Samuel Pessoa > Gaúchos dizem não ao populismo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Esse artigo é um mar de bobagens. Quem quebrou o estado foi o MDB, mais especificamente o gov Brito. O pior governador da história do RS foi Sartori, que antecedeu Leite e também é do MDB. O MDB teve metade dos governadores desde a redemocratização, sempre com os piores números... Leite é um bom nome, pois é democrata - o que virou luxo - mas o governo dele não é melhor do que foi o do Tarso ou o da Yeda. A polÃtica do RS não tem confluência com a platina desde o século 19.
Por fim, até no aspecto panfletário esse artigo falha, pois Leite precisa ser vendido como opção para a esquerda. A extrema direita não vai comprar ele porque ele é aberto ao diálogo. Agora no fim do ano, traÃdo pelo MDB (surpresa) ele costurou uma reforma tributária com o PT. Essa é a maior qualidade dele, mas mostra o quanto o articulista erra ao criar um antagonismo dentro do campo democrático. Por fim, Bolsonaro é filho do neoliberalismo, um câncer que está matando o verdadeiro liberalismo.
Também é mentira que o povo do RS não escolheu o populismo. Em 2002 a campanha para o governo do estado apresentou o MDB como terceira via entre direita e esquerda. Ganhou com discurso populista. Em 2004 tomam a prefeitura de Porto Alegre com o mesmo discurso. Recebem do PT uma cidade premiada com dinheiro em caixa e entregam quebrada ao PSDB, com Melo, candidato do MDB posando de esquerda. Quatro anos depois Melo é eleito alinhado ao Bolsonaro, como tentou Sartori em 2018 contra o Leite.
Moro no RS e não vejo este estado maravilhoso da coluna. De fato, Leite vem sendo um governador mais que razoável. Mas atribuir o déficit histórico do RS apenas ao PT é uma piada e aà o autor se revela um mero panfletário. Desde a redemocratizaçao, o partido que mais governou o RS foi o MDB (4 vezes), seguido por PT (2 vezes) e PSDB (2 vezes). O deficit do RS é histórico, mais da metade da folha é de aposentados e a dÃvida com a união enorme. Nenhum governo apresentou soluções efetivas até hoje
Maria, eu compartilho da opinião do Daniel. Dado o horror que vivemos, Leite, um democrata aberto ao diálogo, seria uma ótima opção, mas isso não torna o governo dele ótimo, muito menos a culpa é do PT. Basta ver os números desde a redemocratização para ver que o MDB quebrou o RS. Para elogiar o Leite não era necessário, nem digno, nem ético, atacar o PT por uma conta que é do MDB.
É interessante o modo de receber uma informação: em nenhum momento o autor se referiu a "estado maravilhoso". Apontou melhoras, como os 70% gastos com a folha, terem caÃdo para 63%, estando ainda acima de 60% estabelecido. Nem falou se melhorou a eficiência desses funcionários, que levam esses 63%. Mas num paÃs de polarização, que não sai do lugar, importante mostrar que é possÃvel encontrar um caminho. Talvez na esperança de se chegar a esse "estado maravilhoso" para nosso paÃs.
Eis que nasce o avatar de Salvador da pátria, como já dito em outros comentários, remember Collor, e mais recentemente, jair"milichianorachadinha$" bozonaro.
Leite é um democrata que dialoga e consegue formar consenso. Seria um grande avanço - apesar de eu não concordar com metade das polÃticas públicas que ele defende. Vergonhosa é essa defesa desinformada que perpetua lendas criadas pelo MDB, que quebrou o estado nos anos 90 e diz que isso foi obra do PT em 2014...
Lendo os comentários anteriores, fica explÃcito o patrulhamento petista sobre a opinião do brilhante economista e autor do artigo. Sério que ficaram assim por acharem que, com o cada vez mais provável naufrágio do governo Bolsonaro, o "povo" vai voltar a endeusar Lula e reconduzi-lo ao poder? Sim, o STF disse que Moro foi parcial, mas quantos disseram explÃcitamnte que Lula é inocente? O povo acredita que não houve roubo nos governos do PT? Sorry, mas assim como JB é populista, Lula também é!
