Mariliz Pereira Jorge > Ódio e nojo da ditadura Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. EMANOEL TAVARES COSTA

    Sem dúvida o Coiso não enganou a ninguém. Sempre se demonstrou ser essa reencarnação de torturadores da Idade Média, no que encontrou terreno fértil em corações igualmente cruéis e sombrios, vindos da escuridão em que se lançou a humanidade naqueles tristes tempos da Inquisição. O jeito agora é esperar as eleições do ano vindouro, quando podemos defenestrá-los do poder. Mantenhamos acesa a chama da Esperança!

    Responda
  2. Rogério de Mendonça Lima

    Escrevinha inteligente, pois, sob aEncomenda dospatrões, um canal deTV e este planfetoque um dia foi um grandejornal, ambos em crise financeira, pois a fonte federal de financiamento secou, escreve o que pedem, ou melhor, o que mandam. Entendemos a situação, e respeitamos, afinal, todo mês as contas vencem prá todos nós. E, gentilmente perguntamos, o quanto cobra a escrevinha paraassombrar uma casinha de dois quartos? Ou bicos sãoproibidos no seu contrato de trabalho?

    Responda
    1. Raquel Bernardes de Paula

      Pobre pessoa, sem argumentos ataca! Esse é o "modus operandi" da turba ou, gado, que segue o chefe! Mariliz, excelente texto, como sempre vc diz tudo que as pessoas lúcidas e que respeitam o povo e amam o país gostariam de dizer. Parabéns!!!

  3. Augusto Freitas

    Em 1961 , com a renúncia de Jânio Quadros estabeleceu-se uma grave crise política ,com recusa dos militares a dar posse ao vice João Goulart , que estava em missão na China e teve que desembarcar no Uruguai ,sob pena de ser preso . Daí para o golpe em 31.03.1964 foi uma questão de tempo e as forças armadas estavam coesas nesse objetivo de salvar a pátria do comunismo . Hoje , Bolsonaro não tem apoio da elite das forças armadas , a não ser dos militares que estão se lambuzando com o poder .

    Responda
  4. José Lemos da Silva Filho

    O Bozo é limitado em vários aspectos. Consegue destruir apoios com discursos, tanto mal elaborados, como lidos. Seus seguidores fanáticos estão perdidos. Ao mesmo tempo que esculacham o judiciário e o congresso, vêm seu chefe se apequenar mais e se curvar ao congresso. Nesse grupo, está perdendo apoio. Ele resolve enquadrar os fardados para seu sonho totalitário. Os fardados, embora adulados por vantagens, ensaiam resistência. Também aí perde apoio. Falta o congresso decretar o impeachment.

    Responda
    1. samuel silva

      O problema é ele ir aparelhando as instituições e colocar seus seguidores. Aí o golpe estará dado

  5. Joaquim Salomão

    Os milicos são p i l a n t r a s (já demonstraram isso), mas não são bobos. Alguém acha que eles querem segurar batata quente? Nem pensar, só estão aí apoiando o miliciano corrupto por causa da mamata. Deram o golpe em 64 apoiados pelos EUA, quando o país gozava de normalidade econômica, e só largaram o osso quando o país já estava completamente quebrado e endividado. Podem até tentar alguma gracinha, mas não conseguirão sustentar nada. Milico não presta para governar.

    Responda
  6. Antonio Benedito Alves da Silva

    A corrupção desenfreada fez ninho na construção de Brasília e a ninhada foi criada e embalada pela ditadura civil/militar durante 21 anos e contaminou boa parte da população. A economia foi uma tragédia, uma verdadeira máquina de desigualdade, um "milagre" econômico obscuro que nos levou à derrocada, uma dívida externa impagável e uma inflação de +- 240% em 1985. Isso é apenas um resumo da desgraceira que fizeram...

    Responda
  7. filipe moura lima

    O insano não deu o golpe ainda, porque lhe falta competência até para tiranizar.

    Responda
  8. José Roberto Martins Filho

    Muito bem, exatamente isso. É interessante constatar como as pessoas ignoram que moram num país que possui uma das maiores desigualdade social do mundo, onde a desigualdade campeia como praga de gafanhotos e ainda acham que o capitalismo deu certo na terra de Macunaíma. Deu certo para quem se enricou. A tragédia social e a hipocrisia brasileiras atuais estão imbricadas no golpe de 1964, dado por esta mesma elite que tanto infelicita o Brasil, descendência cultural dos barões do império.

