Opinião > Dever cumprido Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. guilherme herzog neto

    Não tenho particular apreço pelas forças armadas, acho uma estrutura dispendiosa e grande demais para o Brasil. Isto não tira o mérito porém do Ex Ministro Azevedo e Silva e dos tres comandantes militares, que agiram patrioticamente. Já o Ministro atual da Defesa, não soube defender os colegas demissionários de farda, um erro a meu ver, já que eles são da ativa e mais antigos.

    Responda
  2. FRANCISCO CARLOS PERES ATAIDE

    Gostaria de chamar atenção a um detalhe: todos que saem deste governo, não importa o motivo, demitidos ou que se demitiram, passam a ser uma referencia para a imprensa. Alguns nomes, Bebianno, Santos Cruz, Mandetta, os respectivos comandantes de agora e até o ex ministro da saude Nelson Teich, que no seu curto periodo era até ridicularizado. Saem do governo passam a ser insubstituíveis e elogiados. Bolsonaro é uma lastima, mas logo nos livraremos dele, mas a imprensa vai continuar a mesma.

    Responda
  3. Eduardo Giuliani

    O GO praticado pela Folha contra os militares demonstra total falta de conhecimento dos valores e esforços do grupo para a evolução do Brasil. Sem o Exército seríamos hoje uma Bolívia. Não há ego, e sim senso de cidadania. Preocupação com Ordem e Progresso desde Benjamin Constant. Em 1985 nos abandonaram e entramos na Democracia Imperial, com taxa de crescimento abaixo de 2% e um nos maiores níveis de ilicitude do mundo. Agora deveriam tirar o Bozo e colocar o melhor governador (1930).

    Responda
  4. Jose Carlos

    Parece que o jornal não aprendeu nada com erros do passado. Todos nas forças armadas querem dar um golpe. Tem aqueles que aderiram ao bozó, como braga neto. Tem aqueles que não admitem golpe por bozó. Querem eles no comando.

    Responda
  5. Renato Botelho

    Com o fanatizado Braga Neto será dificil manter a mesma postura democrática do general anterior.

    Responda
  6. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    A Folha pateticamente espera que as forças armadas garantam a Constituição. O Bozo espera, e age para o contrário. Paradoxalmente a lealdade dos comandantes a Constituição fortalece o Bozo, que usa dos instrumentos legais do estado de direito para alcançar o seu intento de implantar o estado do Bozo. E nós ficamos aqui torcendo para que prevaleça a força das instituições democráticas e elas, também paradoxalmente, se mostram tão fortes que o Bozo precisa delas para instituir o se estado.

    Responda
  7. Jose Carlos

    Infelizmente, bozó já conquistou apoio da tropa e baixo oficialato, PM, milícias civis armadas, metade do povo. Os legalistas ou preteridos ressentidos do alto comando das forças armadas parecem que vão resistir, mas não tem tropas. A tropa está com o inominável. Não teve recuo nenhum. Braga aderiu sem constrangimentos, hierarquia as favas, e vai escolher a dedo os novos comandantes. Não falta muito agora. A PM vai começar dominando os palácios dos estados.

    Responda
    1. Renato Botelho

      Não sejamos pessimistas, nem otimistas. Em todos os orgãos citados existem opositores a bolsonaro. Seu apoio popular está em torno de 30%. Nas forças armadas temos militares lúcidos e que zelam por suas obrigações constitucionais, vide a troca de comando atual. Os que não estão na ativa de fato tem pouco poder, vide a deposição de Jango em 64. Mas de fato temos muitos fanatizados em todas as esferas do poder, isto pode levar a uma guerra civil destrutiva para o país.

  8. Paulo Silva Barbosa

    A preocupação com a ruptura democrática ainda existe, e as Forças Armadas mostraram exemplares neste momento preocupante e gravíssimo onde o inimigo comum invisível é o coronavìrus que está causando uma tragédia em milhares famílias que estão perdendo seus entes queridos .

    Responda
  9. Antenor Silva Neto

    O stf fez o que bem entende além de insultar o exército e estes 4 nao fizeram absolutamente NADA. Espero que Braga Netto como primeira ação responda ao bocão laxante o qual afirmou publicamemte que o exército é genocida.

    Responda
    1. Renato Botelho

      Você estâ certo mas devemos completar seu comentário. Os quatro a que você se refere não fizeram nada que afrontasse a constituição e os poderes constituidos. Foram exemplares.

