Opinião > Não há vez para arroubos golpistas e celebração de 1964 Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Maria Lopes

    É um bálsamo para o espírito ler esse texto. Quem viveu aqueles tempos sabe. Quem não viveu, que aprenda. Lamentável é ver juízes do TRT-5 proferindo tais absurdos, de qualquer ângulo que se olhe. Não pode ser ignorância. Sabujice indigna provavelmente. Não merecem a toca que usam.

    Responda
  2. Neli de Faria

    A Ditadura militar acabou com o Brasil!A Ditadura Militar acabou com a Educação e Segurança Pública ( Leis 5692/ 71 e 5941/73),acabou com as Ferrovias e deixou de brinde a Hiperinflação! Agora o capitão deixará a Cidade dos Mortos:aumentando cada vez mais seus habitantes(minha irmã Clemeci lá habita desde 31/12) e inflação!

    Responda
  3. Daisy Santos

    Esse período da História está marcado no tecido social e político brasileiro como uma ferida que nunca cicatriza. Há um longo passado a nossa frente para reflexão, análise, estudo e seus resultados na pele da História do Brasil. É como se o Brasil 'sentisse' que "no meio do caminho havia uma pedra, havia uma pedra no meio do caminho ..."(..)"..nunca me esquecerei desse acontecimento na vida das minhas retinas tão fatigadas".

    Responda
  4. Vanderlei Nogueira

    O Brasil tinha um acordo com os países aliados e a segunda guerra só acabou com a queda do muro de Berlim, fim da URSS, quando tivemos eleições para presidente. O Brasil não podia mudar de lado no conflito

    Responda
    1. Vanderlei Nogueira

      E o país ainda tenta unificar o Norte e o Sul

    2. Gildázio Garcia

      Acho que nem desenhando consigo entender o que o Sr. quer dizer.

  5. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Nenhum revisionismo negacionista da História vai isentar quem torturou e estuprou, não está nas prerrogativas do Estado praticar crimes, na guerra, se mata e morre, todos sabem disso, os criminosos de guerra, são punidos, é só olhar os nazistas que foram punidos por tribunal internacional, aqui, quem praticou crimes, não é herói, é bandido!

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      No Brasil nunca houve revolução, uma revolução altera um modo de produção, consolida outro, na França, correu muito sangue, na Rússia também, aqui foi golpe, para conservar, foi ação de tomada de poder do Estado, os que torturaram e estupraram, o fizeram fora da lei, por isso são criminosos, por saberem disso, não assumiram, esconderam corpos e mentiram, essa é a questão!

  6. niemeyer franco

    Celebrar 64, não. Mas lembrar o quanto foi nefasto ao país, sim. Coisas ruins devem ser lembradas, pra se evitar o pior amanhã.

    Responda
  7. José Moreira

    Quem matou a democracia em 1964? Os radicais da direita e esquerda.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      A Ditadura foi de direita, ok?

  8. Rafael Coêlho

    O ensino ruim no Brasil é tão grande que até mesmo quem passa para cargo de juiz é tacanho e chucro. No Brasil, aquilo que é unânime nas civilizações (condenar tortura, por exemplo) se torna relativo, "questão de opinião". Aí nesse balaio de mal entendidos, defende-se o indefensável com cores de democracia falsamente evoluída... pária internacional!

    Responda
  9. Hildebrando Teixeira

    Tolerar os intolerantes? Jamais! Por isso devemos comemorar com alegria a revolução de 64, que nos livrou dos intolerantes marxistas e protestar contra o atual stablishment que tentar derrubar Bolsonaro e manter seus privilégios e pixulecos

    Responda
    1. Maria Lopes

      Andava sumido hein? Fale de seu mito e dos mais de 3000 mortos. Coragem,

    2. Felipe Araújo Braga

      Você acha que o povo é gado? Se havia gente tentando implementar o Socialismo era só o povo rejeitar? Ou o povo precisa ser guiado por um "Messias" tal como Bolsonaro? Não podemos nós mesmos nos governar?

    3. Felipe Araújo Braga

      Os maiores privilegiados neste país são Bolsonaro e sua família. Nunca trabalharam na vida e hoje são milionários. E ainda com dinheiro de corrupção. Sustentados com o dinheiro dos seus impostos, meu caro cidadão!

