Opinião > Mea-culpa Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 3 4 Próximas

  1. edgard Reymann

    O Brasil é o caso mais bem-sucedido das ideias e métodos de Steve Bannon. Métodos que incluem inteligência militar, lawfare e conivência da grande imprensa. Tudo isso aconteceu aqui. Eu percebi e logo me posicionei contra. Outros, como vc, não perceberam. E outros, apoiaram porque odeiam um Brasil rico e autônomo. É fácil identificar quem é quem. Melhoras e não erre no ano que vem. Se houver.

    Responda
  2. edgard Reymann

    O Brasil é o caso mais bem-sucedido das ideias e métodos de Steve Bannon. Métodos que incluem inteligência militar, lawfare e conivência da grande imprensa. Tudo isso aconteceu aqui. Eu percebi e logo me posicionei contra. Outros, como vc, não perceberam. E outros, apoiaram porque odeiam um Brasil rico e autônomo. É fácil identificar quem é quem. Melhoras e não erre no ano que vem. Se houver.

    Responda
  3. Pedro Castelhano

    Não perdoo. Confissão sem ação não signifialca nada. Tirem o Bolso de lá e podemos começar a conversar.

    Responda
  4. Romero Lima

    Para agravar mais a situação, quem poderia tomar alguma providências , o Congresso Nacional, fica omisso.

    Responda
  5. Alexandre ROCHA

    Essa culpa eu não tenho, pois, por responsabilidade com o público, o cidadão deve conhecer em quem vai votar. Bastava alguns cliques para conhecer Bolsonaro: um parlmentar sem expressão, autor de projetos sem êxito e alucinados, com filhos e parentes metidos na carreirismo político, aliado de milícias, adorador do regime militar, defensor de armamento etc. Nada disso estava escondido. Com esse currículo, não tinha a menor chance de dar certo. O resultado está aqui graças aos "não tô nem aí".

    Responda
  6. João Batista Tibiriçá

    Decepcionada? Desiludida? Não. Se existe uma coisa que ninguém pode reclamar é que foi enganado. Isto não! Ele é tão coerente com as suas convicções e não escondeu isto a vida inteira, de ninguém! É tão coerente que já morreram 330.000 pessoas e ele não mudou a maneira de agir, continua inflexível. Morreu o companheiro desafeto dele e ele não foi capaz de solidarizar-se com a família, nem de fingimento! O cidadão tem um coração de aço, nem é "de pedra," como se diz!

    Responda
  7. José Cidade de Oliveira Filho

    Não há o que perdoar, mas a cidadã, minimamente esclarecida, é diretamente responsável pelos seus atos (cuidadosamente pensandos, ao contrário do que faz constar no texto, pois decidir em quem vai votar no último momento é algo de uma irresponsabilidade sem medida). Como reclamar do país, do congresso, se a pessoa sequer analisa seus candidatos e vota sem senso crítico ?! É apenas massa de manobra da mídia (jornalística ou social). Tudo pode mudar, e mudar para muito pior.

    Responda
  8. ALBERTO Filho

    A autora teve mais coragem que muita gente dos extremos, seja de direita ou de esquerda, que buscam defender o indefensável e persistem no erro seguindo cegamente seus políticos de estimação. Que sirva de inspiração para reflexão de todos nós e que possamos ter mais maturidade e melhores opções de escolha nesse paupérrimo cardápio eleitoral de todas as eleições.

    Responda
    1. Gil Carlos Dias

      Meu amigo, informe-se melhor. Jair é o extremo de direita, sim. Mas se você se refere a Lula e ao PT como extremo de esquerda, comete uma gafe (para não dizer outra coisa) sem tamanho. O que alimenta o antipetismo e o antilulismo é o incômodo que causa nos ricos (e pretensos ricos) a possibilidade - mínima que seja - de pessoas de origem realmente pobre (como o próprio Lula) ascenderem-se na vida. Antipetistas e antilulistas devem se sentar no divã.

    2. José Cidade de Oliveira Filho

      Coragem de que ? De assumir que votou sem pensar e levada por uma vontade de "mudança" para muito pior ? Ela sabia exatamente em que estava votando e escolheu conscientemente. Se eu voto em um assassino, uma pessoa que passou 28 anos sendo um pária no congresso, vou "defender" meu voto como ?!