Meu amigo, não é questão de patrulhamento petista. Antonio Brito quebrou o estado nos anos 90, Sartori foi o pior governador da história. MDB teve metade dos governos do RS desde a redemocratizacao e vive de se vender como terceira via entre a direita e a esquerda, sendo o mais populista possÃvel e destruindo tudo por onde passa. Basta se informar.
Esse "modus operandi" eu já vi. Lembram-se do Collor? Toda mÃdia endeusando o "caçador de marajas", a globo li xo fez até um globo reporter especial para ele. Quando a elite escolher alguém que seja submissa a ela e que a represente, veremos matérias assim em todos os veÃculos: TV, rádio, Internet, jornais, etc... E quanto à queles que não servem a essa elite ignorante e grotesca, dar-se-á o contrário, irão descontruir tudo o que essa pessoa tiver feito de bom. Exemplo clarissimo: Luis Inácio
Gostou? Da o furoso pra ele. O RGS só não e pior em economia que o RJ, faz mais de 4 mandados sem governo de PT. Esta não colou.
Grande parte do centro e direita brasileira deveriam começar seus discursos reconhecendo erros de apoiar Bolsonaro, pra depois tentar mostrar algum feito que dificilmente dará certo no Brasil, um dos paÃs com pior distribuição de renda do planeta. Com seus defeitos quem conduz polÃtica de prioridades sociais sairão melhores.
Essa base de dados é questionável, logo, essas conclusões podem ser totalmente falsas. Também acho questionável a forma como se deu a narrativa... mais parece propaganda eleitoral.
Faltou dizer como a POPULAÇÃO avalia a prestação de serviços feitas pelo Estado. É ela quem paga a conta cara-pálida. Fazer cortes no orçamento, previdência do funcionalismo eu também faço!!! Quero ver os resultados no desempenho dos alunos das escolas públicas, no atendimento à saúde primária, na rede de saneamento básico, no salário dos catadores de lixo e por aà vai. Textinho de décima categoria!!!!
Não sei onde vemos melhora do desempenho dos alunos com professores estáveis que não estão nem aÃ: aposentam-se mais cedo, recebem licenças e aumentos por tempo de carreira e não podem ser demitidos nem têm seu trabalho avaliado, isso melhora o desempenho dos alunos onde?!
O Leite (Moço) fumava mas não tragava bolsonaro. Agora, encantado com a mosca azul que o Fhc arranjou para ele, parece que deixou o vÃcio. Mas com o Fhc como cabo eleitoral vai se dar mal, pois os últimos 5 candidatos presidenciais apoiados por ele perderam as eleições, sendo que o último nem ficou para o segundo tempo.
O artigo de Samuel Pessoa, a meu ver, se configura como propaganda polÃtica, pois assinala apenas questões positivas de um governo num tom/volume de palanque. E o faz de modo rasteiro ao comparar com governos passados considerando apenas parâmetros de gestão pública pelo seu prisma técnico e, se não estou enganado, ideológico. Será que podemos nos fiar a Samuel Pessoa para conduzir boas práticas em nosso paÃs? Talvez aproveitemos algo, claro.
Que propaganda polÃtica descarada, esse texto do articulista. Claro, vindo de um neoliberal, num jornal neoliberal, nada mais se poderia esperar. Chamar de populista um OlÃvio Dutra é de corar frade de pedra. Percebam como esses neoliberais só falam em três coisas: reformas, privatização e arrocho fiscal. Nada, absolutamente nada o articulista falou sobre polÃticas sociais e investimentos estatais feitos pelo governador. Nada a respeito de saúde e educação. A quem serve o articulista?
Não que eu espere muita coisa dos neoliberais e muito menos da Folha, mas esse texto é propaganda polÃtica descarada. O desespero deles (colunista e jornal) para viabilizar alguém da natimorta “terceira via” aumenta dia após dia.
Bolsonarismo é uma mutação do vÃrus tucano.Serra,Alckmin,Aécio,Eduardo Azeredo,Beto Richa,Marconi Perillo etc caterva foram governadores tucanos que Samuel Pessoa endeusava e deu no que deu. Todos corruptos e com problemas na justiça. Espero que não haja esse tipo de decepção com Eduardo Leite que sói acontecer com vários,senão todos, governadores tucanos até agora. Nem Mário Covas se salvou com sua ligação evidente com o Trensalão....
