Ilustríssima > Nova direita não deve aceitar ser chamada de neoliberal Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Se a intencao da folha em dar espaco a esse tipo de texto tao ruim era a de fazer o autor passar vergonha sozinho, conseguiu. Aos leitores e assinantes do jornal, nada de minimamente util trouxe.
Assim escreveu o neoliberal do mbl
Embora em campo oposto, saúdo o presente artigo. Finalmente encontramos um direita pensante no Brasil. Permita-me apenas discordar do argumento final, quando o articulista, de modo nada honesto e depois de contestar a pecha de autoritário que a esquerda dá ao neoliberalismo, tenta, sem êxito, fazer o mesmo com a esquerda. Se certa a esquerda flertou com regimes autoritários, a direita fez o mesmo e sustentou a ditadura brasileira. Se foi conjuntura para um lado, pq não para o outro?
"governo Bolsonaro —primeiro governo declaradamente de direita desde Collor". A gente até pensa em ler e quem sabe levar a sério alguém do MBL, mas ele já manda uma dessa no primeiro parágrafo...
Curioso o articulista contrapõe o autoritarismo de fato (1964) da direita ao autoritarismo em tese da esquerda. Com isso demonstra uma falsa equivalência e se aproxima da surrada justificativa do golpe. Bem velho isso.
Esse cara devia fazer stand up comedy. Muito engraçado.
O melhor desse texto certamente são os comentários! Os leitores da Folha têm melhorado consideravelmente nos últimos anos - pelo menos os que aqui comentam. Só espero que o autor não leia. Pois, talvez não entenda; se entender, pior, talvez chore.
Nova direita? Onde? No Brasil, só existe aquela, herdeira das capitanias hereditárias.
Nossa, como é fraco e assustado. Começa propondo um contraponto e descamba para um amontoado de ilações, acusações e gritaria. É uma turma que ainda se define no berro, pela negação apavorada do que imagina ser o outro, sem saber o que querem para si mesmos. Clássicas buchas de canhão, prontas para servir a qualquer velhaco que lhes grite "liberdade!" e "fora esquerda!"
Exatamente, um artigo fraco e de baixo nÃvel argumentativo. Pra começar, as direitas no Brasil sempre se dependuraram em golpes ou com eles flertaram quando não ganham eleições... nossa história polÃtica está cheia de exemplos... E quanto a 64, nada justificava um golpe de estado com militares e civis tresloucados. Se João Goulart estava causando problemas, o congresso nacional poderia ter cassado seu mandato, assim ao menos as instituições teriam sido preservadas e a democracia, aperfeiçoada.
A polÃtica é um teatro. Pouco importa se a coroa do rei é de cartolina amarela ou de ouro. Vence a ilusão. A Direita por aqui ficou associada ao Capitão e seu desastroso governo.
Panelli..resumindo seu artigo:Blábláblá! Mr diz aà como a direita pretende diminuir desigualdade? Em um artigo enorme a desigualdade, a fome, a miséria não aparecem uma única vez! É por isto que a direita brasileira é um desastre que só pode ser eleita com base na mentira ou na força.
Que mixórdia de ideias. Ele conhece história pelo Discovery Channel e o texto não vale nada. Parei na "crise dos anos 70"... Vá buscar as origens da tal crise, e entenderá que o discurso neoliberal posterior foi um projeto de demanche do regramento do capital financeiro, que perdeu lastro, e gerou fortes reações nas nações pagas em dólar, em especial as exportadores de petróleo.
Brasilien Ãœber alles.
Sr. Jorge, o Sr. não entendeu.
Olha o exemplo da "nova direita brasileira"! Busca inspiração no hitlerismo + SS.
A nova direita é um Frankstein costurado a partir da direita neoliberal e do Bolsonarismo. É um Amontoado mal arregimentado, incoerente e principalmente improdutivo. Como esperado, nada de bom saiu disso aÃ.
O cara se chama paneli e é "membro"do mbl,tá resolvido é Meia Bomba Liberaloide.
Ótimo Sr. Vicente.
Quando mbl abrir as contas e mostrar quem o financiou de 2013 até 2018,todos veremos que a tal nova direita e igual nova polÃtica o mesmo que a velha só que piorada.
