Opinião > Mea-culpa Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 4 Próximas

  1. ADRIANA QUEIROZ

    Mea-culpa é nobre. Mas, se não fosse a pandemia e o malefício ficasse restrito(!!) à pregação de morte aos petralhas, elogios à tortura e a milicianos, eliminação de direitos, concessão de benesses mil à turma do dinheiro, destruição da educação e saúde públicos, negação da Ciência e da História, recorde de desmatamento e queimadas, morte da maioria (negros) e de minorias (homossexuais, indígenas, não-cristãos, etc), pauta cre ti na de costumes, defesa de armamentos...haveria arrependimento?

    Responda
    1. Rafael Trece

      Quero acreditar que simOü

    2. Monica R

      Brilhante

  2. SIRLEI INES BOLL

    Leio jornais, sou mulher direita, mãe de família e não estava sob efeito de drogas no fatídico outubro de 2018. Isso define uma bolsominion, portanto foi um voto consciente, e que até hoje todos os brasileiros pagamos por isso!

    Responda
  3. Wil Prado

    Prezada Virgínia, você diz que não votou no Bolsonaro, votou em branco, por isso não carrega essa culpa. Mas certamente ela a segue, como uma sombra.

    Responda
    1. Virgínia Oliveira

      Não tenho culpa se mandaram para o segundo turno dois candidatos ruins. Havia outras opções. Só não viu quem não quis.

    2. Virgínia Oliveira

      Não tenho culpa se mandaram para o segundo turno dois candidatos ruins. Havia outras opções. Só não viu quem não quis.

  4. Alberto A Neto

    Até agora Lula, Dilma, Haddad e o PT jamais fizeram ou sequer imaginaram fazer quaisquer autocríticas. O capetão do resfriadinho só logrou êxito pelo auxílio luxuoso dos erros crassos do lulo-petismo que insistiu na chapa com a estrela na cabeça, quando havia alternativa clara e segura para impedir que os filhotes da ditadura e apólogos da tortura subissem a rampa. Entre um ruim e outro péssimo, o jeito era tapar o nariz, claro, e depositar o voto no vaso sanitário com o número 13.

    Responda
    1. Edna Nogueira

      Penso que todos nós precisamos fazer autocrítica. O percurso desta nação desde o impedimento de Dilma mostra que temos muito a aprender. O Tasso Jereissati reconheceu que tomaram uma via errada. Reinaldo Azevedo reconheceu que Lula foi condenado sem provas. STF, depois de muita luta, declarou parcialidade de moro. Sinto falta de uma análise realista e sincera de erros e acertos dos governos do PT. Tivemos muitos avanços, mas é mais fácil ficar num discurso infindo repetitivo. E o PT????

  5. Wil Prado

    Não votei nele porque sabia do seu passado de político ligado às milícias cariocas. E devo dizer que, ao contrário do que afirma a honesta depoente, ele não foi sincero em tudo: escondeu essas ligações, que agora se revelam. Compreendo sua confissão e aceito a sua mea-culpa. Todo mundo erra, e a reparação desse erro também é um gesto nobre.

    Responda
  6. Fernando Jorge

    Não tem perdão, simples assim. Por acaso não sabia que se tratava de um traste que em 28 anos de vida pública nunca fez nada que prestasse em favor da nação ? Veja o buraco em que nos jogou, a quantidade diária de mortes que poderiam ter sido evitadas se houvesse governo responsável e consequente.

    Responda
  7. Mônica de Souza Tuler

    Parabéns pela confissão honesta e visceral. A coragem para fazê-la se contrapõe à covardia de quem se vale de uma vulnerabilidade exposta para atacá-la. São eleitores virtuosos e infalíveis, ao q se supõe, q julgam com a mesma facilidade com a qual "chutam cachorro morto". Atirem o "primeiro título de eleitor" quem nunca se arrependeu de um voto (de qq matriz ideológica), num país onde grassa a "politicalha"...