O governador afagou o mito e levou na cabeça. Agora o discurso é ‘vivemos um momento que requer união de todos e blá-blá-blá’. Só se esquecem que com o bozo no comando não há como
Será candidato à presidência em 2022? Se for já tem aà parte do material de divulgação. Os feitos são impressionantes.
Daqui uns anos esse texto será enquadrado como peça publicitária pelos historiadores. Uma baita fonte histórica.
Samuel pessoa da vergonha alheia. Economista de livro texto.
Quando ele falou alicota progressiva eu levei um susto .Mas me refiz era o nosso colonista de sempre .
Também acho que o governador tem bom futuro polÃtico. Mas o texto é puramente polÃtico/eleitoral. O autor vai ter que aguentar as crÃticas porque sua isenção aà não existe.
De fato, é pura propaganda: a busca desesperada por um pretenso candidato de "centro". Neste caso, um "centro" muito pouco centristas, na verdade.
Quando ele falou alicota progressiva eu levei um susto .Mas me refiz era o liberal de sempre .
Pessoa desvela incomensurável desonestidade intelectual ou formidável ignorância econômica em relação à história argentina recente. Nunca leu ''Un Pais en Deuda - La Argentina e su imposible relación con el FMI'', de Marcelo Bonelli, o melhor colunista econômico do El Clarin nos anos 2000. Bonelli demonstra, exatamente, que a 'agenda neoliberal' e a 'dolarização' defendidas por Samuel levaram a Argentina à breca. O fato é que a bancarrota no Sul inicia com Rigotto(MDB-2003) e Crusius(PSDB-2011).
Errado. Os dados são públicos. A dÃvida se torna impagável com Antônio Brito. Não concordo com a proposta da Yeda, mas ela não endividou o estado e surfou a onda do crescimento econômico. Dos quatro governos do MDB o de Rigoto foi o menos nocivo - tanto que o próprio partido trai ele depois. Assim como o articulista fez, está acusando pessoas injustamente para defender outra. Não se faz necessário em nenhum dos casos.
Qto será que custou essa matéria aos cofres públicos?
Talvez a Argentina tenha passado por um longo ciclo de commodities agrÃcolas entre 1880 e 1930, e confundido isso com desenvolvimento econômico. A Venezuela também viveu isso com o petróleo até os anos 80-90. Quanto ao RS, parabéns ao governador, não há outro caminho.
Vamos acompanhar mais atentamente agora...apesar de PSDB pode ser um bom candidato em 22.
Se 40% foi do populistas, 60% do tempo foi administrado por quem? Se teve mais tempo na mão de outros players, então eles devem ter mais culpa não? Desculpem o raciocÃnio raso, mas com esse artigo (ou propaganda eleitoral ilegal e antecipada) raso e enviesado, não achei que valesse a pena uma discussão mais elaborada do que isso...
Essa relação não faz sentido.
Não tinha a menor ideia do que o governador do RGS vem fazendo. Parabéns ao bravo governador Eduardo Leite!!!
Um manifesto do neoliberalismo utópico e fracassado do panfleto do psdb que esse jornal tornou-se.Nada sobre a destruição da* prosperidade* Argentina pela polÃtica neoliberal de menem, que mergulhou o pais em uma crise resiliente. E ele fala que como se as reformas do leite sejam um sucesso esplendoroso. Pela magnitude das palavras ele deveria esperar a economia do RGS superar a da Inglaterra. A experiência neoliberal mostra,entretanto, que o resultado será estagnação econômica concentradora.
APrendendo como entrar pro clube.
Omite o fato que Argentina teve longos periodos de administração liberal, algumas em ditadura, outras em democracia, como foi perÃodo de Menen que levou o pais a maior descalabro de sua historia, ou que as polÃticas "liberais" de Macri fracassaram a tal ponto que foi obrigado a introducir controle de preços e subsÃdios massivos para conter a debacle do famoso choque liberal.
Na verdade, Macro não adotou um choque, mas uma polÃtica de ajuste gradual e o principal problema de seu governo não foram reformas liberais e, som, excesso de endividamento externo.
