Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alan Moacir Ferraz

    Parabéns Sr.Ricardo Pereira . Com humor e profundidade analisa um período nefasto da história deste sofrido pais. Ditadura jamais..

    Responda
  2. CLAYTON MARCELO PRADO DE CAMPOS

    Texto de muito bom gosto.

    Responda
  3. orlando gomes de freitas

    O estudo de História é muito importante, para todas as áreas do conhecimento, sem dúvida, não conhecer os caminhos de seu mundo , é padecer com as mentiras deslavadas e impertinentes dos que querem "mudar a história" em verdadeiro crime contra o conhecimento. Houve sim, uma Ditadura, houve sim Torturas, houve sim cerceamento de liberdades, houve o AI5, houve sim os maiores crimes contra nossa nação e seus cidadãos. Ditadura nunca Mais !

    Responda
  4. José Cardoso

    Há uma incompreensão em relação à inquisição. Em uma época em que o povo suspeitava de bruxaria e ia logo queimando, ela tentava por alguma ordem, com a formalidade de processos e interrogatórios. É só ver que já no século 17, e nos EUA protestantes e livres portanto da inqusição, bruxas eram condenadas à morte.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Faltou dizer, ó José, qual é a incompreensão em relação à inquisição. Até onde sei, o objetivo da Inquisição era claro: formalizava processos e interrogatórios e julgamentos como demão de verniz à execução pura e simples de quem ousava pensar por conta própria, ou, no caso específico das mulheres, ousavam ter e demonstrar desejos. Aliás, na repressão ao desejo feminino, o papel da Inquisição foi insofismável.

  5. MARCOS BENASSI

    Hahahahah, sêo Ricardo, és um pândego! "Nevertheless",` o câncer colorretal pode, em certas circunstâncias, ser, sim, ser celebrado. É meio eixcroto, admito, mas se contrapõe a mais de três centenas de milhares de mortos: na circunstância de atingir o Bozo ou algum comparsa tóxico, mormente aqueles com poder, consequencialisticamente, tá valendo. Há críticas válidas, como também válidos são os argumentos em prol. Pode me chamar para festa do Câncer colorretal seletivo, falou? É nóis.

    Responda
  6. Amarildo Caetano

    Vivi aquele tempo sim.Sugiro que quem acha que Jango um reformista queria transformar o Brasil em Cuba estude história.Quem acredita nisso são os mesmos defensores da cloroquina e tortura ....

    Responda
    1. Miro Costa

      Eu estudei. Por isso conheço a história. Sou apenas Dr. em História. Tá bom?

  7. Wagner Passos Garcia

    Meu amigo Ricardo Araújo, sugiro que seu texto seja encaminhado às escolas de samba do RJ e sirva de mote ao enredo e alegoria q representem no desfile a insana comemoração dos muitos crimes históricos voce tão bem equiparou. Uma ala poderia ser p inquisição, outra p holocausto, outra p ditadura e suas práticas de tortura, censura e mentiras, outra p 400 anos de tráfico de escravos e escravidão no Brasil, outra p condução criminosa desta pandemia, tudo sob o refrão Foi p Bem e p Ordem.

    Responda
  8. Hayton Rocha

    Muito bom. Mas, eu e minha mania de xeretar. Se fosse meu, fecharia o texto assim: “... Afinal, até o câncer evolui.”

    Responda
  9. Miro Costa

    Como é bom ter um folhetim à disposição para vender ópio. O que realmente gera perplexidade é ainda ter gente que não veja com perplexidade a atitude autoritária da esquerda corrupta - perdão pela redundância - de querer impor seus pontos de vista. Quem VIVEU os anos 1960, não apenas adotou a versão dos perdedores contada pelos doutrinadores travestidos de professores, sabe que a Ditadura, com D maiúsculo, salvou o Brasil. Viva a Ditadura!

    Responda
    1. Valéria Murad

      Hahahaha! O que você tá usando? Cloroquina?

    2. BRUNO JOSE FORTES

      Crianças precisaram ser sequestradas e gestantes torturadas para que o Brasil fosse salvo? Este seu comentário é repugnante. Como se atreve?

    3. MARCOS BENASSI

      Viva, viva! Miro viveu, Miro estudou, Miro pontifica: quem não é eu, não sabeu. Ave, Mirum!