    4. Felipe Araújo Braga

      Não foi Revolução, foi um Golpe. Jango buscava fazer algumas reformas sociais nas áreas da educação e do acesso à terra, além de utilizar de certo Nacionalismo Econômico que visava desenvolver a indústria nacional (nos moldes varguistas). Mas as elites jamais suportaram qualquer reforma social neste país.

  10. Heveson Lima

    Tem que tomar tarja preta pesada para achar que não houve ditadura neste país. Houve golpe, e entregaram o país as ruínas com alta inflação e devendo até as tangas. Muito de nossa dívida externa vem de lá. E outra, quem muito fala de liberdade verde e amarela, na verdade, tá querendo é dar golpe.

    Responda
  11. HARRY RUTZEN JUNIOR

    O autor da matéria é extremamente suspeito para falar algo sobre o golpe, diante da sua trajetória bastante inclinada a esquerda. Na época, a escolha estava entre "Ditadura do proletariado" ou a "Ditadura do Exército". Muitos esquecem que entre os guerrilheiros estavam Dilma, José Dirceu..... Assaltavam bancos, praticavam atos terroristas e chegaram a sequestrar o Embaixador dos Estado Unidos. Sou contra qualquer ditadura, porém os meios de comunicação devem falar a verdade.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Jesus da Goiabeira, eliminai... (Abdico da opção iluminai, Senhor, não creio possível)

    2. ISAIAS DA SILVA

      Harry, só se pode criticar a ditadura que ocorreu. Podemos até dizer: seria pior, mas, como a de esquerda não existiu para ser julgada, podemos no máximo conjecturar como seria. A da direita deixou os porões e corpos aí de prova.

    3. Felipe Araújo Braga

      Não dá pra comparar grupos relativamente pequenos de guerrilheiros de luta armada com o poder massivo de um estado ditatorial! Quem sofreu com a Ditadura não foi só o pessoal da luta armada. E a sociedade civil? E a mídia, o movimento estudantil, os trabalhadores, a esquerda e os liberais? Foram mortos e torturados estudantes, jornalistas, políticos, padres, camponeses, operários. Até a Igreja Católica e a classe média urbana democrática sofreu repressão! Pare de defender esse regime violento!

    4. HARRY RUTZEN JUNIOR

      Caro Felipe, como sempre, a esquerda deturpa os dados. Qual a sua opinião sobre os guerrilheiros da esquerda. Assaltaram Bancos, sequestravam, matavam...(Dilma). Vocês na verdade querem a ditadura do proletariado.

    5. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      O autor, independente de ser de esquerda ou direita, denúncia crimes praticados em mome do Estado, entre as prerrogativas do Estado, não está a tortura, por isso, quem torturou é criminoso!

    6. Felipe Araújo Braga

      Qual a verdade? Que tivemos uma Ditadura sanguinária e terrível que arrasou com o país e da qual o Sr. sente falta? O povo é tão desprepana sua opinião que não pode governar a si mesmo? Necessitava de uma Ditadura para nos colocar em ordem? Você se esquece dos nossos péssimos índices sociais, em 1964 era pior ainda... Qualquer tentativa de dar direitos aos trabalhadores, alfabetizar a população e impulsionar a indústria nacional é vista pela direita como "comunismo".

  12. joao lima

    Avante, Presidente Bolsonaro! Presidente Bolsonaro em 2022! O nosso Presidente é a favor da Democracia! Democracia Plena e Liberdade de Imprensa! Verde e Amarelo! O nosso Brasil é democrático e sempre será democrático!

    Responda
    1. Maria Lopes

      Cara. Você não não a mínima ideia do que seja democracia . Aliás, vc não dá a mínima ideia. Ponto.

    2. Heveson Lima

      Isso que vc está pregando é tirania. Democracia não é o regime que tudo pode.

  13. joao lima

    A profissão de jornalista é uma das mais importantes em países democráticos, pois são a favor da Democracia. Existem jornalistas sem dignidade quando não são a favor da democracia! Democracia Plena e Liberdade de Imprensa! Verde e Amarelo!

    Responda
  14. joao lima

    Avante Presidente Bolsonaro que é a favor da Democracia! Parabéns às Forças Armadas que lutaram contra a implantação do comunismo e outros de mesmo regime em nosso país! Deve comemorar hoje dia 31/03/2021 contra as invasões esquerdistas! Democracia Plena e Liberdade de Imprensa! Avante, as nossas Forças Armadas! O Brasil é democrático e sempre será democrático! Viva as Forças Armadas do nosso país!

