superior quando comparado ao visto no Brasil.

  16. Valdir Teixeira da Silva

    Villas Boas fala de isenção, porém a maioria desses generais não tem isenção para falar sobre o período da ditadura. Muitos dos comandantes atuais são filhos ou parentes dos antigos comandantes, há um corporativismo nas FFAA, os concursos são feitos pela própria força, não têm transferência.

    Responda
  17. Antonio Lima

    Parabéns ao autor pelo livro e artigo corajosos! Podem espernear à vontade! Não esqueceremos.

    Responda
  18. newton penna

    Num país com um mínimo de democracia, esse Villas Boas deveria estar preso - e não na mansão oficial que até hoje ele desfruta em Brasília, mesmo após ter sido reformado do Exército.

    Responda
  19. João Perles

    A velharia de fardas pode estrebuchar à vontade, os livros de história e as milhares de teses acadêmicas estão aí para nos lembrar e manter a memória do que esses pulhas fizeram com o país e com os brasileiros.

    Responda
  20. Maria Lopes

    O Gal Villasboas passará à história como péssimo estrategista, e pior avaliador de caráter. Apoiou um péssimo militar (Gal Geisel) para seu projeto pessoal de poder. A impotência da doença lhe deu o impulso para fazer esse grande mal ao país que deveria servir até o final. Péssimo militar, feitas as contas finais.

    Responda
    1. niemeyer franco

      Estava pronto pra comentar algo, mas você fez por mim. Valeu.

  21. roque alves

    Do Rio Grande , fronteira dos EUA com o México ,à Terra do Fogo, eu pergunto ; para que serve, qual a utilidade de um general latino-americano?

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Servem para dar golpes, censurar, torturar, assassinar, segundo a cartilha da CIA.

  22. ADRIANA QUEIROZ

    Militares temem e muito que luz seja jogada sobre os fatos. A queda de Dilma inicia-se com a corajosa Comissão da Verdade. Fatos intrigantes marcam o governo Temer (gravação do presidente em pleno Palácio do Jaburu? intervenção do atualíssimo braga neto no RJ?) e constroem a verdadeira ponte para o futuro, digo, para a futura eleição do inominável. Em paralelo, instalam-se holofotes para a lava jato e seu efeito de criminalização da política. Coincidências?

    Responda
  23. João Braga

    Sou contra qquer tipo de ditadura. Nos anos 60 eu era universitário e em passeatas gritava contra o governo. Posteriormente vi, fomos usados por gente como Zé Dirceu que na verdade queriam implantar uma ditadura de esquerda como bem explicita o correto Fernando Gabeira, ex militante exilado. O movimento de 64, queiram ou não, leiam os jornais da época, foi implantado com amplo apoio popular. Gostem ou não durante anos vivemos o chamado "milagre brasileiro ", país crescia a 10% ao ano. São fatos!

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Era universitário e fazia passeatas contra a ditadura militar e agora apoia milicos? Nenhuma novidade, a degradação faz parte da condição humana.

    2. José Bueno

      Fiquei surpreso quando vi que pesquisas históricas recuperam a informação de que Jango tinha aprovação da maioria do povo nos dias do golpe. Basear-se em dados confiáveis e não na propaganda de jornalões é fundamental para qualquer debate.

    3. Maria Lopes

      E isso para dizer que é contra ditaduras. Imagine-se como seria se fosse a favor. Se a ditadura de 64 tivesse esse amplo apoio popular não teria medo de eleicoes livre, náo é mesmo? Mas o poder corrompe, e muito poder corrompe muito. Ao char lá, ninguém quer seir - por isso a democracia, com todos os seus problemas, ainda é o ideal.

    4. Eduardo Rocha

      Quanto à implantação de uma ditadura de esquerda, essa farsa já foi desmontada. Não que alguns não quisessem, mas nunca houve força suficiente para esse suposto golpe de esquerda. É uma mentira equivalente às armas químicas do Iraque. A tática é conhecida: inventa-se uma ameaça de golpe e, com essa mentira, aplica-se o coup d'état. A melhor comprovação disso é que 1964 não desbaratou nenhum grupo armado de esquerda nesse ano. Somente após 1968 é que vemos ações da esquerda armada.

    5. Alaor Magno

      Se você não morreu, não foi torturado, então por exclusão participou da tortura e/ou denunciou pessoas que foram torturadas e mortas pela OBAN e pelo DOI CODI. Ditadura do Proletariado só foi capaz de tomar o poder em países que tinham sindicatos e industrias desenvolvidas e não em países onde a agricultura é a sua característica principal. Todo o modelo econômico que gerou a Teoria Marxista foi a Inglaterra, berço da Revolução Industrial e onde Engels contribuiu com grande importância para Marx

    6. Waldo Assahi

      És chegado num ditador fardado, né. Há muitas viúvas da velha ditadura por aí, como tu, chorando saudades dos coturnos em suas goelas. Cada um é cada um.

    7. Eduardo Rocha

      Para gerar o "milagre brasileiro", que como todo milagre é uma farsa, a taxa de investimento público passou de quase 15% do PIB (1964) para 23,3% em 1975. Esse dinheiro foi captado no exterior e resultou em uma dívida externa que chegou a metade do PIB, portanto insustentável. O gigantismo atual do estado começou com o governo militar - que nesse ponto pareciam até comunistas.

    8. edilson borges

      supondo que isso q vc apresenta sejam fatos. também são fatos os narrados no livro. se são fatos, devem ser aceitos como tal, e discutidos abertamente, como fez o comentador anterior a respeito dos fatos trazidos por vc em seu comentário.

    9. Eduardo Rocha

      O "milagre brasileiro" foi gestado artificialmente por financiamento externo. O legado da ditadura foi a “década perdida” de 1980, inflação alta e endividamento externo. Em 1987, por essa herança maldita, o governo decretou moratória. O golpe de 1964 (e não movimento) teve apoio de parte da população e não "amplo apoio popular". Tanto que foi necessário a radicalização do golpe para o grupo minoritário manter o poder. Essa radicalização gerou o nefasto AI-5 e atingiu até apoiadores, como Lacerda

  24. Adriano Ferreira

    O bhos.tha do general quer esperar que todos que sofreram na ditadura morram para que as manchas desapareçam. É por isso que, sempre que podem, atacam livros esclarecedores como esse e também o ensino de História. Esse decrépito devia ter vergonha. Mas, o lado positivo da sua fala, é que ele também vai passar. Viva o conhecimento histórico!

    Responda
  25. Alaor Magno

    Milicos parasitas usaram e usam ainda suas práticas de genocidio e butim contra a população civil como exercício de guerra para justificar seus soldos e para se manterem dentro de seus uniformes. A inutilidade desses desqualificados é cara para a União e ajuda na oneração do custo Brasil. São totalmente contraproducentes.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.