    Responda
  8. Marlete Leite

    Muitas coisas são abafadas nesse governo . Eles se protegem e ninguém fica sabendo de nada porque não explicam . Aquelas compras com valores absurdas de picanha, leite condensado, etc . é só um dos exemplos . Eu só peço a Deus a verdade . Espero em Deus que todos aqueles que votaram em Bolsonaro consigam enxergar, quem de fato é Bolsonaro e o que ele está fazendo com nosso Brasil. Sei que Bolsonaro despertou o que existe de pior no ser humano ,aí só Deus para ter misericórdia dessas pessoas.

    Responda
    1. ALEXANDRE PULS FERRETTI

      Além disso tudo ainda tem os gastos absurdos nas férias recentes... Gastos que só ajudaram a aumentar o número de casos de Covid

  9. roberto oliveira melo filho

    Sem perdão. O estrago ainda está sendo feito. Ato insano é uma bela forma de se justificar. Óbvio que pensou e pesou os fatos, antes de votar. Então, por favor, morra com a consciência pesada...

    Responda
  10. Paula Vig

    Quem fica do lado dos trabalhadores urbanos e do campo, dos povos indígenas, dos quilombolas, dos pobres, enfim, quem não é antipovo e vota em quem os representa não tem como se arrepender.

    Responda
  11. Marco A B Santos

    Quem votou no Presidente Bolsonaro, votou consciente.

    Responda
  12. MARCELO BENATTI

    Em 18 disse a meu vizinho, qualquer um menos o radat, hoje espero o momento certo de falar com ele novamente e dizer quanto me arrependi, 22 será qualquer um menos bozo, até o 4 dedos ganhará meu voto se estiverem os dois, fora esses dois ganha qualquer indigente que passar a segundo turno.

    Responda
  13. Djalma de Almeida

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  14. André Costantin

    A autora ainda não mergulhou nos profundos motivos de sua estúpida escolha de 2018. Sendo inteligente, e portanto letrada politicamente, restaria agora apenas investigar seu substrato psicanílitico. O autoflagelo é uma pista. Mais que isso, pague-me a consulta.

    Responda
    1. Elianne Abreu Diz

      André, pensei nisto, mas, cá entre nós, tem mais a ver com caráter, podes crer. No fundo se identificam com ele, mesmo em negação.

  15. Marco A B Santos

    E aqueles que não apertaram número algum?

    Responda
  16. Virgínia Oliveira

    Bolsonaro tem coração mau. Não tem compaixão. Só não viu quem não quis. Votei em branco no segundo turno, essa culpa não carrego.

    Responda
    1. Valdo Neto

      Virginia, mesmo não tendo sido sua intenção, seu voto em branco ajudou a eleger o bolsonaro, pois tanto não diminui a diferença de votos em relação ao seu opositor quanto demonstrou sua adesão ao ódio pelo outro lado que ele alimentou e, consequentemente, gerou votos nele próprio ou em branco como o seu. Em outras palavras, você foi manipulada por esse monstro.

    2. José Roberto Pereira

      O "valor" dos votos brancos e nulos equivale a meio ponto percentual, e favorece o candidato que está na frente. Imagine uma eleição com 100 eleitores, em que 99 deles já votaram: 50 escolheram o candidato A; 49, o B. O voto branco ou nulo dá vitória a A, com 50 dos 99 votos válidos, ou 50,5%. Isso acontece porque o voto válido aumenta em uma unidade tanto o numerador quanto o denominador usados para calcular o percentual de votos.

  17. JOSE CAMPOS

    O problema é que já estão preparando um novo erro para 2022. Ou alguém acha que a solução está nos 6 da cartinha?

    Responda
    1. Paula Vig

      Quem fica do lado dos trabalhadores urbanos e do campo, dos povos indígenas, dos quilombolas, dos pobres, enfim, quem não é antipovo e vota em quem os representa não tem como se arrepender.

  18. Marco A B Santos

    Aqueles que apertaram o 13 ficarão com ele até o Final dos Tempos. Aqueles que apertaram 17 ficarão com ele Eternamente. Simples assim.

    Responda
  19. Bernardo Luiz

    Parabéns pela coragem. Não votei 17 no 1o, mas não fui à urna no 2o. Estamos no mesmo barco. Certamente muitos dos 55% tem a mesma sensação. Vamos trabalhar para corrigir os erros e por o país de volta ao rumo. Expor-se assim faz muito para incentivar quem votou 17 a não fazê-lo uma vez mais. Assim o retiraremos do poder. Por outro lado, alguns, para satisfazer a presunção de sua própria perfeição moral, atacam quem faz esse mea-culpa! Esperam convencer alguém? Não? Esperam mudar o país como?