    Responda
  15. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Eu sempre achei que o golpe de 64 foi errado e trouxe graves consequências ao país. Por outro lado, acredito na democracia e, portanto, quem acreditou e quer comemorar, tem o direito de faze-lo, desde que dentro da lei e da democracia. Extremismo dos dois lados não é saudável.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Você acha que a democracia alemã atual, uma das mais avançadas do mundo permite a comemoração do Nazismo? Querido, a democracia não pode permitir que a liberdade que ela mesma pressupõe seja utilizada para destruí-la por dentro!

  16. Márcia Meireles

    Não dá para proibir maluco bater bumbo para a ditadura mas as instituições de Estado não podem celebrar 1964, é uma agressão a nossa democracia.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Comemorações e apologia ao golpe deveriam ser criminalizada!

  17. Alberto A Neto

    ''A história diz que os profetas armados conquistavam e os desarmados eram destroçados'' ensinava Maquiavel. Trata-se da maior demonstração de força já vista desde que Geisel passou na lâmina o general do II Exército Ednardo Dávila Melo, após os assassinatos de Vladimir Herzog e Manoel Fiel Filho. Agora o 'mau militar' tem os 'seus generais' e já pode chamar as Forças Armadas de 'minhas'. E todos fazem nada, porque não fizeram. Há um centurião no Planalto. A Casa Grande diz sim: 'É isso'!

    Responda
  18. ADRIANA QUEIROZ

    #DitaduraNuncaMais #DitaduraNaoSeComemora #ForaBolsonaroGenocida #ImpeachmentJa

    Responda
  19. Cloves Oliveira

    A França, que o colunista deve considerar um exemplo de democracia, está comemorando o aniversário da morte do Napoleão, um dos ditadores mais sanguinários e cruéis da história. Obviamente existe muita gente que é contra, principalmente os países que sofreram nas mãos das forças do Imperador, mas ninguém está pedindo o cancelamento das homenagens, apenas ignoram e não tomam parte. Se existe alguns gatos pingados que querem celebrar 64, e daí? A tolerância é o verdadeiro teste de civilização.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Paulo Costa, eu sou social democrata e não comunista seu palerma. Você não sabe nem o que é Comunismo. Eu procuro estudar e te digo: não gosto do Socialismo, nem do Neoliberalismo e muito menos dos autoritarismos e Fascismos da Direita (grupo no qual você está). Eu defendo os direitos sociais, as liberdades individuais, as instituições, o Estado democrático de direito, a soberania do povo, a economia de mercado e serviços públicos de qualidade. Vá estudar!

    2. Felipe Araújo Braga

      Hidelbrando: você ficou de me passar o contato de quem te vende a substância que você usa! Porque, cara, deve ser muito boa: você literalmente vive em outro mundo!

    3. Hildebrando Teixeira

      Tolerar os intolerantes? Jamais! Por isso devemos comemorar com alegria a revolução de 64, que nos livrou dos intolerantes marxistas.

    4. Felipe Araújo Braga

      Tolerar os intolerantes? Não! Dê-lhes as liberdades que eles querem destruir... Farão como Palpatine em Star Wars: destruiu a República por dentro, fazendo nascer o terrível Império Galático e a liberdade morreu sob um aplauso.

  20. Jesse G

    Uma coisa é as viúvas do golpe querem revereciá-lo; outra coisa é órgãos de Estado, como as forças armadas, fazê-lo. O golpe ocorreu há 57 anos e se exauiu há quase quatro décadas; o que há a comemoear numa hora em que sociedade está chorando mais de trezentos mil mortos e, por certo, outro tanto de sequelados? que há comemorar?

    Responda
  21. jose Ferreira

    Pra quem era jovem na época e viveu aquele período sabe que houve violações de ambos os lados e que não havia alternativa democrática como solução . O Tancredo tentou e não deu certo . Provavelmente os incautos que defendem a tentativa de implantar aqui o regime comunistas naquela época devem ser jovens que ouviram dizer ou consultou o Google .

    Responda
    1. Jesse G

      Ferreira, acredito, era jovem demais, na epoca. Antes do golpe, não houve violação alguma seja de parte dos que apoiavam o governo Jango seja da parte dos que a ele se opunham. Não havia nenhum projeto comunista em andamento. Jango era pecuarista. As violações começaram de parte os golpistas já em 1964 e somente houve reação após 1968, com o AI5.