    Responda
  9. José Roberto Martins Filho

    Muito bem, exatamente isso. É interessante constatar como as pessoas ignoram que moram num país que possui uma das maiores desigualdade social do mundo, onde a desigualdade campeia como praga de gafanhotos e ainda acham que o capitalismo deu certo na terra de Macunaíma. Deu certo para quem se enricou. A tragédia social e a hipocrisia brasileiras atuais estão imbricadas no golpe de 1964, dado por esta mesma elite que tanto infelicita o Brasil, descendência cultural dos barões do império.

    Responda
  10. Eduardo Giuliani

    Covardes falam mal do Exército. A Folha alimenta o GO contra o Exército. Ideologias de quem só critica. Brasil seria hoje uma Bolívia se o Exército não tivesse organizado a Proclamação da República e lutado contra as oligarquias via Tenentismo. Basta analisar as taxas de crescimento econômico e geração de emprego durante os governos apoiados por militares de 1930 a 1984. Veja a Manchete de 1964 sobre a Festa Nacional. Por que estragar nossa História com mentiras? Vai negar o Milagre Brasileiro?

    Responda
    1. Eduardo Giuliani

      Momento é outro. Não há inteligência (ESG) no Exército, nem eles tem interesse no poder. Objetivo sempre foi inibir oligarquias maléficas, desde que colocaram GV no poder em 1930. Movimento tenentista. Tortura e restrições a liberdades foram necessidades do momento p impor disciplina. Soldados correndo risco de vida nas ruas atacados por terroristas. JB e Braga Netto trazem um aspecto miliciano que não é o Exército. Temos que observar como os novos Comandantes vão se comportar.

    2. samuel silva

      Em 1964 eu nem sei se vc era vivo. Mas o mundo era outro. 57 anos depois. Vc acha que a mesma estratégia vai dar certo? Pra não dizer outra coisa. É a mesma coisa que vc quiser que o Pelé volte a jogar bola. Não tem cabimento. Muita ingenuidade

    3. CARLOS EDUARDO GOMES

      Eduardo você brinca com dados sem se ater ao dano e consequências causado pelos governos militares. Sem contar a hiperinflação herdada do roguem militar a cultura - através da censura, teve um choque terrível, sem contar o fim da democracia pelo AI-5. Nenhum dos dados que você mencionou no comentário justificam as mortes e torturas que o regime impôs ao seus opositores. Vá ler Hélio Gaspari meu amigo.

    4. Brízido Galeano

      Eduardo, essa Mariliz só pode estar como Moisés frente à sarça ardente, isto é, cheia de DMT! No dia 31 de março de 1964, tanques do general Mourão estavam descendo a serra de Petrópolis quando jatos governistas deram rasantes na tropa, que abandonaram os veículos, se refugiando nas matas próximas. No dia 2 de abril, o Congresso Nacional destituiu Jango da presidência. No mesmo dia, General Costa e Silva se autonomeou Comandante Supremo da Revolução, imitando Vargas, atual Herói da Pátria.

    5. Marisa Coan

      cont ou coisa parecida. Mas a educação em geral era excelente. Não digo que fosse devido ao governo militar, mas era assim que as coisas eram naquela época. E as ferrovias começaram a sucatear quando JK resolveu impulsionar o setor automotivo.

    6. Marisa Coan

      Neli, como vc fui criança e cresci durante a ditadura. É, o nome é este mesmo, não podemos contemporizar, foi uma ditadura. Mas o comentário do Giuliani é a verdade sobre a época. As coisas aconteciam em ação e reação. Não havia santos em nenhum dos lados. Zédirceu que segundo a esquerda nunca foi comuna, foi plantar cana p/ o Fidel, fez cirurgias lá em Cuba p/ mudar a fachada, e entre outros muitos desejava o comunismo aqui, sim. Havia a ameaça. Qto ao estudo, embora tivéssemos OSPB ou coisa

    7. Eduardo Giuliani

      Estudou com jornalistas e historiadores ideológicos, sem dados. Taxa de crescimento do Brasil de 1930 a 1984 foi de 5,6%. Durante o Milagre Brasileiro mais de 10%, superaram JK. Depois de 1985 menos de 2%. Sem Ego, geração de emprego, evolução da educação pública em massa, saúde, infraestrutura. Hiperinflação ocorreu durante a redemocratização (Figueiredo), soltaram o orçamento para políticos e bagunçaram as finanças públicas (Delfim Netto). De 1964 a 1974 reduziram inflação de 80% para 16%.

