Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Cloves Oliveira

    Já no sub título, a demonstração de como a nossa pseudo elite intelectual, usa as palavras para significar o que elas querem, e não o que as palavras significam. É o complexo do Humpty Dumpty, o simpático personagem criado pelo Lewis Carrol. Nação e Estado são coisas diferentes. O Brasil é um Estado, mais ainda não auferiu a condição de Nação. O Brasil não é uma Nação porque não possui um projeto compartilhado, para o qual exista o comprometimento que unifica os seus habitants.

    Responda
  2. Diva Negri

    Elegeram!...

    Responda
  3. moacyr da Silva

    como sempre brilhante em sua análise Profa.Hermínia! O pior neste momento é a falta do compromisso com um plano de combate à pandemia que sempre ironizou. Mais de 350mil mortes de cidadãos brasileiros é de chorar!!

    Responda
  4. Paulo Silva Barbosa

    Mas, no meio acadêmico europeu e norte-americano e alguns analistas políticos estrangeiros , comentam que o risco do regime democrático no país é palpável , tanto que diversas empresas já estariam estudando medidas suspensivas de investir no país .

    Responda
  5. Helio Cardoso

    Na verdade, general nenhum gosta de bater continência pra um recruta-zero mequetrefe metido a radical extremista. Se puderem põem ele de volta ao quartel para limpar estábulos!

    Responda
    1. niemeyer franco

      *enganação

    2. niemeyer franco

      "... limpar estábulos!" Por quê não fazem isso? E a boquinha? Enganava pura. Luta por cargos estragam as FFAA. Aliás, FFAA pra quê? Pra isso que estamos vendo?

  6. Marlete Leite

    Esses que apóiam a ditadura ,serão atingidos diretamente ou indiretamente se isso ocorrer. O Bolsonaro despertou em algumas pessoas o que existe de pior no ser humano.

    Responda
  7. Wil Prado

    Discordo, Said. Golpe ele está tentando mesmo, dá todos os sinais. Mas acho que conta mesmo é com parte das PMs ligadas às milícias e da própria milícia, alimentada com a farta distribuição de armas através dos clubes de tiro e de caça, disfarçados de esporte.

    Responda
  8. Wil Prado

    Sua análise é perfeita, professora. Tudo caminha no sentido do que pode acontecer, mas alguns idiotas (em posições de alterar o rumo das coisas) teimam em não ver. Depois, serão os primeiros a chorar no pé do cruzeiro.

    Responda
    1. CARLOS ALBERTO DE ANDRADE SILVA

      Esse ano não tem inteligência pra dá golpe.

  9. Jorge Luís da Silva Mendes

    Todos nós já sabemos disso. Falta o centrão, na figura do seu Lira, acabar de precificar a manutenção desse moribundo político na cadeira de presidente. Quais as vantagens que ainda podem tirar até o momento que será inevitável retirá-lo. Não importa que essa demora despedace o resto de tecido social desse desafortunado e pobre país. Quanto as militares, não se pode esperar alguma coisa de onde não sai nada. Ainda mais de um bando de velhotes, com uma vida profissional inútil. São da Boquinha.

    Responda
  10. Alexandre Miquelino Levanteze

    D I T A D U R A N U N C A M A I S !! I M P E A C H M E N T J Á!

    Responda
    1. CARLOS ALBERTO DE ANDRADE SILVA

      Só pessoas muito medíocre não entendem que ditadura só faz mal a todos menos ao ditador.

  11. Eduardo Freitas

    O milicianos patriota$ nunca tiveram propostas e muito menos plano de governo algum. Uma bagunça e total desgoverno.

    Responda
  12. José Oliveira

    realmente, o que significou essa troca de peões nesse jogo de xadrez viciado, para os que morreram e os que estão para morrer? para os desempregados? para os que ganham salário mínimo ou esmola do governo? para os que acreditam ainda nos políticos? o Brasil é assim mesmo, Capitão manda em General, manda não humilha.