Presumo tbm que ele deve ter aumentado a alÃcota do ITCMD, bem como deixado de desonerar as grandes corporações.
E os demais governadores ditos “não populistas”? Seriam diferentes? O lero-lero parece reza ou mantra. O credo com ideias ultraliberais ganhou ares nos anos 50, foi implementado por ditaduras de direita nos anos 70, eficientizou economias com mãos de ferro nos anos 80, etc. Hoje sabemos o que deu certo ou não, bem como os motivos. Empiricamente, não funciona onde há grande concentração de renda, faltam instituições fortes ou justiça distributiva. Leia Acemoglu se acha Piketty simplista.
Em 2022, nem, nem. Nem o im becil Bolsonaro da marolinha, nem o im becil Lula da gripezinha. Ou é o contrário? Bolsonaro, sem comentários, o pior governo que o PaÃs, Colônia, Império e República já teve. Lula se viabilizou pelo pragmatismo lúcido do Antônio Palloci e a competência de Henrique Meirelles. Que a Dilma e Mantega enterraram, afundando o PaÃs. A polarização no Centro, exige porém um discurso claro de combate à Miséria e à Corrupção. Eleitor quer pão, não entende EquilÃbrio Fiscal.
Boa adonay. Num pais de miseraveis...equilibrio fiscal soa como coisa de outra mundo. O povo quer comer.
Essa matéria é ridÃcula, feita por um contador e não um comentarista polÃtico. Defender redução da carga salarial do servidor sem atacar o problema de aumentar a eficiência e a amplitude dos serviços públicos, significa apenas redução do papel do estado gaúcho, dizendo sim ao populismo neoliberal. Privatizar como fórmula geral de solução de problemas, sem verificar se isso é verdade, não é polÃtica fiscal, é ideologia, falando sim ao populismo neoliberal. A matéria é falsa, pura ideologia.
Só faltou o “”Eduardo para presidente”” no final. A Foice quer manipular as pessoas. Ela decide que Bolsonaro não presta e já trata de arrumar um substituto. SQN.
Não é preciso inventar nada sobre o atual ocupante da cadeira. Mais de 300K mortes, negação da vacina (até que um governador pôs isso na agenda), desautorização sistemática de mecanismos que salvam vidas (máscaras e isolamento), desdém para com famÃlias enlutadas “e daÃ?” (Lembra?) e outras tantas mazelas, que não é preciso ir contra. Ele já se dá o devido tiro no pé. Não defenda esse M..da. Ah: votei nele, mas me arrependo. Talvez Maldad até fosse melhor, mas seria boneco de ventrÃloquo. Eca.
Não é questão de proximidade, Henrique de Freitas. Não estou falando das fronteiras. O Dr. Samuel Pessoa teria aà o sanguinolento regime ditatorial da Argentina e o seu poderoso ministro da Fazenda Martinez Hoz. O Peron, coitado, governou a Argentina por meros treze anos, não consecutivos e nunca teve 10% do poder discricionário que Martinez/ generais tiveram
Não adianta Pessoa. Depois da malta bolsonarista, a malta petista odeia números. Adora apenas as palavras de ordem, as faixas e carros de som. Que se dane a realidade. Os antÃpodas da ultra direita e da ultra esquerda se encontram na realidade paralela.
O autor mostra o maniqueÃsmo liberal. Qualquer coisa que saia da cartilha é populismo. Quero saber quem vai cuidar do esgoto em pequenos municÃpios não rentáveis. O
Só uma dúvida, na sua lógica, quem cuida hoje do esgoto de cidades pequenas? O Brasil tem 50% de esgoto tratado apenas. Eduardo Leito não é responsável por esta triste realidade. Encontrar alternativas é responsabilidade do gestor.
Nenhuma menção aos desastrosos governos "não populistas" de Antonio Britto, Germano Rigotto, Yeda Crusius e Ivo Sartori? Hummmm Cheirando desonestidade intelectual...