    Responda
  20. Luci Mari Suzuki

    Entre os supersticiosos e agoureiros aqui na Itália é 17 o número a trazer maus presságios, em vez de 13. As raízes vêm da Grécia Antiga, dos ptagóricos (fobia de 17), chamados por um palavrão, o eptacaidecafóbicos. Já os antigos romanos incisavam as tumbas em latino *Vixi*, ou seja *ViVi"; portanto, *Estou Morto*. Vixi é anagrama de XVII, ou seja, 17. Eu apertei o 13 sem nenhuma hesitação.

    Responda
  21. Henrique Cruvinel

    É revoltante ler esse depoimento, revela a idiotice do brasileiro. Bozo foi um candidato extremado, que louvava a tortura, que fazia arminha na mão de crianças, não havia hombridade para enfrentar os debates. Agora chora!

    Responda
  22. Luci Mari Suzuki

    Entre os supersticiosos aqui na Itália é 17 o número nefasto a trazer maus presságios, em vez de 13. As raízes vêm da Grécia Antiga, dos ptagóricos (fobia de 17), chamados por um palavrão, o eptacaidecafóbicos. Já os antigos romanos incisavam as tumbas em latino *Vixi*, ou seja *ViVi*; portanto, *Estou Morto*. Vixi é anagrama de XVII, ou seja, 17. No Antigo Testamento o dilúvio universal começou no 17 do segundo mês. Eu apertei o 13 sem nenhuma hesitação.

    Responda
  23. Rodrigo Bostrom

    Seu arrependimento nessa coluna é elogiável e pode servir como reflexão para outros que possuem o mesmo sentimento mas guardam para si. O problema é não usar esse erro como aprendizado para um possível caso de segundo turno entre Bolsonaro e qualquer outra opção que venha a aparecer. Muitos não refletem sobre isso mas o voto nulo também ajudou a eleger esse genocida e todo brasileiro deve estar preparado pra votar em alguém que não gosta visando um bem maior.

    Responda
  24. Paulo Targa

    Parabéns pela coragem do relato... Isto aconteceu com milhões de outras pessoas... a mesma dinâmica... agora cabe a nós retirá-lo do posto pela mesma via democrática e institucional.

    Responda
  25. Claudio Salgado

    Confissão de uma obtusa. E não, seu crime não foi culposo como pretende, foi doloso, principalmente por ser quem é. Assim como foram daqueles 55 milhões que a acompanharam nesta decisão idiota, e fatal, detentores de um mínimo de esclarecimento.

    Responda
  26. Jose Geraldo Leite Coura

    Muito bom o relato, mas o que fazer neste momento, esperar até nova eleição ou cobrar urgentemente a saída deste incompetente?

    Responda
  27. Samuel Fagundes

    Não é questão de julgar. Mas vejo da seguinte maneira. Reflexo de boiada. As pessoas votaram sem raciocinar, levados pela histeria e ódio que foi colocada em seus corações pela mídia. Para pessoas racionais creio que teria que ser colocado em.uma balança tudo o que foi feito de bom. Progresso, emprego, projeto de país, crescimento econômico e moral das pessoas. O que havia sido feito de errado, cobrar dos responsáveis, sem acabar com empresas. Deram tudo pros gringos, hoje estamos mais pobres

    Responda
  28. Nicole Abud

    Espero que seu arrependimento seja sincero e você esteja disposta a votar em qualquer um que não seja esse b... Caso contrário é só teatrinho.

    Responda
    1. Marisa Coan

      Nicole, vc mostra que conhece bem pouco do caráter humano. Acha que esta mulher daria a cara à bater se não fosse por legítimo arrependimento?