O bolsonarismo anima e regurgita nossas raÃzes violentas, autoritárias, excludentes e racistas. Parece-me que a (nova) direita brasileira nunca fez nenhum esforço sério de acertar as contas com esse passado terrÃvel. Aliás, não fez e não fará. Daà a importância histórica da esquerda de representar e vocalizar @s explorad@s e silenciad@s.
E preciso lembrar que sempre a esquerda atentou contra a democracia. Cite um só exemplo no governo Lula ou Dilma. Seus fatos não correspondem aos dados. Narrativa solta pra motivar acéfalos.
1) O projeto de controle da imprensa; 2) A compra de votos revelados no escândalo do mensalão; 3) A compra de votos revelados no escândalo do petrolão, 4) O aparelhamento da máquina estatatal na Administração Direta, 5) O aparelhamento da máquina estatal na Administração Indireta 6) O aparelhamento das empresas terceirizadas prestadoras de serviços à Administração; 7) O uso de recursos públicos para fortalecer chapas pelegas para disputas em entidades representativas de trabalhadores;
Que nova direita meu Deus. Eu só vejo um solitário Amoedo gritando desesperadamente por democracia, enquanto os seus próprios companheiros de partido andam confortavelmente com porcos autoritários e comem farelos dos apoiadores do mito.
CertÃssima Sra. Ana.
O texto tem como objetivo refutar a ideia de que a direita é um bloco monolÃtico, mas, curiosamente, generaliza o campo da esquerda como se todos pensassem da mesma forma. Faltou senso crÃtico ao autor.
Perfeito David, fiz o mesmo comentário.
O nome da direita brasileira é comédia.
O da direita tem sido morte e o da esquerda foi engôdo.
o nome da esquerda brasileira é tragédia. MAM
Concordo não devem nunca ser chamados de neo liberais,omelhor nome para essa gente de ve ser ,Mães do do bozzo.
Verdade. Melhor definição da nova direita é "gente de bem fas.cista raivosa"
Concordo, assim como da esquerda é "gente rancorosa, frustrada e parada no tempo."
O autor cai na armadilha, criada pela imprensa, de colocar a culpa em Bolsonaro por qualquer mazela ocorrida no Universo. Patético.
assinei a folha pra ler uma porcaria desta: A esquerda que flerta contra a democracia hahahahahhahaha o autor me diz que a direita para impedir a ascensão socialista no paÃs em prol da democracia fez um acordo em 64 e 2018 com o que de pior tinha, e a direita que é democrática?!, olha Britto sinceramente, alguém precisa urgentemente de umas aulinhas básicas de direito constitucional. Falou bonito mas falou um monte de asne-ira Aliena-ção aqui impera solto.
Pelo menos fez auto crÃtica, mas o PT nem isso.
Exatamente Tiago. Pura verdade factual inquestionável
Fora que o PT só se deu mal porque criou um ambiente institucional tão fortalecido e democratico que eles mesmo sucumbiram na própria criatura que criaram: MP, PGR, STF, PF, ou o que vimos até aqui foi um surto coletivo? Agora vejamos o governo de direita que tá posto ai... Tá tudo aparelhado: PF, MP, PGR, MJ, ABIN, e o diabo a quatro. E vem dizer que a esquerda que é ruim para a democracia? Olha, excesso de cloroquina não faz mal só para o figado, parece que para o cerebro também.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Sem mais...
O neoliberalismo é o liberalismo desprovido de Ética. Prega e pratica a redução da renda dos salários e prioridade ao mercado financeiro em detrimento da economia real. A nova direita é sócia do autoritarismo, e defensora do estado mÃnimo. Não há liberais de fato no Brasil. Acha que o paÃs deve ser para poucos não é liberalismo.
O liberalismo no Brasil nunca se fortaleceu para chegar ao centro do poder. Ao mesmo tempo, os governos auto proclamados de esquerda, melhoraram o IDH dos menos favorecidos e multiplicaram a renda dos muito ricos, com juros baixos subsidiados pelas classes médias. Isso em um contexto de crescimento econômico global. Contudo nem tocaram nos meios de produção.