Isto é uma matéria jornalÃstica ou um panfleto da campanha presidencial de 2022? Engraçado esses direitistas, fazem mimimi por serem chamados de neoliberais pelos esquerdistas, mas sempre culpam o tal do "populismo" pelas mazelas dos paÃses subdesenvolvidos, como o nosso. E sempre vinculam o "populismo" como sendo um fenômeno somente visto no espectro polÃtico esquerdista...
Uai, mas a gauchada foi a mãe e o pai do populismo, agora quer deserdar. Injustiça
Às vezes, tenho impressão que só economistas do ramo privado comentam sobre assuntos públicos. Faz falta opinião de pessoas de carreira pública comentando sobre assuntos de interesses públicos. A quem interessa privatizar tudo?
João Paulo, deixe a Argentina para os argentinos. Aqui no RGS, temos 200 anos de relação com eles e há muito desistimos de tentar entendê-los. 2022 está logo ali, hora de assumir de que lado se está.
E o Zema, novissimo, virou lacaio do presidente!
Está confundindo pipetas com tubos de ensaio no laboratório que o Bruno Boghossian aponta. Bico grande de tucano não maneja com habilidade.
Isto tem uma de matéria paga. O jornalista esqueceu se mencionar que o presidenciavel gastou milhões com viagens no Brasil afora..
A um artigo competente e fundamentado com fatos, os comentários opõem as mesmas besteiras de sempre. Eu ainda acrescentaria que o Eduardo colocou os salários no RS em dia depois de 57 meses de atrasos e parcelamentos e conduz com coragem e eficiência a luta contra a pandemia. Tem apenas 35 anos, a idade mÃnima para ser Presidente. Como principal virtude, a capacidade de ouvir e conversar. Com quem queira, naturalmente.
Na atual conjuntura, qualquer um, desde que demonstre um mÃnimo de humanidade, um mÃnimo mesmo, pois o atual ocupante e seu déficit, cerebrum nulus, não dá.
Quem vê fatos nessa material de campanha disfarçado vê qualquer coisa em qualquer lugar. O colunista vai precisar de outro artigo para falar como a ditadura sanguilonenta dos Videla com um admirador dos Chicago boys do Pinochet na Fazenda se encaixa na polarização inventada pelos peronistas
Com certeza o trabalho do Dr. Samuel Pessoa de consultor é mais rigoroso que o demonstrado nessa coluna de louvação ao Eduardo Leite. Peronismo petista? Que tipo de viagem é essa? Nenhuma linha sobre a gestão da economia argentina na ditadura sanguinária pelo liberal Martinez de Hoz?
Senhor Samuel Pessoa: menos... menos. Não vá se criar um novo Collor numa hora dessas.
Resumo do artigo pra quem não leu: PT foi ruim no RS A esquerda populista destruiu a Argentina Eduardo Leite fez uma revolução no RS vendendo o que é público Eduardo Leite já está ensinando Paulo Guedes a desestatizar, a única solução para o Brasil FGV Já estão tentando subir mais um tucano na lacuno do Moro.
Resumo do artigo pra quem não leu: _PT foi ruim no RS _A esquerda populista destruiu a Argentina _Eduardo Leite fez uma revolução no RS vendendo o que é público _Eduardo Leite já está ensinando Paulo Guedes a desestatizar, a única solução para o Brasil _FGV ++Minhas considerações: já estão tentando subir mais um tucano na lacuna do Moro.
Há uma tentativa de guindar Leite a algo que ele (ainda) não é. Ainda terá que comer muito sal.
Marcelo, uma coisa é o seu desejo; outra, um tanto diferente, é a realidade. Lamento ter que informar isso, mas provavelmente terás que optar por um dos “extremos“ no segundo turno de 2022. Só espero que não votes no Bolsonaro, como os tantos que se dizem de centro, mas são de direita, fizeram em 2018.
É um ótimo polÃtico! Jovem, ficha limpa. Põe Dória no bolso, hábil, um dos melhores nomes do centro para derrotar os pesadelos de Bozó e Lula nas extremas. Concorre com Moro (inábil politicamente), Mandetta (ótimo concorrente), Huck (incógnita).... Ciro e Marina não tem chance. Um desses 4 será presidente do Brasil. Ainda bem!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Samuel Pessoa > Gaúchos dizem não ao populismo Voltar
Comente este texto