  29. Paulo Cesar Rocha

    Se sabiam disso tdo pq escolheram votar dessa forma? Sejam realmente corajosos e assumam q estavam cansados de um governo progressista, não direi de esquerda, pq não acredito q fosse. Tinham medo de uma classe pobre q não passava mais fome, q tinha uma renda digna para sobreviver, mais acesso à educação, à cultura. Medo de q essa classe ascendente tomasse o seu lugar, aumentando a competição por empregos, moradias, lazer. Votaram dessa forma para manter sua tradição de privilégios.

    Responda
    1. Bernardo Luiz

      O governo do PT nunca foi tão popular quanto na época que “pobre viajava de avião”. E nunca tão detestado quando a crise jogou milhões no desemprego. Essa narrativa de que milhões votaram 17 pois não gostam de pobre é uma cortina detestável para a própria preguiça de entender pq o país fez o que fez. O país que votou Bolsonaro é o mesmo que votou no Lula, não foram aliens que arrebataram a população não.

  30. Dora Aidar

    Como mulher, seria absurdo me abrigar sob sua classificação de "protetora" usando a facada como argumento; sendo médica, sempre tendo à preservação da vida mas no caso desta facada é impossível me comover. Como mãe de Lgbt repudio todo ser vivente que apoiou este ignorante que espalha homofobia o tempo todo, até zombando da aplicação retal de ozônio para perplexidade geral. Melhor que faça mea culpa do que permaneça mentindo para si mesma que fez o certo no entanto perdoar está longe demais.

    Responda
  31. Franciso Rodrigues Nogueira

    Embora reconhecendo q o sistema político brasileiro coloca o eleitor em “sinuca de bico” como a opção final entre o PT e Bolsonaro, todos tivemos chances de uma alternativa muito menos traumática no primeiro turno. Mas penso q na realidade de 2018 não dá pra entender a irracionalidade q prevaleceu.

    Responda
  32. José Felipe de Oliveira Guimarães

    Se tem uma coisa que admiro no Bolsonaro( e como isso é difícil de pronunciar) , foi que como político ele não decepcionou em relação as suas pautas e não vem dessa campanha presidencial. Você, instruída, votou ciente de todas as suas propostas já de longa data. Perdão!? Não dá para processar o que é mais penoso : esse pedido descabido ou o silêncio.

    Responda
  33. Suzi costa

    Não tenho mais dúvidas. Ainda que com discurso bem elaborado, apresentando características de alguém que possui uma racionalidade, coisa difícil nos eleitores dele, a alma, ah a alma, não é boa. O coração é, junto com a reflexão, o que nos faz escolher um caminho.

    Responda
  34. Guilherme Torres Godoy

    Nesse seu Mea Culpa, faltou algo que é importante falar, Explico eu: Você como outros (eu não) foi induzida ao erro por 99% da mídia, apresentaram ele como um salvador da Pátria (tem muitos ainda na área) porem era mentira. Espero que como vc fez, na próxima eleição muitos mais, façam sua Mea culpa.

    Responda
    1. Dércio Fernandes

      Este veículo e outros não fizeram essa indução subjetiva... ele não tinha grande espaço até sofrer o atentado mas já tinha uma horda de crédulos gratuitos... não dá pra transferir a culpa para os meios de comunicação...

  35. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Todos sabiam que o projeto do Bozo era um projeto de morte, ele fazia questão de deixar isso bem claro, por isso os que dizem que não se poderia prever a pandemia estão apenas em busca de uma exclusão de ilicitude, para lembrar o teor do único ato concreto do herói justiceiro como ministro da morte.

    Responda
  36. Suzi costa

    Não tenho mais dúvidas. Ainda que com discurso bem elaborado, apresentando características de alguém que possui uma racionalidade, coisa difícil nos eleitores dele, a alma, ah a alma, não é boa. O coração é, junto com os argumentos, o que nos faz escolher um caminho.

    Responda
    1. Suzi costa

      Marisa Coan, penses- tu, conhecedora parece da obra, que Sartre teria votado no Bozo?

    2. Marisa Coan

      É isso, Bernardo, o infernos são os outros.

    3. Bernardo Luiz

      Vejam só, o que não vai faltar em 2022 é gente que se julga acima dos outros. Nunca errou! Não se mistura! Nunca jogou um papel de bala fora do lixo! O inferno, os monstros, as pessoas de “alma ruim” são só os outros. Eu? Nunca, sou uma pessoa tão boa!

