Opinião > Perseguição a cientistas exige respostas Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Cloves Oliveira

    A ciência no Brasil é raquítica porque a grande maioria que milita na área é composta de operários ou burocratas da ciência, ou seja,, repetem normas e procedimentos que outros criaram. Como dizia Feynman, a ciência não é o seu conteúdo ou a sua forma. Copiar ou imitar os métodos do passado não é fazer ciência. Ciência é a crença na ignorância dos especialistas, pois é só questionando o status quo que podemos criar algo novo e inédito.

    Responda
  2. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

    Tal como procede em relação à cultura, tentando transformá-la em máquina de propagando do governo, ao afirmar que só poderia ser aprovado o que estivesse "afinado" com o governo. A investida contra as universidades e centros de pesquisa é um desserviço ao país, pois há temas, por exemplo, na fronteira do conhecimento, e seus benefícios virão em futuro distante. Governo rastaquera.

    Responda
  3. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

    Efeito colateral do negacionismo militante foi abordado por Elizabeth Seger, pesquisadora da Universidade de Cambridge, em artigo especial para a BBC Future. A autora defende que o ataque ao conhecimento é a maior ameaça nestes tempos de pós-verdade. É coisa muito fina para um tos queira do calibre do Bozo. Um traste espalha-mherda.

    Responda
  4. Henrique Marinho

    A fuga dos dois cientistas brasileiros devia ser melhor explicada. Quem os ameacou? Se são professores ou pesquisadores federais, poderiam ter denunciado o fato à PF, a qual abriria inquérito. A fuga é uma opção pessoal, mas deve ser analisada sob a ótica do nível de ameaça sofrido, e do drau de proteção oferecido. Mesmo hoje, o estado ainda protege seus membros. Alguém já ouviu falar de juiz federal ameaçado fugir?

    Responda
    1. ADRIANA QUEIROZ

      Só pode ser ironia!

    2. edilson borges

      o governo do bozo tá forçando cada vez mais a confusão entre o estado e o governo. nem político de oposição ameaçado por milícia consegue algum grau de proteção, professor ou pesquisador. acho que vc não está sendo realista, está sendo apenas venal.

  5. Claudio Belodi

    De ciência essas duas ativistas políticas não sabem nada.

    Responda
    1. edilson borges

      acredito que vc conheça, prá cravar uma observação assim tão transbordante de cultura e erudição...

  6. Herculano JR 70

    Ha os negacionistas, os q negam toda bobagem induzida pelos laqueadores estes que acham q ñ se deve discutir as bobagens ha tempos repetidas como funções do estado como educação e universidades, saude, pesquisas basicas, financiamentos, etc, etc, embora estejamos carecas de saber q ñ funcionam, mas os laqueadores querem demonstrar q é por falta de investimento nessas bobagens estatais. O crescimento do Fundeb é uma prova. Mais dinheiro para a inutilidade pseudo educativa.

    Responda
  7. Herculano JR 70

    A palavra social parece dizer tudo. Ha quem entende social o mercado, [eu p. ex.] q supri as necessidades pessoais q por serem coletivas são sociais. Ja os estatistas acham q a mão do estado é social embora produza nada. Ciencia vai no mesmo caminho, hapara varios gostos. Pesquisas financiadas pelo estado em nome da *ciencia* e gasto imposto pra gerar todo tipo de bobagem. Deveriam ser eliminadas junto com as universi/s publicas, bem como diplomas como reserva de mercado.

    Responda
    1. Renato Batista de Moraes

      Quem não produz nada é o teu presidente, que nem com 30 anos como deputado produziu algo.

  8. MARCOS BENASSI

    Caras senhoras, falar em "direito aos benefícios do progresso científico"é algo espacial, cosmonáutico, no contexto da era Bozozóica, a qual vivemos agora. No Brasil, o antropoceno terminou antes do que no mundo: à "era dos homens", seguiu direto o tempo dos ruminantes. Não temos mais o direito à ética, a um mínimo de pudor, a uma estética básica do homem público. Nada, somente o comportamento estrumoso do quadrúpede-em-chefe e seus asseclas, que se reflete mesmo aqui nesta Ãgora privilegiada...

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.