Opinião > Mea-culpa Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 4

  1. marcelo goldenstein

    Fundamental esse mea culpa. E que venha a reflexão, para as próximas eleições que TODOS os outros candidatos eram muito melhores que o coiso. TODOS inclui o Lula e o Haddad, que fique claro!

    Responda
  2. JAIME ALVES SOBRINHO

    Parabéns pela coragem de publicamente fazer o Mea-culpa, não diminui os danos causados, mas vossas palavras externam motivos para o perdão, você lia "jornais"! O ódio disseminado pelas midias, com carência do contraditório que pudesse estimular reflexões a sociedade, foi que provocou esse efeito hipnótico de se exercer um ato tão importante quanto o voto, da forma descrita. Quem efetivamente tá em dívida, pela falta de postura similar, é a imprensa, mas congratulo a folha pelo espaço cedido.

    Responda
  3. Jorge Bittar Neto

    Peça desculpa aos mortos, é a eles que você deve desculpas... A mim é imperdoável uma pessoa esclarecida como a senhora ter votado num apoiador confesso da ditadura, da tortura, do Brilhante Ulstra, uma pessoa que disse com todas as letras que ia destruir tudo, que a ditadura tinha que ter matado 30 mil... A senhora sabia bem o que estava fazendo, e o aceitou, conscientemente colocou um perverso no poder, a isso eu não desculpo, mas tente se desculpar com os mortos

    Responda
  4. Escambo Esc

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  5. Carlos Jaraquá

    Vamos expurgar essa desgraça em 2022, pelo amor de deus. Independentemente de quem seja no 2 turno, é melhor do que essa confusão do dia a dia. Eu não consigo nem mais ver a bandeira do brasil que me sinto nauseado.

    Responda
  6. Maria Lúcia Bergami

    Algumas mea culpa não existem pela antecedente obvialidade escancarada. Desculpe, a sra me causa asco, tanto qdo seu banho depois do estupro.

    Responda
  7. FERNANDO ANTONIO GELFUSO

    Não sei... Advogada! Dramaturga e cronista de blog. Sei lá. Deve ter visto alguma virtude no voto ou no candidato escolhido. Não é possível.

    Responda
    1. FERNANDO ANTONIO GELFUSO

      Continuando: não que pretenda julgar a cronista. De minha parte, tudo em ordem, perdoada e seguimos o jogo. Mas justificativas ou explicações para tamanho engano não devem ser buscadas.

    2. FERNANDO ANTONIO GELFUSO

      Continuando: não que pretenda julgar a cronista. De minha parte, tudo em ordem, perdoada e seguimos o jogo. Mas justificativas ou explicações para tamanho engano não devem ser buscadas.

    3. Ulrich Dressel

      Está ofuscando uma parte do retrato: qual fora então a opção? Mais do conhecido?

  8. Carlos Jaraquá

    Não acho que o julgamento da autora seja o melhor caminho. Todos erramos, em múltiplos aspectos, e devemos aprender com o erro. Sou e sempre fui ferrenho opositor deste ser da presidência, mas não de seus votantes. Bolsonaro não representa a maioria da população brasileira, portanto, não vamos superar esse gigante desvio de curva se não acolhermos aqueles que repensaram. Agora, Becky, não vale repetir o mesmo erro em 2022. Independentemente do outro candidato, temos que tirar bolsonaro.

    Responda
    1. Marisa Coan

      Taí, comentário contundente,mas correto, parabéns.

  9. João F Santos

    Bacana a reflexão. Parabéns! Todo erro reconhecido pode ser excusavel! Pior aqueles que insistem em dizer que esse sujeito é bom. Não incorri nesse erro porque tinha informações suficientes sobre o tal.