  37. Fernanda Guardiano

    Pois é Becky, eu também não perdoo quem cravou 17 na urna. Mas espero que assim como você, muitos em 2022 num cenário Bolsonaro VS. Cachorro sarnento da rua, votem na segundo opção.

    Responda
  38. Antonio Ivair Arrais

    Pura mentira!!!!!! O que mais tem é esquerdistas se passando por gente que votou em Bolsonaro e agora se dizendo arrependido, tudo para criar uma narrativa pra ver se enganam as pessoas! São os supostos eleitores do Bolsonaro arrependidos. Quem enganar a quem? Aos comedores de capim, eleitores do "homem mais honesto da história do Brasil?

    Responda
    1. Alvaro Almeida

      Cara, o seu ódio ao Lula e PT é caso de psicanálise! Acho inclusive que nem Sigmund Freud explica.

  39. Fabiano Caetano de Souza

    Que patético. É o mesmo tipo que pega covid e depois dá entrevista dizendo que minimizou a doença, mas se arrependeu. Só está esperando a próxima oportunidade de fazer merda de novo. Se eu ficar vivo com o fim desse descalabro, vou manter distância desse tipo de gente.

    Responda
  40. Eduardo Mantegazza Camargo

    Ainda falta o mea culpa do PT, o maior responsável por ter colocado o Inominável na Presidência, quando insistiu em uma candidatura fadada à derrota, em nome de seu desejo insaciável pela hegemonia na esquerda.

    Responda
    1. Nicole Abud

      Não sabia que era o PT quem votou no Bolsonaro. Os maiores culpados são a direita chucra.

    2. Fernanda Guardiano

      Fadada a derrota com expressiva votação no segundo turno? AH, POR FAVOR! É mais você assumir seu voto nulo ou 17 como colaboração pra essa atrocidade no país.

  41. RUY PENTEADO TEIXEIRA

    Confissão corajosa e necessária. Antes de criar frentes amplas se torna necessário que cidadão, políticos e jornalistas que nos conduziram à este buraco, se inspirem neste mea-culpa para que possamos retomar a civilidade neste país.

    Responda
  42. RAUL GONCALVES DE NETO

    Não votei e não me arrependo de nada, ao contrário me orgulho cada vez mais de votar em PT ou bozo. Avisei a todos os meus conhecidos que rejeitaria um segundo turno entre um facínora,fascista e um representante do partido que causou a maior recessão da história do Brasil. Eu estava certo, ajudei a derrubar Dilma e assim q vacinado ajudarei a derrubar o monstro bolsonaro.

    Responda
    1. RAUL GONCALVES DE NETO

      Não sou não, Fernando. Culpado é quem votou em Haddad e bolsonaro no primeiro turno. Faça mea culpa vc e os petistas que quebraram a economia do país e com isso ajudaram a eleger esse doido.

    2. Eduardo Mantegazza Camargo

      Arrependo-me de não ter feito o mesmo. O cardápio indigesto do 2° turno, entretanto, foi criado e servido, em primeiro lugar, pela Lava Jato e, em seguida, incrementado, pelo Partido dos Trabalhadores, com suas fraudes, mentiras e sabotagens.

    3. Fernanda Guardiano

      Faça sua mea-culpa também. Você tanto quanto a autora do texto é responsável por essa desgraça no país.

    4. RAUL GONCALVES DE NETO

      ...de NÃO votar em PT ou bozo....

  43. Volmar Scaravelli

    Esta perdoada pelo bem da nacao. Mas nunca esquecamos que ignorancia natural eh falta de conhecimento. Ignorancia adquirida eh maldade. Insistir na ignorancia eh estupidez, maldade, falta de empatia e tudo de ruim.

    Responda
  44. ANDRE FONSECA

    Parabéns pelo texto corajoso. Fique com o conforto de que esse escrito poderá tocar a consciência daqueles que sujaram o dedo indicador em 2018 apertando 17, mas que ainda, por pura relutância birrenta, não assumem que contribuiram pra esse desastre.