O neoliberalismo é tão antigo quanto o liberalismo democrático e a trajetória histórica de ambos, bem como suas importantes diferenças, foi muito bem descrita no texto do prof Lynch. Logo no inÃcio do seu texto, encontro uma confusão a esse respeito, o que pra mim, leitora, o descredencia a seguir com a minha atenção.
A esquerda “sempre" atentou contra a democracia? Quando, desde 1985?
Todas as vezes que defende mais igualdade ainda que em sacrifÃcio da liberdade. No Brasil, aparelhando a máquina estatal, desde a Administração Direta até as terceirizadas, criando esquemas criminosos para conquistar maiorias no Congresso, propondo a criação de regras para controlar a imprensa e aparelhando entidades representativas de estudantes e trabalhadores. Sempre quebrando as regras que defende em público.
Nao precisa ser nenhum intelectual para perceber que uma polÃtica neo liberal nunca foi imposta no paÃs ! P Guedes tenta tenta mas os politicos ; o funcionalismo e etc nunca deixarao esse paÃs se desenvolver de fato ! Estado grande é o que intetessa ! Afinal quem iria sustentar essa turma e suas enormes e dÃspares e Bizarras regalias com um Governo Liberal mesmo ...
Kkkkkkkkkk. Amigo, dê um exemplo, ou melhor, dê meio exemplo de algum paÃs que se desenvolveu no mundo tocado pelo neoliberalismo.
Parei de ler e comecei a rir no "Membro do MBL". Credo Folha, na IlustrÃssima? Credo!
Se fez isso com um certo genocida durante 28 anos. Olha o que deu!
Membro do mbl ,meia bomba liberal
Neoliberal não é xingamento. Reagan e Thatcher patrocinaram um recrudescimento de princÃpios liberais que realinhou toda a cadeia global de produção, foram eles quem implementaram o tal globalismo que hoje setores da própria direita combatem. O sistema se provou produtor de desigualdade econômica no mundo todo. O que não compreendo é como um conservador, que acha que pode ditar o comportamento e escolhas alheias baseado em princÃpios religiosos, p ex, possa se dizer liberal.
Quando Caetano usou a expressão "liberalóides brasileiros", muita gente se pronunciou e torceu o narizinho empinado. Pois, é; liberalismo à brasileira sofre dessa falta de sofisticação por ficar na superfÃcie com essa cantilena contra o Estado e pipipopó... Movimento liberal brasileiro (não liberalóide) pode existir, e será bem-vindo, quando em lugar de replicar o discurso colonizado neoliberal propuser a construção de uma nação como comunidade de destino. O contrário disso dá noves fora, nada.
Vai chorar na cama do mimimises? Esses caras da direita patéticos como sempre.
O unico problema da esquerda que fica pindurada nas mamas da Terra Brasilis a 500 anos é que para voces 1+1= 5
O MBL é aquele movimento que ~~democraticamente perseguiu professores ao tentar impor o Escola sem Partido?
Os próprios... o Fernando Feriado ia dar carteirada nas escolas.
MBL é aquele grupo que incentiva a perseguição aos professores com o lindo slogan Escola Sem Partido?
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Excelente artigo. A principal diferença entre essa nova direita e a esquerda é a capacidade de autocrÃtica e coerência da primeira.
A fuga da análise sistêmica, sua dinâmica e contradições, obscurece a compreensão do liberalismo enquanto ideologia, flexÃvel o bastante para se amalgamar ás demandas do capital no seu processo de reprodução, em outras palavras, não existe liberalismo fora do seu contexto histórico, os avanços e recuos dependem das lutas travadas entre o capital e o trabalho, assim como das contradições geradas no é pelo "mercado", que nunca foi livre da tutela do capital
Agora mais essa! Neoliberais que não querem se assumir. Que apoiaram e ajudaram a eleger Bolsonaro e este desastre na saúde. Tomem que o filho é teu!
