Ilustríssima > Candidato de militares, Bolsonaro agora dá motivo para que voltem aos quartéis Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    A conduta de Bolsonaro em recrutar e descartar militares da ativa ou da reserva, para compor o alto escalão de seu governo, revela, isto sim, que ele não pode se desfazer do estamento militar. É refém dele para o que der e vier. E ele acha que detém o controle das Forças Armadas, quando, historicamente, elas é quem estabelecem as condições de convivência com o poder político. A sobrevivência de Bolsonaro está intimamente ligada em agradá-las nas suas preferências. Caso contrário......

    Responda
  2. José Antonio Bonato

    Enquanto o país não colocar na cadeia esses militares que tramam para tomar o poder, a exemplo do que fez a Argentina, a democracia estará sujeita a solavancos. A especialidade das Forças Armadas brasileiras é, de longe, matar compatriotas. Assassinaram pobres diabos na guerra de Canudos, no golpe de 64, agora na pandemia. Gente que nunca foi testada numa guerra de verdade, trabalha pouco, ama uma boquinha e tem aposentadorias gordas.

    Responda
  3. Ivan Zacharauskas

    Bozo está simplesmente dando o troco a todos os militares que o chamaram de capitão medíocre: aproveitando-se de sua posição de PR, comprando militares com cargos, depois descartando-os a seu bel prazer, jogando a culpa de sua própria insignificância e incompetência nos militares descartados. Que pena para o PR não ter um militar também na economia, aí estaria com mais alguém para demitir e descontar sua ira e inveja... Mas parece mesmo que os militares estão numa boa com o PR...

    Responda
  4. paulo da silva

    Voltar aos quartéis e lá ficarem calados e deixar o serviço aos que detém o direito, que são os políticos. Estipular regras para que o militar que for candidatar , seja já mandado para reserva.

    Responda
    1. Gladson Gurgel

      O poder é civil, emana do povo e por ele deve ser exercido. As nossas gloriosas FFAA cabe a defesa patriótica da nossa soberania.

  5. MARCOS BENASSI

    Seu João, muito grato: terceira voz no dia a descortinar, desassombradamente, a filhadaputagem - não há outra expressão mais descritiva - dos milicos nesse momento da vida brasileira. Ora, haja paciência, não bastaram vinte e poucos anos no poder, exercitando violência de estado, comprovada documental e testemunhalmente? Não há possível perdão, a instituição insiste em se enKHlhar, tutelada por gente contra-constitucional, ssaafada, que sabe estar caminhando numa direção inválida. Fim do mundo.

    Responda
  6. LEILA DE MORAIS

    Excelente!!!! Mostra a situação clara como a luz solar.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Cara Leila, se me permite: mostra, solar e claramente, a escuridão ética em que nos encontramos...

  7. Reinaldo da Silva

    Excelente artigo. Desmonta a falsa versão de que os militares "foram usados por Bolsonaro". Os militares acreditam que somente eles são defensores autênticos das instituições democráticas. É a formação que recebem. No Poder de Estado tornam-se cúmplices de ditaduras. Consultem o passada e o presente, e importante, observem o que ocorre em determinados países. Os militares não aceitam a diversidade ideológica inerente da Democracia. É a formação deformada que recebem desde a formação.

    Responda
  8. Bernardo I

    Excelente!

    Responda
  9. CLAUDIO L ROCHA

    Nao podemos esqueçer que o psdb/fhc aecio e cia., ajudaram a quebrar as regras institucionais e implementaral vale tudo para retirar a esquerda do governo, abrindo caminho para isso que está aí. Problema é que Bolsonaro participava e conhece o jogo de manipulação e cinismo da direita, poristo está ganhando o jogo. Bolsonaro so perde se a direita assumir o erro que fizeram contra o PAIS tentando destruir a esquerda, e incorporarem PT/lula ao jogo politico,

    Responda
  10. José de Paula

    A in,sana estup,idez do capitão é tão clara e evidente que não há como ficar indiferente: Ou você apóia o gen,ocíd.io ou o condena. Não tenho meio termo. Estamos lidando com verdadeira b,e.st.a fe,r.a. Tendeu?

    Responda
  11. Antonio Lima

    Parabéns pela excelente análise, Professor!

    Responda
  12. CLAUDIO L ROCHA

    Nao podemos esqueçer que o psdb/aecio/fhc e cia., ajudaram a quebrar as regras institucionais implementando o vale tudo para retirar esquerda do governo, tinham certeza que alkimin venceria e acabaram abrindo caminho para isso que está aí. Bolsonaro conhece o jogo de manipulação e cinismo da direita, poristo está ganhando jogo. Bolsonaro so perde se a direita assumir o erro que fizeram ao PAIS tentando destruir a esquerda, e incorporarem PT/lula ao jogo politico novamente de forma definitiva

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Virgem santa, Adler, conjugais, conjugais, e não falais coisa com coisa...