    Responda
  10. Antonio Pimentel Pereira

    Devemos parar de escolher pessoas, ver natureza ideológica, mas sim um modo justo de governar com o uso do dinheiro público dentro das leis, com capacidade de enfrentar a necessidade de reformas que atendam aos interesses de toda nossa federação, união federal estados e municípios. Bolsonero, infelizmente teve uma chance, mas o meu medo de consolidou, levou pro planalto o modelo de governo do seu estado, na base da ameaça, da falta de modos e do governo pífio. Votar no efeito manada dá nisso

    Responda
  11. rubens goncalves

    judas iscariotes tambem teve remorso e se arrependeu. e dizem que ele nao morreu enforcado como prega a igreja catolica e os evangelicos. ele caiu morto e suas entranhas foram abertas e imediatamente comida pelos vermes. so que o verdadeiro messias foi claro com ele. "melhor é que nao tivesse nascido". hoje dia 2 de abril de 2021 sexta feira santa. quantos cristo sao mandados a cruz.

    Responda
  12. Robson Barreto

    Não vejo como desculpar alguem que votou nesse tal mito, pois o cara ao longo de sua triste história apareceu para os noticiários por ser expulso do exército ao planejar atentados com uso de explosivos, como parlamentar ao longo de quase 3 décadas só aparecia para enaltecer torturador, ofender e xingar outros parlamentares. Não resiste um um mero debate de ideias, por simplesmente não as ter. Então, qual a qualificação para se Presidente da República esse ser tem?

    Responda
    1. rubens goncalves

      o verdadeiro messias nao perdou o traidor de seu discipulo. e disse : " melhor que nao tivesse nascido" e disse a pilatos. " maior culpa tem aquele que me entregou a ti ". quantos judas nao existem por esse mundo sem perdao.

  13. Beatriz Machado Yonamine

    Parabéns pelo texto. Apesar do erro a meu ver ser inescusável justamente pela sinceridade que Bolsonaro sempre teve da sua ojerisa ao negro, homossexual e ao gênero feminino, a coragem em tornar o voto público é muito corajoso. Nunca imaginávamos na época que passaríamos por uma pandemia, mas para alguém que diz ser 'especialista em matar', a política não surpreende. Que seja um grande aprendizado para os que se arrependeram. Nas próximas eleições, atente-se à índole do político.

    Responda
    1. Ulrich Dressel

      A pandemia não é o covid, inesperado então - a pandemia fora anunciada que nem rosário: " sempre teve da sua ojerisa ao negro, homossexual e ao gênero feminino,... ... ... ... ... " Só não enumero outras tantas porque minha tinta se foi.

  14. Carlos Sandroni

    Parabéns por sua coragem ao expor o fato e o arrependimento. O importante agora é impedir que ele seja reeleito, o que seria uma tragédia ainda muito maior. E infelizmente o risco de que isso aconteça existe.

    Responda
    1. rubens goncalves

      judas tambem pediu perdao .

  15. Renato Leite Alves

    Não falha. Brancos, ricos, conservadores cometem desde sempre crimes contra a justiça social. O professor universitário era alternativa de mudança à cleptocracia inaugurada pelo Eduardo Cunha e o Michel Temer. Desde a redemocratização nenhuma escolha se ofereceu tão fácil como a de 2018, confrontadas a civilização e a barbárie e, como se viu adiante, a vida ou a cloroquina. Nada contra o arrependimento, só lembrando que agora é tarde.

    Responda
    1. Ulrich Dressel

      Não é tarde, é o rejuvenescimento ocorrendo no país - inesperada primavera impondo-se ao inverno à porta. Primavera já derrubou governos, lembra?

  16. Camila Lopes

    Essa M eu não fiz, mas estou pagando pela M que vc fez!

    Responda
    1. rubens goncalves

      perdao agora nao vai adiantar . ele nao vai sair do poder antes de 2034. e eu nao fui um judas. conhecia o barrabas que muitos pediram para soltar.

  17. Gerardo Xavier Santiago

    O seu erro, o seu ato contra a humanidade de votar no ser inumano que hoje destrói o Brasil, erro esse cometido por 55% dos votantes no segundo turno em 2018, me fez perder qualquer expectativa positiva sobre o Brasil. Saí do país, aos 60 anos de idade me recuso a ser governado pelo lixo tóxico da ditadura que combati com 20. E com franqueza, me sinto incapaz de perdoar esse seu ato.

    Responda
  18. Valdeci Gomes

    "de bem", de boas intençoes o inferno esta cheio.