    8. Andre Rypl

      As pessoas são livres para acreditar nas suas fantasias, mas o fato é que golpe só houve um, e foi contra brasileiros. O MB teve um custo altíssimo, mas tem gente q tem saudades de postos fechados no fim de semana, da carestia, da hiperinflação, da destruição do sistema educacional. Ninguém é contra o exército, exceto ele mesmo, que inclusive se meteu numa luta intestina interna pelo poder.

    9. Neli de Faria

      O Exército(Ditadura Militar), acabou com o Brasil. Pesquise a história e constatará. Acabou com a Educação, Segurança Pública( Leis 5692/ 71 e 5941/73), acabou com a Ferrovia, e deixou de brinde a hiperinflação. Agora, o Capitão deixará a Cidade dos Mortos(mais de 317 mil habitantes, minha irmã Clemeci lá!), auxiliado pelo general da ativa panzuelo e como ajudantes o Congresso Nacional(todos os 594 políticos), STF e Nata dos Militares: como essa gente não impichou ainda esse cara?

  11. Ebano Machado Piacentini

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Marisa Coan

      Ebano, se a educação foi em tal nível de excelência como vc afirma, como explicar nossa posição nos rankings mundiais nos últimos anos? Ou aqui mesmo, ao ler comentários escritos em português sofrível?

    2. Ebano Machado Piacentini

      Criatura vá estudar ! Tenho familiares professores , do ensino fundamental ao superior , os governos de esquerda investiram como nunca em livros didáticos, fundeb, prouni , novas universidades, valorização de professores, planos de educação. So que parte do povo brasileiro é mal agradecido e parte é fanático por religião. Países mais religiosos, sao os mais corruptos .. o brasileiro nao se ajuda

    3. Neli de Faria

      Esquerda? Ajudou a eleger o capitão. Gente que só pensa em si, em seu projeto pessoal de poder. O Brasileiro deveria aprender mais a história,antes de enaltecer oportunistas políticos. A Ditadura Militar acabou com a Educação Lei 5692/ 71, mas os oportunistas políticos pós 1985, sem exceção, perceberam que povo educado sabe pensar, então nada fez pela Educação.Gente que não pensa: herança desses oportunistas políticos civis .

  12. Rodrigo Ribeiro

    Eu tenho ódio e nojo dos pensamentos que dão sustentação a uma ditadura. Ninguém dá golpe sem povo e sem imprensa. Veja os jornais de 1964. Cuidado com o ué anda odiando. Estudar o Capital também faz bem. Ele é quem manda.

    Responda
  13. JAYME KOPELMAN

    Mariliz, você me e nos representa! Brilhante coluna! JK

    Responda
  14. Vera Queiroz

    Texto brilhante Mariliz, argumentos de clareza solar, nós vivemos agora sob três infernos absurdos: o vírus, esse governo fascista e estúpido, outro 64 muito pior.

    Responda
  15. Adriana Santos

    Ódio e nojo da ditadura. Fora familícia! Impeachment já!

    Responda
  16. Alexandre Miquelino Levanteze

    D I T A D U R A N U N C A M A I S !! I M P E A C H M E N T J Ã!

    Responda
  17. Fernando Jorge

    Mariliz sempre excelente ! Mas, não creio em golpe por um motivo muito simples: a kambhada sabe muitíssimo bem que o melhor lugar para a cabeça é estar presa ao pescoço.

    Responda
  18. José Augusto Bernabé

    Toda a narrativa dessa notícia obedece a Engenharia de informações para desestabilização de Poderes que consta na "Agenda do Foro de São Paulo" e é dirigida aos adeptos do "Ativismo" político instalado no Estado pelo "Aparelho" do PT. "Avante Camarada José Dirceu".

    Responda
    1. Neli de Faria

      Cara, existe ainda gente inteligente fora da dicotomia bovídea esquerda e pseudo direita. o bolsonaro nem de direita é. Alguém, de Direita jamais votaria para lula. Alguém de direita jamais elogiaria Hugo Chaves. Pesquise o seu deus antes de teclar.

