Marcus Melo > A ciência tem lado? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Ciência sem dogmas e sem Partido, claro. Mas, exigir da ciência neutralidade apolÃtica é falta de bom senso! Defender o fortalecimento do SUS, o distanciamento social, medidas de higiene e vacina, são posições polÃticas que salvam vidas! Fora disso, é o partidarismo chinfrim e aberrante!!
Bem interessante. Eu jamais consultaria um médico bolsonarista.
Quem acredita que a "Ciência" é imparcial é no mÃnimo um "Idiota cognitivo" a favor de um dos "lados" da Ciência. A Ciência tem lado e interesses sim, sempre teve, pois ela não inventa nada se preza a constatar o que foi criado ou inventado sempre dando seu "Laudo" a favor de uma ou outra tendência polÃtica da época, guardando a sete chaves os interesses do Poder que a financia, tornando a Massa que depende dela escravos do Poder, seja qual for.
"Acuse-os do que você faz" - Olavo de Carvalho
O método cientÃfico foi elaborado na tentativa de permitir que o conhecimento seja depurado das influências polÃticas, morais, religiosas e ideológicas das pessoas dos cientistas. Reconhecendo a possibilidade de que a persistência dessas influências afete o conhecimento produzido os cientistas passaram a somente reconhecer um conhecimento como cientÃfico depois de reproduzido e checado exaustivamente pelos pares.
A ciência não tem lado e nem pode ter. Quem tem lado são os irracionais colocados onde não deviam estar. Ainda que a sociedade está de olho nos fura-fila é bem provável que os cuspidores de imundÃcies vão tentar fazer duas filas, uma de pessoas normais e outra de afetivos do ódio, mas só deste lado haverá vacina.
"...apenas a comoção pública frente ao horror sanitário parece ser capaz de produzir uma reação efetiva.". Aqui, lamentavelmente, ainda não muito efetiva.
O problema não é a ciência ser questionada como método de produção de saber. O prrobblema é a instrumentalização polÃtica do discurso que desqualifica a ciência para reforçar mitos e crendices. Com isto, em situações como esta de pandemia., a fragilidade da ciência produz uma catástrofe.
Perfeito! A maioria parece estar confundindo ciência com o uso, manipulação ou negação do conhecimento cientÃfico.
Existe a Ciência e existe a Filosofia da Ciência. O problema é que filósofos da Ciência, travestidos de cientistas, comumente cooptam subrepticiamente a prerrogativa do discurso à s massas, e transmitem um discurso pseudocientÃfico.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
O primeiro dever de todo Cientista de ofÃcio é o de negar e de duvidar das verdades dos especialistas. Para a FSP, qualquer um vestido com jaleco branco e segurando um tubo de ensaio com algum lÃquido colorido é Cientista. Cientistas não são operários nem burocratas que se interessam em manter o status quo, mas pessoas que desafiam o status quo e desconstroem os velhos paradigmas para criar novos conhecimentos.
Cientistas são pessoas que tentam aplicar o método cientÃfico para produzir conhecimento. Ocorre que como são seres humanos, e como tal sujeitos a vieses de natureza polÃtica e ideológica, sua produção pode ser por eles afetados. Por essa razão os cientistas só reconhecem como conhecimento cientÃfico aquilo que foi exaustivamente checado e reproduzido pelos pares.
E como tem lado, especialmente quando supostos cientistas se julgam polÃticos.
A ciência tem lado? No mundo de hoje tem, o lado do dinheiro. Veja por exemplo a doença de Chagas, que é doença das populações mais pobres. Há quanto tempo existe e não se descobriu ainda uma medicamento para curar o doente. Mas surgiu o Covid 19 que atacou inicialmente os ricos, e logo bilhões foram gastos e , eureka!, eis a vacina....Só seguir o dinheiro que se encontra o resultado cientÃfico buscado....
Isso não tem nada a ver com a ciência em si, tem a ver com os interesses econômicos e polÃticos dominantes. Para se avançar na maioria das áreas da ciência são necessários recursos e as sociedade só os prove na medida que os resultados convenham aos interesses e poderes dominantes.
A Ciência não tem lado nem partido, mas tem ética e princÃpios lógicos fundamentais.