    Responda
  19. CLAUDIO BOTELHO PORTUGAL

    Esse pecado eu não cometi, graças a Deus! Durmo tranquilo todas as noites, pois não fui parcela do desastre que o país se encontra.

    Responda
  20. Paulo Azevedo

    A senhora deveria pendurar uma melancia no pescoço, seria um jeito mais inteligente de aparecer. Pelo seu texto, a senhora se arrependeu muito tarde. Esse negócio de "pessoa de bem" está no limbo, só os falsos usam. A Folha recebeu quanto para deixá-la usar este espaço? Vou embrulhar toda a família dos inomináveis e mandar pra sua casa num saco de laranjas. kkkk

    Responda
  21. Andréia Chaieb

    Esse é o primeiro passo para tentar aliviar a tua consciência, mas não é suficiente. Na sequência a reparação é fundamental, por meio de ações que não tem a ver só com as próximas eleições, mas com engajamento social, ambiental e humano numa tentativa de evitar mais estragos num país tão machucado e destruído!

    Responda
    1. Alessandro Souza

      Exatamente, a autora do "mea culpa", sendo advogada, deve saber que só reconhecer o erro não basta. É preciso repará-lo, como bem sugere, Andréia. Essa é talvez a única forma digna de arrependimento aos que lançaram o Brasil nos braços da morte e da vergonha ao apertar 17. O triste é ver que mais de 30% da população ainda hoje se permite a validar com "bom é ótimo" um desgoverno genocida.

  22. Ricardo Ferreira

    Esse "pecado" eu não tenho. Perdoo os jovens de seus 20 é poucos anos, que eram crianças à época do governo Lula, e só agora começam a acompanhar política, perdoo aqueles que não seguem política e mal conhecia aquele obscuro deputado. Aqueles que não se enquadram, por favor, em 2022, nos ajude a tirar essa desgraça do país, e varre-lo para o li xo da histórica.

    Responda
  23. Ismael Graff

    Infelizmente para alguém escolarizado não tem perdão! Que tivesse votado no Haddad para no dia seguinte fazer oposição, mas nunca votar na escoria, no atraso, na violência, na insensibilidade, na ignorância, no terraplanismo, etc, a lista de adjetivos horríveis segue!

    Responda
  24. Guilherme Martin

    Ainda que se perdoem esses mais de 50 milhões de erráticos, jamais (jamais!) serão absolvidos da culpa por essa tragédia que se abate sobre todos nós brasileiros.

    Responda
  25. yara lopes

    Prezada Becky, compartilho sua dor. Mas a minha é maior pois era estudante, na época da ditadura, quantas vezes fui revistada ao sair do campus da universidade, quantas pessoas vi serem presas e saber que foram torturadas e optei por votar em alguém que idolatra o coronel Brilhante Ustra, nada justifica meu ato insano .

    Responda
    1. Fabio SIZILIO

      Nada. Você viveu a ditadura e optou por outra. Não aprendeu nada. Não vai adiantar lavar as mãos, estão indelevelmente sujas de sangue.

  26. Mario Rossoni

    Desculpe, mas quando a senhora se denomina "mulher de bem", deixa claro a típica eleitora de Bolsonaro que é. Pode até não ser hoje por motivos óbvios. Porém algo me diz que voltará a apoiar qualquer outro que venha com esse mesmo tipo de discurso moralista e conservador.

    Responda
    1. Mauricio Borborema de Medeiros

      Acho que percebi um tom irônico quando ela fala isso. Não é possível que alguém incorra novamente no erro na própria confissão de culpa.

    2. Marisa Coan

      Interessante estes 2 comentários. Sei que são de pessoas que se auto intitulam progressistas. Para mim pessoas de bem, levantam de manhã e vão trabalhar ou estudar ou cuidar da casa, da vida, enfim. Podem ser moradores de favela, de cortiço, de Heliópolis, de Higienópolis, do Morumbi ou do Cambuci. Têm várias profissões, todas aquelas que vcs possam imaginar. O que eles têm em comum? Não rou bam, não ma tam, não são estu pradores, não traficam, etc, etc.