  9. Bianca Moreira

    Não te perdoo não.Me desculpe.Alguém ligada a beleza da arte,com estudo e conhecimento de mundo votar em uma pessoa que, claramente e em cadeia nacional,defendeu torturador no Congresso,disse preferir ter filho morto a ter filho gay,que entende empresários demitir mulheres quando se tornam mães, que a ditadura deveria deveria ter matado 30 mil e não 3 mil; não dá para perdoar. Tudo isso registrado e gravado em seu período como deputado.Pela sua formação,seu voto foi consciente em um ser abjeto.

    Responda
  10. Odete Borges

    O que mais dói é saber que ele foi honesto. Nunca mentiu. " Que morra 30 mil!!Vamos metralhar!! Meus filhos primeiro. Sou a favor da tortura...".Pessoas que vc admirava faziam arminha e gritavam mito como se estivessem possuídas!! Credo !!

    Responda
  11. Cristina Dias

    57 milhões cometeram um crime, mas 212 milhões pagam a pena!

    Responda
  12. TIAGO NEGREIROS

    Você votou com ódio, assim como grande parte dos 55%. Uma pena e espero que como você, muitos estejam arrependidos do ato tão perverso que foi votar em um homem que defendia matar os adversários a tiro. A morte sempre esteve presente nos discursos de Bolsonaro, mas o ódio deixou seu eleitores cegos. Agora a negligência do presidente com a vida de milhares de brasileiros faz os arrependidos voltarem a enxergar. Uma tristíssima lição. Seja bem vinda à sanidade.

    Responda
  13. ROSANGELA SILVESTRIN

    Errar é humano. Permanecer no erro é inadmissível. Antes de votar na próxima ele9ição, ligue para o Lula

    Responda
  14. João Larizzatti

    Reconhecer o erro é um bom começo. Falta pagar a conta que caiu no bolso de toda a população. Centenas de milhares de mortos é só uma parte do desastre.

    Responda
  15. Carlos Alves

    Então, a capacidade mental é medida pelo equilíbrio e atitudes que um indivíduo demonstrar ter no seu convívio social. Isso é preliminar quando o assunto é mais sério e desde que nasceu alguns já são acompanhados por psiquiatras, medicamentos e etc. um indivíduo que fugiu do debate, só agride verbalmente mulheres e pregas o caos e ignoras mortes, tem obsessão por poder, dinheiro (gastos suspeitos em todas as gestões). Qual a dúvida sobre esse ser? Será que é mais grave para quem não enxerga?

    Responda
    1. Carlos Alves

      Votei no Fernando Haddad até porque não tinha nenhuma registro contra valores, moral e não tinha nenhum processo que estava em andamento no mensalão e lava jato. Mas o que mais me motivou a votar foi o equilíbrio, saber falar, saber ouvir, não fugir de debates e olhar para a câmera com segurança e saber o que estava falando. A mas não tinha opção? E o Meirelles, Alkimin, Ciro, Marina? Agora aguenta, ou golpe ou falência total do país até 2022.

  16. Jane Santos

    As pessoas queriam um salvador, mas ele nunca me enganou, nem a ninguém. Sempre mostrou ser essa pessoa desconectada da realidade, interessada apenas nos seus objetivo, absolutamente egoísta e egocêntrica. Essa culpa eu não carrego, outras, talvez....rsrsrsrs

    Responda
  17. Antonio Carlos dos Santos

    Pois é! Vai pedir perdão para as famílias de mais de 300.000 brasileiros. Você nunca assistiu os vídeos com a diarreia dele? Você esperava o que, daquilo? Lá estão refletidas a falta de noção. Estão aí os resultados. Quantos votos você influenciou? Você não é a única que junto com milhões de brasileiros e políticos escolheram o monstro. E todos estamos, apesar de ter tido outras opções, sofrendo com a péssima escolha que fizeram.

    Responda
  18. Clobson Fernandes

    Entendo a cronista. Também não me perdoo. O que resta é me valer da fé cristã que inspira a fraternidade e a comunhão, e junto com todos os que conheço que cometeram o mesmo pecado - não são poucos - realizar a verdadeira contrição em 2022.

    Responda
  19. Henrique Hermida

    Que a culpa a acompanhe até a morte, por todos dias do resto da sua vida! Você e o resto dos 55% de idio***!