Vocês, seus ASPONES DA SAÚDE E DA PANDEMIA, civis e militares ou loucos, precisam ler A ASSUSTADORA HISTÓRIA DA MEDICINA, de Richard Gordon, e lá verificarão que estão cometendo os mesmos erros de quatrocentos anos atrás, repetidamente. Teimosamente. E achando bom...
Não li, não vou ler e tenho raiva de quem leu.
1A ciência ñ tem lado mas tem duvidas. E se tem duvidas e exige posicão do poder, dai politico, então tem partido, em tese corrente de pensamento. Por ex. no Covid, nos extremos ha defensores do Lockdown e os nada a ser feito, todos baseados em argumentos racionais.-- Julgar por via moral, ñ so polÃtica, a competência profissional é uma técnica. Pra julgar se informa sobre religião, antecedentes, etc. Será q iriamos a medico ateu tido como competente q espanca sua esposa e mata cachorros?
Eduardo e Herculano! Obviamente não iria a um médico que espanca a mulher e o cachorro pela simples razão de que essa não seria uma pessoa digna de confiança. Alguém consulta um profissional em quem não confia? Só para lembrar: médicos não são cientistas, eles aplicam aos seus pacientes os conhecimentos que lhe foram transmitidos por cientistas que produziram conhecimento cientÃfico sobre as doenças e males que afligem os seres humanos.
Não há dúvida nenhuma que distanciamento social combate e diminui a taxa de contágio de covid e outras doenças transmÃssiveis entre seres humanos. Temos experimentos reais e recentes conduzidos há um ano em diversos paÃses que confirmam. A ciência não tem lado. O polÃtico inescrupuloso tem e toma decisões que julga serem melhores para ele politicamente a despeito das consequencias para os outros e a população em geral. Vc deve estar na folha de pagamento do inonimável.
Será que iriamos a medico cristão tido como competente, que espanca sua esposa e mata cachorros?
2Quando há calamidades como incêndio, terremoto, etc, a idéia é evitar o pânico q pode fazer mais mal q o próprio evento. No Covid e diferente, a idéia é provocar comoção, exacerbar os fatos, criar pânico. Ora, ñ se deve dar ouvidos a pessoas nesse estado. A ciência de quem defende o pânico como estimulo polÃtico parece ñ ser das melhores também.
Desonestidade intelectual, Maria. Como a pandemia exige forte atuação estatal e este indivÃduo é contrário ao Estado, ele resolve o conflito negando a pandemia. É onde chegamos com a mistura de extremismo ideológico e ignorância.
Como argumentar racionalmente com alguém que, chegados a quase 4000 óbitos por dia e contando, ainda pública essas insanidades. Tem nome : estado de negação - ou complexo de avestruz se preferir.
Na imprensa e no mundo leigo em geral ela tem lado. Na pandemia o argumentador começa na infectologia e logo parte para a defesa da vida. Ou da liberdade, conforme o lado.
A vida, principalmente a humana, é um valor fundamental na ética da Ciência, então é imperativo para um cientista defendê-la. Quanto à ''defesa das liberdades'', disfarce ruim para a negação da Ciência, e que chega a argumentar que as medidas de combate pandemia na verdade a prolongam(!), questiono: morto tem liberdades? Quem reivindica as liberdades das centenas de milhares que ainda tombarão pela indiferença e insensatez dos neopentecloroquiners?
Ah, seu Marcus, ela tem lado, sim: o lado de cima da crosta terrestre. Essa negada que a dispensa, tá preferindo, pra si e pra outrem - preferencialmente, outrem - o lado de baixo, debaixo de sete palmos. Não estou disposto a transigir em relação à minha ética: prefiro que meu adversário polÃtico Bozofrênico vacine-se e sobreviva. Mas demando que, ao fazê-lo, abdique da campanha contra-vacinal. Tangencio a reflexão de seu texto: creio que ética e congruência são atributos sine qua non, suficient
Coluna magnÃfica! Mas a ciência tem, sim, um lado - o da busca incessante da verdade mediante a aplicação de ensaios de teste e erro como ensinou Karl Popper. Mesmo nas ciências sociais, pode haver uma aproximação da verdade conforme esta seja compatÃvel, ou não, com a realidade ainda segundo Popper que recusava o relativismo nesse caso. Lamentável que a epidemiologia, uma ciência empÃrica, tenha sido politizada na pandemia.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcus Melo > A ciência tem lado? Voltar
Comente este texto