    4. José Ricardo Braga

      Miro, assim como a meta de quem pensa como você é transformar o Brasil nos EUA (e só entrega Yemen) é certo que a meta dos que estão no lado oposto ao seu é entregar uma China e não Cuba ou Venezuela. Aposto que sua resposta vai ser: "Mas a China é o país mais capitalista do mundo!" por causa de sua industrialização. É, por este ponto de vista, os EUA também são o país mais comunista do mundo por seu seguro social. ;)

    5. Miro Costa

      Apenas estudo, rapaz. Faze tu o mesmo e ganharás um pouco de pão intelectual para alimentares tua ignorância histórica.

    6. MARCOS BENASSI

      Miro, teus olhos estão nas costas. E tá rolando uma degeneração macular da forte. Pode também ser demência, sei não...

  10. wladimir jurado lourenço

    Eita !

    Responda
  11. Amarildo Caetano

    Joåo Goulart ia fazer reformas neste país de miseráveis. A elite econômica com ajuda da mídia deu o golpe civil- militar..A história se repete .Um juiz imparcial prendeu Lula com ajuda de outras instâncias imparciais. A história do Brasil é uma história de golpes,palavras da ministra Carmem Lúcia.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Mirão é dotô ni história, e só aceita como válido o método testemunhal. Científico até o caroço. De pequi.

    2. Alexander Vicente Christianini

      Sr. Miro, que dizer então da tentativa dos militares impedirem em 1955 a posse de Juscelino, o presidente que mais abriu o País ao capitalismo internacional e trouxe as montadoras para cá? De novo em 1956 (Jacareacanga) e 1959 (Aragarças). Em 1961 Jânio renuncia e lá estão os militares de novo. De novo em 64. Essa politizacao das forças de segurança (pra qualquer lado) é péssima e fonte de instabilidade. Enquanto defendermos isso continuaremis um república de bananas.

    3. Miro Costa

      Viveste aqueles tempos, Amarildo? Jango ia simplesmente transformar isso aqui numa grande Cuba. E é o que ainda promete o corrupto-mor Lula da Silva, que, salvo por uma jogada política de um STF golpista, quer seguir vendendo a imagem de alma mais honesta.

    4. Miro Costa

      Como é bom ter um folhetim à disposição para enganar ingênuos. O que realmente gera perplexidade é ainda ter gente que não veja com perplexidade a atitude autoritária da esquerda corrupta - perdão pela redundância - de querer impor seus pontos de vista. Quem VIVEU os anos 1960, não apenas adotou a versão dos perdedores contada pelos doutrinadores travestidos de professores, sabe que a Ditadura, com D maiúsculo, salvou o Brasil. Viva a Ditadura!

  12. Joana C

    Um excelente texto, a comprovar que também nos assuntos mais sérios o humor, neste caso a ironia, se adequa

    Responda
  13. Anna Amélia Meule

    "Outra objeção frequente tem a ver com o fato de os militares terem prometido uma intervenção breve, embora a ditadura tenha durado 21 anos." hahahaha, boa!

    Responda
  14. RODRIGO DORNELLES

    Ironia, uma arma poderosa, que não mata, mas ridiculariza.

    Responda
  15. Emerson César de Campos

    Ricardo, como português saiste te um grande brasileiro o pá! Muito boa a crônica, como sempre. Sorte e saúde na jornada!!!

    Responda
  16. edilson borges

    Senhoras e senhores (Em diversas cores) senhoras e senhores Como dizia o TomZé: Se neste momento solene Não lhes proponho um feriado comemorativo para a sacrossanta glória da burrice nacional É porque todos os dias, graças a Deus Do oiapoque ao chuí, dos pampas aos seringais Ela já é gloriosamente festejada, gloriosamente festejada

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Eita, São Tom Zé!~!

    2. Tadeu Roberto Corbi

      Desculpem. há de ser...

    3. Tadeu Roberto Corbi

      Continuando em música: Apesar de você amanha a de ser outro dia... Quando chegar o momento este meu sofrimento vou cobrar com juros, juro... Você vai pagar é dobrado cada lagrima rolada neste meu penar. (Chico Buarque im Apesar de Você)

  17. Tadeu Roberto Corbi

    Simplesmente asquerosa a foto que ilustra a matéria (parabéns ao fotógrafo que fez a tomada). Aos 320.000 mortos, ver pessoas(?) prostradas em oração frente ao comando militar causa nojo. Estão ajoelhadas, agradecendo a que? Oram para que? Pedem o que? Se acreditam em força de orações, por que não rezar pelas famílias enlutadas? Estamos no fundo do poço da moral, da solidariedade... da civilização.

    Responda
  18. Hélio Barbosa

    Contra certas celebrações, só mesmo a fina ironia do Ricardo...

    Responda
  19. Hernandez Piras Batista

    Muito bom, como sempre!

    Responda
  20. José Marques Mendes

    Ótimo.

    Responda