    Responda
  45. Antônio Carlos de Paula

    Parabéns pelo arrependimento de ter ajudado eleger esse sujeito perverso e desprezível chamado Bolsonaro!! Espero que em 2022 milhares de arrependidos engrossa a fila para enxota-lo do poder.

    Responda
  46. Cristiano Jesus

    Corrupção é um desvio, passível de punição, correção e restauração. Estava em causa a realidade, do jeito que ela é, ou a bestialidade, que não fazia esforço para esconder-se atrás da demagogia e do populismo. Eu tentei até o último instante demover dessa loucura pessoas que eram-me caras. Não só se afastaram de mim, como de si mesmos, do que sempre foram, e colaboraram conscientemente para o ódio e para um governo com explícita simpatia ao nazi-fascismo. Tem gente que prefere pagar para ver.

    Responda
  47. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Não posso ajudar a alivia-la, mas reconheço sua grandeza de espírito, e sua coragem, confessando q foi num ato tresloucado, repentino. Ainda mais vendo tantos q como vc votaram no monstro e ainda vem aqui dizer q não foi impensado. Sabiam o q faziam, não se envergonharam, e continuam batendo na mesma tecla. A humanidade eh assim, tem os q atrasam, os q seguem sem pensar, e os q ajudam a tocar pra frente. Em 18 os dois primeiros venceram. Ainda restam muitos dos primeiros.

    Responda
  48. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    Aos que se arrependeram do voto em Bolsonaro, a nossa misericórdia. Aos que votaram nulo ou não compareceram à eleição e que hoje se mantêm apáticos quanto a esse governo, vale lembrar o que Dante, na Divina Comédia já dizia: as caldeiras mais ardentes do inferno são destinadas exclusivamente àqueles que, em tempos de crise moral e ética, são indefinidos.

    Responda
    1. RAUL GONCALVES DE NETO

      Não votei em nenhum deles e não me arrependo, muito pelo contrário, cada vez me orgulho mais do meu não voto. Ajudei a derrubar a incompetente Dilma e assim que vacinado irei a Paulista para derrubar o facínora, genocida. Sempre avisei q não votaria em PT ou bozo se sobrassem no segundo turno.

  49. VALMIR CINQUINI

    Fica dificil nao se arrepender diante do leque de opções que tivemos e que sempre teremos. Eu votei em Lula 4 vezes, votei em Dilma uma vez e me sinto arrependido e enganado quando vejo que o governo PT não teve nada a ver com o discurso doPT de 30 anos atrás. Em 2018 achei que nao tinha opção e agora me arrependo de ter anulado. Mas quando olho para o futuro e vejo as opções, penso que vai ser dificil não se arrepender em 2023.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O discurso do PT de 30 anos atrás já havia sido abandonado por exigência de uma classe média que o taxava de radical e só o apoiou quando resolveu fazer as alianças que não admitia. Deu no que deu e aí foi acusado pelos mesmos de trair os ideais que eles rejeitavam. Estranho, né?mas tudo que é abominável no PT é desculpável nos demais.

    2. Alvaro Almeida

      Para com isso, o melhor governo pós Ditadura Militar. O resto é chororô!

  50. francisco xavier de azaredo neto

    Como perdoar quem votou em candidato que homenageia torturador, que dizia "não estupro porque é feia" e afirmava que a solução para o Brasil seria a morte de 30000 brasileiros numa guerra civil? Bolsonaro nunca escondeu o que era. Votaram nele os muito mal informados, os pouco inteligentes e os que estão ao lado dele no que ele tem de pior. Não tem perdão.

    Responda
    1. Eduardo Mantegazza Camargo

      Se o eleitor deixasse de votar em alguém em razão das barbaridades que políticos dizem, Lula, por exemplo, nunca teria sido eleito e reeleito. O que importa é o desempenho do elemento depois de "chegar lá". Lula, a despeito de ter, publicamente, elogiado Hitler e das inúmeras tiradas sexistas, racistas e homofóbicas que proferiu, todas devidamente registradas para a posteridade, no cargo de Presidente, portou-se de acordo com a liturgia, respeitou a democracia e foi um gestor brilhante.

    2. Marcelo Lopes Achtschin

      Francisco Xvier De Azaredo Neto.....Yessss!

Anteriores 1 2 3 4 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.