    2. Felipe Araújo Braga

      Havia alternativa democrática sim. Nos países europeus houve, por que aqui não? Jango em nenhum momento fomentou uma revolução ou um golpe. Você acha que o povo é gado?

    3. vicente oliveira

      O estado sequestrar,torturar assassinar jovens de dezoito anos ,ver isso como violações de ambos os lados,só em mentes doentes como as que cometeram essa atrocidades.

  22. joao lima

    Respeitem às Forças Armadas, pois as mesmas não deixaram que os esquerdistas/comunistas/ditadores/fascistas entrarem em nosso país! Tem que comemorar hoje dia 31/03/2021 a nossa Liberdade! Parabéns as Forças Armadas do nosso Brasil! Fora esquerdistas/comunistas e de outros de mesmos regimes. Democracia Plena e Liberdade de Imprensa! Avante, Forças Armadas!

    Responda
  23. Marcos Barbosa

    O artigo, que diz logo no título que não há vez para arroubos golpistas e a celebração de 1964, se faz absolutamente necessária está afirmação, porém ela ainda continua a perscrutar o Brasil, pois em seu comando temos um lunático fã da ditadura e muitas vezes pessoas que deveriam combatê-la, como o ministro do STF, Dias Tofolli, chama o golpe de movimento.

    Responda
  24. josé SOARES

    Inacreditável que ditos magistrados, cuja formação pressupõe a defesa do Estado de Direito , ajoelhem-se aos arroubos dos potenciais ditadores ,hoje no simulacro de governo ,ao festejarem o sanguinário golpe de 64

    Responda
  25. Alexandre Miquelino Levanteze

    D I T A D U R A N U N C A M A I S !! I M P E A C H M E N T J Ã!

    Responda
  26. Hildebrando Teixeira

    Viva a Revolução anti-marxista de 64! E choora comuno-tucano-petralhas!

    Responda
    1. HARRY RUTZEN JUNIOR

      Joaquim Salomão, famoso por ser o maior leitor denunciado na folha pelos comentários ofensivos. Creio estar sendo pago.

    2. Joaquim Salomão

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Rafael Lopes

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    4. Felipe Araújo Braga

      Denunciarei agora!

    5. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Lembrar para não esquecer! #ditaduranuncamais!

    6. ana maria marques

      Ninguém está chorando, estamos comemorando o fim dessa vergonha que pairou durante 21 anos sobre o Brasil. E isto não vai mais acontecer outra vez. As instituições estão alertas para cortar os arroubos dos golpistas. Já tomou seu anti psicótico hoje? Está passando da hora. Hoje é dia de soltar rojões pela democracia e calar a boca dos cacho rros raivosos.

  27. Gilberto Gusmão da Cruz

    Eu sugiro que algum deputado independente de qualquer partido , faça um projeto de lei extinguindo o Nome de qualquer cidadão que fez parte da ditadura , de cidades avenidas , colégios e etc , para que sejam esquecidos para sempre

    Responda
  28. José Cardoso

    É normal se comemorar o fim de uma guerra e não seu início. No caso seriam a anistia e o fim do AI-5. 1964 foi o momento em que fomos tragados pela guerra fria, não sei se havia outra alternativa. A crise dos mísseis de Cuba em 1962 mostrou o comunismo como um disfarce para o expansionismo do império russo (isso para quem ainda tivesse dúvidas, depois da repressão na Hungria).

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Você não "sabe se havia outra alternativa"? Cara, esse é o discurso mais hipócrita que há! Justifica totalmente a existência de uma Ditadura sangrenta afirmando que a alternativa - o eterno medo do Comunismo - nunca teve qualquer chance de existir aqui! No século XIX o medo era uma revolução escrava inspirada no Haiti, com efeito, justificou-se a permanência da escravidão aqui afirmando que a economia e o baixo grau de civilização no Brasil demandavam isso.

    2. Felipe Araújo Braga

      Portanto, você está afirmando que o povo brasileiro - muito sofrido e maltratado - necessita de uma Ditadura de Direita para não cair nas mãos de uma Ditadura Socialista. É um absurdo. Você tem noção dos males que a Ditadura causou ao país? No nosso atraso econômico, desigualdades e baixo acesso à educação de qualidade? Na repressão à sociedade civil? E você vem justificar? Em 2018 elegeram Bolsonaro com a desculpa que o PT "comunista" seria pior, o resultado está aí!

