Ilustrada > Morre Contardo Calligaris, o psicanalista italiano que pôs o Brasil no divã Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 Próximas
Quer perda para o paÃs, num momento em que faz falta gente do naipe do Calligaris
Nossa, uma grande perda!!!
Primeiro Ferreira Gullar, agora Calligaris. A Folha nunca mais terá a mesma envergadura. Tive a oportunidade de conhecê-lo.
Que pesar! Um dos meus colunistas favoritos. Às quintas, minha primeira leitura. Obrigada, Contardo!
Ótimo colunista, fará muita falta.
Que pena, grande homem, eu amava o que ele escrevia.
A Folha está louca. Tem um comunicado no Instagram dele dizendo que ele não faleceu e para não acreditarem nas fakenews.
Esse comunicado foi escrito no domingo, preste mais atenção.
O filho do Contardo comunicou. É provável que a rede social de Contardo ainda não tenha atualizado.
Uma grande perda. Fará grande falta nesses tempos incertos. Partiu cedo. Teve uma vida livre e produtiva, coisa rara. Descanse em Paz Calligaris. E muito obrigado!!
Que perda ! Adorava ler as colunas, sempre muito inspiradoras e esclarecedoras...
Uma perda enorme. Triste notÃcia. Vá em paz .sentiremos falta dos seus pensamentos.
Empatia por ele desde que o li pela primeira vez, e algum paralelismo: 72 anos, nascidos em 1948, ele em junho, eu em agosto. Mas, é só. Brilhante psicanalista, fino escritor, educado, atencioso: respondeu-me um comentário numa de sua crônicas. Identifiquei-me muito com o estilo em "O Conto do Amor", e agora me preparo para ler "A mulher de vermelho e branco", seu outro romance. Como diria Farnanda Montenegro, referindo-se à própria morte: "eu sinto pena". Eu também. Mas é inevitável.
Meus sentimentos. Gostava da sua escrita.
mais uma grande perda.
Grazie, Maestro. Sua perspicácia não estará mais disponÃvel na Folha, mas nunca será esquecida
Nas últimas semanas passei a ficar preocupado com Contardo, pois sempre lia suas colunas na folha, sentindo falta ,desde o artigo sobre o "Trump" ,da leitura do que escrevia, sempre com muita vontade, graça e conteúdo. Estou muito triste com sua morte, é mais um companheiro que perco, muitos ficaram pelo caminho ,embora, como ele, me sinto pronto para a partida.
Personalidade fascinante. Grande perda!
Tempos difÃceis e grandes perdas! Fará falta, muita falta a um paÃs sem rumo. Descanse em paz.
Aguardava ansiosamente pelas quintas-feiras para lê-lo. Aliás, ler sobre o que ele pensava da sociedade. Fará falta. Muita falta.
Tristeza sem fim, este paÃs... Descanse em paz, querido Contardo Calligaris. Fará uma falta imensa.
Sujeito raro, principalmente em nosso paÃs afundado na pior polarização polÃtica. Contardo, até na morte foi do "contra", todo mundo morrendo de covid e o cara morre de câncer. RIP.
Que tristeza imensa! Sem palavras...
Triste! Sentimentos para a famÃlia e amigos.
Procurei nas últimas semanas a coluna de Caligaris, pensei que ele estivesse de férias. Esperava as 5as feiras para ler a coluna dele. Gde perda,meus sentimentos à familia. Saudade,das 5as feiras com vc.
Também passei pelo mesmo. Meus pêsames aos fãs e familiares.
Livre, inteligente e amante da aventura humana. Deixa uma legião de admiradores. Vai fazer muita falta. Arriverdeci, Contardo!
Muito triste. Adorava a coluna dele.
Fará muita falta.
Uma.perda imensa. Mas o Brasil de hoje não era mesmo para Calligaris. Tempos de barbárie.
É com pesar que recebo a notÃcia do falecimento de Contardo, cujos artigos sempre avivaram meu interesse pelas coisas da vida, pelas artes e pelos relacionamentos humanos. Uma vez contestei, por email, o teor de um de seus artigos publicado na Folha e recebi um retorno extremamente simpático. Vou sentir falta de sua prosa boa das quintas-feiras.
Tornou-se um dos melhores cronistas das "coisas" de nossa aldeia. Trouxe para nós a experiência de vida daquela sua aldeia sem fronteiras.
deus existe, mas é maluco. MAM
Não alivia. Inexiste. Sejamos francos.
Grande.
Grande perda , meus sentimentos a familiares e amigos!!
Lamentável. Perdemos uma grande inteligência e cosmopolita, verdadeiro "global citizen".
Meu coração está de luto, serei sempre um leitor de Contardo Calligaris: trouxe Lacan e inspirou-me para a vida interessante no sentir e pensar. Minha gratidão, votos de pêsames aos amigos e familiares.
Triste notÃcia... fico me sentindo órfã tanto do teórico psicanalista, cujos livros e textos tanto me auxiliaram e guiaram na prática psicanalÃtica quanto do colunista que enriquecia minhas quintas feiras, com sua escrita crÃtica, afiada, mas sempre elegante... grande perda!
Foi meu analista, genial no consultório ou nos seminários dele que frequentei ou nos escritos... grande perda
Privilégio em tê-lo todo esse tempo. Folha, façam uma coletânea !
Minhas quintas feiras já não eram mais as mesmas. Perguntei o que fora feito da minha coluna predileta. Responderam que Contardo estava em férias. Hoje percebo que não haverá volta às aulas. Triste dia.
Trabalhou bastante, merecia férias. Mas não precisava se transformar em férias tão prolongadas. Sentiremos falta de seu trabalho. Sentiremos saudades do ser humano.
Que pena...
Inteligente, sábio e perspicaz, seus textos ficarão na memória dos leitores da Folha, descanse em paz .
Há um comunicado no Instagram oficial dele que esta notÃcia é falsa ! podem verificar??
O tal comunicado é de domingo. Pode verificar?
Perdemos um grande intelectual.
Que perda...
Intelectual brilhante e excelente escritor. Muito claro nas suas argumentações. Para nós, seus leitores e admiradores, foi uma grande perda.
Muito, muito triste.
Perda enorme.
Folha, vocês podiam republicar as colunas do Contardo!
Contardo! Eu, que sou carioca, e meio sociólogo, foi com ele que aprendi a arte de "discordar com sutileza". O tempo da delicadeza se foi e Contardo foi junto. Eu tinha algumas diferenças com o colunista, mas com quem não temos? Diferenças, essas, "civilizadas", dentro do que eu chamo "básico", divergência de conceitos e outras milongas mais. Num tempo onde não mais sutileza e,o básico é motivo de discussão, fará falta. E para deixar claro: nunca o vi, nem falei com ele. Já faz falta.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > Morre Contardo Calligaris, o psicanalista italiano que pôs o Brasil no divã Voltar
Comente este texto