Opinião > O aumento da corrupção com a reforma administrativa Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Jorge Luís da Silva Mendes

    Vão oficializar o país dos Queiroz e da família miliciana da rachadinha. Façamos justiça. É peculato mas a quadrilh a familiar não comete sozinha. A escumalh a da política também pratica.

    Responda
  2. Gabriela Mariano

    Querem aplicar normas de entidades privadas no setor publico, mas esquecem o dinheiro é publico e a indicação é politica. Assim como um vereador não tá preocupado em escolher os melhores assessores para te assessorar (escolhem fantasmas que repassam parte do dinheiro), eles não irão escolher os melhores servidores; e sim quem compactua com eles. A precarização será imensa. Retirar estabilidade torna o servidor refém e acaba com concurso só permite as indicação de "Guardião de crivella"

    Responda
  3. Gabriela Mariano

    Realmente. A quem interessa um servidor sem estabilidade ? com medo de perder o emprego, mas pago com dinheiro publico (para o Brasil dinheiro publico é dinheiro de ninguém) ? Com certeza a indicação de políticos vai aumentar mto mais, vão fazer rachadinha, servidor conivente com corrupção com medo de perder o emprego. E tudo pago com dinheiro publico.

    Responda
  4. Nelson de Paula

    A tendência das reformas tem sido piorar a vida do trabalhador, do aposentado, do servidor público... para melhorar a vida dos que não estão nessas categorias.

    Responda
  5. marcelo gimenes

    Hoje o servidor não tem medo de denunciar um chefe, pois tem estabilidade. Quem vai ter coragem de fazer o mesmo sabendo que pode perder o emprego do dia para a noite se arrumar problema com os superiores?

    Responda
  6. Dea maria Kowalski

    Imagine como estaria o serviço público com esse governo. Entraria nas repartições e afins, evangélicos de baciada, afora, enfermeiras fazendo nebulizações com cloroquina. Era só o que nos faltava.

    Responda
  7. Renato Batista de Moraes

    Aí realmente será o fim. Fico imaginando, se hoje o serviço público já deixa a desejar, imagina se os servidores forem escolhidos, não por critérios técnicos, mas, sim, devido à troca de favores. Bastará saber puxar saco que o emprego estará garantido.

    Responda
  8. Geraldo Junior

    O texto é completamente mentiroso e distorce o objetivo da importante reforma, não se vai liberar criar cargos sem concurso, oque se pretende com o fim da estabilidade é acabar com a falta de responsabilidade, de compromisso, do grevismo exagerado, da sensação de iniputabilidade de alguns func. públicos estáveis que usam disso para não trabalhar, fazer corpo mole, baixa produtividade, etc. A burrice da estabilidade premia o incompetente .

    Responda
    1. Gabriela Mariano

      Olha, é possível criar a Lei Complementar que faz a avaliação de desempenha como condição para perda da estabilidade. So que acho q vc tem um visão distorcida. Vejo esses profissionais do SUS e os professores dando o seu melhor durante a pandemia. Enfermeiros arriscando para vacinar o mais longínquo do brasileiro. Se há maus servidores, há outra forma de puni-los sem ser retirando a estabilidade e os concursos. Isso irá precarizar mto. Politico não indica o melhor (vide indicação de comissionado

    2. Ivandete gomes oliveira

      Sua raiva se dá por ser concursado dedicado que odeia corpo mole ou é apenas mais um incompetente que não consegue passar num concurso por falta de conhecimento e excesso de ódio? Servidor público concursado entra pela porta da frente por mérito e não precisa bajular ninguém pra se manter no cargo.

  9. Vanderlei Nogueira

    Corrupção: há muito tempo não existe um "processo de seleção interna", percebe-se um "processo de indicação interna", migração em massa para reformas trabalhistas, políticas, econômicas e principalmente étnicas.

    Responda
    1. Rafael Gallina Delatorre

      Vai estudar amigo. Precisa conhecer para poder falar.