Desconfiem sempre quando lerem a palavra "nova ou novo" para enfatizar posições de matrizes ideológicas passadas, porque não passam de tinturas para renovar o que está enferrujado ou requentar o que já se estragou. Decorrido algum tempo o ferrugem ou o gosto insosso volta aparecer. Todos que em teoria se autoproclamam em quaisquer posições ideológicas só poderão ser avaliados no exercÃcio da prática polÃtica e na prática das suas relações sociais. A prática é determinante. O resto é abstração.
Pelo menos o Mbl está debatendo, pois algum tempo atrás perseguia professores acusando sem provas, que eram doutrinadores, clássica arma do fascismo. Agora só falta entrar num debate de verdade, como fez aqui. Agora dizer que os ilustres não defendem o neoliberalismo e que não existe, basta acreditar.
Pelo menos o Mbl está debatendo, pois algum tempo atrás perseguia professores acusando sem provas, que eram doutrinadores, clássica arma do fascismo. Agora só falta entrar num debate de verdade, como fez a
Excelente, queria entregar essa artigo a todo mundo que vem discutir comigo definições de matizes ideológicos, me pouparia muita energia e garganta.
Nunca vi tanta distorção em um texto! O neoliberalismo nunca foi uma invenção da esquerda. Mas, como já alertava Gramsci, os intelectuais podem não pertencer diretamente à classe dominante, mas trabalham para ela, propagando sua visão de mundo. Para saber mais e não ser enganado por textos como esse, leiam Neoliberalismo: origens e consequências (David Harvey) e assistam ao documentário disponÃvel no youtube: A doutrina de choque, baseado no livro da jornalista Naomi Klein.
Lendo isso me veem a cabeça o meme do Caetano. Que forma tosca de se comunicar. Mistura um monte de coisa, bate no liquidificador, cria monstros de papel que não resistiriam à uma reflexão sociológica de boteco e o produto é isso a, cujo argumento central é: não me chame de neoliberal por eu pregar coisas que são a própria definição de neoliberalismo. Dito isso, neoliberalismo realmente é uma palavra desgastada pela militância de esquerda, usada para qualquer coisa em qualquer situação.
Bom artigo: ajuda a dissipar névoas especulativas sobre as devidas tendências polÃticas que misturam alho com bugalho somente pra poderem permanecer no monopólio narrativo. Essa direita nascente não é bem-quista nem à esquerda e nem à direita trotskista como andamos vendo por aà onde se fala em liberdade, mas se pede pra fechar instituições: o que só pode desembocar é em autoritarismo. Mas acho que o Brasil merece trilhar esse caminho, sim, de liberdade e de institucionalidade maduras.
Perfeito, Sérgio. No Brasil as ideologias dominaram o debate e se vc pensa diferente do clero intelectual dominante é considerado alienado.
Rapaz, o que você andou tomando hoje? Vacina antirrábica estragada?
Um panfleto desses ser publicado assim... lamentável. A nova direita é neoliberal sim! E é autoritária, antipopular, avessa à noção de público, desprovida de senso de responsabilidade social. A nova direita é o lobby organizado de meia dúzia de magnatas que não sabem nada de Estado, de realidade brasileira, nada de nada. Vocês estão no bolso do Bolsonaro e jamais vão sair daà para governar alguma coisa nesse paÃs porque o povo sabe quem vocês são.
Adorei. A que ponto a igno.rân.cia, aconselhada pela estu.pi.dez e a idio.tice pode chegar! Por isso sou assinante da FSP, um espanto por dia.
Qual "nova direita" cara pálida? Aquela que se diz liberal na economia e conservadora nos costumes? Liberal é uma posição respeitável que presa pela liberdade individual nos campos econômico, polÃtico, religioso e intelectual. Os Novos Liberais só se preocupam com a liberdade econômica e as outros campos de liberdades só são defendida quando muito conveniente. Neoliberal é uma forma de diferencia-los dos liberais clássicos, se quisemos nomealos de forma depreciativa, liberaloides é melhor.
Este é o movimento Brasil livre - compra quem quiser. Mas que os compradores não deixem de atentar para a exaltação da virtude da 'água encanada', isto é, o anti-bolsonarismo redentor...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Nova direita não deve aceitar ser chamada de neoliberal Voltar
Comente este texto