  29. jose luiz silva

    Acho até bom que os ignorantes, retrógrados e imbecis comemorem o lamentável período de trevas pelo qual passamos, pois em contrapartida vem a resposta como deste louvável artigo. Serve para nunca esquecermos e estarmos atentos para que não se repita.

    Responda
  30. João Ramos de Souza

    Profundamente lamentável a ignorância histórica dos desembargadores federais do TRF5. Todo cidadão brasileiro deve saber que nossa República é formada por um binômio fundamental: Democracia e Direito (Constituição, art. 1º, caput). Então, não há mesmo o que celebrar quanto a um regime que implantou o ódio, a divisão, a perseguição política, o exílio forçado, o sumiço de pessoas, etc. Magistrados, em qualquer grau de jurisdição, precisam conhecer história; tanto ou mais do que direito.

    Responda
  31. Elizete Barioni Abdala

    Parabéns pelo lúcido e corajoso artigo !

    Responda
  32. filipe moura lima

    Se Bozo der um golpe hoje, amanhã ele dorme num xadrez. Em regime de força, capitão não dá ordens a generais.

    Responda
  33. Luciano Napoleão de Souza

    Comemoração pelo centenário da revolução Russa que matou 20 milhões de seres humanos pelo congresso brasileiro pode? Pela intervenção que salvou o Brasil do comunismo não??!! A esquerda é muito hipócrita e atrevida!

    Responda
    1. Joaquim Salomão

      Comemoração da revolução russa deve ocorrer no manicômio que você reside, Napoleão de hospício.

    2. Felipe Araújo Braga

      Que comunismo? Você conhece as propostas de Jango? Nunca houve qualquer chance de Comunismo nisso aqui. O Brasil é desigual, herdeiro da escravidão. Em 1964 éramos ainda mais reféns dos coronéis latifundiários, da Igreja Hierárquica, da burguesia industrial... O povo maltratado não tinha (e me pergunto se hoje tem) emprego digno, escola e alimentação. Jango propôs um governo trabalhista,economicamente nacionalista. Mas no Brasil dar um salário digno, escola boa e alimentação ao povo é Comunismo!

    3. MARCOS BENASSI

      Napô, toma também um tegretol hoje, tá?

    4. Eduardo Rocha

      No manicômio há comemoração pelo centenário da revolução Russa? Aqui fora eu nunca vi.

    5. Nestor Bercovich

      Vou tentar explicar para bolsominion entender: 1) não há comparação possível entre comemoração do golpe de 64 com a de um evento histórico de um outro país, 2) revolução rusa nunca foi comemorada oficialmente, enquanto que hoje nos quartéis haverá exaltação pública do golpe de 64.

  34. EDSON CARLOS MOROTTI

    Há 57 anos a democracia foi assassinada por um golpe militar com participação civil. Logo após, um segundo golpe totalmente militar instalando no país uma "ditadura militar" sangrenta. A partir dali não somente a democracia foi assassinada, mas brasileiros que defendiam a retomada democrática começaram a ser assassinados e torturados. Nunca houve uma Revolução Democrática. Essa é a maior mentira contada, documentos e processos militares à época mostram isso. A verdade foi registrada na história.

    Responda
  35. José Oliveira

    Essa gente desconhece o significado de escárnio. Apesar deles serem verdadeiros escárnios ambulantes sobretudo porque fazem isso com os mortos, inclusive que eles ajudaram a matar com suas omissões ininterruptas e intermináveis.

    Responda
  36. ADRIANA QUEIROZ

    Bravo!

    Responda
  37. MARCOS BENASSI

    Boa, seu Paulo Sérgio, muito obrigado: é preciso não ter papas na língua, chutar o balde cheio de estrume dessas viúvas da ditadura. Nada de palpos de aranha, não há que se ter delicadeza; como diria o Leminski, numa linda nota de rodapé de uma tradução do satyricon: temos que "falar com a boca do cachorro", de modo mordaz: da ditadura, nem parabéns nem foguetinho, zero comemoração. Não é liberdade de expressão, é botar pilha na franca ilegalidade anti-democrática. Não dá o mínimo pé. Basta.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.