Ilustríssima > Nova direita não deve aceitar ser chamada de neoliberal Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
Neo liberalismo existe sim, e a direita brasileira é tão "diversa" que Bolsonaro teve 45% dos votos logo no primeiro turno. A direita brasileira é chucra.
Primeira vez que tivemos um governo de direita desde Collor? Quando é que tivemos um governo, de fato, de esquerda aqui? E parece que neoliberalismo foi abordado apenas sob o viés econômico no texto. Neoliberalismo é estilo de vida. É sedução discursiva sobre meritocracia, do it yourself e por aà vai. Estilo esse necropolÃtico, diga-se de passagem. Afirmar que FHC não é de direita foi demais, hein!?
Acho que mais que a associação com ditaduras, o termo neoliberal é associado à defesa da aritmética na polÃtica fiscal dos governos. Aqueles que defendem um Estado em que as despesas sejam financiadas com impostos são neoliberais. Já os progressistas são defensores de gastos financiados pela expansão da dÃvida pública. Para esses, como no fundo a dÃvida é moeda, não há limites para sua expansão. Se isso resultar em inflação, a culpa será de qualquer um, menos da expansão monetária...
A diferença entre um verdadeiro liberal e a direita/esquerda, é que o liberal não quer controlar com quem ou com quantos você faz negócios, e nem com quem ou com quantos você vai para cama
Contorcionismo para evitar a merecida pecha. O tema é bem desenvolvido no verbete "Neoliberalism" da Wikipédia. É falso que foi "criado pela esquerda para criticar seus adversários", pois era usado há tempos pela academia. Também falso a "constante ameaça representada pela esquerda à democracia". A esquerda não tinha essa força em 1964 e Jango não era de esquerda. E o Psdb também não.
E a academia é dominada por quem cara pálida?
Uai, se defender a polÃtica do "Estado MÃnimo", priorizar o econômico em detrimento do social, ser ferrenho defensor de privatizações a todo custo, defender o status quo e ser contra melhor distribuição de renda, será chamado de neoliberal sim, pronto e acabou...Caso não goste, mude de vida, comece a ter mais empatia pelos mais pobres, indigne-se com a injustiça social que vivemos, ora pois...
São neoliberais sim.O bolsonarismo é extrema direita golpista histórica. Estes que se dizem liberais criticam o estado ,mas vivem dele e nele.
Acho interessante chamar atenção aos maniqueÃsmos, mas o texto aqui é tendencioso também! Ademais, colocar o PSDB como uma "das gradações da esquerda" é no mÃnimo distorcido: o PSDB não é social democrata, é um partido liberal muito mais próximo da Direita do que da Esquerda!
Em seu nascedouro, o PSDB era de centro-esquerda, social-democrada, como seu próprio nome revela. Para assumir o poder e ganhar apoio do empresariado, "endireitou-se" e fez um governo neoliberal, em sua essência. E, cada vez mais, alinha-se à direita, no expectro polÃtico. Infelizmente, Covas, Franco Montoro e José Richa não deixaram sucessores à altura, nem mesmo seus filhos e netos...
O oportunismo NEOLIBERAL é ultrajante. Tentam se livrar da "pecha" vestindo-a completamente.
É válido para que o autor chame a atenção para que evitemos uma análise rasa e homogênea da direita, que realmente é um fenômeno bem mais complexo e diverso do que o bolsonarismo. Agora falar em um tropicalismo que contamina a suposta pureza ideológica importada dos paÃses do Centro e requentar, ainda que dissimuladamente, o argumento de que o Golpe de 64 foi uma resposta ao autoritarismo da esquerda, faz com que o texto de “nova” direita só tenha a roupa da moda.
Concordo, um texto mal escrito.
O conceito que trouxeram de neoliberalismo é ridÃculo. Tá faltando leitura para o quê se quer chamar de direita "qualquer coisa". Vamos aprofundar os conceitos e sair do lugar comum.
A esquerda brasileira, desde o PCB, sempre buscou o poder pelo voto, em perÃodos democráticos. Os senões ocorreram em 1935, com a ditadura Vargas, e com a guerrilha durante a ditadura militar. Ou seja, reações, ao meu ver legÃtimas, ao arbÃtrio, ainda que atabalhoadas. Liberal que apoiou ou apoia governos de força vira isto aà mesmo: um neoliberal.
Segundo o autor, neoliberal é uma pecha que a esquerda colocou em grupos que prezavam mais pelo liberalismo econômico do que o polÃtico e que, portanto, jamais perderam a chance de se aliar a populistas e autoritários de plantão. Curioso: para o autor, nossa direita é atrasada pois "filtra" erroneamente o modo correto de aplicar o livre-mercado. E ainda justifica uma aliança com o golpismo de 64 como uma reação à s "ameaças antidemocráticas da esquerda". Neoliberal: c.q.d.?
Diria a esse doutor do MBL, que leia a Sociedade Ingovernável do Francês Grégorire Chamayou. Lá está tudo explicadinho, assim, vejo que professor Lynch fez uma analise coerente, diferente dessa do membro do MBL..
"Diante da constante ameaça representada pela esquerda à democracia, os liberais brasileiros aceitaram, em alguns momentos, uma aliança diabólica com forças autoritárias, como ocorreu em 1964."
Hipócrita né? Pra dizer o mÃnimo. Os "liberais" brasileiros insuflaram o Golpe de 1964 que depois voltou-se contra eles! Da mesma forma como tivemos em 2018 o #BolsoDória e agora o governador de São Paulo sofre ameças dos bolsonarista!
O MBL, cujo autor do artigo é membro, foi o responsável direto pela vitória do bolsonarismo nas urnas. Esse texto não merece nenhum crédito.
A questão que emergiu da leitura foi como que este palpiteiro conseguiu seu doutorado? Custa quanto um doutorado na PUC-SP?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Nova direita não deve aceitar ser chamada de neoliberal Voltar
Comente este texto