    2. Alan Lopes

      Eu te aconselho a procurar auxílio imediato ... devaneios desse nível não são bons sintomas. Ainda te aconselho a ler, estudar e ver o quanto a democracia é importante. Hoje a Nação Norte Americana emitiu documento em que fala de atentados do Governo Federal aos Direitos Humanos e agora o que o gado dirá? Que os EUA se tornaram uma nação comunista? Chega de maluquice, hora de voltar à razão.

  10. Antenor Silva Neto

    Este jornaleco esta deliberadamente mentindo, porque dias atrás o seu pseudo colunista tal de mario sergio conti pediu um golpe militar contra Bolsonaro.

    Responda
    1. Alan Lopes

      Volto a dizer Senhor ... o seu caso não parece ser normal ... procure auxílio e estude e mais um sintoma preocupante, se não concorda com esse periódico que todos assinarmos, por que gasta suas economias com ele? Defender a Democracia e o Estado Democrático de Direito é dever de todo brasileiro. Fique bem ... use máscara ... mantenha o distanciamento social e acredite na ciência.

  11. Valmir Gôngora

    Então foi assim: os militares, sempre tementes à Constituição, recusaram-se a respaldar intenções golpistas do Capitão Bolsonaro e, rebeldes, afastaram-se de seus postos de comando. Bolsonaro, por sua vez, continua presidente, cercado por um sem-número de militares. A Bolsa subiu, o dólar caiu e a oligarquia sorriu.

    Responda
  12. Luís Cláudio Marchesi

    Covarde, Bolsonaro zero-zero cria factóides, às vezes, perigosos, para desviar a atenção dos crimes que comete diariamente. Não precisa de impeachment. Uma junta médica de psicólogos e psiquiatras atestariam a insanidade desse doente mental (e seus filhos) e seria afastado em questão de dias

    Responda
    1. Renato Botelho

      Dos filhos apenas Carlos parece doente mental. Os outros são perigosos, devido à lavagem cerebral que receberam do pai, desde a mais tenra infância.

  13. Ygor Aragão

    Não fizeram mais do que a obrigação em tempos de democráticos ao obedecer a constituição. Mas suspeito que não vai acontecer de novo. Bolsonaro colocará generais fanfarrões incompetentes de baixo escalão que dividam a tropa por meio de demagogia orwelliana do Planalto. O critério seria lealdade pessoal ao presidente e não zelo pelas atribuições legais. Por fim, como meio de cooptação ou recompensa de aliados antigos, teremos mais licitações fraudulentas ou luxos a soldadesca criando clientelas.

    Responda
    1. Ygor Aragão

      OBS: Essas redes de clientelagem que criam dispositivos de cooptação são um detalhe importante da estruturação de qualquer regime de pretensão autocrática. Se de dia a tropa anda de uniforme, a noite anda como milícia a serviço de político X ou Y contra dissidentes políticos do regime. Legalidade é assim apenas aparente mantendo ainda uma aparência de democracia operante através de um parlamento até mesmo uma oposição parlamentar enquadrada, mas "iliberal" operando com base na exceção.

  14. Alexandre Miquelino Levanteze

    D I T A D U R A N U N C A M A I S !! I M P E A C H M E N T J Ã!

    Responda
  15. Rodrigo Jambeiro

    Até que esse editorial melhorou. Veio mais afiado, sem ser o estilo almofadinha que vinham usando até então. É nessa linha que deveriam manter. Quanto aos generais, é de fato elogiável. Temia que houvesse um alinhamento unilateral das Forças com Bolsonaro. Foi um alívio saber que não vão comprar a aventura do alucinado na Presidência. Merecem os parabéns!

    Responda
    1. Rodrigo Jambeiro

      José, eu não acho que Bozo vá ter essa facilidade não. Essa intervenção com certeza não deve ter caído bem internamente. Não é comum os três comandantes das Forças entregarem seus cargos de uma vez. Isso nunca ocorreu. Eles não fariam isso sem o apoio do alto comando. É um sinal de protesto, de que há resistência em permitir o Planalto usar as FAs como instrumento político. No meu humilde entender, o que Bozo vai conseguir com essa intervenção é aumentar o incomodo e resistência interna das FAs.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Mas esses generais já saíram e foram para a reserva, o Bozo conseguiu o seu intento e sai mais forte do episódio. Vamos ficar aqui torcendo?

  16. ALEXANDRE DE OLIVEIRA FERREIRA

    Os militares são parte do problema, apoiaram o coiso e agora querem fugir da responsabilidade. Azevedo e Silva acompanhou o Boso de helicóptero, com as portas abertas, em apoio a uma manifestação fascista pelo fechamento do STF e por "intervenção militar". Já entraram na politica a muito tempo. Se o ministro da defesa fosse civil, não haveria essa crise toda.

