Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Trindade

    Parabéns velho "bruxo". Ainda restam alguns e desejo vida longa. Espero realmente que teu diagnóstico esteja correto e as cercanias do pântano do planalto, qualquer hora acorde pra lá de Buenos Ayres. Como cão caído de um caminhão de mudança, ou a velha da foice que perdeu agora sem fio, perdeu a razão da sua existência. Foi um grande prazer ler sua matéria.

    Responda
  2. Claudio Belodi

    " ... quanto mais perto do presidente uma pessoa está, mais longe da realidade ela vive", pois foi assim o período da sua existência nos governos Lula e Dilma, muito longe da realidade. Pior que não acordastes até hoje.

    Responda
  3. jose fior neto FIOR

    Parabéns, Elio Gaspari - comparação perfeita e atualíssima.

    Responda
  4. Alcides alcantara

    Respeitosamente. Recurso bes- ta esse de inventar correspondência entre personagens históricas.

    Responda
    1. neli faria

      É sensacional esse recurso. Imagino o Jango escrevendo para o bolsonaro... será que conseguirá ler?

  5. roberto oliveira melo filho

    1) O repetido modelo de "cartinhas" tem a pretensão de dizer que se pode aprender alguma com a história, a fim de não se repetir os "erros" do passado, embora o contexto, em todos os aspectos, seja bem outro. Mas este não é o caso, pois o forte do tenente recalcado não é a interpretação racional dos fatos; 2) A outra lição: não se deve confiar em militares; 3) O general, interventor malsucedido no Rio, quis dizer "missão comprida"...

    Responda
    1. neli faria

      Confiar não digo(não conheço nenhum!), mas, é muito incompetente. Veja, a ditadura militar acabou com a Educação e Segurança Pública ( Leis 5692/ 71 e 5941/73),acabou com as Ferrovias e deixou de brinde a Hiperinflação! Agora o capitão deixará a Cidade dos Mortos (mais de 330 mil, minha irmã habita lá desde 31/12) e a hiperinflação.

    2. Antonio Carlos Orselli

      Comprida, e, como a obra superfaturada dos milicos, a Belém/Brasília, mal acabada.

  6. Antonio Pimentel Pereira

    Esses que vivem ao redor do presidente não entendem que o Brasil é uma federação, governo federal, estados e municípios. A elite de servidores públicos altamente remunerada premiada com a nomeação em cargos comissionados, que representa uma burla ao concurso público, só resta balançar a cabeça para o chefe lá no gf. Aqui nào existe um padrão de governança tanto no executivo, legislativo e judiciário, vai levando de acordo com a diretriz dos chefes de então, até o stf está contaminado cm o modelo

    Responda
  7. Roberto Ramalho

    Estádio de sítio?

    Responda
    1. Jahy Carvalho

      Então...maus hein. Já não basta um punhado, agora um estádio? É muito sítio.

  8. Rodrigo Ribeiro

    Precisamos entender que Bolsonaro não é contra a democracia. Ele corrói a república. Com um eventual estado de sítio retórico, ele retoricamente visa garantir a liberdade de ir e vir. Nunca pensa em golpe. Golpe dá trabalho. Ele é só mais um deputado vaga.bundo do baixo clero que rou.ba verba de gabinete. Não trabalha. Só isso. Não passa disso.

    Responda
  9. Luciano Napoleão de Souza

    Esquerdo-pata, o correto é: quem mais próximo de Bolsonaro está mais longe da imprensa subversiva está!

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Somos um país muito criativo. O mundo inteiro conhece os napoleões de hospício. Só nós temos napoleões da cloroquina.

    2. Mauro Guedes

      Pelo sobrenome que ostenta, o interesse na orientação histórica poderia poupá-lo da informação imprecisa por absurdo fático. Gaspari "Esquerdo-pata"? Diga isto à Hoffman e será melhor orientado. Quanto ao leviano leviatã, desorientado por má-fé e escusos interesses, soerguido por quatro pilares por si criados em similar caráter ausentico, não faltará ração a seus vacuums. Basta acreditar em fé inabalável.

    3. Renato Almeida

      Muuuuu

  10. ADONAY ANTHONY EVANS

    Em 31 de março de 1964, João Goulart colocou seu pijama listado, com cadarço e paletó de botão. Ainda se os usava. E foi dormir tranquilo no Palácio do Catete. Sonhou com um Universo Perfeito, e com o dispositivo militar do general Assis Brasil, onde O II Exército de Amauri Kruel era peça importante. Acordou com a informação dos tanques nas ruas. Com seu bom humor, sorriu da pegadinha de 1º de abril. Não era. Foi prá Brasília e caiu.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      É vero. Mas não contava com a mala de dólares que o Kruel ansiava receber.

  11. Dario Fausto

    Jango@edu é a melhor!!! Grande Elio!

    Responda
  12. José Oliveira

    Bolsonaro é um radical mesmo, boto fé. Correram com o Jango porque ele queria fazer uma reforma agrária para beneficiar milhões de brasileiros famélicos. Bolsonaro é mais radical, está fazendo uma reforma agrária, urbana e política para beneficiar alguns brasileiros gordos e de pança cheia de leite condensado, picanha, destilados, goma de mascar etc.....

    Responda
  13. Jo Almeida

    Segundo o meu horóscopo um certo 03 filho de um certo pr , não poderá mais fazer viagens internacionais , pois segundo um site investigativo americano , um certo deputado federal brasileiro estaria envolvido na reunião que antecedeu a invasão do capitólio, se os EUA for os EUA, darão uma resposta em breve e se eu fosse o 03 jamais iria aos EUA ou em países que mantém extradição , pois está na mira do inquérito do congresso americano. Fica a dica. Maktub

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      E os burgers como ficam?

    2. Mauro Guedes

      Que sua fonte seja forte e fidedigna. Teríamos um instante de felicidade no terror que nos assola diariamente há mais de um ano.