Suzana Herculano-Houzel > Criatividade se cultiva Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Lamentável, absolutamente lamentável a forma como são dispostas as propagandas nos textos da Folha. Inacreditável. Por mais cuidados que se tenha, e eu os tenho, somos levados feito gado para o abatedouro. Estava lendo as informações no texto fluido, interessante, e me deparei atendo no quadro que estava inserido no conjunto e... me perdi. Até entender que não, nada daquilo era infográfico ou informações de pesquisas adicionais à compreensão do texto, era apenas propaganda idiota e de mau gosto.
na parte musical, pelo nome Love supreme, deve ter se inspirado pelo Coltrane. boas fontes ajudam muito.
Me faço a pergunta: por que o cérebro, formado por elementos fÃsico-quÃmicos, ondas elétricas, cria?
A criatividade é comumente associada a um indivÃduo, mas no mundo real é o resultado da cooperação e do trabalho em equipe. A pessoa não nasce criativa, mas tem que desenvolver habilidades e competências próprias. Não se pode ser criativo numa área sem ter um profundo conhecimento prático e teórico da mesma. Motivação também é fundamental assim como o desenvolvimento do pensamento analÃtico, como ter uma mente aberta, senso de organização e habilidade em comunicação.
Perfeito o seu comentário no complemento que fez. Para muitos, dizer "não" é sinal de autoridade. Para muitos que escutam "não", pode ser uma sensação de incompetência, no sentido de *não compete a você*. Os constantes "não" autoritários ao longo da vida podem levar a apatia, imobilidade na criação ou revolta.
No Brasil, infelizmente criatividade é confundida com esperteza ou a habilidade de resolver problemas pelo uso da gambiarra. A criatividade é fundamental na inovação, pois possibilita a criação de produtos ou a solução de problemas usando técnicas pioneiras. A criatividade depende fundamentalmente de um ambiente propÃcio a novas ideias. Num ambiente impróprio, uma nova ideia pode ser destruÃda com apenas três letras: não!
Embora os avanços nas técnicas de imagens tenham sido notáveis, permitindo investigação sobre o funcionamento de cérebro, às vezes acho que os divulgadores de ciência exageram. A criatividade de uma pessoa comum, (para não falar de um artista de sucesso) está muito além do que modelos teóricos possam dar conta em minha opinião.
Leio sempre com admiração sua coluna e cada vez gosto mais. Hoje, particularmente, me encantou. Obrigada!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Suzana Herculano-Houzel > Criatividade se cultiva Voltar
Comente este texto