    Responda
  17. Ivanil Nunes

    Como cidadão e patriota - que votará no Lula, Minions - sinto-me aliviado com a postura dos comandantes das F. A. Estes demonstraram na hora certa - às vésperas do 1o. abril - que não se pode medir o generalato brasileiro pela regra do Pazuello... Estes comandantes não se curvaram e se recusaram, com honradez, a se comportar como cachorros do rei!

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Mas agora se foram e o Bozo colocará os seus no lugar. Já tem o apoio dos de baixo, das PMs, das guardas civis, da PF, do MP, do judiciário. Tá tudo dominado e nós aqui achando que foi uma vitória da democracia. O que faremos depois de concretizado o estado do Bozo em substituição ao estado de direito, talvez até sem dar um tiro?

  18. Luciano Napoleão de Souza

    Essa, se Deus quiser, não vai ter não! É que a intervenção hoje!!

    Responda
  19. Janilo Santos

    É muito importante que a Folha neste momento posicione-se a favor da Democracia e da Constituição. Existe inúmeras pessoas que votaram no atual presidente mas agora estão arrependidas e fazem oposição aos seu arroubos autoritários. Essas pessoas são importantes neste momento de luta em favor da Democracia e da Constituição.

    Responda
    1. Antenor Silva Neto

      A Folha de São Paulo ja se posicionou, dias atrás publicou seu pensamento através de um pseudo colunista pedindo um golpe militar contra Bolsonaro eleito democraticamente.

  20. Elisabeth Beraldo Faria

    Apesar de ter apoiado o g. m. De 64 e os varios outros gol pes,a folha era mais sutil com suas receitas de bolo! Alguem se lembra?

    Responda
  21. Maria Aparecida Azevedo Pereira da Silva

    Onde está Artur Lira? Está tramando o golpe junto com Bolsonaro? Está escondido? Por que a Folha e nenhum outro jornal entrevistou o Presidente da Câmara ainda? Muitos ja se posicionaram: o Presidente do Senado, varios políticos da oposição, FHC, etc. e Artur Lira? Silêncio total. A Folha precisa entrevistar Lira!

    Responda
  22. eli moura

    A FSP apoiou o golpe militar. Tem seu nome ligado a operação OBAN que sequestrava pessoas para serem torturadas e possivelmente mortas. Apoiou os dois golpes brancos recentes, o golpe parlamentar do cunha/pmdb/centrão em 2016 e o golpe disfarçado nas eleições de 2018, baseado em mentiras sobre a luta contra a corrupção, com o qual agentes da elite estatal (generais/juizes/procuradores) assumiram o poder político. Chega de mentiras.

    Responda
    1. Ivanil Nunes

      Armando, além da Folha, vários outros grupos sociais apoiaram o golpe: rede Globo, Estadão, setores da igreja, povo... Vários destes segmentos sociais fizeram mea culpa e passaram a defender a volta da democracia. A folha, setores da igreja e enorme parcela do povo - ao qual me incluo - estava na linha de frente, nas diretas, lutando pela redemocratização. Quem não tem ideia fixa, muda de posição. As vezes demora, mas muda! Torço, de verdade, que você e tantos outros se convertam tbem.

  23. Samuel Fagundes

    Já aparelhou a PF, está aparelhando o judiciário. Óbvio, vai aparelhar as Forças Armadas. Só não vê quem não quer, ou finge não querer ver.......

    Responda
  24. david molero

    Qual carta zelou??? O STF deitou e rolou é estes comandantes ficaram caladinhos. Desde quando omissão virou zelo?

    Responda
    1. MILTON BARBOSA CORDEIRO

      Pô Moleiro, vá estudar um pouco antes de defender a quebra da ordem democrática. Ditadura nunca mais!

  25. david molero

    Qual carta zelou??? O STF deitou e rolou é estes comandantes ficaram caladinhos.

    Responda
  26. david molero

    Qual carta selou??? O STF deitou e rolou é estes comandantes ficaram caladinhos.

    Responda
  27. José Oliveira

    CESAR - Os Idos de março chegara; VIDENTE - Chegaram, sim, mas não passaram. W. Shakespeare, in: Júlio Cesar. Sempre tivemos muitos Césares, muitos catilinas, muitos Calígulas, muitos Incitatus. Poucos ou nenhum Brutos, poucos ou nenhum Ciceros...

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.