    2. Vera Queiroz

      Gado mugindo não concatena discurso inteligível. Tá da máscara?

    3. Eduardo Rocha

      Esqueceu o "globalismo" e o "vai para Cuba".

  19. WILSON FILHO

    Qual ditadura? Na época quem pediu a mudança foi o povo brasileiria, contra os comunistas cubanos, esses sim queriam dar um golpe conjuntamente com o governo corrupto que agia na época. O Globo e a FDS apoiaram os militares agora estão dando uma de santinhos, para que? Voltar a roubalheira.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Jango era tão comunista, mas, tão comunista que se exilou em sua fazenda no Uruguai. Corrupto? Será que ontem(64) não foi o reflexo de hoje?O passado mirou no presente para apontar a corrupção na época? A Globo/Folha apoiaram, passado, apoiaram, passado. O senhor nunca mudou de opinião? Carlos Lacerda apoiou o golpe(atenção, petistas, lá foi golpe!), depois criticou e foi cassado.Ah, ainda tem , em minha memória, uma pergunta atroz, por que depositou ...

    2. Andre Rypl

      Amigo, se vc tivesse metade do medo da pobreza e da desigualdade que tem do comunismo, o Brasil seria outro país.

    3. Joaquim Salomão

      Contra us cumunista cubano? hahaha

    4. Vera Queiroz

      Delirante nível cloroquina na veia e ivermectina no cérebro.

    5. Adriana Santos

      Kkkkkkk, que aula de ‘istória’!

    6. Arthur Bagatini

      Rachadinha, R$89.000,00 Na conta da Michele, tentativa de compra de compra de mais de um bilhão de reais de computadores pelo MEC(havia escola em que cada aluno receberia 300 computadores), fantástica loja de chocolate, compra por toda família de inúmeros imóveis em espécie (parece que eles não gostam de bancos), etc. Isso sim que é honestidade!

    7. Eduardo Rocha

      Verdade. O golpe de 64 impediu que milhões de comunistas cubanos invadissem o Brasil-sil-sil coordenados pelo Soros de sua base secreta no lado escuro da lua. Nos anos seguintes tivemos plena liberdade, harmonia e prosperidade. Só não lembro o resultado das eleições de 1965.

  20. ADRIANA QUEIROZ

    Bravo! #DitaduraNaoSeComemora #DitaduraNuncaMais #ForaBolsonaro

    Responda
  21. Edson Melo

    Que golpe .il bozo só consegue instalar é caos .Forças armardas estão protegidas com seus soldos e ordenados protegidos .Sao jagunços das classes dominantes hoje financeiro-rentista e elas não propensas a golpe com esses patetas

    Responda
  22. Rodrigo Jambeiro

    Quanto a imprensa, estão com medo, essa é a verdade. A Folha, nos editoriais, em geral, dá apenas beliscões tímidos no minto. A Globo, por sua vez, claramente diminuiu o tom das críticas, pois teme que Bozo tente não renovar sua concessão para tv aberta em 2022. Já no Congresso, dominado pelo Centrão, o foco é dinheiro. Os parlamentares decidiram que vale a pena flertar com o diabo, pois, sempre gananciosos e egocêntricos, acham que podem controlá-lo e lucrar.

    Responda
  23. Marisa Oliveira

    Há algo por trás para todas as instituições protegerem as hemor roidas presidenciais e da família.

    Responda
  24. ADONAY ANTHONY EVANS

    A Esquerda em 64 só fez besteira. Besteira e bravata. Quebra da hierarquia com o Almirante Aragão carregado nos ombros pelos sargentos revoltados da Marinha que prestigiou. Sendo o líder deles o famigerado Cabo Anselmo. Tosco conclamação das massas no Comício da Central do Brasil. Oba-oba das Ligas Camponesas do Francisco Julião. Em outras palavras, tudo o que a Ultra Direita queria. E de bandeja.

    Responda
    1. Andre Rypl

      Isso, a culpa é da vítima. Realmente, raciocínio brilhante

    2. ADONAY ANTHONY EVANS

      Voltando de trem, do Rio para São Paulo, do Comício da sexta feira 13 de março de 64, Plínio de Arruda Sampaio, que em 2010 viria a ser candidato à presidência pelo PSOL, revelou a um amigo, que na sua opinião, após o Comício, o governo estava no chão. Sua previsão se confirmou 19 dias depois. No dia 1º de abril, dia dos mentirosos, e não 31 de março, como o pudor indica, o governo João Goulart estava no chão.