    3. Elisabeth Schmidt

      Concordo total. Aliás, quais são os parâmetros para esta famigerada expressão "de bem"? Pra mim, "de bem" é uma dicotomia repugnante.

  27. Augusto João

    Ótimo texto, a sua exposição pode traduzir o sentimento de muitas outras pessoas que, na esperança de um país melhor, também ajudaram a eleger esse pesadelo. Tem uns 20% de eleitores que, entre fanáticos e os anestesiados por uma eficiente máquina de mentiras, jamais mudarão de opinião. Porém, há um grupo muito grande que, como a autora, jamais votaria nessa desgraça de novo. Essa é nossa esperança para sair desse mar de lama sem fim.

    Responda
  28. Fabio SIZILIO

    Eu nunca conseguirei perdoar quem fui cúmplice desse genocídio. Sou médico, todos os dias convivo com as consequências desse “ato impensado” (sei), todos os dias atesto a morte das vítimas dessa “escolha difícil”. Não tem perdão, todos têm as mãos sujas de sangue. Que a terra lhes seja leve.

    Responda
  29. Elisabeth Schmidt

    Arrependimento não muda o fato histórico da eleição do monstro. Tarde demais, o ato foi consumado e hoje o Brasil está sendo destruído. Serão necessárias décadas para para que algumas situações consigam ser revertidas.

    Responda
  30. Vinícius Gomes Rodrigues

    assumir erros é um dos significados da palavra coragem. vamos trabalhar as consciências alheias ao nosso redor p corrigir essa aberraçao. obrigado pela sua coragem e pelo texto. viva a vida dos Brasileiros que caíram e à sua coragem.

    Responda
  31. adonis ferreira

    Ufa! Não estava sozinho em outubro de 2018! Mas, descobri um novo fantasma a mim perturbar pela eternidade: O VOTO NAO VOLTA!

    Responda
  32. Antonio Lima

    Parabéns pela coragem e humildade, Becky! Conhecemos todos vários casos como o seu. O transe coletivo de 2018 vai se dissipando, mesmo que não na velocidade que gostaríamos, apesar do custo elevadíssimo de um desgoverno macabro. Também não podemos nos esquecer das dezenas de milhões de isentões que lavaram as mãos (a la Ciro Gomes) e continuam por aí exibindo orgulhosamente sua posição, que contribuiu igualmente para a eleição do inominável.

    Responda
  33. Alcione Malheiros dos Santos

    Ótimo texto. Deveria ser replicado para todos aqueles que votaram na desgraça e não tem a coragem de admitir. Tirando uns 15% dos alucinados que andam cantando o hino nacional enrolados na bandeira, devidamente vestidos com a camisa da seleção, os outros não se manifestam ou dizem que votaram no Amoedo. Aliás com estes votos todos , o Amoedo estaria eleito e não o genocida.

    Responda
  34. MARCOS BENASSI

    Prezada Dona Becky, eu sempre advoguei em prol dos que se arrependeram, e minha posição não mudou porque o contexto piorou. Por mais horripilante que tenha sido o ato, acredito piamente que é necessário acolher quem fez tal besteira, sofreu e sofre com isso, compartilhando das desgraças decorrentes e se arrependendo. O Bozofrênico convicto, este não contará com a benesse do perdão.

    Responda
  35. rodrigo albuquerque

    Corajoso o texto. Pouquíssimos tem a dignidade de confessar publicamente o arrependimento. Parabéns!

    Responda
  36. GIANCARLO DE MARCHI

    Antes tarde do que mais tarde. Fiz o que pude no primeiro turno. No segundo, fiz algo impensável : ANULEI O VOTO. Nao me iludi com alguém que diz : " Vc não é estuprada por que é feia ", ou "30.000 deveriam morrer". Quem diz isso com certeza não se importa com 500.000 mortos! 