    Responda
  20. Alberto Silva

    Parabéns pela coragem de assumir o erro. Espero que a reflexão se aprofunde e que você entenda o processo pelo qual passou. Não sei se é o seu caso, mas incompreensão da realidade brasileira, preconceito de classe, insensibilidade social, moralismo raso, somados a estímulo absurdo da mídia e a uma boa dose de egoísmo, explicam muitos dos votos no inominável. Leia Jessé de Sousa, Agamben, L Schwartz e outros. Há esperança para você!

    Responda
  21. IVO CAETANO CALZOLARI

    BECKY S. KORICH a senhora não estava sob efeito de droga quando votou no inominável. A senhora estava isso sim sob efeito da rede globo e sob efeito de um egoísmo da qual no seu insignificante parametro de valores não faz diferença alguma.

    Responda
  22. Alberto A Neto

    Lula e o PT persistem negando a propinaria e o saque da Viúva. Jair e a Milícia seguem negando a rachadinha e a responsabilidade na pandemia. Lula e Jair são o problema. O país não pode agonizar entre a Tragédia e a Farsa. Desde 2018 há o TERTIUS para escapar da República das Propinarias de Lula e suas empreiteiras e da República das Milícias de Jair e suas rachadinhas. É Ciro! Depois de meio milhão de mortos, não se pode repetir o passado. Lula é falsa esperança, tão ruim quanto o medo do Jair!

    Responda
    1. Odete Borges

      É a típica resposta de quem votou nele por ódio e é capaz de votar de novo.

    2. Paulo Sarmanho

      Esses antipetistas de carteirinha eu conheço de longe. Pensam que enganam quem? Moralistas sem moral. Se der uma fuçada na folha corrida desses falsos moralistas com certeza já votaram em notórios e blindados corruptos, Betinho escreve ai em que desses você já votou?. Paulo Maluf? Collor? Serra? Alckimin? FHC? Aécio? Bozo?. Diz ai mas não mente. Agora tu vem de Ciro (aquele que já transitou por mais de 6 partidos)

  23. Jose Ivo Santos Filho

    Parabéns pela iniciativa, corajosa. Contudo, tenho que concordar que qualquer pessoa "parcialmente" esclarecida sabia quem era e podia prever o desastre que seria um governo desses. Não dá para conversar, que dirá votar, em alguém que defende e enaltece torturadores.

    Responda
  24. Rosana Brito

    Não há perdão para esse seu crime. Nem fiança. Não acredito que essa confissão seja verdadeira, mas mesmo se fosse, não haveria perdão. Não para alguém que chegasse a ter um mínimo de consciência, e portanto de vergonha do que fez. Você pode até dizer que não esperava uma pandemia, mas todos sempre souberam que qualquer que fosse a dificuldade, ele agiria assim: que se lasque a população brasileira. Não há perdão para quem jogou o Brasil nesse atraso. Não há.

    Responda
  25. ELCIO HENRIQUE LACERDA

    D2 minha orientadora, está perdoada. Errar é inerente à condição humana. Difícil vai ser conquistar o perdão dos parentes e exigir dos 322 mil (??) mortos pela pandemia.

    Responda
  26. Pedro M

    Relaxa Era seis ou meia dúzia ... Tanto faz, tanto fez

    Responda
  27. Tha Virgens

    Não te perdôo de forma alguma! Vc tbm é coautora de todas essas mazelas e crimes cometidos por este g3n061d4.

    Responda
  28. MARIVAL CARVALHO

    Quem votou nele foi porque se identificou com suas ideias. "Arrependimento" mentiroso, além de tardio. Não convence a ninguém.

    Responda
    1. Marisa Coan

      Cidadão acima de qualquer suspeita.

  29. paulo simao

    Como está FSP é ridícula com estas natrativas. Faz uma avaliação honesta do que ocorre. Vai dar mais ibope.

    Responda
  30. paulo simao

    Narrativa montada. Em 2022 se estiverem os mesmos no 2o turno não tenho dúvida dá Bolsonaro. E prefiria que fosse outra a opção mas dentre aqueles do manifesto pró democracia; Dória, Hulk, Ciro, FHC, Amoedo e nem sei mais quem é mesmo que dar voto para o Bolsonaro.