    2. CLAUDIO L ROCHA

      Então adler, voce que se diz de esquerda, o que duvido, deverias se lembrar que aecio desde o começo questionou a legitimidade da eleição dadilma, depois, quis pedir recontagem, tudo isso mantendo os eleitores nas ruas...Enfim não queiras dar uma de esquerda pois todos lemos seus comentarios ao longo do tempo, até porque pela singularidade do seu nome que chama atenção. Então deixe de querer enganar para tentar vencer debate atraves do meu comentario. Psdb é sim o maior culpado pela nossa de

    3. Adller Sady Rijo Farias Costa

      Se falais do impeachment, o que esperáveis dos Tucanos? Uma defesa ferrenha da Dilma contra os procuradores do TCU que a denunciaram e gritos pró-PT contra as investigações na Petrobras ? Nem todos são Brizola, que se opôs ao impeachment do Collor, nem PT em 1992 nem Tucanos em 2016 tomaram a atitude legalista do Brizola.

    4. Adller Sady Rijo Farias Costa

      Vossa afirmação sobre o vale-tudo do PSDB nas eleições de 2014 é surpreendente. Não consigo achar exemplos para avalizar vossa opinião. Sou de esquerda e grande leitor. A de 2014 foi uma eleição acirrada. No entanto, não vi esse « vale-tudo » antidemocrático dos tucanos que citais. Vós usais um discurso de vítima impoluta que não ajuda em nossa luta contra esse presidente execrável que temos. Enfim, citai exemplos sobre a atitude antidemocrática nas eleições de 2014.

  13. Carlos Alberto Pereira

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Tadeu Roberto Corbi

      @josebatista. Rachadinha, loja de chocolates, laranjal, depósitos na conta da micheque, queiroz, mansão, val do açaí, leite condensado e 310.000 mortos. Vc assume isso?

  14. GETULIO MOURA DE SIQUEIRA

    Com a pandemia, ficou muito mais fácil para o desgoverno. Não precisa fazer nada (somente ca ga das).

    Responda
  15. Maria José de Carvalho

    Quem são os seguidores cegos do genocida, Heleno e Pazzuelo. Sem dúvida que o alto comando das Forças Armadas tem competência e senso crítico para não seguir o genocida. Não dá p confiar num ex-tenente expulso do exército, q queria explodir um quartel.

    Responda
  16. Luiz Almeida

    Este senhor se move através da desordem, do ódio e da bagunça institucional. Não houve nenhum dia de seu governo que ele não tenha destilado uma frase provocativa, uma ordem para a anarquia. Não trabalhou nenhum dia para o bem deste país e ainda tem a coragem de dizer que não o deixam trabalhar.

    Responda
  17. ANTONIO JOSE ALMEIDA SILVA

    O nosso Exército está de parabéns, não foram na onda de Bolsonaro!

    Responda
    1. Erica Luciana de Souza Silva

      Acho q tem um equívoco em seu comentário. Os militares, pelo menos a maioria, sempre foram na onda, melhor, eles ajudaram a fabricar a onda. O q acontece é q, agora, os mais de 300 mil mortos pela covid estão formando um ataque contra todos q participaram deste morticínio. Os militares estão com medo das consequências q este exército de cadáveres pode desencadear. Estão pulando fora enqto eles acham q ainda dá tempo.

    2. Leonardo Gama

      Tirando que foram na onda por anos seguidos, dessa vez parece que não foram. Antes tarde...

  18. Israel Gonçalves

    O prof. dr. João Roberto tem uma análise lúcida da realidade política. Tenho acordo com as palavras do professor.

    Responda
  19. Decio de Paula Machado

    Bolsonaro tem todas as características de um ditador que imita através dos tempos e e muito parecido com um país europeu a mais de 80 anos atrás ... militar de baixa patente que comanda militares de alta patente , resultando com isso um Brasil quebrado financeiramente , com educação e saúde , dilaceradas ... e na guerra contra um mal maior estamos com mais 300.000 mortos . A única saída deste parasita , deveria ter a hombridade de imitar o sei ídolo de 80 anos atrás ... e sai do mapa .

    Responda
    1. CLAUDIO L ROCHA

      Nao podemos esqueçer que o psdb/aecio/fhc e cia., ajudaram a quebrar as regras institucionais implementando o vale tudo para retirar esquerda do governo, tinham certeza que alkimin venceria e acabaram abrindo caminho para isso que está aí. Bolsonaro conhece o jogo de manipulação e cinismo da direita, poristo está ganhando jogo. Bolsonaro so perde se a direita assumir o erro que fizeram ao PAIS tentando destruir a esquerda, e incorporarem PT/lula ao jogo politico novamente de forma definitiva

  20. Paulo Pinheiro Machado

    Ótima análise. A imprensa criou uma falsa dicotomia entre Bozo e o comando do exército. Esta formatura de 2014 dá elementos importantes para mostrar uma escalada de tomada do poder.

    Responda
  21. david molero

    .muito mimimi

    Responda
    1. Rafael Lopes

      Ótimo argumento, é possível ver como o senhor lê bastante.

    2. Hernandez Piras Batista

      Como você vê, Moleira, estão todos morrendo de medo do novo Ministro da Defesa.

  22. david molero

    Muito mínimo...

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.