    2. Vanderlei Nogueira

      A reforma é uma consolidação do que já existe

    3. Vanderlei Nogueira

      Cotas para gerente

  10. João Batista Tibiriçá

    Reforma Administrativa como panaceia, estamos sempre vendo soluções milagrosas, mas resultado prático, nada. A reforma que se precisa fazer é regulamentar a contratação de comissionados, aí está a farra. Não possui limite e nem uma escala salarial, vejam o exemplo das "rachadinhas".É uma piada. O que querem é desmontar o Estado, mas a pandemia mostrou a importância de um serviço público sério que permite acesso a todos.

    Responda
  11. Ricardo Ferreira

    Considerando o nível ético e moral de nossos políticos, entendo que eventual fim da estabilidade para os servidores será fatal para a qualidade geral do serviço público. Já imaginaram um cara como o bolsonaro ter o poder de intimidar (já tem na prática) legalmente os servidores, obrigando-os a cumprirem as ordens mais nefastas? por outro lado, o dispositivo da estabilidade não pode ser absoluta a ponto de premiar quem não trabalha. Entendo ser perfeitamente possível uma norma equilibrada.

    Responda
    1. Gabriela Mariano

      a propria constituição preve uma possibilidade de perda da estabilidade por mal desempenho. Não precisa retirar a estabilidade, mas criar mecanismo de avaliar e aprimorar o serviço. Retirar a estabilidade vai ser um caos. Imagina enfermeiros sendo obrigados a dar cloroquina com medo de demissão ?

  12. João Perles

    Em 2017, nos prometeram uma reforma trabalhista que geraria 6 milhões de novos empregos, mas em 2019 o número de desempregados já havia aumentado em 2 milhões. Em 2019, nos prometeram uma reforma previdenciária que traria bilhões de dólares em indústrias e serviços de qualidade, mas em 2020 a situação socioeconômica continuou deteriorando. Agora, nos prometem uma reforma administrativa que irá transformar o Brasil num paraíso celeste, mas tem tudo indica que levará ao inferno.

    Responda
  13. Rafael Coêlho

    Essa tal reforma administrativa é mais do mesmo. Já fizeram muito nesse campo e nenhum resultado palpável prometido se obteve. Aí passa um tempo e vem alguém de novo promendo louros com essa coisa. Concordo com o artigo: a reforma chega ao ponto de tirar a independência de carreiras do estado.

    Responda
  14. Herculano JR 70

    A maior corrupção é a legal q distribui privilégios ao setor publico ou pelo setor publico. A visão da Ocde e de estado portanto caolha. Ñ há estado eficiente, no mundo. E esse estado com suas instituições de poder e serviços param o pais, o mundo. Solução e diminuir o estado lhe tirando serviços como saude, escola até universidades, pesquisas, financiamentos, etc. Todos esses serviços obrigam ter legisladores, judiciadores, executantes e burocratas, geridos da maneira ruim do estado.

    Responda
  15. paulo leitea

    Igual ou pior que a reforma da previdência, a reforma administrativa certamente irá contra os interesses dos trabalhadores e demais cidadãos brasileiros. Atenderá apenas a interesses de grupos políticos e empresariais que visam o domínio da máquina pública, como já acontece em vários Estados do país. Essa reforma será feita para tornar legal, de direito, uma situação que, de fato, já existe na administração pública. É o Brasil descendo a ladeira, na contramão das boas práticas.

    Responda
  16. Marcelo Magalhães

    A reforma administrativa está dentro do escopo desenhado pelo mercado desde a decisão de retirar o PT do governo. É mais uma manobra de implantação do tecnofeudalismo, onde os ricos usufruem do dinheiro público e os pobres da austeridade fiscal. A grande mídia recebe de seus anunciantes para fazer propaganda a favor e a gente não vê um jornalista falar contra, pois jamais será palestrante de grandes empresas. O desmonte continua e a carta dos economistas foi um blefe.

    Responda
  17. MARCOS BENASSI

    Caríssima Dona Sandra, sem prejuízo à discussão dos pontos levantados, que dariam belas folhas desse jornal, acrescento: é fundamental uma burocracia bem treinada para o funcionamento regular da máquina do Estado. Sem o burocrata - o bom burocrata, bem entendido - não há serviço público que funcione, não há regra, bem ou mal feita, que consiga disciplinar a máquina. Somente o bom funcionário de carreira pode garantir continuidade nos serviços, e o voluntarismo político não pode acabar com isso.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.