    Responda
  31. Dilson Oliveae

    Espero que vc não tenha sido o retrato paranoico de um bozoloide naquele ano. A repulsiva figura odiosa daqueles violentos eleitores do Inonimável que agrediam qualquer pessoa que usasse a cor vermelha...

    Responda
  32. RAUL GONCALVES DE NETO

    Culpados são os eleitores que votaram em Haddad e Bolsonaro no primeiro turno. Com isto as pessoas de bem ficaram sem opção de voto. Fui obrigado a não votar devido a ruindade dos finalistas.

    Responda
    1. Pedro Castelhano

      Colocar Haddad e Bolso no mesmo patamar é ridículo. Foi justamente esse pensamento raso que elegeu o Capitão Cloroquina. Haddad era uma ótima opção.

  33. RAUL GONCALVES DE NETO

    Culpados são os eleitores que votaram em Haddad e Bolsonaro no primeiro turno. Com isto as pessoas de bem ficaram sem opção de voto. Fui obrigado a não votar devido a ruindade dos finalistas.

    Responda
    1. Tha Virgens

      Culpado foi vc, que lavou as mãos, pilatos!

  34. Ormuz Rivaldo

    Quem se absteve, anulou ou votou em branco no segundo turno também pode ter errado igualmente. Porém, nada que se assemelhe a referendar um completo desqualificado, em todos os sentidos. Hoje, fico imaginando que devia é ter votado CONTRA Bolsonaro. Sem chance de arrependimento, é o que farei se no futuro outra opção não houver.

    Responda
  35. JOAQUIM LUIS FRANCO

    É difícil entender como uma pessoa com essa inteligência, demonstrada pelas suas palavras tão precisas, pôde cometer um gesto tão impensado. Mas, creio que se trata de um processo que, uma vez iniciado, a pessoa não pode controlar, ou seja, o erro dela foi se construindo aos poucos, só estava preparando o desfecho para a data fatídica. Mas ainda se pode tentar reverter, entrando no movimento pelo IMPEACHMENT.

    Responda
  36. edilson borges

    uma dica: leva titica de gato no próximo segundo turno de eleição que tiver algum bozolóide concorrendo, e lambreca uma tecla que precise ser apertada prá votar no mentecapto. pelo menos os eleitores vão ter a noção da caca que estão fazendo, alí, na hora. em 2018 lambrequei o 1 e o 7.

    Responda
  37. Vinícius Aguiar Barbosa

    Volta mais um bolsominion arrependido, com suas orelhas tão fartas, com seu osso roído e com o rabo entre as patas - Em parodia a Chespirito.

    Responda
  38. Rafael Trece

    Não esqueça que errou, mas perdoe-se. Não se pode voltar no tempo e mudar o que passou, mas é possível mudar de atitude e construir um futuro melhor.

    Responda
  39. ALEXANDRE PULS FERRETTI

    Sua confissão é sincera... Não digo corajosa pois atualmente, após tantos atos ediondos, erros e crimes, fica fácil dizer que errou... Muitos já confessaram o mesmo erro. Mas a questão atual que mais preocupa é que tem muitos que votariam nele novamente, e vão se esforçar muito para convencer outros votarem também... Após a mea culpa agora tem que trabalhar muito para que ele não seja reeleito.

    Responda
  40. ALEXANDRE PULS FERRETTI

    Sua confissão é sincera... Não digo corajosa pois atualmente, após tantos atos ediondos, erros e crimes, fica fácil dizer que errou... Muitos já confessaram o mesmo erro. Mas a questão atual que mais preocupa é que tem muitos que votariam nele novamente, e vão se esforçar muito para convencer outros votarem também... Após a mea culpa agora tem que trabalhar muito para que ele não seja reeleito.

    Responda
  41. Diego Henrique Primo

    Foi o ato mais estupid9 mesmo. Saiba que você tem parcela de culpa em tudo que está acontecendo.

    Responda
    1. Rafael Trece

      Ela acabou de reconhecer isso. Esfregar na cara o erro não ajuda. Para impedir que Jair se reeleja em 2022 vamos precisar do apoio de que votou nele em 2018.

  42. wilson kfouri

    Realmente a culpa da eleição do Olsonaro não é dele e sim quem votou nele,branco ou nulo,ou deixou de votar. Bolsonaro nunca escondeu de ninguém que é misógino,racista,homofóbico,político profissional com 30 anos inúteis de vida pública, psicopata,lidado à milicianos assassinos e que tornou um genocida e pária internacional. Eu desconfio das madalenas arrependidas pois se não fosse a pandemia ,que revelou um genocida negacionista ,não teriam se dado conta que votaram num monstro...