    3. ADONAY ANTHONY EVANS

      No Comício, com João Goulart, o discurso mais incendiário foi o do então presidente da UNE, José Serra. Himself. O Cabo Anselmo, enaltecido herói das esquerdas, após passagem por Cuba, e ser preso pelos militares, se tornaria informante da repressão da Ditadura, responsável pela prisão e morte por tortura, de vários companheiros. A Ultra-direita jamais foi tão feliz. Nem agora, com Bolsonaro, O Perverso Atrapalhado, que diminui a cada crise que provoca.

  25. Henrique Marinho

    O Brasil somente exercerá seu pleno potencial quando essas polarizações idi.otas cessarem. Isso exige pensar, que é mais difícil que julgar. O fo.da da história é que a maioria prefere o caminho mais fácil, e errado. Enquanto isso permanecer, não teremos paz. Como disse o filósofo, peace, peace, I talk of dreams.

    Responda
    1. Andre Rypl

      Acho ótimo, mas e a polarização entre a pobreza e miséria extrema frente a uma elite para lá de atrasada? O que fazer com essa? É irreal supor que essa realidade possa ser resolvida sem polarizações e paixões, não?

  26. Alberto A Neto

    Tanto retalharam, emendaram e fatiaram a Carta de 88, que qualquer safardana se atreve a afrontá-la com exegeses estapafúrdias para, em nome Dela, tão somente desprezá-la. Como bem lembrou a Folha, resgatando o discurso antológico do Doutor Ulysses que não integrou o frontispício da Carta promulgada - mas deveria sê-lo -, o Senhor Diretas também declarou, alto e bom som, e foi o momento mais aplaudido do dia 05/10/88: 'A Constituição foi Rubens Paiva! Não os facínoras que o mataram!'.

    Responda
  27. Marfan abib

    Perfeito o texto. Quando o Brasil acordar, poderá ser tarde demais. Impeachment já.

    Responda
  28. CARLOS TARDIVO

    Mariliz estupenda como sempre! Belíssima artigo!

    Responda
  29. Said Ahmed

    No bojo do morticínio, chama à atenção duas instituições entre as demais: a PGR que prevarica e o Congresso que que contemporiza.

    Responda
  30. orlando gomes de freitas

    Bolsonaro vai esticar a corda até seu limite, quer produzir o golpe e, só não enxerga quem não quer, esta mais do que na hora de a imprensa encampar campanha contra isso, como nas "diretas já" com movimentações em todos os estados, tenho certeza de que o cidadão saberá corresponder , indo as ruas e bradando abaixo Bolsonaro.

    Responda
  31. Américo Venâncio Lopes Machado Filho

    Exatamente. As instituições são irresponsáveis com o Brasil. Temos políticos que se elegem para poder enriquecer e não para servir ao país. Vergonha.

    Responda
  32. José Roberto Pereira

    Estamos esperando a Fiesp inflar o pato amarelo. Esperando o MBL e o VPR usurparem alguma manifestação orgânica de estudantes. Esperando algum juiz ou procurador vazarem uma escuta ilegal com algo bombástico que ninguém faça ideia, como: "Bolsonaros mataram Marielle" ou "Adriano da Nóbrega foi queima de arquivo". Estamos esperando a PM nos escoltar na paulista. Esperando a Globo dar o aval. Esperando os 320 mil virarem 500 mil. Esperando sentir saudades quando morriam "apenas" 3900 por dia.

    Responda
    1. Vera Queiroz

      Muito triste seu quadro, hiper-realista expondo verdade nua a crua. Viramos um país de bundões, onde um desequilibrado mental faz o que quer e nós - moitados.

  33. Luís Alberto Pires da Silva

    Maravilhoso e lúcido texto

    Responda
  34. amer moussa

    #ForaBolsonaro #ImpeachmentJá

    Responda
  35. davi LORENZON

    mariliz infeliz , que tal falar do ódio da roubalheira dos Ptralhas? do odio da chefia estupenda do chefe da quadrilha? do ódio de quem construiu 15 estádios e não hospitais? do ódio de um stf com figuras sacanas, grotescas e engajadas com falcatruas como gilmar, levandovski e carmembruxa?

    Responda
    1. Joaquim Salomão

      Muge, gado lunático.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.