    Responda
  13. Alexandre Gonzalez Takahashi

    Professora, demonstrou um brilhante poder de síntese. O golpe está à espreita. O país continua sem rumo, ou melhor, sem rumo pasta o bem-estar da população. Alguém aí sabe o que o Brasil está fazendo para crescer, não só no curto, mas no longo prazo? Aonde vamos chegar desse jeito?

    Responda
  14. S Barreto

    Errata: Os generais e o tenente

    Responda
    1. José Oliveira

      Qual a diferença, selenita? podia ser até coronel e o pundonor hierárquico?

  15. MARCOS BENASSI

    Dona Hermínia, esse tipo de ditadorzinho não propõe, ordena, com aquela pinta de caserna que esconde sua origem verdadeira, estábulo ou caverna. O Bozo, faz propróstatas: ordem potencialmente cancerosa, capaz de impedir função fisiológica primária, urinar. Pouco lhe importa, aliás, por exercitar função correlata, dia sim, outro também: obra fezes pestilentas rumo aos ventiladores da República, que as espalham sobre o vulgo. Há dois paliativos, rolha e guarda-chuva, sugiro que usemos de ambos...

    Responda
  16. João Braga

    Em que pese a persede parte da midia, concordo que o presidente é tosco e muitas vezes inconveniente. Porém qdo lembro na turma que estava aí, vou tolerando... Alguém está com saudades, Geddel Vieira Lima, Dirceu, Palloci, Renan Calheiros, Jader Barbalho, Edison Lobão, Erenice Guerra, Romero Juca, Fernando Pimentel, Guido Mantega, Cabral, e outros? Afeee...

    Responda
    1. CARLOS ALBERTO DE ANDRADE SILVA

      Jamais sentirei saudade dessa turma, no entanto, acho que o Brasil merece algo melhor do que a porcaria que está aí.

    2. João Braga

      Os comentaristas de comentários, alguns supostamente pagos para perambularem por aqui, não estão inspirados. A mesmice da mesma, algumas ofensas, nada de novo... Na verdade merecemos coisa melhor que a insanidade do atual, e a cor rupção e demagogia do anterior...

    3. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Você se contenta com pouco! As rachadinhas chegam a voçoroca rapidinho com seu miliciano de estimação!

    4. Joaquim Salomão

      "O presidente é tosco e muitas vezes inconveniente, mas eu amo aquele homem. O que posso fazer quando o problema é o amor?" (João Braga)

    5. Helio Cardoso

      Ninguém está com saudades desta lista e nem dos que estão no poder. O brasileiro médio, trabalhador e cumpridor, quer mesmo é um candidato probo, competente, sem ódio, sem extremismos e sem quadrilha. Votar em quem saiba reconhecer a importância do cargo para a nação e não para si próprio.

    6. Peter Janos Wechsler

      Alguns ou apenas um?

    7. MARCOS BENASSI

      Eu, decididamente, estou: dos citados, todos desmascarados, alguns ainda estão em cana. Tá faltando isso para turminha do Bozo - mas chegará, ainda mais agora que o marreco foi depenado.

    8. FLAVIO Costa

      Já estou com saudades do bozo que está indo embora e fez tanto pelo país

    9. João Braga

      ..perseguição de..

  17. Said Ahmed

    O governo Bozo pode ser um governo de transição, e os militares podem estar lá para aprenderem as entranhas, os processos, os procedimentos e as pessoas chaves. Após a saída de Bozo, acabaria a transição, e os militares assumiriam de vez. Duas coisas me intrigam: que projeto de país eles planejam? Existe coesão entre eles ou pode haver um racha perigoso?

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Horroriza-me tal ideia, Said, espero que idêntica coisa ocorra aos milicos de mínimo bom-senso. Entretanto, contrapondo o progetos do governo Temer e do Bozoverno aos projetos militares - sem saudade alguma, reafirmo - constato que estamos pior. No balaio do ruim, dá até para incluir o Dilma, dada a complacência com o que havia de pior no país, simplesmente para permanecer no trono. É melhor ter projeto do que não tê-lo, mas lhe dou razão: mau projeto também é Soda...