    Responda
    1. RAUL GONCALVES DE NETO

      A culpa é de quem votou nele e no Haddad no primeiro turno, deixando as pessoas de bem sem opção de voto no segundo turno, como eu que fui obrigado a não votar devido a ruindade dos finalistas

    2. RAUL GONCALVES DE NETO

      A culpa é de quem votou nele e no Haddad no primeiro turno, deixando as pessoas de bem sem opção de voto no segundo turno, como eu que fui obrigado a não votar devido a ruindade dos finalistas

  43. Neli de Faria

    Parabéns! Conheço o bolsonaro desde a época que fez greve no Exército. Nunca teria meu voto.!Não voto para : ex-militar,juiz,MP, ex-esportista ,artista, sindicalista, jornalista, padre, . Perdoo quem votou e se arrependeu.Também errei em relação a ele. Achava ruim, mas, é terrivelmente ruim, despreparado e um velho -adolescente.Digno de exemplo para quem quer vencer na vida!Chefe/Autoridade nunca deve se cercar de puxa-sacos...Deve se cercar de quem é melhor do que ele.

    Responda
  44. Tiago Barbosa De Paulo

    Ué, só esqueceu de mencionar que a figura posta em 2018 era a mesma que durante 30 anos de vida pública se mostrou o que verdadeiramente era. Ou você achou que seria diferente. Mas é aquela coisa né, o ódio sobre uma vertente política é maior do que a sanidade dos atos irresponsaveis, segundo artigo que leio aqui de gente asque-i-rosa como voce, por isto que hoje em dia me distanciei de vez da direita, gente inteligente que se aliena por ódio da esquerda, ao preco de vemos em 64 e 2018.

    Responda
  45. Mario Carvalho e Silva Garcia

    Votar no Bolsonaro era como entrar num rio de piranhas para fugir de uma tribo de canibais. Também arrisquei. Eu e mais 55 milhões, sendo que a maior parte pensa e sente como você.

    Responda
    1. José Roberto Pereira

      Seu preconceito não deixou perceber que os "canibais" eram uma tribo avançada, com cientistas, doutores, professores e vacinas. Seja feliz com suas piranhas, mas não se afaste muito do cardume senão elas te devoram. Também não se aproxime muito pois além dos dentes afiados e das Glocks 9mm, estão contaminadas com mercúrio, agrotóxicos, cloroquina e Covid.

  46. Mario Carvalho e Silva Garcia

    Votar no Bolsonaro era como entrar num rio de piranhas para fugir de uma tribo de canibais. Também arrisquei. Eu e mais 55 milhões, sendo que a maior parte pensa e sente como você.

    Responda
    1. Marisa Coan

      Monica, sem pedantismo, por favor.

    2. Monica R

      Tribo de canibais?... ...que tristeza meu Deus... Só piora... Inacreditável

  47. Amira Abboud

    Não gostaria de estar na sua pele, mas sinceramente, não te perdoo, boa sorte em lidar com o sangue de milhares e milhares de brasileiros nas suas mãos.

    Responda
    1. Rafael Trece

      Condenar que votou nele em 2018 não ajuda. Para impedir que Jair se reeleja em 2022 vamos precisar do apoio de que votou nele.

  48. José Roberto Pereira

    Errar é humano, votar no Bolsonaro é desumano.

    Responda
  49. SIRLEI INES BOLL

    Leio jornais, sou mulher direita, mãe de família e não estava sob efeito de drogas no fatídico outubro de 2018. Isso define uma bolsominion, portanto foi um voto consciente, e que até hoje todos os brasileiros pagamos por isso!

    Responda
    1. Aura Grube

      Pois então... Travei no "mulher direita". Se não rever esses preconceitos, vai votar errado novo.

  50. Robson Barreto

    Esse arrependimemto tardio ocorre por medo. Medo de precisar de uma UTI no Einstein ou Sirio e nao2ter vaga. Enquanto era apenas no lombo do pobre, tudo certo. Alem disso ela mente ao afirmar que votou pois o ministério tinha excelentes nomes. So havia o Gueres e mais ninguem.

    Responda

1 2 3 4 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.