    Responda
    1. Alessandro Souza

      Giancarlo, sou anti-PT desde 2010 e em 2018 apoiava a Lava Jato, não vi golpe nenhum contra Dilma. Ao contrário, apoiei o impeachment por causa do golpe de Dilma. Votei Marina no 1 turno e HADDAD NO 2 TURNO. Infelizmente, sabia que anular meu voto não impediria o desastre que vivemos. Faltou consciência aos que se isentaram. No segundo turno de 2018, era o PT ou ditadura e desumanidade. Não era difícil a escolha. Por isso votei em Haddad. Espero que os que se isentaram não façam o mesmo em 22.

    2. Ana Ferraz

      Infelizmente, você é cúmplice por omissão. Um pedido público de perdão seria bem vindo. Os parentes dos mortos talvez compreendam.

  37. ANDRE BARRETO

    Não há desculpa para tal ato. Na verdade, ele só ocorreu por duas possibilidades: a) a pessoa simpatiza com as ideias fascistas de Bolsonaro, logo não há porque se arrepender; b) a pessoa não tem nenhuma educação política, o que se revela ao dar seu voto em um candidato sem as mínimas qualificações para o cargo (falta de experiência em cargos executivos, sem partido expressivo, sem programa de governo, sem disposição para o debate). Como alguém assim poderia se tornar um bom presidente? Eduque-s

    Responda
    1. Robson Barreto

      Caro André, permita-me plagiar seu segundo ponto de arguição. Também me pergunto como votar para Presidente da República em um sujeito que ao longo da vida se destaca, APENAS, pelo discurso de ódio, cujo ídolo foi o maior torturador da ditadura, que foi expulso do exército por planejar atentados com explosivos, que fugiu de todos os debates por não ter qualificação, cansei!

    2. Elisabeth Schmidt

      Irretocável.

  38. Felipe Araújo Braga

    Pois é, votaram em Bolsonaro... Eu avisei!

    Responda
  39. Felipe Macedo

    Não adianta os arrependidos se arrependerem, mas chegar em 2022 e votarem novamente em qualquer porkaria só de birra da eskerda, ok?

    Responda
  40. Luís Cláudio Marchesi

    Assumo, igualmente, a mea culpa. Infelizmente! Mas o PT me empurrou ao precipício. E ainda não chegamos ao fundo do abismo

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Luís Cláudio, lamento, mas isso não cola. Eu também não aguentava mais o PT. Cheguei a pensar em votar nulo, mas o Bozo era a própria imagem da abominação: votei no Haddad, que no final da campanha já estava me dando pena de tão abandonado. Foi a melhor coisa que eu poderia ter feito, pois agora eu posso andar de cabeça erguida no meio deste horror. Não é uma solução, mas é um consolo.

    2. Peter Janos Wechsler

      "Bolsonaro é um ignorante, semianalfabeto, mal-educado, ignorante, adúltero, corrupto. " Descrição perfeita que se encaixa perfeitamente também em Lula.

    3. Eli S

      Seja adulto e assuma que a culpa é sua. Ninguém digitou o seu voto na urna por você.

    4. Robson Barreto

      Ou seja, na sua mente bolsonarista a culpa é do PT.

    5. Ana Ferraz

      O elemento nunca escondeu quem era e seu projeto de destruição foi devidamente registrado no TSE. O abismo era esperado. Entramos nele desde o dia 01 de janeiro de 2019 e ele não acaba sem que o elemento deixe a presidência da república, lugar para o qual nunca deveria ter sido alçado.

    6. MARCOS BENASSI

      Ao botar a culpa no PT, Luís, fazes como o Bozo, fezes. Isso não é mea culpa, porque você afirma que a culpa é do outro...

    7. Felipe Araújo Braga

      Não obstante, sua raiva do PT não justifica ter votado em Bolsonaro. Haddad é doutor, culto, educado, respeitoso, esclarecido, católico, casado e pai de família. Um democrata polido. Bolsonaro é um ignorante, semianalfabeto, mal-educado, ignorante, adúltero, corrupto. Um miliciano de tendências autoritárias. Mas você prefere o segundo por causa da equipe econômica de Paulo Guedes? Ponha a mão na consciência senhor!

    8. Felipe Macedo

      Com Bolsonaro sempre há um fundo mais fundo no abismo.

Anteriores 1 2 3 4

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.